8 de Janeiro teria sido nossa Noite dos Cristais, por Luís Nassif

O objetivo de Bolsonaro e seus generais era o de uma ditadura formalizada pelas interpretações de Ives Gandra da Silva Martins.

A Noite dos Cristais, também conhecida como Kristallnacht, foi um pogrom (ataque violento contra um grupo específico) contra judeus na Alemanha nazista e em partes da Áustria ocupada pelos nazistas em 9 e 10 de novembro de 1938. 

O nome se refere aos cacos de vidro que cobriam as ruas após o ataque – eram os vidros quebrados das janelas das sinagogas, casas e empresas de propriedade de judeus, que foram saqueadas e destruídas durante aquela onda de violência.

Foi um ataque premeditado e organizado pelo governo nazista. SA (Sturmabteilung), a tropa de choque nazista, e membros da Juventude Hitlerista lideraram os ataques.

Mais de 250 sinagogas foram incendiadas e destruídas. Cerca de 7.000 lojas e empresas de propriedade de judeus foram saqueadas e vandalizadas. Entre 91 e 1.300 judeus foram mortos. Milhares de judeus foram presos e enviados para campos de concentração.

A Kristallnacht é considerada um prenúncio do Holocausto, o genocídio de seis milhões de judeus pelos nazistas.

Se Bolsonaro tivesse sido eleito, 8 de janeiro teria sido nossa Noites dos Cristais.

Quem me chama a atenção é Luiz Melchert, nosso colaborador: Não se tenha dúvida. O objetivo de Bolsonaro e seus generais era o de uma ditadura formalizada pelas interpretações de Ives Gandra da Silva Martins.

Certamente o Palácio do Planalto seria poupado. Mas o Congresso e o Supremo seriam destruídos. E não apenas eles. Com o chefe entronizado presidente, haveria uma caçada sem precedentes, com milícias bolsonaristas saindo à rua à caça de adversários políticos.

E sem sofrer a menor resistência dos militares neo legalistas, que aderiram à democracia após a derrota de Bolsonaro. Alegariam estar obedecendo ordens hierárquicas ou para sair à caça de “subversivos”, ou para assistir placidamente o linchamento por parte das milícias bolsonaristas.

O general Heleno poderia repetir, por aqui os massacres que perpetrou no Haiti.

Leia também:

Luis Nassif

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faltou combinar com os russo, neste caso, Nassif, com os EUA…

    Sem ele, a história conta, não há golpes nesse setor sul do mapa.

    Elevar a periculosidade e alcance dessa baboseira de Bolsonaro é dar a Lula, o “valente”, o contraponto para que ele justifica sua covardia em fazer o que tem que ser feito.

    É criar um clima, Nassif, de que houve um enorme perigo, que autoriza que fiquemos comportados e agradecidos porque o STF está tentando limpar sua imagem pela lava jato, dentre outras coisas.

    Dar uma dimensão maior a esses comedores de picanha com leite condensado e seus pintores de meio-fio é fazer com que Lula continue a imaginar que ele é o grande salvador da normalidade democrática…

    Ele não é…nem ele, nem o Congresso (que deu o golpe em 2016, e permitiu que o antecessor de Lula cometesse todos os crimes possíveis para ser impedido, e sequer foi pautado um processo sequer), nem o STF, até ontem lava jatista, e muito menos os militares…

    Em busca da popularidade perdida, Lula subiu o tom, e chamou o ex-presidente de “covardão”.

    Pois bem…

    O cara que se treme todo ao ver um uniforme, que bate continência para motorista, se estiver de quepe, falando em “covardia”.

    Em qualquer outro país sério, que tivesse um presidente que honrasse seu cargo e seus votos, os militares envolvidos ou suspeitos estariam todos PRESOS!!!!

    Agora, a mídia com auxílio luxuoso do Planalto, monta a versão de que há militares golpistas e legalistas.

    Não, me perdoem, há os golpistas e os omissos.

    Aqueles que ouviram ou presenciaram as tratativas do crime, deveriam ter prendido, incluindo superiores…é assim que se age.

    O golpe começou em 2016, e depois de 2022, retomou seu curso, desde quando a PRF boicotou os eleitores no Nordeste, dificultando a chegada deles às urnas…

    O golpe manteve seu ritmo, desde que os militares foram chamados, inclusive pelo TSE (como não?) para comporem comissão de fiscalização e aval do processo eleitoral…vocês querem mais golpe que isso?

    Depois o 20/12/2022, com a tentativa de invasão de PF, e a explosão do caminhão tanque frustrada, e etc, etc, etc.

    Senhores, os militares omissos só o foram porque Biden não deu ok…

    Por isso Lula, o “valente” correu lá para beijar-lhe a mão…

    Eu li um texto hoje, do Francisco Calmon, e comentei nele:é de clareza e luminosidade que chega a ofuscar a visão.

    Dentre outras lições, ali eu aprendi que a comissão que trata da reparação das injustiças cometidas contra perseguidos políticos, e que os indeniza (aliás, o “valente” Lula recebe seu pixulé), tem a celeridade de um cágado, e pior, tem gente do Ministério da Defesa naquela comissão.

    Vou engatar uma comparação do “coração valente” Lula: ter representantes da defesa (ministério das forças armadas) em comissão de reparação aos perseguidos políticos e familiares de mortos, e desaparecidos, é como chamar Hitler, no pós Guerra, se vivo fosse, para fazer parte da comissão de criação do Estado de Israel e da comissão de indenização.

    Mais ou menos por aí, senhores e senhoras.

    Lula, o “valente”, agora quer sua popularidade de volta.

    Como?

    As pessoas não aguentam mais…pelo menos as que pensam…

    Não aguentam a desigualdade mantida pela covardia tributária.

    Pela submissão acachapante do governo ao “mercado”, correndo para colocar panos em cada espirro ou olhar enviesado dos sicários da elite, a mídia tradicional.

    Ora é Israel, ora é a Petrobras, a Vale, o pepino, a batata ou a mandioquinha…

    O que é isso minha gente?

    Eu assisti um vídeo da filiação do Presidente da ALERJ no União Brasil, com muita gente de todos os espectros da cena partidária.

    Lindbergh Farias, deputado federal e companheiro da Presidente Gleise Hoffman, deu uma entrevista emocionada, todo salamaleques.

    Vejam bem, nada demais fazer alianças, tendo por orientação algum tipo de pragmatismo.

    Mas é preciso decoro, não?

    Desde quando a esquerda (?) age como se fosse irmã siamesa da direita?

    A gente sabe do que são feitas as salsichas e os bastidores da política, mas precisa mostrar ao público, Lindbergh?

    Por essas e outras que ler ou assistir Lula, o “valente” falando em covardia, e assistindo Lindbergh, desculpem, babando pela direita, eu fico com aquela imagem dos dois bananas que dizem a todos em volta que vão brigar, enquanto se enfronham nos braços dos amigos:

    Me larga, me larga que eu vou matar ele.

    Qual nada, tudo conversa fiada.

    1. Excelente análise da realidade de sempre. Fora isso, o que se pode esperar do Lula? Mais do mesmo, um frágil equilíbrio sócio econômico com o crescimento vegetativo que o Brasil sozinho é capaz de realizar (recursos naturais estupendos, crescente mercado interno, safras recordes, etc.), uma reeleição apertada e uma sucessão imprevisível. Todos esses atores citados em seu texto não estão preocupados com a construção de um projeto de Brasil. Preocupam-se apenas com suas posições e haveres.

      1. Eleitor de Ciro Gomes está mais para Bolsonaro que esquerda; seu ídolo se fudeu todo e vc vem agora a querer dar lições de coragem. Vai te catar e espera o retorno de Ciro o iluminado talvez na próxima eleição chegue em quinto. Talvez

        1. Amigo, voto e milito por Lula desde 86…
          Não que me importe com o que disse.

          É, vai de mal a pior…

          Lula e Bozo fomentando a mesma cegueira.

    2. Correções

      Faltou combinar com os russos, neste caso, Nassif, com os EUA…

      Sem eles, a história conta, não há golpes nesse setor sul do mapa.

      Elevar a periculosidade e alcance dessa baboseira de Bolsonaro é dar a Lula, o “valente”, o contraponto para que ele justificar sua covardia em não fazer o que tem que ser feito.

      1. Engraçado, é a mesma pergunta dos bolsonaristas diante das análises críticas sobre a realidade e seus personagens….

        Ou seja, eu só posso falar de saúde de for médico com um diagnóstico, ou da impropriedade ou inutilidade de uma obra se for engenheiro, e tiver uma planta embaixo do braço…

        Ah, o empiricismo, mal copiado da Dialética Erística de Schopenhauer….

  2. Impressiona como em nosso país se busca legitimar golpes por teses jurídicas. A ideia desse jurista sobre o art. 142 da Constituição é delirante, se for para leva-la im pouquinho a sério. O crédito que se dá a esse tipo de tese é sinal da má fé e indigência mental.

  3. Em 21 de maio de 2020, às 11:27, o Almeida escreveu: “Distorcer uma interpretação para enganar, confundir e obter vantagem para si ou para outros é uma das formas da corrupção. Portanto, aqueles(as) que assim procedem e o fazem são corruptores conscientes da delinquência criminal que executam e devem ser punidos exemplarmente, com todo rigor, através da aplicação da lei”.

  4. Acho quase impossível isso ter acontecido, uma vez que existem forças de segurança nas mãos do Judiciário, por meio de seus agentes de segurança e a polícia militar subordinada aos governadores

    Seria no máximo uma guerra civil limitada ou uma reedição da Guerra Paulista

  5. fui obrigado a comprar dvd das “aulas” do sr.ives gandra, pai. usava um desses canais catolicos para divulgar o trabalho. era leitura da Constituição 88, mas seus comentarios ja indicavam suas posições elitistas, corporativistas, direitistas. pérolas antecipando sua adesao ao fascismo que viria tomar conta de meio país, como vemos hoje.
    há um documentario no canal portugues SIC/toda a verdade, produção francesa, que mostra corrupção em organismos da ONU no haiti, focando no colera que tomou conta daquele país. à frente estes militares que hoje estão nas investigações. é muita sujeira.

  6. O “08 de Janeiro” continua nas redes sociais e nos cultos religiosos da grande parte das igrejas. Está recriada a juventude nazista. Não importa os bons resultados do governo até agora. Importa destruí-lo para que a ditadura bolsonarista se implante e se perpetue de pai pra filho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador