Pesquisa Focus do BC aponta nova piora de cenário econômico brasileiro

Jornal GGN – Divulgada nesta segunda-feira (30), a pesquisa Focus do Banco Central apontou mais uma redução da perspectiva de crescimento da economia brasileira em 2014. É a quinta diminuição seguida e, de acordo com as perspectivas da pesquisa, não deve ultrapassar muito mais que 1%, numa piora considerável de cenário.
 
Economistas de instituições financeiras também indicaram que a projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano foi reduzida a 1,10%, 0,06 ponto percentual a menos do que a pesquisa da semana passada.
 
Para 2015, a estimativa foi cortada em 0,10 ponto percentual, para 1,50%. Na semana passada, o Banco Central reduziu a projeção de crescimento do PIB brasileiro de 2014 a 1,6%, ante os 2,0% projetados anteriormente.
 
As contas sobre a inflação neste ano e no próximo também pioraram: para o BC, o IPCA subirá 6,4% neste ano pelo cenário de referência, ante previsão anterior de 6,1%, praticamente no teto da meta de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais. No Focus, a mediana das estimativas para alta do IPCA neste ano permaneceu em 6,46%. Os economistas entrevistados também mantiveram pela quarta semana a perspectiva de que a Selic não será elevada novamente este ano, encerrando no atual patamar de 11%
 
O BC reforçou ainda que não deve mexer na taxa básica de juros tão cedo. Especialistas enxergam a medida como consequência da preocupação do BC de não afetar ainda mais a atividade.
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador