Presidente do BC diz que Brasil não pode depender da liquidez do cenário internacional

Jornal GGN – O presidente do Banco Central, Ilan Goldfjan disse nesta sexta-feira (12) que o Brasil precisa ser cauteloso e não agir como se a liquidez do cenário internacional, que favorece as economias emergentes, fosse durar para sempre. “Há riscos à frente que podem ameaçar, de um lado, o atual crescimento modesto e, de outro, a disponibilidade da liquidez global”, afirmou.

Sob seu comando, o BC vai usar “com parcimônia as ferramentas cambiais de que dispõe”, atuando de acordo com a dinâmica do mercado. “Um exemplo claro dessa atuação tem sido a redução gradual da nossa posição em swaps cambiais, motivada pelas condições no mercado”.

Em sua opinião a recuperação econômica depende de confiança e do fortalecimento do “velho e bom tripé macroeconômico formado por responsabilidade fiscal, controle da inflação e regime de câmbio flutuante”.

Da Agência Brasil

Brasil deve se manter atento a eventuais crises externas, diz presidente do BC 

Por Marli Moreira

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou hoje (12) que, apesar do atual quadro de liquidez ampla no cenário internacional, que favorece as economias emergentes, o Brasil precisa ser cauteloso e não tomar tal situação como permanente. “Há riscos à frente que podem ameaçar, de um lado, o atual crescimento modesto e, de outro, a disponibilidade da liquidez global”, alertou.

Em pronunciamento na abertura do 11º Seminário Anual sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária, Goldfajn disse que o BC usará “com parcimônia as ferramentas cambiais de que dispõe” em torno do câmbio flutuante, atuando de acordo com a dinâmica do mercado. “Um exemplo claro dessa atuação tem sido a redução gradual da nossa posição em swaps cambiais, motivada pelas condições no mercado.”

Goldfajn destacou que o Brasil, que a exemplo das demais economias, tem hoje um sistema financeiro mais sólido e mais bem preparado para enfrentar choques como a crise financeira internacional de 2008. ”O Sistema Financeiro Nacional está sólido, líquido, bem capitalizado e resiliente a choques”, enfatizou o presidente do BC.

Ele destacou, no entanto, que, para uma recuperação econômica sustentável, o país tem de retomar a confiança, fortalecendo o “velho e bom triplé macroeconômico formado por responsabilidade fiscal, controle da inflação e regime de câmbio flutuante”.

Goldafjn acrescentou que, na parte que cabe ao Banco Central, além da questão do câmbio flutuante, a contribuição virá com a adoção da política de controle da inflação, o que leva a uma redução do risco país, à recuperação da confiança e à retomada do crescimento. Ele acrescentou que o Banco Central trabalha em um processo de convergência para a meta de inflação de 4,5% em 2017.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tradução: “Dane-se o Brasil,
    Tradução: “Dane-se o Brasil, vamos continuar favorecendo quem não trabalha mas tem dinheiro pra ganhar rios de dinheiro a custa de vocês otarios que pensam que escolhem quem governa o país, que trabalham e que pagam a conta de verdade com impostos progressivos. Se já reclamavam que não tinham saúde e educação, resolvemos então tirar o pouco que tinham enquanto vocês lêem Veja e assistem a Globo. Qdo tiver muito ruim volto pra diretoria do banco que sai ou pro FMI/ banco mundial, já garantido o meu e dos meus tatara netos.”

  2. Mas a politica camboal dele é

    Mas a politica camboal dele é exatamente depender da liquidez do mercado financeiro internacional, ele acha isso ruim?

    Estamos na maior temporada de arbitragem cambio x juros, que é o supra-sumo da dependencia da liquidez externa, não estou entendendo, se isso é ruim porque ele pratica essa politica de deixar porta aberta para especulação cambial?

    Poderia estabelecer carencia de i ano para liquidação do cambio,  como fez o Chile tantas vezesnos ultimos 15 anos.

    há muitas medidas conhecidas para cortar esse duto de especulação mas ele está estimulando essas bicicletas, eu só queria entender onde ele quer chegar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador