A estratégia Jarbas

Não é difícil entender as razões por trás da entrevista do senador Jarbas Vasconcellos à revista Veja.

Na entrevista ele acusa seu partido, o PMDB, de abrigar corruptos e lutar por cargos. Faltou explicar onde está a novidade.

No governo FHC, esse mesmo PMDB, tendo como pontas-de-lança o Ministro dos Transportes Eliseu  Padilha e Gedel Vieira Lima, uma seleção enriquecida por Gilberto Miranda e outros notáveis, negociou cargos, benesses e massacrou Itamar Franco na convenção do partido. E os episódios ocorreram nos tempos em que Jarbas era dos grandes nomes do partido. É o mesmo PMDB de agora, com os mesmos personagens de antes.

O papel do PMDB e as formas de cooptá-lo fazem parte do know-how de governabilidade criado por FHC e apropriado por Lula. Então, qual a razão da indignação tardia de Jarbas? É aí que se entra na parte mais interessante da entrevista: a maneira como foi preparada.

Na semana passada Lula colocou o bloco de Dilma na rua. O fato veio acompanhado da divulgação das pesquisas de popularidade do governo, da constatação de que as medidas anticíclicas começam a dar certo, do encontro de prefeitos.

Esse início, aparentemente avassalador, assustou o PSDB. Serra ensaiou seu PAC contra a crise (cinco meses depois da crise deflagrada!). E, em reunião na casa de FHC, decidiu-se, de um lado, acirrar os ataques ao governo no Congresso, dificultando a aprovação de medidas. De outro, criar um fato político que contrabalançasse o jogo. Não havia denúncias à mão. As grandes denúncias ficaram no primeiro governo Lula. As denúncias-tapioca não pegam mais.

Decidiu-se, então, pela entrevista do Senador Jarbas Vasconcellos à revista Veja. Jarbas é ligado a Serra e, muitas vezes, pensou-se na dobradinha para as eleições presidenciais. Há tempos perdeu o ímpeto político. Na segunda metade do seu governo, praticamente passou o comando ao vice-governador e alienou-se completamente da administração. Questões existenciais compreensíveis, pelas quais passam todas as pessoas. Mas tem uma bela reputação, formada nos tempos em que era do extinto PMDB autêntico.

Foi convocado, então, para criar o fato político. O órgão escolhido foi a revista Veja – com a qual Serra mantém relações recentes, porém estreitíssimas (é ele, por exemplo, o principal avalista do tipo de jornalismo praticado por Reinaldo Azevedo).

A entrevista de Jarbas é um prato feito e óbvio. Primeiro, critica seu próprio partido, para ganhar credibilidade – e porque o partido está na base de sustentação do governo.

Depois, parte para os ataques seletivos. Ataca o presidente do Senado José Sarney, que é contra Serra, e poupa o da Câmara, Michel Temer, que é a favor. A rigor, não existe diferença de estilo entre ambos. Até pouco tempo atrás, a Codesp era loteada para Temer. Depois, atacou Renan Calheiros, que é contra Serra, e poupou o alvo preferencial dos moralistas políticos do passado, Orestes Quércia – que virou serrista.

Julgando ter passado uma visão desprendida da política, uma visão escoteira do sujeito só e com sua consciência, Jarbas ganha moral para avançar no alvo que interessa. Aponta a conivência de Lula com a corrupção – por só demitir acusados depois de comprovada a culpa -, deixa de lado pontos chatos – como o amplíssimo sistema de cooptação montado por Eliseu Padilha no DNER, no tempo de FHC. Critica a Bolsa Família e se refere assim aos possíveis candidatos de 2010:

Sobre Dilma

Como o senhor avalia a candidatura da ministra Dilma Rousseff?

A eleição municipal mostrou que a transferência de votos não é automática. Mesmo assim, é um erro a oposição subestimar a força de Lula e a capacidade de Dilma como candidata. Ela é prepotente e autoritária, mas está se moldando. Eu não subestimo o poder de um marqueteiro, da máquina do governo, da política assistencialista, da linguagem de palanque. Tudo isso estará a favor de Dilma.

Sobre Serra

O senhor parece estar completamente desiludido com a política.

Não tenho mais nenhuma vontade de disputar cargos. Acredito muito em Serra e me empenharei em sua candidatura à Presidência. Se ele ganhar, vou me dedicar a reformas essenciais, principalmente a política, que é a mãe de todas as reformas.

Ou seja, a opinião sobre Serra é desinteressada, apenas de um apaixonado. Mesmos os amigos mais fiéis de Serra jamais deixaram de reconhecer nele as características que Jarbas aponta em Dilma: autoritário e prepotente. Mas a paixão é cega.

Dado o tiro de largada, ontem o Jornal Nacional repetiu e hoje os analistas políticos passam ao seu esporte predileto: a indignação seletiva.

A política brasileira é uma colcha de retalhos, com furos para todos os lados. O que a imprensa faz é selecionar o furo que lhe convém e aplicar na defesa dos seus próprios interesses – e de seus aliados.

Só que a imagem de imprensa neutra e defensora dos altos valores da moralidade já não existe: se esboroou a partir da campanha de 2006.

Um ano depois, alguém ousaria dizer que Veja é melhor do que Renan?

Luis Nassif

222 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sempre a Veja. Acho que por
    Sempre a Veja. Acho que por isso, ela é tão contra a criação de um Conselho de Jornalismo. Se existisse alguem pra ficalizar, com certeza, seria a primeira publicação a ser punida.

  2. Nassif,

    Análise certeira.
    Nassif,

    Análise certeira. Jarbas Vasconcelos, com essa entrevista encomendada, faz o triste papel de assassino de reputação, a soldo de Serra. Indignação seletiva: se apóia o governo, é corrpto; se apóia Serra, como ele, Jarbas, é idealista e herói! Igualzinho ao esgoto Reinaldo Azevedo. O que impressiona é esses caras imaginarem que essa jogadinha engana alguém! Depois de 2006, a grande mídia brasileira está completamente desmoralizada. Será que não aprenderam ainda? Depois de um intenso tiroteio contra Lula desde setembro de 2008, por causa da crise, faz-se uma pesquisa e descobrem, desesperados, que a popularidade do presidente subiu! Isso deveria alertá-los, ao PIG e à oposição (PSDB, DEM e PPS) de que esse tipo de expediente não cola mais! Mas, surpreendentemente, eles não aprendem! Continuam com mais do mesmo. Que continuem nessa linha! Será a maneira mais rápida de entregarem a presidência à Dilma Roussef!
    Em suma: Jarbas Vasconcelos é um Fernando Gabeira que não deu certo!

  3. Aqui do Alto Xingu os índios
    Aqui do Alto Xingu os índios acham que o Senador está se candidatando a vice na chapa do Serra. Para isso, tem que tentar mostrar algum serviço. Agora uma perguntinha que não pode calar: Há cinquenta anos no MDB e depois no PMDB, que sempre foi o mesmo em matéria de corrupção, só agora vem a denúncia? Aqui na tribo, os índios detestam esse moralismo oportunista e intempestivo.

  4. Análise perfeita e lúcida
    Análise perfeita e lúcida desse caso, enfim, a eleição para presidente está chegando, a imprensa já está se preparando. Quanto à Veja é rir, digo a todos TUDO que vem da Veja, desconfie!!!

  5. Do Estadao divulgado pelo
    Do Estadao divulgado pelo Clipping do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2009/2/17/queda-nos-juros-surpreende-mas-vai-durar

    Queda nos juros surpreende. Mas vai durar? Autor(es): Raul Velloso /O Estado de S. Paulo – 17/02/2009

    Nos últimos tempos, a taxa básica de juros administrada pelo Banco Central (BC) tem subido basicamente para combater pressões inflacionárias. Isso ocorre tanto em seguida a crises ou choques de peso quanto, ainda, quando há forte congestionamento representado pela ocorrência simultânea de elevados gastos públicos e privados.

    Nas várias crises que nos têm atingido, a primeira mudança relevante que se observa é o deslocamento da taxa de câmbio para cima, em resposta a fugas de capitais ou à interrupção dos ingressos de capitais, daí se seguindo fortes pressões inflacionárias. Esses movimentos dos capitais decorrem do temor em relação à real capacidade de o setor público brasileiro honrar seus compromissos financeiros.

    O processo pode ter início fora do País – como ocorreu nas crises da Ásia, da Rússia ou da Argentina – ou pode iniciar aqui mesmo, como ocorreu na crise de energia elétrica e na transição do governo Fernando Henrique Cardoso para o atual.
    Nessas crises, o medo do não-cumprimento de compromissos em outras praças se transmitia rapidamente e com força idêntica para o Brasil, que até há pouco sofria de sério problema de solvência no setor público ou com dificuldades para fechar as contas externas.

    Intramuros, o temor decorria da perspectiva de menor crescimento econômico ou do calote da dívida pública…………………

    ……………Dois fenômenos básicos diferenciam a crise atual das crises anteriores. O primeiro é a queda de importantes preços de bens comercializáveis com o exterior. O segundo, que se liga de forma estreita ao primeiro, é a queda da atividade econômica no mundo desenvolvido, em particular nos Estados Unidos…………..

    …………..Mesmo com a forte subida inicial da taxa de câmbio – porque o ingresso de capitais externos desabou e também por causa da queda dos preços e da demanda externa – e considerando a trajetória vigente de gastos públicos e a busca de uma certa meta de inflação, quanto maior a desaceleração internacional, maior o espaço que se abre para a queda das taxas de juros.

    Assim, apesar de grave como as outras, a crise atual pode levar as taxas de juros reais a níveis inéditos na fase pós-real, em contraste com o que ocorria nas crises anteriores…………………………..

  6. Seu Jarbas é um político
    Seu Jarbas é um político complicado. Participei da campanha dele em 90 para o Governo de Pernambuco… os métodos eram os mesmos de hoje, malas de dinheiro entravam para a campanha…
    Ele está fechado com o PSDB e, parece, que também com seus adversários de antes, do PFL.
    Viu o Jabor respeitando sua opinião? O Brasil é um PMDB! Só se ele for, eu não sou não.
    abc
    zeh

  7. Sua análise, como sempre,
    Sua análise, como sempre, excelente. Precisamos disso, alguém que levante o véu das segundas intenções e esclareça um pouquinho desse jogo sujo jogado por todos em busca do poder.
    Por isso, e por outras, seu blog é leitura obrigatória para quem quer sair um pouquinho da escuridão proposital em que nos lança a mídia nativa.
    Parabéns e Abraços

  8. Não há nada de estranho nas
    Não há nada de estranho nas declarações do Jarbas Vasconcellos sobre o “modus operandi” do PMDB. Se, nessas declarações, a sigla PMDB for substituída pela sigla de qualquer outro grande partido brasileiro, continuarão sem causar qualquer surpresa. Ou será, por exemplo, que o PFL, o “partido das sombras”, atua de modo diferente. E o PSDB tem alguma diferença? E O PT é diferente em algo?

    Um conjunto de práticas está arraigado no imaginário do político brasileiro e da população, desde os tempos mais remotos. Ser político no Brasil é um dos meios convenientes para que o indivíduo, ou seu grupo de apoio, possa apoderar-se de uma fatia das riquezas nacionais, pelo menos por um determinado tempo. Quantas fortunas já não foram feitas assim, passando o “bastão” de pai para filho?

    A situação é tão gritante que até no linguajar coloquial diz-se que o político “tomou posse”, ou seja, apoderou-se de um determinado cargo, que passa assim a ser só dele, não tendo que prestar contas a ninguém. Tudo isso, é claro, com o beneplácito da constituição, que é elaborada pelos próprios em seu próprio interesse, e das mais altas cortes do país, vide decisão recente do STF, a já popular “súmula DD”.

  9. Lixo. “Veja” e o senador que
    Lixo. “Veja” e o senador que vendeu a alma ao diabo. Na época do MDB autêntico até Pedro Simon era heróico. Vejam hoje o que restou do velho senador guasca. A política baixa e o tempo estragam pequenas virtudes.

  10. Creio que a ficha da oposição
    Creio que a ficha da oposição caiu, agora estão passando da euforia ao desespero.

    A grande crise econômica internacional veio, e com forte queda da liquidez internacional, tufo conforme a encomenda o que levou a oposição a euforia.
    Passado cinco meses depois da quebra do Lehman Brothers, e sobre as cinzas os economistas da oposição começam a avaliar a economia e os impactos da crise econômica no Brasil, e reparam que nada daquilo que projetavam aconteceu, e constatam que irão ter que enfrentar um outro cenário nas eleições de 2010.

    O problema da oposição é que ela ainda não se achou, o desespero é total.
    Não duvidaria ver em 2010 Serra disputando a reeleição e Aécio o Senado, caso não se encontre uma saída.

  11. A vantagem é que os leitores
    A vantagem é que os leitores indignados, colunistas indignados, cientistas políticos indignados e “órgãos reprodutores” indgnados são os mesmos de sempre. Desde o início são eles.

  12. Nassif
    Nem precisava comentar
    Nassif
    Nem precisava comentar essa entrevista. Esta mais do que na cara o jogo praticado pelo PMDB. Que não quer a responsabildiade do poder, mas quer as vantagens que ele oferece.

  13. As pedras começam a
    As pedras começam a mexerem-se. Durante anos me iludi com Roberto Freire e Jarbas Vasconcelos. Que decepção. Já há algum tempo tento mostrar que esses dois são uma farsa.

  14. Esse Jarbas Vasconcellos é um
    Esse Jarbas Vasconcellos é um embuste assim como todo o PMDB.
    Sem novidades ,sem criatividade .”Tente de novo.Fracasse de novo.
    Fracasse melhor.”

  15. Haja paciência!!! MAis um
    Haja paciência!!! MAis um “furo” jornalistico da veja! Quando eles vao aprender? tentam de toda forma criar um fato politico! É sinal que a coisa tá preta para o lado dos tucanos…..

  16. O Jarbas deveria explicar
    O Jarbas deveria explicar alguns fatos ocorridos durante as eleições e sua gestão em PE.
    1-O que foi realmente feito do dinheiro da Celpe, além de uma estrada para Caruaru?
    2-A licitação da conta única foi realmente limpa ou houve um favorecimento ao Bandepe (licitação dirigida) que teria redigido o texto em conjunto com a equipe dele?
    3-Sua campanha recebeu doaçâo milionária em caixa dois do Bandepe ou não?
    4-Porque, sabendo que há 40 anos o PMDB é corrupto porque não saiu antes?

  17. a pergunta eh: estaria ele
    a pergunta eh: estaria ele embriagado qndo deu a suposta entrevista ao panfleto semanario??? hahaha. brincadeiras a parte, o periodico espanhol errou ao dizer q Lula ‘comeu’ a oposicao. ela esta viva nos golpes midiaticos diarios e semanais. como explicar isso a um extranjeiro?? q a imprensa eh a lider da oposicao no Brasil e que, provavelmente, td e qqer escandalo de corrupcao acontecido no governo Lula repercutido fora do pais ou foi fabricado, ou distorcido ou exagerado por ela [a midia/oposicao]???

  18. Nassif,

    Enquanto vão
    Nassif,

    Enquanto vão lançando ao vento essas pegadinhas que não enganam mais ninguém, aqui no Piauí saiu uma pesquisa onde o Governador Wellington Dias, PT, tem 84% de aprovação e Lula atinge inacreditáveis 94%.

  19. Creio que o Roberto Freire
    Creio que o Roberto Freire foi ainda mais longe que o Jarbas. Essa de participar de conselhos de estatais da prefeitura de SP foi a pá de cal da sua carreira. E alguém viu ele se defendendo? Não lí uma palavra dele sobre.
    Pobre Pernambuco, terra tão querida, perdendo seus grandes homens, um por um…sobrou ainda alguém?

  20. Se o PMDB acabar, metade dos
    Se o PMDB acabar, metade dos problemas da política partidária brasileira estará termiada. Aliás, uma reforma política séria há que prever isso: a extinção, pura e simples, do PMDB e uma quarentena de uns 100 anos para os seus membros.

  21. Nassif,
    Pensei o
    Nassif,
    Pensei o mesmo que o Indio Tupi ao ver a reportagem do JN.: eis o vice do José Serra. O discurso ético intempestivo serve tb para dar visibilidade nacional a um político de expressão regional.

  22. Esclarecedor. Ontem vi uma
    Esclarecedor. Ontem vi uma entrevista do senador Pedro Simon no IG

    em que ele dizia que concordava com as críticas do Senador Jarbas

    Vasconcelos, mas que as críticas do Jarbas estavam direcionadas

    apenas ao governo do PT :

    Nas palavras de Simon: “O que ele fala do PT, eu concordo. Mas as

    críticas do PSDB, ele [Jarbas Vasconcelos] não fala”

    Agora você montou o quadro completo

  23. Nassif,

    Parabéns pelo post;
    Nassif,

    Parabéns pelo post; um dos melhores. Vc tem feito um belo trabalho, que considero de interesse público. Já vejo a imprensa brasileira com outros olhos.
    De minha parte, os textos que considero importantes, envio para outros colegas

  24. De fato, as opiniões do
    De fato, as opiniões do Nassif têm se tornado essenciais para o País. Há um contra-argumento importante ao que diz jarbas nesse endereço: http://www.blogdoalon.com.br.
    O que jarbas tenta fazer não é sujar o pmdb, em minha opinião. O seu alvo é o PT. Ele tenta igualr o nível ético do PT ao do seu partido, o pmdb. A sua repulsa ao êxito do presidente Lula é visceral. Em minha opinião, ele destila ódio de classe. Suas “críticas” ao Bolsa Família são pueris. Aliás, estes “novos-cristãos”, recém-convertidos à causa liberal não sabem que a raiz teórica do Bolsa-Família é Milton Friedman, como costumava dizer Antonio Maria da Silveira? Esse povo, tão lido, publicado, escutado e reverberado, esse povo lê?

  25. Pois é qual a novidade nisso
    Pois é qual a novidade nisso tudo? A verdade seja dita este velho “modus operandi” não foi sacralizado e oficializado pelo governo Lula, pois já existia antes. Agora a revista Veja quer nos apresentar como novidade.Seria só mais uma denúncia corriqueira contra o fisiologismo dos partidos políticos brasileiros e suas práticas ilícitas para se manter no poder.

  26. O JV não precisará disputar
    O JV não precisará disputar em 2010, pois é senador até 2014 por isso foi escolhido a dedo pelos dem e tucanos para notíciar o que todo mundo sabe mas que mira exatamente no governo Lula. Que coisa mais baixa dos tucanos usarem o JV.

    Mas também vejo o estado de espiríito raivoso e invejoso do JV dado que se Lula tem 84% no BR em Pernambuco deve ter mais de 95% e aí a razão do afloramento mais incisivo daquele estado por meio dessa sua fala.

    JV é o mais novo paladino da moralidade e ética da políitica (que frase mais velha, hein) mas se assim o fosse teria saído desse seu partido que é o da boquinha e iria para outro que confesso não sei qual pois não sei se existe algum partido que tem a estatura moral e ética do JV, portanto merecedor da sua filiação.

  27. Boa análise, Nassif. O
    Boa análise, Nassif. O deputado federal Fernando Ferro (PT) declarou ao Jornal do Commercio: “O governo dele em Pernambuco não era propriamente uma igreja, e as histórias que sabemos dele não o autorizam a criticar Lula…É esquisito passar tanto tempo num partido e só agora enxergar corrupção. É como morar muito tempo num cabaré e só depois descobrir que ali existe prostituição”.
    Lembro que Arraes, com senso premonitório, já havia dito, quando Jarbas se aliou aos partidos conservadores: “Jarbas pegou o caminho da perdição”.

  28. Olá,
    Fiz uma
    Olá,
    Fiz uma “elocubraçãozinha” básica: mudei alguns nomes de políticos, cargos, jornalistas e publicações. Ficou tão verossímil.
    [ ]´s

  29. Caro Nassif,

    Análise
    Caro Nassif,

    Análise precisa. Sem excesso. Nem falta. Depois dessa você pode passar, com louvor, do “caderno’ de economia para o de política.

  30. Eu quero ver como vai ficar o
    Eu quero ver como vai ficar o Jarbas quando o Serra criar o Bolsa Família em São Paulo. Disse ele na entrevista que este é o maior programa de compra de votos que se tem notícia. O aumento do salário minímo também já recebeu pedradas do lado demo/tucanato com argumento semelhante. Agora, o Serra fez com que o salário mínimo em São Paulo seja superior ao nacional. Resumindo: ele já fez um PAC paulista, criou um salário mínimo paulista e para criar um bolsa família paulista não custa nada. Aí é “moderno”, certo?

  31. Nassif, o” Reinado” de José
    Nassif, o” Reinado” de José Serra consegui o verdadeiro conselheiro Acácio do PMDB. Jarbas Vasconcelos e a Veja são de um amadorismo, que só rindo. Eles estão perdidos: “assim não dá, assim não pode…”

  32. O problema da Veja é que,
    O problema da Veja é que, desde que virou departamento de marketing de Serra, o amadorismo truculento tomou conta do destino da sua sorte política. Os caras chegaram oferecendo a Serra um tratamento de choque, uma mistura de chumbinho, estriquinina e algumas baforadas pontuais de formicida. A munição, como você bem disse Nassif, acabou em 2006. E agora, pegaram o Vasconcellos que está mais para o comediante José Vasconcelos e o colocaram num picadeiro. Serra, por sua vez, não conseguiu sequer resolver a sua questão com o Aécio. O seu Gregório, Reinaldo Azevedo, já está falando na possibilidade do patrãozinho ir para o PMDB. Dá para entender uma burrice dessa? Aécio, numa convenção do PSDB, tem muito mais votos que o Serra. A saída de Serra seria mesmo o PMDB. Então, vem a Veja e detona o PMDB. Isso não é um tiro no pé, isso é engolir uma granada.

    Gostaria de saber quem é o estrategista de Serra, pois é de uma sutíl inteligência só comparada ao caminhar de um elefante em campo minado.

  33. Realmente… quando o PMDB
    Realmente… quando o PMDB nao agiu como partido fisiologico e teve em seu quadro parlamentares ligados a atos de corrupçao? Agora vem o Jarbas, peemedebista historico, se fazer de “bobinho”, mostrando tanta inocencia em relaçao a corrupçao na politica nacional. Desculpa-me, mas tenho que entrar no campo pessoal sem tentar baixar o nivel da otima analise acima: so pode ser pra fazer gracinha com a namorada nova! Faz-me rir!

  34. Começa a série de ataques
    Começa a série de ataques para ajudar a inviabilizar moralmente a pré candidatura de Aécio

    Cade o motivo desta nota? O chapéuzinho desconfia q ninguém irá perceber o motivo.

    Me dá até desânimo de ver onde o Serra se enfiou

    O PAI DA VERBA INDENIZATÓRIA
    A imprensa, sem dúvida, gosta de Aécio Neves (PSDB-MG). E não só a mineira. Um exemplo é a verba indenizatória, que está em debate. Os parlamentares têm direito a R$ 15 mil reais por mês, sobre os quais não pagam um centavo de Imposto de Renda. É para arcar com os custos do mandato, sabem? O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), defendeu que o dinheiro seja incorporado ao salário. Se a verba não for extinta, e não será, é o mínimo que se pode fazer. A tal verba é uma criação de Aécio Neves, de 2001, quando presidente da Câmara. Os parlamentares pressionavam por aumento, a opinião pública era contra. Aécio se candidataria ao governo de Minas no ano seguinte e não queria comprar a briga. Então fez o quê? Conciliou o seu interesse eleitoral com os interesses dos seus pares: não deu o aumento, mas deu a tal verba indenizatória. Os parlamentares saíram ganhando mais do que se tivessem tido o reajuste, já que não pagam imposto sobre a bufunfa. E a imprensa? Pois é. Quase não se lembra que essa modernidade é obra de Aécio Neves.

  35. Pode ser estratégia politica,
    Pode ser estratégia politica, mas essa sujeira toda revolta. crime de colarinho branco é feito por gente que sabe, que no Brasil, isso não dá cadeia, é por isso, que eles deitam e rolam!!!

  36. Nassif,
    boa análise. Faltou
    Nassif,
    boa análise. Faltou dizer o que Cesar Rocha, do Diario de Pernambuco disse ontem: talvez Jarbas queira mesmo é ser expulso do PMDB (http://blogs.diariodepernambuco.com.br/politica/?p=3937). Abriria assim a possibilidade de troca de partido sem perda de mandato e sair como vice na chapa de Serra. Há anos que Jarbas deixou de ser o polítco dos anos 70. O discurso dele é totalmente permeado pelo mesmo discurso do PFL de Pernambuco.

  37. Nassif, eu acho que é mais um
    Nassif, eu acho que é mais um tiro no pé. Por mais que ele tenha poupado o Temer e o Quércia , da forma que a entrevista saiu,ele jogou todos na vala comum. Então meu caro, separar o joio do trigo aí vai ficar difícil. Principalmente quando um Quércia tem a imensa fama de ter conseguido quebrar São Paulo.

  38. As mesmas ikntenções malsãs
    As mesmas ikntenções malsãs haviam sido apontadas anteriormenmte no Observatório da Imprensa. Tudo é tão ridiculamente óbvio que nem há graça em comentar. Um senador do PMDB receber espaço grande num veículo notadamente de direita como Veja deixa qualquer um com, não um, mas dois pés atrás. Seria cômico se não fosse tão preocupante!

  39. VEJA
    Edição 2085
    5 de
    VEJA
    Edição 2085
    5 de novembro de 2008
    Holofote

    O bonde do Serra

    Carlos Humberto/BG Press

    O grupo de políticos do PMDB dispostos a embarcar na candidatura do tucano José Serra à Presidência da República, em 2010, cresce rapidamente. Na semana passada, Orestes Quércia, presidente da legenda em São Paulo, declarou seu apoio. Nos próximos dias, JARBAS VASCONCELOS , senador por Pernambuco, passará a trabalhar abertamente por Serra. Ele acredita que é possível convencer 40% do PMDB a fazer o mesmo. Embora mais discretos, Luiz Henrique, governador de Santa Catarina, e Mão Santa, senador pelo Piauí, já estão dentro desse bonde.

  40. Igual a estória do cara que
    Igual a estória do cara que disse que tinha ido a uma festa onde só tinha bandidos. Depois de alguns segundos ele disse que o único que não era bandido era ele.

  41. Ha muito tempo não entro lá.
    Ha muito tempo não entro lá. Mas ontem fui ver no esgoto se há algo sobre o texto de pseudo autoria do Nassif. Não há nenhum comentario sobre o texto apócrifo lá.
    De qq modo serviu p visualizar para onde estão indo as farpas do tucanato paulista.
    Fartos elogios a fala de Jarbas (agora entendo melhor…) e um ATAQUE CONSTANTE E DIRETO AO AECIO ! ! ! Ou o sujeito, ou seu chefe, não conseguem atacar com um mínimo de respeito ! São ataques bem baixos à pessoa do Aécio. Será apenas um inicio de ataque publico concorrente do momento? Será que com esta virulencia a revista/os paulistas conseguirão depois se aproximar do Aécio ? Em política tudo é possível… Mas podem estar dando + um tiro no pé.

  42. Nassif,
    É vergonhoso assistir
    Nassif,
    É vergonhoso assistir a essas manifestações de politicos do PMDB, é corrupto falando de corrupto, o povo brasileiro deveria tomar vergonha e votar melhor, para isso deveria mudar toda essa corja de politicos, atualmente não existe nenhum politico sério no Brasil. É triste mas é verdade e o povão aplaude esses muquiranas que estão enriquecendo a custa de bolsas familias, Luz para todos, bolsa escola e outros projetos sociais que não dão cidadania a nenhum cidadão, mas sim o coloca a mercê do governo e o infeliz vota para garantir sua bolsa.
    Esse Jarbas Vasconcelos quer dizer que é diferente dos outros , mas é tudo farinha do mesmo saco, por isso não abandonou o PMDB, é uma infelicidade para o país ter um presidente como LULA, um senado presidido por Zé Sarney, uma camara dirigida por Michel Tamer e possuir senadores como Renam Calheiros, Romero Juca, Zé Agipino, Arthur Virgilio, Mercadante, em fim todos, atualmente não sobra nenhum. E a VEJA vem com essa reportagem absurda e sem conteudo, pois todos sabem que o congreesso nacional é corrupto e que o governo também, a Veja deveria ser mais criativa.

  43. É meio esquisito essa do
    É meio esquisito essa do tucanato malhar o PMDB via um político que tem passado mas “perdeu” o gosto pela política.
    Se for uma estratégia engendrada para colar no governo Lula a pecha de aliado da corrupção, detona o PMDB.
    Se detona, estão querendo mesmo e implodir o partido.
    Na nave dos descontentes entram aqueles que fecham com Serra.
    Senão, tenta melar uma composição de Aécio, PMDB e o candidato de Lula.
    Que até hj, não acredito que seja Dilma.
    Lembrem-se que Dilma nunca disputou eleições.
    E isto, por mais que tenha apoio, é crucial.
    Falta entender ainda, qual o pivô de 2010.
    Seria o Aécio?
    Certamente esse pessoal sabe mais do que nós.

  44. Bom Dia Nassif,
    Como sempre
    Bom Dia Nassif,
    Como sempre parabéns, é por estas e outras que tem invejam.
    Mas neste assunto observo a revista Veja utilizando a mesma fórmula utilizada que começou com Pedro Color (para tráz eu não lembro de outro caso), continuou com Roberto Jeferson e agora Jarbas Vasconcelos.
    1) Pedro Color iniciou o processo que foi até acabar com Fernando Color; começou com entrevista à Revista Veja.
    2) Roberto Jeferson que se não me engano começou em 2005 o escândalo do mensalão que quase acabou com a reeleição de Lula em 2006; começou em entrevista à revista Veja.
    Agora vem Jarbas e sua entrevista à revista Veja.
    Este imbróglio todo começa a ser disseminado pela mída coadjuvante e seus articulistas.
    Acredito que a idéia seja rachar o PMDB já!
    O mote CORRUPÇÃO/GOVERNO está sendo tentado novamente pela oposição em uma versão mais sofisticada do mensalão.
    Próximo passo: mais denúncias e CPI em junho com carga máxima da mmídia levantando casos que vêm a tona somente na conveniência ( vide castelo do Edmar- mostrar que o DEM é moralista e quando aparece um corrupto em suas hordas eles denunciam e punem.). Aqueles que acham que a descoberta do castelo foi um fato novo estão enganados, foi somente uma peça no intrincado xadrez político, porque estes caras são profissionais, e Jarbas joga REALPOLITIK a muito tempo, some a ele FHC e Jorge Bornhausen(viu como ele reapareceu!).

  45. APENAS MAIS 1 DA “TURMA DO
    APENAS MAIS 1 DA “TURMA DO CANSEI”

    Lembram-se do movimento CANSEI? A mesma “indignação”… O mesmo discurso … a mesma hipocrisia … do Jarbas Vasconcelos … na mesma revista Veja.

    Quércia telefonou cumprimentando Jarbas pela entrevista.

    Será que agora o CANSEI decola ?

    Com o PMDB serrista de Jarbas e Quércia unidos para acabar com a corrupção elegendo o José Serra, da Alstom e da SABESP?

    Pra fechar a nota, olha só quem financiou a campanha de Jarbas ao Senado em 2006: A PHILIPS

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

  46. Companheiros comentaristas,
    Companheiros comentaristas, além de todos os questionamentos postos por Domingos, eu acrescento mais um :

    Qual o tipo de colaboração presta este tartúfo senador à organização de extrema direita denominada Grupo Guararapes ? .

    Sds,

  47. Ea capa da revista
    Isto É
    Ea capa da revista
    Isto É com o governador mineiro? Me parece que Serra não é unanimidade na grande midia? Pelo menos como candidato ele é melhor que Dilma e muito melhor que Serra.

  48. SEO JARBAS: ALGUNS ENDEREÇOS
    SEO JARBAS: ALGUNS ENDEREÇOS QUE PODEM LHE AJUDAR

    SR JARBAS, creio que o Sr está se referindo a algo que ele saiba que continua acontecendo impunemente. Pois então, seja um político honesto e íntegro. O endereço da Polícia Federal é este:

    SAIS Quadra 7 – Lote 23 – Setor Policial Sul Brasília-DF

    E o endereço da Procuradoria Geral da República é este:

    SAF Sul Quadra 4 Conjunto C – Brasília / DF

    Esconder-se por trás da revista Veja com esse discurso hipócrita, sem denunciar ao PGR, nem à Polícia Federal é coisa de covardes.

    fonte:

  49. A Veja até que tenta, né? Mas
    A Veja até que tenta, né? Mas quem lê a revista são sempre os mesmos. Mídia desmoralizada, apoio de FHC e a entrada de Jarbas posando de moralista, o Serra não anda bem acompanhado.

  50. Parece que no cenário atual,
    Parece que no cenário atual, nenhuma candidatura terá sucesso sem Minas Gerais.
    Aécio construiu uma força mineira que não pode ser negada.
    Minas é a bola da vez?
    Parece que sim.
    Antes das eleiçóes de 2010, terá que haver a conquista de Minas.
    Taí! É a tradição mineira colocando a cunha na política nacional.
    Os próximos lances serão muito interessantes.

  51. Sem entrar no merito da
    Sem entrar no merito da entrevista, é apenas uma estrategia do grupo do Serra, visto que a maioria do PMDB tende apoiar Dilma ou Aecio.

  52. Nassif,
    tua análise faz
    Nassif,
    tua análise faz sentido. Em favor a ela, menciono entrevista do Sen Pedro Simom, ontem pela manhã na Rádio Gaúcha, que é do grupo RBS – leia-se, seguidores da Rede Globo.
    Simom, conspicuamente neutro em relação a opinião de Jarbas, manteve as acusações dele ao PMDB sem se comprometer com elas e demostrou descomprometimento com qualquer candidatura a Presidência fora do PMDB.
    Fez isto ao insistir na corrupção generalizada no País. E por mais de uma vez mencionou a compra de votos para a reeleição do Fernando Henrique e a venda da Vale.
    Foi interessante ouvir os entrevistadores a tentar mantê-lo no conteúdo da entrevista do Jarbas, mas ele voltava a insistir com a corrupção no tempo de FHA e do Mensalão do Lula. Fez uma geleia geral.

    Um abraço
    Claudio

  53. E o Pedro Simon carimbando
    E o Pedro Simon carimbando estas bobagens.
    Se ele sabia disso por que não disse? E no periodo FHC era diferente?
    Agora fica dando uma de vestal em prostíbulo

  54. Olá Nassif,
    Fiquei feliz pelo
    Olá Nassif,
    Fiquei feliz pelo que li em seu post pois ontem à noite, conversava com minha esposa, e chegamos à mesma conclusão. JV acata seletivamente o PMDB que potencialmente apoiara Lula em 2010 e preserva o PMDB que tende a apoiar Serra. Como suas críticas são genéricas, cria um factóide e não se compromete, além de falar o óbvio.
    Me surpreende que políticos que já foram tomados por raposas, hoje se comportam como amadores. Ñão acompanham o tempo digital.

  55. Quem declarou mesmo ?!? Bob
    Quem declarou mesmo ?!? Bob Jefferson ? Nossaaaaaa !!! que parece , parece, ao menos começou assim !!. Qual proxima jogada no tabuleiro; será TORREs pondo o rei em xeque?

  56. É incrível como o FHC se
    É incrível como o FHC se amesquinha. Um ex-presidente, sem grandes ambições políticas, poderia contribuir imensamente com o país sendo um mediador entre as diferentes tendências políticas, pairar acima da pequena-política, valer-se de sua experiência no cargo para aprimorar o debate sobre as grandes questões nacionais.

    O problema é que também uma mesquinha e ignorante parcela da opinião pública tem por noção de Estadista um equívoco: o ex-presidente intelectual que com sua verve e brilhantismo combate o governo do Bárbaro sindicalista, trazendo a civilidade, a moralidade e a eficiência à coisa pública. Como se esses predicados tivessem permanecido intocáveis até 2002.

    Por favor!!

  57. Este é um jogo eterno do alto
    Este é um jogo eterno do alto poder, que está acima do Poder Político. Toda essa movimentação lembrou-me o que escutei de um dos integrantes do Alto Poder em uma conversa social há alguns anos: ao empresário a política e os políticos não interessam. Não importa quem está com o Poder Político. Aos empresários só interessa o seu negócio. O empresário não fala sobre política ou sobre políticos. Por isso, nós financiamos a situação e a oposição. Dessa forma, não importa quem ganha a eleição. O importante é manter o equilíbrio das forças políticas para que o empresário não seja prejudicado. Isso é política, resta aos acusados, que sabem como o sistema funciona, fazer a contra-propaganda. Aos eleitores, resta a conveniência de seus interesses. A verdade ou a mentira, ou ainda, a estória ou o fato está com a necessidade, interesse, desejo e expectativa dos eleitores. Para ser mais específico, não existe mentira ou verdade em política. A realidade política está concretizada no interesse de cada eleitor, que sem dúvida não representa essa ilusão que verificamos nos fatos políticos. O eleitor é a síntese e a essência da verdade ou da mentira política. Os eleitores nunca se enganam, realizam os seus interesses. É disso que vive a política e os políticos. É uma realidade secular e temporal.

  58. Jarbas Vasconcelos, Roberto
    Jarbas Vasconcelos, Roberto Freire e Jungman, um pelo outro, não tem troco. Pernambuco que já teve grandes homens, agora tem esses representantes. Que decadência !

  59. Jarbas resolveu usar o cinto
    Jarbas resolveu usar o cinto de castidade, depois de tanto tempo na casa de mãe joana, vem com um discurso falso e oportunista, um agente da políticagem e politicalha dos derrotados, seu tempo acabou e essa entrevista é um tiro no pé,´nunca vi um dupla tão perfeita e sintonizada Jarbas e o gigolô comunista Roberto Freire, dor de cotovelo, inveja e ciúme mata, cuidado! O senhor lembra como foi o seu governo, dois mandatos em Pernambuco, junto de Sérgio Guerra e a PFlândia?

  60. não seria desonestidade
    não seria desonestidade continuar como senador, isolado do seu partido e de todos os demais (pois são todos iguais)? não seria desonestidade fazer uma campanha em 2006 para senador sem fazer estas denúncias e sem atacar Lula, tendo como suplente Roberto Freire igualmente calado, pois naquela ocasião falar mal de Lula seria arriscar a sua eleição?

  61. Nassif, desde o início eu
    Nassif, desde o início eu também já havia notado isso. Não acredito em absolutamente nada que nasça em Veja. Tenho repulsa a essa revista. E esse Jarbas não passa de um covarde. Ele deveria ter dado nome aos bois e aproveitar o espaço para dizer o que ele fez por Pernambuco, um Estado reconhecidamente pobre e atrasado. Quanto a Renan Calheiros, digo que não o vejo como um corrupto ou um homem sem caráter. Ele tem o problema da pensão alimentícia, mas isso é um fato pessoal e ao que se sabe não envolve dinheiro público. É reprovável? É. Mas quem não tem alguma querela pessoal como ele? Sinceramente, não quero aqui defendê-lo, mas não entendo por que atacá-lo tanto, a não ser por razão dos interesses PSDB-Demo-Imprensa. Renan Calheiros presta mais que Veja. Quanto a isso, eu não tenho dúvida alguma.

  62. Na crise do mensalão, a
    Na crise do mensalão, a imprensa desceu o cacete no Lula porque ele supostamente nada sabia sobre a corrupção que rolava solta na câmara e no gabinete da Casa Civil. À época, Lula foi taxado de conivente pra baixo. Agora, o senador Jarbas Vasconcelos vê-se envolvido em situação parecida, com o agravante de reconhecer publicamente as práticas de corrupção do seu partido. Paradoxalmente, a imprensa prefere endeusá-lo como último herói da resistência moral. Me respondam: dá pra levar essa gente a sério?

  63. O comportamento político de
    O comportamento político de Serra continua o mesmo. E para o serviço sujo, usa um pseudomoralista. Jarbas, politicamente, é como um cadáver: no passado, um corpo cheio de viço; no presente, um ser putrefato

  64. Jarbas está indo pro limbo,
    Jarbas está indo pro limbo, ou lá está há algum tempo.

    Para sair do limbo, só jogando fogo pros lados.

    Talvez ele ache que nada mais tinha a perder, mas sempre tem sim.

    Por que ele não faz nada de concreto contra os zilhões de corruptos?

    Ora, ora, porque é um deles, isso o povo saca sem precisar de explicações.

    E atacar companheiros só e bemvisto por uma pequena parcela da população. Traría sofre…

    Quem não tem cão caça com gato.

  65. Nassif, você podia criar uma
    Nassif, você podia criar uma tv pra gente, já pensou nisso? A TV Nassif. Você podia gravar algumas entrevistas com personalidades inteligentes e pôr aí pra gente. Trazer novidades do mundo da política, ciência, música. Um abraço!

  66. Lula está dando uma aula de
    Lula está dando uma aula de respeito às instituições democráticas. Poderia, se quisesse, disputar um terceiro mandato. Mas se recusa a alterar as regras do jogo para benefício próprio. Não há dúvida de que teria respaldo popular para tanto. FHC não resistiu à tentação, e fez aprovar a reeleição com o apoio desse mesmo PMDB, numa operação junto ao Congresso que se poderia chamar, no mínimo, de nebulosa. Onde estava, na ocasião, o hoje defensor da moralidade Jarbas Vasconcellos?

    O problema da oposição, em resumo, como também dos Reinaldos Azevedos da vida, é subestimar a inteligência do eleitor. Está na hora de apresentar um projeto de governo, se é que possui algum, e que seja melhor do que aquele que praticou. Já deveria ter aprendido, pelos índices de popularidade de Lula, que essa catilinária pretensamente moralista não engana ninguém. Lula é popular porque melhorou a distribuição da renda. E elegerá Dilma se conseguir convencer o eleitor de que ela dará continuidade a este processo. Elogiar Serra e ao mesmo tempo atacar o Bolsa Família não é lá muito inteligente. Às vezes fico me questionando se Lula é realmente um gênio político ou se é a oposição que padece de indigência mental.

  67. O que se lê na s entrelihas
    O que se lê na s entrelihas da entrevista deste político pernambucano,é o desepero do seu partido,cujos métodos de atuação são retógrados e superados,e esta sua “bomba”que mais parece um traque,foi programada para desviar a atençao da opinião pública,e tentar desmerecer o grande aumento de popularidade do Pres.Lula.
    Ops ! Estão respondendo que estou comentando rápido demais !

  68. Na verdade o Jarbas está
    Na verdade o Jarbas está preocupado é com o controle político do Estado de Pernambuco. Pois, quando Lula entrou no governo começou a apoiar grupos de oposição ao Jarbas, culminando na vitória de seus principais desafetos. Em função dessa perda de liderança no seu Estado, ele tem também perdido espaço dentro do partido.Na verdade isso é desespero: “se correr o bicho pega se ficar o bicho come”.

  69. Hoje tem dois comentários em
    Hoje tem dois comentários em sequência do Reinaldo Azevedo. O primeiro critica o Aécio e o segundo Elogia o Serra.
    Vai ser lacaio assim na………………………revista Veja.

  70. Nassif, como fábula da Rã e
    Nassif, como fábula da Rã e do Escorpião, é da natureza dos grandes grupos econômicos que exploram economicamente as mídias, serem manIpuladores. Não vejo diferença alguma entre VEJA, GLOBO, FOLHA, RBS. E elas assim agem por que atende o interesse de quem os financia. Então, para saber que interesse estão por trás do que dizem, basta saber investe nestes grupos. Quer atacar o que eles dizem, mostra quem os financia. Se a Veja faz o que faz, e a Votorantim continua patrocinando, para mim é lógico que a Votorantim tem a mesma mentalidade…

  71. Do Valor Online divulgado
    Do Valor Online divulgado pelo Último Segundo do IG
    http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/02/17/vendas+no+varejo+e+igp+m+estimulam+apostas+de+juros+menores+4115041.html

    Vendas no varejo e IGP-M estimulam apostas de juros menores
    17/02/2009 – 12:09 – Valor Online

    SÃO PAULO – Apoiados nos indicadores domésticos, os contratos de juros futuros voltaram a recuar na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F). A inflação parou de surpreender para cima e os dados de atividade ainda são negativos, cenário que abre espaço para corte mais acentuado de juro. ………………

    ……….O analista da Itaú Corretora, Maurício Oreng, comenta que o ambiente macroeconômico continua de redução na atividade, contração da inflação e, consequentemente, juros menores.

    Para Oreng as venda no varejo foram fracas, refletindo principalmente a menor comercialização de bens duráveis. Pelo lado da inflação, os dados de curto prazo não têm importância; o que tem validade é o cenário prospectivo e esse não traz preocupação, segundo o analista.

    “Continua a perspectiva de atividade ruim. Tem espaço para o Banco Central acelerar o passo”, diz o analista que trabalha com corte de 1,5 ponto percentual na taxa Selic na reunião de março do Comitê de Política Monetária (Copom)…………………………………….

  72. Nassif,

    Parabêns!

    Achei a
    Nassif,

    Parabêns!

    Achei a sua analise certeira, confesso que estava com dificuldades para achar a “sacanagem” desta história.

    Nos tempos que correm temos de ser garimpeiros da verdade.

  73. Análise precisa da cena
    Análise precisa da cena política pela mídia. No caso a Veja. Há tempos a política brasileira está nivelada abaixo da linha da mediocridade. De pouco adianta mudar a sigla do partido ou pipocarem ressoantes dinossauros éticos de outrora. É mais do mesmo sem novidade. Mudam discurso para tudo ficar do mesmo jeito. Minto, agora, o cabelo é tingido, aplicam botox, usam peruca, cuidam das papadas e olheiras, alguns até metrossexual são. Mudam aparência, porém, continuam sem transparência pública.
    Novidade é esta des-construção da noticia e da motivação de seus atores num trabalho interativo de código aberto. rs. Isso tem relevância e abrangência na busca da verdade do fato político. Maior transparência midiatica acontece desse novo modo de apreender a noticia.
    Sugestão de nome: LG ONLINE: CONSTRUINDO CONHECIMENTO / DES-CONSTRUINDO NOTÍCIA A BEM DA VERDADE E DO RESPEITO A INTELIGÊNCIA DAS PESSOAS. rs rs.

  74. BRAVO! Senador Jarbas
    BRAVO! Senador Jarbas Vasconcelos é uma voz do povo no senado. Adoramos a sua coragem Senador. Tudo o que gostaríamos de dizer mas não tem a quem ouvir. Aqueles que o criticam é por que se sentem incomodados. Enquanto houverem os Renan Calheiros da vida isso não vai mudar. Me fez lembrar o célebre discurso do senador Jefferson Peres e sua desilusão com a política e os políticos. Mas infelizmente nós sabemos como tudo isso irá acabar. O povo brasileiro é muito mole e passivo infelizmente, e por isso assistimos a tudo isso sem mexermos um só dedo. Quando isso irá mudar?

  75. Pode até ser Nassif. Mas, não
    Pode até ser Nassif. Mas, não falou besteira. Abriu a veia do Brasil no momento da eleição do Imortal. Ademais, ele fala da degringolada do PMDB a partir de 1994, ou seja, do governo FHC. Acho que você destacou um ponto importante, mas relativizou as críticas realistas ao governo Lula e sua marionete Dilma. Aliás, nunca ouço críticas suas à candidatura de Dilma, apenas à de Serra.

  76. Estou rindo aqui Nassif.
    Estou rindo aqui Nassif.

    Você matou a cobra, tirou o veneno e mostrou o pau. Ontem quando li trechos da entrevista pensei coisas parecidas com sua análise aqui. Mas não com sua clareza no ponto a ponto.

    Jarbas Vasconcelos tem um belo passado a zelar. Porém, entrou em um futuro confuso e tortuoso que pode engolir o seu passado. Aliás, essa medusa já tragou muita gente que parecia ter passado e futuro. Um eterno presente… Um presente aqui, uma quebradeira pública acolá, outro presente ali, uma petrobrás acolá. Cruzes.

  77. Na CBN agorinha
    Na CBN agorinha mesmo.

    Segundo o Merval se o PMDB resolvesse processar o Jarbas ele teria provas mais que necessárias para se defender.

    Segundo ele [ Merval ] isto se baseia nas denuncias quase diárias da Imprensa contra políticos do citado partido.

    É mole ou querem mais ?

  78. Algo me diz que em 2010 o PT
    Algo me diz que em 2010 o PT vai crescer muito nos estados, como se diz por aí, vai fazer barba, cabelo e bigode.

    Não sei se será a Dilma a candidata, muita água ainda tem para passar por baixo da ponte, mas o Lula vai transferir votos de montão, tanto para seu(sua) sucessor(a) como para governadores de diversos estados.

    Os partidos aliados ao governo vão crescer muito em votação. No caso de Pernambuco então, será um massacre.

    Por isso Jarbas Vasconcelos, Sérgio Guerra e Roberto Freire esperneiam tanto, sabem que verão suas forças serem muito reduzidas a partir de 2010.

    Também por isso procuram uma maneira de alcançarem alguma projeção nacional, pois sabem que em sua terra o cacife está minguando.

    A única aposta que sobra é mesmo o nome de Serra, só não sabem o que ocorreria caso o governador paulista viesse a se eleger presidente.

    Claro que haveria uma boquinha para cada um deles, mas nada mais que uma boquinha, como o cargo que Serra arrumou para Freire na prefeitura de São Paulo.

    Freire já não tem mandato. Jarbas não enfrentará eleição até 2012 o 2014, que não é bobo. E Guerra já se despede do senado em 2010.

    Se Serra não vencer vamos ver todos esses mais perdidos que cachorros em dia de mudança.

    Não será só em Pernambuco que o rolo compressor lulista fará se sentir, mas lá será talvez o estado onde as mudanças serão as maiores.

    Será que Lula não sai até candidato ao senado por lá? Nesse caso até o Marco Maciel deverá comprar um pijama listrado. No caso dele de uma listra só.

    O que estamos presenciando são os estertores de uma geração de políticos que começa a acabar definitivamente. Uns até bons, outros maus ou péssimos, todos já superados e inexoravelmente em vias de aposentadoria.

    Tiveram uma sobre vida até longa quando deram apoio ao governo neo-liberal de FHC. Ganharam mais alguns anos de vida e muito dinheiro com isso.

    Mas agora não tem apelação, não têm nem mais votações expressivas e nem controle de bases políticas consideráveis. Vão para a compulsória.

    Assim como eles, outros tantos, que de vez em quando ainda aparecem tentando uma bóia de salvação, arriscando palpites e tecendo malidecências, coisas típicas de pessoas mais idosas que perdem a mão e o humor e que não perdoam aqueles que crescem mais do que conseguiram elas próprias.

    Podemos listar Bornhausen e outros tantos pelo país afora. São, em sua maioria, apoiadores dos anos “dourados” das privatizações e das compra de votos.

    São sempre os mesmos a berrar tentando chamar a atenção dos incautos que ainda lêem a imprensa, que é a única coisa que tem esses velhacos.

    Não devemos dar tanta atenção a eles, é só fazermos silêncio e suas palavras se somem dentre as milhares que já disseram em outras ocasiões, quase sempre quando mudavam de penas e de lado, o que é frequente nesse tipo de gente.

  79. Nassif, esta sua “sacada”
    Nassif, esta sua “sacada” cristalina é um dos motivos pelos quais eu visito o seu blog pelo menos três vezes por dia.

    Sem favor nenhum, digo que você está se firmando como uma referência do jornalismo no Brasil. Prova disto é a quantidade (aumenta a cada dia, já reparou?) e a qualidade (já reparou também?) dos comentaristas do seu blog.

    Parabéns!

  80. Dois reparos. “Know-how” de
    Dois reparos. “Know-how” de governabilidade criado por FHC!? Nassif, vc precisa ler o EL Pais. FHC quebrou o país. O PIG insiste em falar em continuidade como meio de salvar FHC. O governo Lula não tem nada a ver com o governo FHC.
    A “bela reputação” de Jarbas Vasconcellos!?
    Vc precisa conhecer melhor o Pernambuco. Comentarista seu já deu a pista.

  81. Olá Nassif,

    Parece-me que
    Olá Nassif,

    Parece-me que estamos em sintonia, somente não tenho o dom das palavras como você, mas o raciocínio segue próximo. Veja o que comentei em outro blog Acerto de Contas.

    1. Nelson Quintanilha 17 de fevereiro de 2009 às 10:26

    Tudo farinha do mesmo saco!
    A atitude do Jarbas está explicita, o apoio ao Serra.
    1º Desmoralizar Sarnei, desafeto e perigosíssimo à Serra.
    2º Desmoralizar de desestabilizar o governo em prol de uma melhor aceitação do Serra.
    3º Enfraquecer o PMDB para uma melhor governabilidade do Serra.
    Não vejo nisso nenhuma missão impossível, é até fácil!
    Agora vamos esperar o contra atraque à candidatura Serra, que também será muito fácil sua desmoralização, existem subsídios aos montes, poderão começar pelos sanguessugas e seguir uma enorme trilha, ou diria, uma enorme estrada.
    Estou imaginando, nas futuras eleições, no horário gratuito da TV.
    Votem em mim, “POVO BRASILEIRO”, sou o menos corrupto.
    Meus adversários são mais corruptos que eu!
    Cômico não?
    Estou só brincando, estes senhores são do maior respeito!

  82. Nassif põe a nú essa
    Nassif põe a nú essa entrevista encomendada pra destacar as virtudes do Serra. Aliás ao declarar o seu voto ao tucano ele perdeu a credibilidade.

  83. Ainda acredito que a
    Ainda acredito que a maioria(a maioria, bem entendido) da população polticamente bem informada nunca se posiciona a favor de governo, qualquer governo.E é neste segmento que se encontra os assinantes em potencial da mídia impressa.Esquerdista em índices percentuais amplamente majoritários não assinam revista de direita; principalmente agora que temos a web que mantém o pessoal em tempo integral atualizado estrategicamente sobre o que acontece do outro lado do muro.
    Para a grande mídia , com essas premissas sherlockianas é facil concluir pela lógica de que o freguês tendo sempre razão, nada mais racional do que agradá-lo.
    Mas sempre haverá a perspectiva de mudança para um futuro reverso se neocapitalistas de Estado sobrepujarem os neoliberias da falida economia do subprime.Será um arraso.

  84. Nassif, pergunto: não era
    Nassif, pergunto: não era para ele já ter saido do PMDB há muito tempo? afinal isto não é infidelidade partidária? jamais estarei aqui defendendo o PMDB, a melhora dos partidos políticos.

  85. Nassif, achei muito lúcida a
    Nassif, achei muito lúcida a sua análise e foi o mesmo sentimento quando comentei sob ‘Notas sobre a repercussão da entrevista’ no Observatório da Imprensa, que transcrevo aqui:
    “O proselitismo do articulista escorrega na rampa. A entrevista de Jarbas é uma jogada sim … e muito bem estudadada para guinda-lo a vestal do PMDB, o paladino do nordeste. O próprio veículo que escolheu para descer a sua verborragia denuncia isto. A revista Veja é tendenciosa e sem princípios, sempre se prestando a este tipo de factoide. Não dá nome aos bois … e sai para o abraço de Orestes Quércia, este contumaz frequantador do noticiário negativo e com um tremendo telhado de vidro. Por outro lado,a sua inveja do coterrâneo presidente, chega as raias do paroxismo, daí seus ataques gratuitos a Lula. A entrevista tem a ver com a procura de visibiliade … e bem estudada pelos caciques do PSDB e a revista Veja. A ideia é criar alternativas dentro do próprio PMDB para um possível apoio a Serra no futuro, inclusive a canditadura a vice. Rifou nesta história alguns que seriam entraves a esta manobra, como por exemplo Renan Calheiros e Sarney. Estes, de maneira simples e cavalheresca, optaram por não responder às grosserias de Jarbas. A impressão geral é que o senador se tornou uma fraude manipulada por políticos sem escrúpulos,que querem chegar ao poder de qualquer maneira, até tratorando a biografia de outros. “

  86. Análise precisa da cena
    Análise precisa da cena política pela mídia. No caso a Veja. Há tempos a política brasileira está nivelada abaixo da linha da mediocridade. De pouco adianta mudar a sigla do partido ou pipocarem ressoantes dinossauros éticos de outrora. É mais do mesmo sem novidade. Mudam discurso para tudo ficar do mesmo jeito. Minto, agora, o cabelo é tingido, aplicam botox, usam peruca, cuidam das papadas e olheiras, alguns até metrossexual são. Mudam aparência, porém, continuam sem transparência pública.
    Novidade é esta des-construção da noticia e da motivação de seus atores num trabalho interativo de código aberto. rs. Isso tem relevância e abrangência na busca da verdade do fato político. Maior transparência midiatica acontece desse novo modo de apreender a noticia.
    Sugestão de nome: LN ONLINE: CONSTRUINDO CONHECIMENTO / DES-CONSTRUINDO NOTÍCIA A BEM DA VERDADE E DO RESPEITO A INTELIGÊNCIA DAS PESSOAS. rs rs.

  87. Jarbas, nós os pernambucanos
    Jarbas, nós os pernambucanos tivemos o deprazer de conhecer em seus oito anos de “governo?”, nada que não lembre o “governo?” tucano em SP, uma única obra que enriqueceu empreiteiras e virou caixa dois para campanha, e depois, nada! Nada para o social, nada para os servidores, nada, o governo “virtual”, só o cu$teio da máquina! Não deixou boas lembranças! E para terminar, vamos ver se ele não está naquele conselho da capital paulista que está o Roberto Freire, minha maior decepção na política, pois militei em suas campanhas, apenas por fé em um ideal político, e hoje me envergonho do meu passado, devido a sua atual postura!

  88. A estratégia é antecipar o
    A estratégia é antecipar o racha no PMDB e, como sempre, referendado por Veja, mostrar para o povo brasileiro que o PMDB coorupto está com o governo e o honesto, do Temer, do Jobim, do Quércia, do Eliseu Padilha e de tantos outros acima de qualquer suspeita, encontra-se ao lado do Serra.

  89. Eu conheço essa
    Eu conheço essa ladainha.

    Para alguém criticar algo de ruim nesse governo, tem de, obrigatoriamente, criticar também o governo passado.

    Agora até para se criticar o PMDB, a Geni dos partidos políticos tem de fazer o mesmo? Isso é novo para mim.

    O trágico é que usam o álibi de falcatruas dos partidos (e governos) passados para calar a crítica aos atuais detentores do poder.

    Só que antes podíamos criticar. Agora nem criticar mais pode.

    Dividiu-se os plíticos em duas categorias. Os PDFs que apoiam o governo, e os PDFs que estão contra o governo.

    Uma legião de petistas se levantará, agora, para defender o PMDB. Renan é um PDF? Mas é o “nosso” PDF.

    Pelo jeito nunca vamos mudar. Belchior estava certo.

    Ok Sarneys, Renans, Dirceus, Paulinhos, Stedilles, Barbalhos, Severinos.

    Vamos deixá-los na santa paz de deus!

    Amém.

    Tenho acompanhado seus comentários, aqui Você é mais inteligente do que o que escreveu. Sabe muito bem que a nota não foi em defesa do PMDB, mas descrevendo um lance político.

  90. Nassif: Você é ótimo. Sabe
    Nassif: Você é ótimo. Sabe ler nas entrelinhas como ninguém e conhece essas raposas brasileiras como a palma da sua mão. Parabens. Leio sempre seu blog e espero um dia encontrar você em Grama (São Sebastião) onde vou de tempos em tempos. Cecília, sobrinha do Bié do violão.

    Que prazer falar com a sobrinha do Bié. E aquele fantástico arquivo musical dele, vocês preservaram?

  91. Caro Nassif,recebi uma copia
    Caro Nassif,recebi uma copia do seu DESABAFO,senão for apócrifo,
    assuma assim mesmo a sua autoria,não existe mais nada para acres
    centar,um povo que é regido pela lei de Gerson,esperando algum dia
    ganhar tambem um cartão corporativo,deixa-nos a perguntar:Quem
    pisou en la capa?
    Enquanto não partirmos da potência ao ato,jogando sapatos para to
    do lado,assumindo publicamente a nossa indignação,continuaremos
    a ser um bando de eunucos,inúteis como cidadãos de uma nação,
    que nada mais é do que ´´um plebiscito de todo dia´´.

    Não é meu e é claramente preconceituoso.

  92. Gustavo Vasconcelo Negromonte
    Gustavo Vasconcelo Negromonte pode abrir a lista dos corrutos que Jarbas não quiz nominar. Trata-se de seu sobrino, Vereador do Recife pelo PMDB ,condenado pelo Tribunal de Contas por fraudar notas fiscais na prestação de contas da verba de Gabinete ,que vem sendo ainda investigado pelo Ministério Publico de Pernambuco.

  93. Acho que um cuidado é
    Acho que um cuidado é essencial nesta campanha: o que dizem e pretendem de fato os candidatos? Corremos todos um grande risco (maior do que das outras vezes) de transformar esta próxima campanha em discussão sobre estratégias de propaganda a não sobre programas.

    As diferenças e semelhanças entre Serra, Dilma e Aécio (mais alguém? O próprio Lula, talvez?) residem em que pontos? Política ambiental? Tamanho do Estado? Educação? Modelo de saúde social (o atual é o pior possível!)? Reforma agrária/reforma urbana? Tecnologia?

    Discutir propaganda é armadilha!

    Nassif, sinto um tom muito mais crítico seu com relação ao Serra, procede?

  94. Não havia entendido como uma
    Não havia entendido como uma entrevista tão vaga e sem uma real novidade, mesmo que com um político importante, poderia significar alguma coisa. Em seu editoral a Veja a comparava às denúnicas feitas pelo irmão de Collor no mesmo espaço e que derrubaram um presidente.

    Não era mesma coisa.

    O irmão de Collor falava com nítido despeito também, não tinha nada ver com “amor à pátria”, mas ele dava elementos para que uma investigação, com nomes e “modos operanti”. Jarbas não dá nada, só o desabafo daquele que conhece e usou os mesmos artifícios e, por isso, não pode denunciar nada, não pode falar nada, não pode expor realmente nada.

    Confesso que lendo o edital da Veja levei um susto. Achei realmente que ela tinha feito jornalismo e conseguido um furo real. Mas a leitura das páginas amarelas mostram que mais uma vez a revista só entrega uma encomenda, desta vez feita por Serra.

    A baixa repercussão no fim de semana e a mobilização desesperada de agora são provas de como o senador e a veja se tornaram insignificantes. Duvido que algum membro do MP consiga espremer algum novo processo a partir disso.

    Mas podemos ter certeza que Veja se esforçará mais nas próximas semanas.

  95. Parabéns, Nassif.

    Ao
    Parabéns, Nassif.

    Ao contrário de uns e outros, você matou a charada que se escondia atrás dessa entrevista com um texto enxuto e, principalmente, honesto e verdadeiro.

    Aliás, estas acusações à esmo do Jarbas Vasconcellos me fez lembrar de um antigo jornalista esportivo já falecido. Foi técnico da seleção, era metido a valentão mas a sua valentia era, digamos, bem seletiva.
    Escolhia bem a hora e contra quem exercitar suas fanfarronices, além de também escolher bem seus desafetos.

    Fez sua vida atacando a tudo e a todos, porém sem jamais dar nome aos bois.
    O pior é que até hoje há uns outros idiotas como ele, que o cultua.

    Só espero que ninguém passe a cultuar e acreditar neste JV e saiba perceber os seus reais objetivos, tão bem demonstrados por você.

  96. O isolacionismo gera a
    O isolacionismo gera a insignificância. Dentro do partido o JV está isolado. Em Pernambuco perdeu espaço político ocupado pelo governador Eduardo e pelo ex-prefeito do PT Wellington. Daí vem a soberba e o sucídio político. O PMDB é “puta velha” (no sentido de experiência política) tal qual o PC chinês. Não vão degola-lo porque o JV pode servir na hipótese remota de uma catásfrote econômica social e o Serra virar consenso – em política tudo é possível embora não seja provável.

  97. Vocês não estão entendendo
    Vocês não estão entendendo nada: o Jarbas só fez a denúncia agora porque só agora alguns membros do PMDB tornaram-se corruptos. Justamente aqueles que não estão fechados com o Serra, pois os que estão, como Quércia, continuam impolutos.

    O mesmo se passa com o PFL. O único corrupto do partido é o tal Edmar do Castelo. O mini ACM, Bornhausen, Cesar Maia e Jr., José Agripino, Heráclito Fortes, Demóstenes Torres, Eliseu Resende, Katia Abreu, Ronaldo Caiado, são todos incorruptíveis, enquanto estiverem ao lado de Serra.

  98. Muito boa análise!
    Mas, como
    Muito boa análise!
    Mas, como tudo na vida, tem seus riscos….
    Vai que jarbas comprova que a entrevista dada a quinze dias atras???
    Boa parte da motivação cai por terra.
    E mesmo que seja esta a hipotese ( resposta ao lançamento da Dilma), me espanta ver que o Nassif, um declarado inimigo da Revista Veja, ainda tem meios para obter informações sobre o “making off” da revista.
    Mas me espantei mesmo foi com o final do artigo: Quer dizer que imprensa neutra não existe mais? Existiu em algum tempo????

  99. O problema da mídia e a
    O problema da mídia e a irresponsabilidade de vender “notícias” deixou ela desacreditada e com caixa baixo, já que empresários assustados com a cirse estão cortando gastos. Assim, como alguém que está caindo no precipício, vai-se agarrando em qualquer esperança de sobreviver, até em raízes podres que estiver no caminho da queda. Assim, nessa esperança de parar a queda antes de bater da cara nas rochas, a mídia irresponsável vai fazendo o que lhe pagam para fazer: “denunciar a corrupção que assola o governo Lula”. Percebeu que não tem como voltar. Delineou seu destino. Do que sobrar talvez surja algo de bom.

  100. “Um ano depois, alguém
    “Um ano depois, alguém ousaria dizer que Veja é melhor do que Renan?”

    Pelo menos num quesito Veja é melhor que Renan: enquanto este emprenhou apenas uma senhora, pelas vias normais, Veja emprenha milhares de leitores pelos ouvidos (ou seria pelos olhos?).

  101. Nassif, qual é a sua opinião
    Nassif, qual é a sua opinião sobre Sarney, Temer, Renan, Quercia, e o governo Lula, especialmente no que tange aumento de funcionalismo, ausênia de reformas, e escândalos como o Mensalão?

  102. Boa tarde a todos.
    Caro Paulo
    Boa tarde a todos.
    Caro Paulo de Freitas Dias Filho, você manifesta-se surpreendido com a postura do professor Cardoso, creio não ser seu caso, entretanto, só os muito ingênuos acreditam na biografia forjada pelo referido professor ao longo de existência recheiada de oportunismo e de cínico carreirismo.

    Quem bem conhece as estripolias desse senhor é ex-presidente Itamar Franco.

    Muito bem, vamos voltar ao leito principal, deixando o periférico ao lado.

    A estratégia armada pelos luminares planejadores do PSDB/DEMO, fez água na primeira refrega.

    O Nassif ao disparar certeiro torpedo no gorgomilo do ponta-de-lança dos neo-cançados, desmontou o circo e, espalhou caco pra todo lado.

    Vamos aguardar o proximo portador de factoide. O veterano Jarbas pode pedir baixa por danos irreparaveis no casco.

    Abraços. Orlando

  103. O Brasil tem 27 partidos.Mas
    O Brasil tem 27 partidos.Mas é bipartidalista.E ainda assim um ”bipartidalismo” praticamente do mesmo lado.( Pt e PSDB)

    Alguma coisa precisa ser feita pra extirpar esse câncer do PMDB.Porque na prática o PMDB é quem manda em todos os governos.Eles ficam esperando um eleito qualquer pra salivar por cargos.E conseguem.

    Eu estou pouco me lixando se issso é novidade( como escreveu Nassif com ironia) Mas tbm nunca li NASSIF combater esse tumor.Muito antes de ser partidáriio do PT ou PSDB, os dois partidos e todos as pessoas sérias deste país deveriam fazer uma cruzada sobre essa lepra do PMDB

    Se a revista Veja está a serviço de Serra,se o PAC é pra promover a campanha da Dilma, nada disso tem importância enquanto não expulsarmos esse partido da vida nacional.

    Vai adiantar alguma coisa Serra ou Dilma vencer? Quem acaba ficando com a maioria dos cargos importantes é o PMDB.

    Conclamo a todos daqui, de quaiquer partidos, a um ”’CANSEI”.

    CaNSEI DO PMDB.

    Não podemos ficar só nessa: ”Qual é a novidade”.

    A não ser que ninguém se importe que Não é mais novidade roubar, corromper e destruir uma nação.

    E concluo repitindo: Não é hora de discussão de revista ou partidos.É o momento de as pessoas sérias deste país lutarem juntas, Assim como foi as diretas já um dia,Liberdade já. Liberdade pra poder governar sem ser tutelado por esses pilantars,safados de carteirinha do PMDB que mandam no país.

  104. Depois de tanto tempo vendo,
    Depois de tanto tempo vendo, como diz, as safadezas do PMDB, somente agora se revoltar? Ficar contra Lula depois dos seus candidatos em Pernambuco perderem para os candidatos de Lula? Viver de braços dados com a turma do PSDB/DEM e dizer que é uma pessoa correta? Por que não saiu do PMDB e foi fazer oposição nos partidos de oposição? Sair falando de todo mundo do PMDB sem querer apontar ninguém é muito fácil! Essas eu não engulo! Felizmente existe a internete para desmistificar essas conversas fiadas.

  105. Do meu amigo Isaías
    Do meu amigo Isaías (http://venenodecobraxxi.blogspot.com/)

    “ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE CAÇA AO GOVERNO LULA

    Que tenho sérias restrições aos políticos brasileiros, o meu artigo anterior não deixa dúvidas. Não gosto deles apenas por ideologia, mas principalmente porque acho que formam uma casta de gente que é mais igual que os demais. Uma casta privilegiada. E odeio privilégios.

    Ainda mais: não há dúvida de que uma boa parte dos que se dizem políticos não passa de uma caterva de salteadores dos cofres públicos. Incrustados em todos, absolutamente todos, os partidos políticos. E sedentos de poder, pois, para eles, poder é dinheiro. Que leva a mais poder.

    Assim, não posso de todo discordar do desabafo do senador Jarbas Vasconcelos, ao dizer que há em seu partido, o PMDB, uma súcia de ladrões e outras coisas mais. Isso não é novidade para ninguém.

    Agora, o que me deixa com a pulga atrás da orelha é o veículo que o ilustre senador escolheu para suas diatribes, que não ficaram apenas no âmbito partidário, mas pretenderam atingir o Governo Lula: aquela nossa caquética revistinha semanal porta-voz do PiG (Partido da imprensa Golpista).

    É público e notório o ódio que essa revistinha desavergonhada cultiva em relação a qualquer tipo de governo que tenha um pouco (basta um pouco, apenas) de preocupação com o povo. Lula é populista e quer o terceiro mandato (esquecem-se os bravos articulistas e repórteres da tal revistinha que o golpe de um mandato a mais foi dado e comprado pelo senhor Fernando Henrique Cardoso, a quem ela defende de unhas e dentes). Chávez é ditador. Fidel, sanguinário. E vai por aí a fora.

    Também é publico e notório que, para a tal revistinha, o próximo presidente da República (só falta empossar, claro) é o senhor José Serra, para quem ela tece loas e propagandeia a capacidade há muito, muito tempo. Ou seja, desde antes do golpe do senhor Alckmin contra o Serra, para sair candidato à Presidência. Como veem, há certos partidos que entendem bem de golpes e contragolpes, porque depois o mesmo Serra deu a volta no Alckmin, na eleição para a Prefeitura de São Paulo.

    (Um parêntese: depois de se estapearam quase em público o ex e o atual governador de São Paulo, será quanto levou o senhor Alckmin para se encantar com o canto da sereia e tornar-se Secretário do Desenvolvimento do governo Serra, hem? Quanto? Ou quais benesses e promessas? Não acredito que tenha sido apenas um golpe contra o Aécio, não: nesse angu, tem mais caroço do que pululam as nossas panelas quentes).

    Voltando ao assunto: a campanha presidencial de 2010, para esses capachos do capitalismo selvagem e do neoliberalismo mais selvagem ainda, já se iniciou no dia seguinte à derrota do PSDB, nas últimas eleições. E tome Serra!

    Mas, o que tudo isso tem a ver com a entrevista do senhor Jarbas Vasconcelos?

    Não creio em inocentes úteis. Portanto, acredito que a entrevista e o veículo foram propositadamente orquestrados. Com um fim, um único fim: dar início a uma campanha do PiG contra o Governo, com vistas às eleições do próximo ano.

    Jarbas Vasconcelos deu a senha: está oficialmente aberta a temporada de caça ao governo Lula.

    A partir de agora, uma enxurrada de opiniões de medalhões da oposição (que, a meu ver, fazem o que se espera de uma oposição; até aí, nada demais que demos e tucanos soem as trombetas); de denúncias de corrupção, geralmente baseados em pequenos desvios do sistema corrupto que consome o tecido da política brasileira, mas orquestradas de forma a atingir diretamente o presidente Lula; de reportagens exaltadas contra qualquer obra do Governo, como sendo de conteúdo eleitoreiro (em ano anterior à eleição, toda obra é eleitoreira, para a oposição); de exaltação às ações, por mais simples que sejam, dos adversários do Governo, como o melífluo governador de São Paulo; enfim, vamos ter de aguentar o mais sujo e promíscuo vale tudo do PiG, numa aliança dos grandes jornais e revistas, das rádios e seus comentaristas, das televisões e seus apresentadores, contra tudo e contra todos que estejam no Governo.

    Enfim, 2009 está apenas começando. Quem tiver estômago fraco que saia de baixo, ou seja, faça-se de morto: não ouça, não leia, não assine… não veja!

    Isaias Edson Sidney – SP”

  106. Jarbas, o Equilibrista

    Falar
    Jarbas, o Equilibrista

    Falar de corrupção no PMDB e não citar Quércia, porque apóia Serra, é uma proeza dos maiores equilibristas.

    Parabéns. O circo agradece.

  107. Mais uma estória para nos
    Mais uma estória para nos enojar da política rasteira, de políticos profissionais, da imprensa cínica e de sabujos travestidos de jornalistas, Todos subjugam (e não estão 100% errados) a capacidade das pessoas de avaliar estas tramóias. Mas as coisas estão mudando, temos uma nova geração, mais crítica, contra uma velha geração de patifes agarrados ao poder às sua tetas e sobretudo, novos meios de informação que serão importantes para o futuro do país. A avaliação do presidente já é um sinal.

  108. Nassif, a reprodução da
    Nassif, a reprodução da coluna holofote, que postei aqui nos comentários, deveria ser colocada no post principal. Essa nota, que diz que Jarbas irá se empenhar pela campanha de Serra é explicativa da entrevista. Como a Veja está em campanha por Serra desde sempre, a nota explicita o propósito e desmoraliza a revista (se é que isso é possível ainda).

  109. Entendi da mesma maneira.
    Entendi da mesma maneira. Nada que saia na veja é jornalístico. Tudo faz parte do jogo sujo da campanha de Serra-DEM.
    Muito mais lixo virá por aí. Vejamos o que vão dizer sobre a revelação de que Serra não é formado em Economia e nunca deu aulas em Princeton, como consta em seu currículo. Falsidade ideológica, exercício ilegal da profissional, mentira eleitoral. Os crimes aparecem…

  110. Caro Nassif

    A cantilena é
    Caro Nassif

    A cantilena é velha; só muda o figurino.

    Os celerados da direita nacional, desconhecem até sua paternidade; eles acreditam, piamente, em Maquiavel; na verdade, seu genitor se trata do “Her Docktor” Joseph Goebbels.

    Talvez, em decorrência da paternidade, sabem, de forma atávica, que a mentira repetida “ad nauseam”, se torna verdade cristalina.

    Nesse sentido, discordo da visão, de que do poder da mídia (engajada em urdir uma candidatura de direito vitoriosa para as próximas eleições presidenciais), esteja minguando.

    A meu juízo, em hipótese alguma, se pode desprezar a força de persuasão e intimadação da mídia tupiniquim.

    Creio, infelizmente, que Serra chegará na futura eleição presidencial, ungido como o Paladino “Salvador da Pátria”.

  111. O qué há por tras desta
    O qué há por tras desta manobra, além dos fatos expostos acima pelo Nassif?
    A Dora Kramer nos dá uma dica em sua coluna de hoje:

    Verdade inconveniente – Dora Kramer
    O Estado de S. Paulo – 17/02/2009

    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2009/2/17/verdade-inconveniente

    O tempo passa e as táticas invariavelmente são as mesmas.
    A história se repete.
    Aguardem novas revelações (ou seriam factóides?) nos próximos capítulos.

  112. Acabo de ler no post que
    Acabo de ler no post que Serra avaliza (coloca em baixo de seu guarda-chuva) o chapéu falante Reinaldo Azevedo. São essas escolhas de Serra, sempre duvidosas quanto ao mérito (um outro exemplo é a toda atrapalhada e autoritária Maria Helena, na Educação) que me levam a concordar com Francisco de Oliveira em entrevista concedida à Carta Maior: a obceção de Serra pela presidência o transforma em um caso psiquiátrico. Não há dúvidas, a estratégia do obcecado é cercar-se de mediocres por todos os lados.

  113. A VEJA e´o taliba neoliberal
    A VEJA e´o taliba neoliberal do brasil- j. vasconcelos e´o maior cara de pau do brasil – serra e´uns dos maiores (…) do brasil

  114. Luís
    Dora Kramer não é alguém
    Luís
    Dora Kramer não é alguém por quem eu tenha admiração, mas o artigo dela hoje no Estadão está estupendo. Sobre este assunto Jarbas Vasconcelos ela esclareceu completamente.

    Estas entrevistas desinteressadas podem acabar em grande desgraça: foi assim com Pedro Collor, que derrubou o irmão presidente e com Roberto Jeferson, que derrubou a cúpula do PT e a si mesmo. Em ambos os casos as entrevistas foram de desabafo, como que não quer nada, e deu no que deu. E a entrevista de J. Vasconcelos segue pelo mesmo caminho.

    Vamos aguardar se vai dar em algum lugar.

    Abs

  115. Nassif. Na verdade você nunca
    Nassif. Na verdade você nunca leu nada sobre Jarbas. Você não sabe nada sobre a historia dele. O estranho é que os (…) – por duas vezes – em 1989 e 2002 , queriam Jarbas para vice de Lula. Será que Jarbas mudou tanto ? Ou foram, os (…) que mudaram, assim que assumiram o Governo ? Você precisa respeitar a história de Jarbas. Defender Sarney, Collor e Renan, é defender o que existe de pior da política brasileira, em todos os tempos. Nassif . Por que o PMDB não foi contra Jarbas ? Por que Lula não vai ao debate? TODOS ESTÃO COM MEDO. Jarbas sempre foi um soldado de primeira linha – nos anos de chumbo – pela volta ao ESTADO DE DIREITO . Foi o primeiro a visita Lula, quando saiu da prisão nos anos 70. E foi, em janeiro de 1989, convidado pelo PT para ser o vice de Lula. E sabe por que não foi ? Porque o candidato dele era Ulisses, que foi traído por todos. Menos por Jarbas. E o PT repetiu a dosagem em 2002. Nassif. Você vai ouvir tudo da boca de Jarbas, menos um ataque pessoal. As posições são de um político sério, ético e corajoso. Você pode discordar, mas respeitando.

    Viu algum desrespeito na minha nota?

  116. No pmdb, ninguém é santo.O
    No pmdb, ninguém é santo.O sr. pedro simon, aqui no rs, só não está pior porque é cúmplice da mídia gaúcha, se sente, então, protegido.Mas é muito tola a pessoa que acreditar nesse senador.Campeão de oratórias(só faz isso),e nunca chega a nada.A PF “desceu” aqui no sul e não sobrou um do pmdb que estivesse fora de malandragens.O estado, até então, tido como exemplo de políicos(porque nunca havia sido investigado), teve sua cortina aberta e então vimos a cara dos malandros que surupiavam os cofres públicos ao bel prazer(o pmdb era o “carro” chefe, seguido do pps, psdb, ptb,pp).A mídia gaúcha, que usufrui dos cofres públicos com esses governos eleitos por ela, faz a festa e , pasmem, acusam um único partido por tudo(mesmo ele não sendo governo).Se adivinharem qual partido esse,merecem um prêmio!

  117. Nassif, por que não consigo
    Nassif, por que não consigo repassar seus textos para amigos? Antes havia uma mensagem: enviar, porém, agora não tem mais.

    O pessoal do iG está vendo como incluir.

  118. A única consequência política
    A única consequência política de peso dessa entrevista é a exclusão do nome de Jarbas como possível vice na chapa de Serra. Depois do ataque ao Bolsa Família, por escrito, na “iinsuspeita” Veja, morreu como candidato.

  119. Mas o senador podia ter
    Mas o senador podia ter denunciado seu partido antes. Pois o PMDB é o mesmo que operou no governo FHC. Aliás, Renan Canelheiros foi até Ministro da Justiça de FHC. O senador pernambucano poupou o parceiro do Serra: Orestes Quércia, por quê?

  120. Jarbas é, hoje, simplesmente
    Jarbas é, hoje, simplesmente uma sombra. O caminho que resta a ele é abandonqar a política. Administrou mal Pernambuco e não tem substância política para encara novos desafios. Está pronto para vestir o pijama.

  121. Sem entrar no mérito: afinal,
    Sem entrar no mérito: afinal, parte do PMDB é mesmo corrupta, com afirma o senador pelo PMDB Jarbas Vasconcellos? E o partido calou. Consentiu? E Jarbas, continuará no partido apoiando o Serra? Tem forças ocultas, ou não ocultas assim nessa entrevista.

  122. Nassif,

    Vem muito mais por
    Nassif,

    Vem muito mais por aí. A reunião que orientou aos deputados e senadores do PSDB para dificultar a aprovação de medidas do governo contra a crise, aconteceu na semana passada e partiu de FHC (saiu na REUTERS).
    Quanto a Jarbas, é de dar pena a que ponto chegou este senador, servindo a FHC e Serra.

  123. Nassif,
    Você foi na mosca ao
    Nassif,
    Você foi na mosca ao identificar a jogada. A entrevista está enquadrada no jogo sucessório. Que o PMDB é fisiológico e corrupto todo mundo já sabia. Mas de propósito Jarbas se esqueceu de dizer que o PMDB, por sua natureza, é também um partido que sempre (sempre!) entra dividido nas sucessões presidenciais. O interesse de Jarbas é reservar a Serra uma parte desse bolo corrupto, mas rico em votos. Jarbas está preocupado sobretudo com os votos do nordeste (inclusive os dele). Votos que vêm se transferindo há anos e aos montes para o acervo político de Lula. Com poucos votos no nordeste a eleição de Serra é dificílima. Briga de cachorro grande. Do outro lado está o sabujíssimo Sarney, que se prepara para dar o troco a Serra pelo que fez com a candidatura de sua filha Roseana. Sarney dará os bigodes para derrotar Serra.
    Abraço
    Henrique Marques Porto

  124. Esse post é o strip-tease da
    Esse post é o strip-tease da entrevista.

    Pela qualidade da munição empregada no contra ataque (o conteúdo do PAC do Serra e a entrevista de Jarbas à Veja) a coisa anda escassa lá pelos paióis da turma da sucessão continuada.

  125. Isso é muito interessante.
    Isso é muito interessante. Jarbas Vasconcelos está onde sempre esteve, só expressou suas posições. Entretanto, ele criticou nosso pai-lula, não é mesmo? Se não fosse esse detalhe na entrevista, estariam aqui a elogiá-lo ou não?Se ele apoia a candidatura de serra, qual é o problema nisso? Ele nunca escondeu ser um serrista no PMDB, nunca cortejou lula, ao contrário, sempre foi cortejado pelo PT. Há muitas pessoas qualificadas e com histórico irretocável que acreditam em serra, e há muitos que acreditam em dilma e na continuidade do projeto de Lula. Se todos que se manifestarem a favor de serra estiverem fazendo jogo sujo, é melhor que se acabe com a política no país e perpetuem o atual presidente no poder. Sinceramente, o pessoal aqui está perdendo qualquer senso de imparcialidade e capacidade de analisar adequadamente os fatos devido à busca incessante em defender Lula. No fundo, é só um jogo político, e o público daqui não parece se diferenciar do público de blogs que fazem barulho por aí senão pela escolha de um lado diverso para defender até as últimas consequências na disputa presidencial.

    Geraldo, Geraldo, não captaste o espírito da entrevista nem do comentário. Ninguém falou em jogo sujo: falou-se em jogada política. que será cada vez mais intensa, dos dois lados, até as eleições.

  126. Caro Nassif, meu nome é
    Caro Nassif, meu nome é Beatriz Gonçalves, sou curadora do programa JORNALISMO LITERÁRIO, que foi selecionado para a programação 2009 do Centro Cultural Banco do Brasil RJ. Como nao tenho seu contato estou aproveitando este espaco para convidá-lo a participar de um debate do referido programa, que acontecerá no dia 04 de novembro, das 18p0 às 20p0, no Teatro 2, do CCBB, no Rio. Durante o encontro vamos discutir o tema A MIDIA EM QUESTAO. Gostaria muito de conversar com você, para discutirmos a dinâmica do encontro, conteúdo, cachê etc. Você pode me passar seu e-mail pessoal, tel. fixo ou celular? Conversando a gente sempre se entende melhor!
    Aguardo o seu retorno.

    Beatriz, já encaminhei para minha secretária me lembrar. Nos falamos assim que voltar para SP.

  127. Nassif,
    Acertou na mosca.
    Nassif,
    Acertou na mosca.
    Belo comentário! Eu queria ter dito o que você disse.
    Acrescento ainda que quando o Itamar desafiava o PMDB a lançar candidatura prórpria e os sehores Temer, Eliseu Padilha, etc, se sentiam incomodados pela pressão (moral, porque o Itamar só tem força moral), saiu de pernambuco uma voz dizendo: Itamar não! Era ele o Jarbas. Concordando com Sarnei, Temer , Renan, Eliseu Padilha, etc. Queria dizer PMDB, corrupto, está bem, mas dando apoio a FHC.
    O Sr Jarbas Vasconcelos ficou muito feliz com aquele PMDB, que é este mesmo PMDB, apoiando FHC.
    O PMDB só tem cretino mesmo (uma ou duas exceções), incluindo o Jarbas Vasconcelos. E tinha que ser a Veja. Podre poder é com ela mesma.

  128. Do Site Acerto de Contas

    E a
    Do Site Acerto de Contas

    E a omissão de Jarbas foi quanto aos próprios pecados. Há muitos indícios de corrupção nos seus governos. Quem não se lembra do Caso Queiroz Galvão? Como explicar campanhas milionárias dele próprio sem caixa 2? E como um professor que dirigia uma Brasília nos idos de 1986 se transformou num dos homens mais ricos de Pernambuco depois de comandar por anos as verbas de publicidade jarbista?

  129. Esqueci de falar que Jarbas
    Esqueci de falar que Jarbas não se excluiu dentre os peemedebistas que diz só terem expressão regional e só gostarem de cargos e de dinheiro.

    Vai ver para ele não é nem tão grave assim como pensamos.

  130. Jarbas era o candidato ideal
    Jarbas era o candidato ideal para vice de Serra. Nordestino, para equilibrar o paulistismo da chapa. Com um passado de “autêntico”, o que era ainda um ponto extra a favor da ética. E do PMDB, que era o mais importante. Jarbas, em seu pouco tempo de senado, perdeu a fama de “autêntico” ao alinhar-se incondicionalmente às posições do DEM e do PSDB. Não soube fazer o jogo de cintura que faz o senador Pedro Simon. Tornou-se um estorvo para ser administrado, ao intentar participar de comissões para defender posições que não eram as do partido. Perdeu a fama de “ético”, já bastante relativizada em Pernambuco, ao voar na caravana do trabalho escravo, ao lado do senador paraense Flexa Ribeiro, para confraternizar com os fazendeiros paraenses e contradizer as óbvias conclusões dos fiscais da justiça trabalhista. Seu perfil de usineiro conservador e voluntarista dominou toda a sua imagem.
    Jarbas não tem mais o PMDB, não tem mais Pernambuco, não tem mais interesse para José Serra. Então veio a já famosa reunião onde os tucanos decidiram atrapalhar Lula e bbater pesado em Dilma. Se a entrevista da sempre solícita Veja foi decidida na tal reunião de FHC, este encontrou uma boa maneira de usar o pouco que resta do capital político de Jarbas para torrá-lo em dois pontos difíceis do PSDB assumir sem se queimar: 1- Cometer a loucura de desqualificar o Bolsa Família, coisa que só uma liderança em estado mórbido de desorientação seria capaz de fazer. 2- Axincalhar o PMDB,( seu próprio partido) para diminuir-lhe o ímpeto e tentar aprofundar-lhe rachaduras que possam soltar algumas fatias aproveitáveis ao PSDB, já que ele está mesmo perdido para a aliança tucana.
    Com isso, Jarbas imolou-se em prol de suas amizades políticas, porque agora seu pêso em Pernambuco virou pluma.

  131. Na próxima eleição, teremos o
    Na próxima eleição, teremos o embate entre dois belíssimos exemplares do keynesianismo à brasileira, conhecido também por welfare state de compadrio Serra e Dilma. Bem, vão fazer um bom parzinho com Sarney no Senado e Temer na Câmara. Esse país está caquético em termos de idéias – o modelo ainda é o de Getúlio, coisa de mais de 50 anos.

    Por que não mudamos o nome do país para Pangéia logo de uma vez?

    É o único lugar na terra em que os dinossauros ainda caminham!
    (e o único lugar em que os neanderthais acreditam na benevolência dos saurípedes…). Esse país cheira a mofo, mas não devido à umidade tropical…

    Renato, não quero ser chato, mas tenho uma surpresinha para lhe contar: você está extinto! Só sobraram os velhos dinossauros resistentes.

  132. Realmente, Nassif, você tem
    Realmente, Nassif, você tem razão. Ele deveria é ficar calado em seu canto, pois política é para ladrões profissionais, não amadores. Deixemos o presidente Lula subindo ao palanque diariamente, com sua campanha antecipada e ilegal, com suas pesquisas compradas, seus companheiros de mensalão. Para fazer qualquer tipo de acusação, só alguém puro: ouvi dizer que a Veja já programou uma entrevista com Jesus Cristo…

    Jesus vai contar o que aconteceu. Na verdade, alguns ladrões gritaram “pega ladrão”e a malta saiu correndo apenas atrás dele e do Barrabás.

  133. Nassif,

    Vc não reparou que
    Nassif,

    Vc não reparou que o comentário do Marcio Martins é muito pertinente e confimra o que vc disse:

    VEJA
    Edição 2085
    5 de novembro de 2008
    Holofote

    O bonde do Serra

    Carlos Humberto/BG Press

    O grupo de políticos do PMDB dispostos a embarcar na candidatura do tucano José Serra à Presidência da República, em 2010, cresce rapidamente. Na semana passada, Orestes Quércia, presidente da legenda em São Paulo, declarou seu apoio. Nos próximos dias, JARBAS VASCONCELOS , senador por Pernambuco, passará a trabalhar abertamente por Serra. Ele acredita que é possível convencer 40% do PMDB a fazer o mesmo. Embora mais discretos, Luiz Henrique, governador de Santa Catarina, e Mão Santa, senador pelo Piauí, já estão dentro desse bonde.

  134. a Veja não passa de uma
    a Veja não passa de uma revistinha de salão de cabeleireiro….naquela, se não há nada pra fazer….mas credibilidade mesmo, NENHUMA !!!!

  135. Nassif, permita-me usar um
    Nassif, permita-me usar um termo não “muito católico”…mas Jarbas ESTÁ FERRADO! Êle sabe que se alia a Serra, ou NÃO SOBREVIVERÁ. Após o seu mandato, Lula poderá, como ex-presidente, candidatar-se por qualquer estado da federação…e será natural que opte por Pernambuco, sua terra natal. O JARBAS NÃO DEU UM TIRO NO PÉ, DEU UM TIRO NA CABEÇA. É um morto-vivo. Dos três senadores de Pernambuco, será o Jarbas que NÃO VOLTARÁ, VARRIDO POR LULA.

    Se o povo de Pernambuco PRECISA de bolsa família, é porque Jarbas como governador FICOU A DESEJAR enquando bancava o “coronel”, no nordeste.

  136. Nassif;

    O Jarbas está
    Nassif;

    O Jarbas está desesperado pois com a popularidade que o Lula tem em Pernambuco não sobra nada para ninguem, principalmente para quem nunca teve, como é o caso dele.
    Quando foi que ele liderou alguma coisa? ou se destacou em algum movimento, ele sempre foi um obscuro coadjuvante. E ainda sonha em liderar as reformas, caso o serra vença !!!
    Alem de tudo é um péssimo blefador.
    sds

    sds

  137. vou resumir em uma expressão
    vou resumir em uma expressão do pantanal.: Jarbas foi o boi de piranha. Já que nem Serra e Aécio tem coragem de criticar o governo Lula, acharam um boi de piranha. Jarbas = boi de piranha.

  138. PARABÉNS NASSIF,,SEU
    PARABÉNS NASSIF,,SEU COMENTÁRIO É SÓBRIO,INTELIGENTE E NOS ENRIQUECE POLITICAMENTE…..É LAMENTÁVEL O COMPORTAMENTO ATUAL DA GRANDE IMPRENSA BRASILEIRA (E PRINCIPALMENTE DE ALGUNS JORNALISTAS(MUITO MAIS LACAIOS DO Q JORNALISTAS)….COMO É LAMENTÁVEL TB O COMPORTAMENTO DE CERTOS POLÍTICOS( COMO O SENHOR JARBAS VASCONCELOS) Q ACUSAM SEM APRESENTAR AS PROVAS DEVIDAS,,MUITO MAIS P ATENDER SEU INTERESSES PESSOAIS DO Q CONTRIBUIR P A MELHORIA DA SOCIEDADE….

  139. Nassif.

    Novamente parabéns
    Nassif.

    Novamente parabéns por sua análise afiada e certeira. Jarbas é um cadáver político ainda insepulto. Lula destruiu toda a sua base de apoio em seu estado natal (e de quebra, destruiu o que restava de Roberto Freire e Raul Jungmann, razão pelo qual o PPS tem um ódio visceral deste governo). Fortaleceu o PSB com a sua estratégia, cujo governador é o maior beneficiário da política de criação de pólos industriais fora da região sudeste. Certamente esta política, somada ao apoio a região da zona franca de Manaus e aos investimentos da Petrobras no Rio de Janeiro são as causas do ódio bestial das elites paulistas e seus orgãos de imprensa ao governo Lula. O PMDB sempre foi isto que estamos vendo, possui em seu DNA o fisiologismo político (que também existe nos Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha, Itália, etc) e sabe utilizá-lo com perfeição. Já foram usados pelo PSDB, agora são inflados pelo Lula e o seu PT e podem voltar aos braços do PSDB em breve (na melhor das oportunidades). Podemos considerar como o partido com maior capacidade de negócios entre os tantos que vemos aí. Este misto de business e política é usado nos Estados Unidos (a democracia ideal para os neófitos) na figura dos lobistas de plantão nos corredores do congresso americano. Aqui, essa versão tupiniquim, mas moderna, se parece mais com os camelôs do centro da cidade. Jarbas é um bom pau mandado do Serra, com a capacidade de quando faz a barba (ou o que resta) não sair serragem (sem trocadilho).

  140. Todas as vezes que a oposição
    Todas as vezes que a oposição tenta fazer política, faz “política”.

    Não há uma única estratégia que não seja a de envolver a honra de pessoas.

    Não se aborda sobre proposta de governo, alternativas, idéias novas ou mesmo críticas responsáveis às políticas governamentais.

    É sempre corrupção, corrupção e corrupção. E sem qualquer prova.

    Alinham-se, sempre, aos mesmos principalmente a revista Veja.

    Talvez, na cabeça deles a política resuma-se nisso.

    Nunca vi algo tão jurássico, tão ultrapassado, velho, manjado.

  141. Caros,

    a repercussão
    Caros,

    a repercussão desmedida em torno da entrevista do Jarbas Vasconcelos só confirma que, infelizmente, a Veja continua dominando a mídia impressa brasileira. Todos sabemos que, há muito tempo, praticamento tudo que é publicado nessa revista de esgoto é encomendado, forjado, milimetricamente estudado para prejudicar uns e favorecer outros.
    Sinceramente Nassif, adoro seu blog e considero suas observações ponderadas e lógicas, mas, por favor, não devíamos perder tempo em reverberar o que a Veja publica.
    É claro que Jarbas Vasconcelos bancou o inocente útil (ou seria inútil?), numa conspiração planejada no apê de FHC e regada a wisk importado, sucos, água Perrier, salgadinhos finos comprados em alguma padaria chique de Higienópolis e, principalmente, babadores, muitos babadores para secar a baba dos demo-tucanos em relação à popularidade do governo Lula.
    Veja, espertamente, só quer saber disso. Confia na impunidade para publicar o que bem entender (a exemplo do falso grampo envolvendo Gilmar Mender e Demóstenes Torres) e acompanhar, nos dias seguintes e de camarote, a repercussão na mídia.
    Não percamos tempo. Temos coisas mais importantes a fazer.
    Abraço

  142. Procure fazer um levantamento
    Procure fazer um levantamento com relação aos comentários sobres o post.
    90% foram contra a atitude de boi de piranaha de Jarbas.

    A cada dia ele fica menor. Falta pouco tempo para ser um cadáver politico igual a Roberto Freire.

  143. Eu acho que o Jarbas se
    Eu acho que o Jarbas se credenciou a uma boquinha como candidato a vice na chapa do José Serra.
    Ele, Jarbas, não é nada diferente de Sarney, Geddel e outros caciques do PMDB.

  144. Geraldo, como é que você
    Geraldo, como é que você escreve uma coisa dessas?.

    É claro que o aquecimento Global é culpa do Serra, assim como extinção dos dinossauros é culpa do Serra.

    Ah, a campanha antecipada de Dilma também é culpa do Serra.

    Quando é que você vai admitir isso!

  145. Nassif,
    Não sei se você viu,
    Nassif,
    Não sei se você viu, mas têm duas entrevistas (Quércia e Sérgio Guerra) concedidas ao Terra Magazine recentíssimas e anteriores à entrevista de Jarbas à Veja, que escancaram essa indignação coletiva do senador pernambucano.

    Dentro do partido (PMDB), quem são as pessoas certas para articular a aliança com o PSDB?
    Quércia – O Jarbas Vasconcelos, líder do PMDB em Pernambuco, é um exemplo. Temos muitas possibilidades.
    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3505629-EI6578,00-Quercia+articula+PMDBPSDB+com+Serra+presidente.html

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3513342-EI6578,00-Sergio+Guerra+Nao+ha+racha+no+PSDB.html

  146. Reconhecer erros e
    Reconhecer erros e denunciá-los é salutar em qualquer época. Cedo é melhor. Porém, antes tarde do que nunca. Jarbas está expulsando demônios em nome do povo. Pode ter algum intesse político nisso. O povo aceita assim mesmo. Se não é contra nós, é a favor de nós. O Brasil precisa de uma faxina geral. O Brasil só não afundou de vez ainda, porque é tão grande que, enquanto apodrece num lugar, em outro a sanidade está consertando mazelas. E isso renova os ânimos e reacende as esperanças por todo o país. Mas isso também se esgota e um dia a casa (deles) cai. E a nossa se edificará.

  147. Some-se a isto a desastrada
    Some-se a isto a desastrada entrevista do ex-prefeito de BH, coordenador informal da campanha de Dilma em Minas, à mesma revista, na semana passada, e temos que realmente os alvos são Dilma e Aécio.

    Na citada peça jornalística, o entrevistador do órgão não tratado pela SABESP consegue extrair do prefeitim a declaração de que Aécio não será candidato em 2.010, e, bem ao gosto do esgoto a céu aberto, Pimentel ainda faz um ataque ao que restou do PT ético, classificado pelo político como a ala marxista do partido.

    Resultado: estimulou o racha no partido – Dilma não veio a BH – e desagradou seu aliado. É muita ingenuidade…

  148. Mas tenho outro ponto.

    Acho
    Mas tenho outro ponto.

    Acho que foi um tiro no pé. Essa entrevista tirou qualquer chance do PMDB agora mais anti-jarbista do que nunca, ir para o Serra.

    A Dilma deve ter adorado a entrevista e o Serra odiado. Foi digna de um aloprado.

  149. Nassif, os comentários sobre
    Nassif, os comentários sobre a entrevista do Jarbas pelos ditos “analistas políticos” na TV e no rádio desde ontem são tão rasos e tão previsíveis, ninguém conseguiu (ou não quiz, ou não pôde) ir além das chinelas e enxergar o que vai por trás da jogada política como você fez.
    Novamente, está claro como água a falta que faz um comentarista como você na TV. Já imaginou a repercussão de sua análise em horário nobre, aprofundando o que todos os outros não fizeram e cutucando esse bando de jornalistas preguiçosos?

  150. “Contador
    “Para alguém
    “Contador
    “Para alguém criticar algo de ruim nesse governo, tem de, obrigatoriamente, criticar também o governo passado.”

    Depende do alguém. Se for alguém que nadou no governo passado, vai ter que ouvir, pois tem uma vidraça enorme.

  151. Nassif, o keynesianismo é
    Nassif, o keynesianismo é uma teoria que, aqui no Brasil, veio a calhar para esse nosso capitalismo de compadrio, distribuidor de benesses aos amiguinhos do rei de plantão. Falei alguma besteira? Seus filhos estão estudaram em que escola – na do Estado ou numa boa particular? Chuta qual dos alunos tem mais chance de ingressar no Bolsa Família… Dilma e Serra são hoje os grandes continuadores dessa “pensamento econômico”, que você parece apoiar. Sem problemas, certamente tens seus motivos. eu tenho, para ser preciso, 140 milhões de motivos para preferir outros caminhos – esse é o número dos desassistidos pelos 50 anos de péssimos serviços estatais, dos quais 30 anos foram diretamente administrados pela social democracia à brasileira.

    O conceito de extinção também precisa ser melhor compreendido. Nem sempre o que fica é melhor do que o que partiu. Por exemplo, no caso de um holocausto nuclear, a Terra ficaria para as baratas e não para os descendentes do Nassif.

    Eu acharia isso uma involução, mas, como estou em extinção – você mesmo o disse – pode ser que os que permanecerão vivos não pensem o mesmo e até creiam que as baratas sejam mais evoluídas que seus descendentes e que a Terra estaria melhor nas mãos delas do que na da linhagem Nassif. Um ponto de vista que, repito, nunca seria o meu.

    Veja que interessante – discordamos até a respeito de conceitos como evolução, extinção, etc. Eu não creio que o processo evolutivo seja sempre pra melhor; você, aparentemente, pensa que sim. Talvez eu tenha que rever meus conceitos antedeluvianos (ou delubianos?) e me adaptar ao futuro que, de acordo com a Biologia, será das baratas. Ou talvez seja melhor estar exitinto e, do Além, ficar rindo dos malabarismos verbais daqueles que defendem o indefensável.

  152. para os desmemoriados, um
    para os desmemoriados, um pouco de história:

    ACM reafirma que FHC sabe de corrupção (14/12/2000)

    Jader e FHC são as mesmas pessoas, diz ACM (16/02/2001)
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u15545.shtml

    Em entrevista à Folha, ACM afirmou:

    1) “Há no governo ministros que utilizam o dinheiro público para fins escusos”;
    2) “A guerra (pelas presidências da Câmara e do Senado) foi suja. O dinheiro público teve presença forte. Mudaram até posição de governador (Neudo Campos, de Roraima)”;
    3) “Fernando Henrique evidentemente não ficou neutro numa disputa em que a compra de votos foi visível”;
    4) “Fernando Henrique ganhou com Jader. Jader e Fernando Henrique são as mesmas pessoas”;
    5) O presidente “vai ter que agir; do contrário, o governo dele pode ter êxito econômico, mas não terá êxito moral.”

    Não foi um opositor que disse.
    Foi um aliado de longo tempo.

    Neste mesmo dia o ex-ministro da Justiça era eleito lider do PMDB, Renan Calheiros.

    O Jarbinha achava tudo isso normal.

  153. o QUE EU GOSTAVA NA DITADURA
    o QUE EU GOSTAVA NA DITADURA ERA QUE ELE FECHAVAM JORNAIS CONTRA SEUS INTERESSES, ADORO A DEMOCRACIA, MAIS A VEJA FAZ UM DESSERVIÇO A DEMOCRACIA, HÁ MUITO SUA LICENÇA DEVERIA TER SIDO CASSADA, POIS SEU ÚNICO OBJETIVO É DA GOLPES, SEMPRE À DIREITA. NESTE PONTO, SOU CHAVISTA.

  154. Hum!!!Será o Serra, querendo
    Hum!!!Será o Serra, querendo matar dois coelhos numa tacada?
    O PMDB e ter um vice Nordestino??
    Algo me diz que ele esqueceu de combinar com o DEM e o Aecio né não????

  155. Já pensou Zé Serra
    Já pensou Zé Serra presidente? essa trupe tudo com ele? (Orestes Quercia, Jarbas Vasconcelos, FHC, Artur Virgilio…gente… que Deus nos livre dessa má hora.

  156. Nassif, espero que você faça
    Nassif, espero que você faça uma analise profunda da “blindagem” do Sarney na imprensa Brasileira. Quem é quem nesse esquema aonde nada é investigado pela grande imprensa sobre suas manobras no governo. Seu domínio no ministério das Minas e Energia. Aonde da copeira ao Ministro é ele que manda nomear.

    Os chamados eletrocratas, né? Há muito tempo sob domínio ou do PFL ou do PMDB do nordeste. O caso Cemar (que um dia o Pinguelli ainda terá que explicar) é simbólico.

  157. A editora abril é paradoxal
    A editora abril é paradoxal (para não dizer outra coisa), quer ser “moralista” com a Veja e sem nexo com a Playboy. Não duvido que agora eles vão atrás de uma neta do cara de pau do Jarbas para pousar nua assim como fez com o Renam Calheiros.

  158. Caro Nassif,

    Você está
    Caro Nassif,

    Você está afina, espero que a minha cutucada tenha mexedo com o breu, pois esse ping pong virou uma bela batucada, estou aprendendo.

    Não existe criatividade e originalidade alguma no que está acontecndo nesse jogo de cartas marcadas no Brasil, é pura continuação da cópia da estrategia e modelo americana dos ultimos anos da truculência de Bush, embora a realidade lá seja outra com Obama hoje.
    Criatividade e originalidade só o samba-enredo da escola desfilando no carnaval.

    Confesso que esperava essa jogada para depois da quarta-feira de cinzas, mas a mídia babando de raiva, e a oposição desesperada e FHC atropelando, só podia dar nisso, colocaram o bloco sem samba-enredo, sem criatividade, sem originalidade, desgovernado, desafinado e atravessando o samba na avenida.
    Os comentários mostra que o aquecimento vai ficar bom.
    Sds,

  159. A motivação dessa entrevista
    A motivação dessa entrevista está clarissima. só quem não conhece a qualidade da mídia brasileira – especialmente Veja – para acreditar na sinceridade da exaltação patriótica do senador. Com eminências como Lucia Hipólito entre os “comentaristas políticos” dominando a mediocridade geral, fica difícil se informar neste país. Quanto a mim, a imagem de integridade que pudesse ter senador JV já fora reduzida a pó quando ele voou para o Pará com outros senadores – entre os quais a ruralista Katia Rebelo – para tentar intimidar o Ministério Público do Trabalho que estava atuando contra fazendeiros exploradores de trabalho escravo. Grande senador!

  160. -Desculpe, mas seu post
    -Desculpe, mas seu post poderia servir(c ligeiras mudanças) a qualquer político de peso do PMDB. Acredito que Jarbas sinalizou o que sabemos e não nos indignamos mais. Voce mostra o tempo todo em seus posts, seu petismo incondicional, façam os petistas o que fizerem e Lula então, deve ser seu modelo de perfeição administratiiva. Mas tenho que elogiar seus posts, sempre muito bem escritos, só não me afino mais com o petismo/lulismo,desculpe.

    Helena, o que digo nos meus posts é que não há diferença entre Jarbas e os demais. Concordei com tudo o que Jarbas disse e acrescentei um dado novo importante: ele é igual. Você considera que é lulismo-petismo desmascarar hipocrisias?

  161. Nassif,
    Depois das tolices
    Nassif,
    Depois das tolices graúdas ditas pelo PIG, tais como: “o Agente Secreto da Abin trabalhou no inquérito policial oriundo da Operação Satiagraha de maneira ilegal, pois não revelou a sua identidade” – só mesmo o PIG para querer saber a identidade de um agente secreto; “O inquérito policial comandando ple Delegado Protógenes está eivado, portanto passível de ser arquivado, pois vários órgãos do Estado ajudaram nos trabalhos” – na concepção do PIG o crime organizado, como o nome nos leva a crer, pode ser organizado, já o Estado tem que combater o crime organizado de modo desarticulado e desorganizado.
    Agora eles se utilizam de um político versado em teratologia e presumem que alguém com o mínimo de discernimento vai acreditar que o Senador Jarbas Vasconcelos se purificou e que todos os peemdebistas que estão do lado do José Serra são íntegros, honestos e idôneos?
    Isso é uma piada de mau gosto, pois se o PMDB é partido corrupto, com toda certeza o Senador Jarbas Vasconcelos não é nenhum monge do mosteiro de São Bento, ele está mais para cafetão do prostíbulo que se tornou o PMDB.

  162. Luiz Nassif, com sempre, tece
    Luiz Nassif, com sempre, tece comentários esclarecedores. Mas esqueceu-se de levar em conta o senador Marco Maciel, do DEMO. Ele é o operador desta marionete chamada Jarbas Vasconcellos, que já teve vontade própria e hoje apenas fala o que lhe manda o ‘mestre’ que, de tão esperto que é, não aparece na mífdia de jeito nenhum, mas plota quase tudo que Vasconcellos faz. O PMDB sofre da inércia dos grandes partidos e Maciel fala, pela boca de Jarbas, de dentro do PMDB. Outra coisa: se o PMDB é tão corrupto assim, por que o Sr. Vasconcellos diz que não sai do partido? Por que não vai para o PSDB ou para do DEMO? Essa dúvida cruel esbarra na vontade da eminência parda da extrema direita de PE, o senhor Maciel, seu mestre.

  163. Fico imaginando a raiva deles
    Fico imaginando a raiva deles quando viram que o Nassif desmontou mais esta farsa.

    Do alto de suas altíssimas integridades morais (!) os articuladores da entrevista de Jarbas devem estar espumando.

    Parabéns, Nassif!

  164. Nassif,
    Você mais uma vez
    Nassif,
    Você mais uma vez matou a charada!! É impressionante como o seu jornalismo isento e objetivo é capaz de dar luz aos fatos, principalmente em matérias relaciondas à famigerada VEJA.

    Muito bom mesmo, você está cumprindo seu papel direitinho!

    abs, PT.

  165. Sua análise, seus
    Sua análise, seus comentários, elucidam muito bem o fato. Acredito que esta última armação da oposição não seja mais que outro tiro em seu próprio pé. A veleidade do senador Jarbas está mostrando o quão carente de conteúdo está esse pessoalzinho. O incentivo que o Funesto Homem das Cátedras (FHC) tem dado à tucanalha enDEMOniada para que tentem boicotar ou sabotar as medidas anticrise do governo denuncia o desespero em que se encontra.

    Que amor ao Brasil, que nada! Que se precipite no abismo o país, mas que leve juntos Lula, os aliados, o povo (pelo menos os 84 por cento desse povo que se acham beneficiados pelo governo) para os quintos dos infernos!!!

    Jarbas? Quem é Jarbas, hoje? Ora, ora… dá um tempo!

  166. é bem engraçado esta
    é bem engraçado esta entrevista do Jarbas, ele acaba de descobrir a polvora,
    aqui na Bahia o PMDB apoiou o PT p/ eleger Wagner passado algum tempo o idiota do Geddel e seu irmão Jaime se juntaram com o prefeito João Henrique e começaram a ir para imprensa desafiar o governo Wagner, pq. o PMDB fez a maior parte das prefeituras na Bahia. o Wagner não faz nada pq. parece que tá com medo, LULA coloca Geddel como ministro e o que fazer?
    todo mundo na Bahia sabe e conhece o rato que é Geddel, como ele é truculento ninguem fala nada.
    Jarbas vá tomar banho, e me deixe viu!?

  167. Nassif sua analise representa
    Nassif sua analise representa a opinião das pessoas lucidas e coerentes deste pais.
    Vamos comecçar a resgatar o jornalismo serio e sem vinculo politico.

  168. O processo de demissões na Oi
    O processo de demissões na Oi intensificou-se hoje. A empresa não divulga oficialmente o número de cortes que serão anunciados até o fim do dia, mas já comunicou que até o fim do mês pelo menos 400 dos 1 300 cargos gerenciais serão eliminados.
    A pergunta é :

    Mesmo com o aporte do BNDES para a fusão , o governo não poderia barrar essas demissões??

    Justino Medeiros Salvador – Ba

  169. Já se passaram 6 anos e
    Já se passaram 6 anos e ainda há quem não aceite que o metalúrgico , sem curso superior, mostrou prá todo mundo que sem geração de emprego o País não sai do lugar. Já imaginou se o PT fosse perfeito?
    O que nós faríamos com o partido acadêmico, que só sabe filosofar, sociologar e psicologar?
    Já sem saber o que fazer, atira-se prá todo lado. Mas continuamos e vamos continuar de pé. Em cena está o Brasil, não esses Servidores Públicos(???).

  170. Os Senhores da aristocracia
    Os Senhores da aristocracia politica de SP e do PSDB e DEMOS! estao desesperados! Acho que ate mesmo povo em geral verifica as manobras deles! Paulatinamente Serra vem caindo nas pesquisas! Eles serão capasses de tudo! Se ele e um dos traidores da democracia em 64! Ele e capaz de tudo!

  171. Minha paranóia paira no ar do
    Minha paranóia paira no ar do Paranoá . Pairava.
    Desta vez paira nos capos do Capibaribe ….

    Há asteróides no ar além dos Incitatus nas cadeiras …
    Nos arrecifes marolulinhas ondeam tsunamis até os altos da Sé .
    Pernas em cumbucas , dá de tudo , lulas e jarbas de violoncelos …

    Tal prestidigitador a desviar o foco , aplicando a Síndrome de Rícupero ( bom divulgo , ruim escondo ) IrRECUPERAvelmente , a mídia , caiu no conto pautado pelo Demo e asseclas : a intenção do sócio do ócio logo da maconha Fumada em Horário Comercial esfumaceou .

    Os 84 % de aprovação do pernambucano ululante não ecoou …

    Roberto a soFREiRE como aspone do alcaide , que cá se sabe ..leva 12 paus… para o Dem e o mal não foi além …

    O new point turistico mineiro ( que resta nas Geraes ? Drummond ” é um retrato na parede em Itabira , mas como dói ” ,
    seus contistas enfeitiçados perderam as Letras em São Tomé , o E T de Varginha etclipsou ,
    o Cruzeiro , de Tostão , perdeu valor real ,
    seus compositores não mais letram nossos solfejos , nossos arpejos ,
    o clube da esquina foi pra Skankteio , pra Sepultura ,

    Pelé , ha muito , não palpita seus tres corações ,
    Jk virou , apenas uma sigla , pequenina , em Diamantina ,
    a crise do EUA deu crack nos valEdOlares do governador , crase no ÙAI ..
    Guimarães que aliterou as rosas só é lido pra fuvest …
    Luz nas Cifras vai ( um dia ) ser portal , onde foi posto de fraldas …

    Fora de Juízo , dois vices : um nasceu em ita no mar , quer ser franco atirador , ancora moral …
    uma vicejou universal , floreou com neves neto , que adora vice …
    No farol , incontinente , levita , apostando em bons sons , em fotos de holofotes , HELÔfonte do Portal , arigatô ! )

    o castelo de edu do mal amoral colocou São João Nepomuceno ( onde a alcaidessa é sua mana ) no mapa . logo , multidões pagarão pedágio e ingresso , subirão nas torres … ” do alto DEMos nas Torres 25 milhões de reais vos contemplam …”

    Leio que o irmão do deputado é casado com a irmã da miriam leitão .

    Hajime de ! ( fala sério ! ) então o esgar habitual , o sorriso enigmático tal monalisa já antevia o alisamana ?

    mira in leilão sabia que … o maná emana na mana !!!

    Mas até sexta vem mais por aí . esses caras são do ramo …

  172. Minha paranóia paira no ar do
    Minha paranóia paira no ar do Paranoá . Pairava.
    Desta vez paira nos capos do Capibaribe ….

    Há asteróides no ar além dos Incitatus nas cadeiras …
    Nos arrecifes marolulinhas ondeam tsunamis até os altos da Sé .
    Pernas em cumbucas , dá de tudo , lulas e jarbas de violoncelos …

    Tal prestidigitador a desviar o foco , aplicando a Síndrome de Rícupero ( bom divulgo , ruim escondo ) IrRECUPERAvelmente , a mídia , caiu no conto pautado pelo Demo e asseclas : a intenção do sócio do ócio logo da maconha Fumada em Horário Comercial esfumaceou .

    Os 84 % de aprovação do pernambucano ululante não ecoou …

    Roberto a soFREiRE como aspone do alcaide , que cá se sabe ..leva 12 paus… para o Dem e o mal não foi além …

    O new point turistico mineiro ( que resta nas Geraes ? Drummond ” é um retrato na parede em Itabira , mas como dói ” ,
    seus contistas enfeitiçados perderam as Letras em São Tomé , o E T de Varginha etclipsou ,
    o Cruzeiro , de Tostão , perdeu valor real ,
    seus compositores não mais letram nossos solfejos , nossos arpejos ,
    o clube da esquina foi pra Skankteio , pra Sepultura ,

    Pelé , ha muito , não palpita seus tres corações ,
    Jk virou , apenas uma sigla , pequenina , em Diamantina ,
    a crise do EUA deu crack nos valEdOlares do governador , crase no ÙAI ..
    Guimarães que aliterou as rosas só é lido pra fuvest …
    Luz nas Cifras vai ( um dia ) ser portal , onde foi posto de fraldas …

    Fora de Juízo , dois vices : um nasceu em ita no mar , quer ser franco atirador , ancora moral …
    uma vicejou universal , floreou com neves neto , que adora vice …
    No farol , incontinente , levita , apostando em bons sons , em fotos de holofotes , HELÔfonte do Portal , arigatô ! )

    o castelo de edu do mal amoral colocou São João Nepomuceno ( onde a alcaidessa é sua mana ) no mapa . logo , multidões pagarão pedágio e ingresso , subirão nas torres … ” do alto DEMos nas Torres 25 milhões de reais vos contemplam …” deletou

    Leio que o irmão do deputado é casado com a irmã da miriam leitão .

    Hajime de ! ( fala sério ! ) então o esgar habitual , o sorriso enigmático tal monalisa já antevia o alisamana ?

    mira in leilão sabia que … o maná emana na mana !!!

    Mas até sexta vem mais por aí . esses caras são do ramo …

  173. Nassif,
    Faça uma análise
    Nassif,
    Faça uma análise sobre a economia de Pernambuco nos últimos anos. Pode ser da era FHC para cá. Depois, pergunte a Jarbas se ele ama PErnambuco e porque ele defende tanto Serra. No governo tucano, Nassif, Pernamkbuco vivia de pires na mão. Jarbas é autoritário e explosivo e não se abstém de fazer qualquer calúnia, também, para conseguir o que quer. Eduardo Campos que o diga. Quanto a consideração da tucanada por Pernamabuco, você pode perguntar também a Roberto MAgalhães o que é dinheiro azul e branco (as cores do estado). Mesmo assim, estão todos do lado de Serra. Mas o povo está do outro lado, porque está vendo a metamorfose pela qual o estado está passando. Muitos investimentos acontecendo (alguns eles dizem que são deles, mesmo que há quarenta anos não tiraram do papel… Quanto as acusações, apenas contemplemos as companhias, para então deduzirmos os interesses em jogo!

  174. A respeito desses mesmos
    A respeito desses mesmos mecanismos “políticos” (o termo “políticos” deve morrer de vergonha de usarem-no desse jeito…) do PMDB, há um artigo extremamente lúcido e muito bem-humorado nesse blog:
    http://sorryperiferia.blogger.com.br/
    Post de 30 de janeiro: “O PMDB, A JACA E A MARI ALEXANDRE”.
    Leitura certeira!

  175. O estado de Pernambuco, por
    O estado de Pernambuco, por muito tempo, sofreu e ainda sofre, pelos atos destes políticos sem escrúpulos que defendem, como paladinos, a industria Sucroalcooleira. Por muito tempo, o estado foi vítima de um desinteresse na vinda de outros investimentos. Existe uma grande massa de pessoas que vivem na Zona da Mata pernambucana trabalhando por um mísero salário na monocultura da Cana -de- Açúcar. Jarbas vasconcelos é um dos que fazem vista grossa para tal situação.

  176. O artigo é excelente,
    O artigo é excelente, excelência que já é uma constante nos artigos do Nassif, sejam eles sobre política, economia ou temas culturais, como música por exemplo, conhecendo até Frevo, tema por quem sou apaixonado, como grande folião pernmabucano que sou.
    O Senador Jarbas passa uma imagem de político ilibado a nível nacional. Porém, seu passado recente, quando abandonou todas as suas bandeiras e aliou-se à escória da política pernambucana, quando manteve a imprensa local sob o seu julgo a custo de muito dinheiro, quando se envolveu com grandes empreiteiras em negiociações no mínimo questionáveis, e quando dominou a Assembléia legislaiva, quando Governador, à base de mensalão – enquanto criticava o governo Lula pelo mesmo motivo – apontam para o completo descrédito deste ex-político.

    Luiz Gonzaga de Castro
    Prof. de Dermatologia da UFPE

  177. Com Jarbas, sem Jarbas.
    Com
    Com Jarbas, sem Jarbas.
    Com Zés, sem Zés.
    Com Jader, sem Jader.
    Sem ACM, com ACMs.
    Com Maluf, cem Malufs…
    Com tantos uns e tantos outros
    meus dias se passam
    e de crédito, dignos são poucos
    tanto que quase já me conformo
    diante de tanta treita
    só não percebem os loucos
    Somos uma tremenda Maranheta!

  178. Os métodos do Serra e de seus
    Os métodos do Serra e de seus aliados nunca mudam. Lembram do caso LUNUS (acho que o nome era esse), um factóide criada pelo governo FHC para destruir a campanha da Roseana Sarney e favorecer a candidatura Serra? A ladainha é sempre a mesma: ficam batendo a tecla de uma suposta ética devido a falta de propostas ou projetos concretos de governo; é só um bla-bla-blá sem fim. Acho que o fato do TUCANO ser o símbolo do PSDB deve ser uma alusão ao tamanho do bico….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador