63% acham que golpistas do 8 de Janeiro não devem ser anistiados, mostra Datafolha

Carla Castanho
Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN
[email protected]

31% dos entrevistados são favoráveis ao perdão daqueles que atacaram os Poderes no fatídico 8 de Janeiro de 2023

Crédito: Joedson Alves/Agencia Brasil

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (29) mostra que 63% dos entrevistados acreditam que os bolsonaristas envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro de 2023 não devem ser anistiados. Em contraste, 31% disseram que são favoráveis ao perdão para os que participaram do atentado à democracia que resultou na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Outros 2% se mostraram indiferentes, enquanto 4% optaram por não se manifestar. Entre todos que são a favor da anistia para os golpistas, 40% votaram em Jair Bolsonaro nas eleições de 2022; outros 25% votaram em Lula.

Os dados foram coletados nos dias 19 e 20 de março, com uma amostra de 2.002 entrevistados. A margem de erro para os resultados é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O tema da anistia para os golpista foi testemunhado pela reportagem do GGN, que participou do ato organizado por Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, em 25 de janeiro. Na oportunidade, Bolsonaro falou em anistia para quem participou do 8 de Janeiro.

Há entre os apoiadores de Bolsonaro no ato da Paulista, o clima era de um certo conformismo com a prisão iminente do ex-presidente, considerada “injusta”, além de ódio ao ministro Alexandre de Moraes, o que pode fortalecer ainda mais o líder da extrema-direita e evidenciar a “ditadura comandada por Moraes”, dizem.

A contradição dos apoiadores é marca do bolsonarismo, que também dizem não ter havido, em 1964, uma ditadura, e sim uma revolução.

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador