A morte de Sérgio Naya

Atualizado

Por EDSON MEDEIROS

Confirmando…

DE O GLOBO

Sérgio Naya, dono da construtora do Palace 2, morre em Ilhéus

RIO – O ex-deputado federal Sérgio Naya morreu nesta sexta-feira, aos 66 anos, em Ilhéus, na Bahia. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Naya era dono da construtora Sersan, responsável pela construção do edifício Palace 2, na Barra da Tijuca, que desabou em 22 de fevereiro de 1998, durante o carnaval. A tragédia completa 11 anos no próximo domingo. Oito pessoas morreram soterradas e quase duas mil ficaram desabrigadas.

Após o desabamento, ficou comprovado que o edifício fora construído com material de qualidade ruim, como areia da praia, além de erros de cálculo nas vigas de sustentação.

Comentário

Foi erro de cálculo, não de qualidade de material. Na época ousei enfrentar o efeito-manada, a partir de um email que recebi de um engenheiro de prefeitura de São Paulo, comprovando que só poderia ter sido erro do calculista. E erro no cálculo da obra não havia como ser escamoteado. O que mantinha Naya como responsável cível pelas perdas e pelas mortes, mas não responsável penal.

O engenheiro também mostrava que a história da areia encontrada nas fundações era típica armação jornalística. O inquérito confirmou essas hipóteses.

Pesava contra Naya o fato de ser um político de quarta categoria, que usava o cargo para abrir portas.

Comentário 2

Atenção: há uma possibilidade (não uma certeza, ainda) de Naya ter sido assassinado. Amanhã tentarei trazer mais dados.

Luis Nassif

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif,

    Como
    Caro Nassif,

    Como profissional ramo imobiliário, há 30 anos, parte dos quais atuando em construtoras, não posso admitir que um construtor tenha voluntariamente construido prédios que pudessem cair.

    Acompanhei este caso na época. Se os materiais utilizados fossem de péssima qualidade, certamente o seriam por irresponsabilidade (ou corrupção) de funcionários da construtora, o que, diga-se, não excluiria a responsabilidade civil do construtor, mas lhe livraria cara da responsabilidade criminal. Como voce mesmo anotou no seu comentário.

    De fato, o que ocorreu foi erro nos cálculos estruturais, cuja consequência é a mesma acima relatada.

    O Sr. Sérgio Naya era figura carimbada. Empresário agressivo, procurava obter o maior lucro possível, o que, por si só, não constitui crime. Nesta linha procurou atrasar as indenizações.

    Mas este é um caso clássico de linchamento promovido pela mídia, que viria a atingir o seu auge com o caso “Escola de Base”.

  2. Pode ser ele ou o empregado
    Pode ser ele ou o empregado dele.
    Mas que o cara se achava amigo do rei e que passaria sobre tudo se achava.
    Acabou assim.
    Primeiro perdeu a arrogância.
    Depois o pequeno poder.
    Ficou com fama ruim.
    E…
    Morreu!
    Valeu a pena? Dizer que era amigo do rei e acabar?
    Só deixou má fama e dívida e gente querendo receber.
    Criou tristezas e mágoas.

  3. Independentemente do
    Independentemente do ex-deputado ter parte da culpa pelo desabamento dos seus prédios,e da morte das pessoas vitimas da má construção da obra,o que mais lamenta-se,é a morosidade da justiça,em indenizar às vitimas,ou a seus familiares,com os poucos bens que ainda estão no nome do falecido empresário,antes que a mesma justiça permita que seus herdeiros dilapidem tudo.

  4. Não entro no mérito das
    Não entro no mérito das causas do desabamento (ou desmoronamento)dos imóveis, mas, o seu trágico efeito. As vítimas, tenho certeza, não têm saudades nenhuma desse cidadão, assim, como não deixarão saudades, aqueles responsáveis pelo desabamento da estação da linha 4 do metrô paulista, que sequer tiveram o cuidado de isolar o local por onde trafegavam (parte superior) os veículos que foram tragados pela cratera que ali se estabeleceu. Voce deixou um rastro que nada, nem o dinnheiro, apagará o seu curso por este planeta. Até comemorou com uma taça de champanhe. Hoje, onde estiver, está no mundo da verdade verificando que és tão igual àqueles que debochou. Esteja em paz, Naya.

  5. Outro dia a capa de uma
    Outro dia a capa de uma revista dizia qualquer coisa como “A Máfia não é mais a mesma” ou parecida. Não li a matéria. Suponho que se trata do obvio: a máfia com cnpj financia mandato, inscrição parlamentar, os quais usam e abusam do trafico de influência. É uma organização completa. Tem seus tenentes, aqui no Brasil chamados de coronéis, e os ajudantes de ordem. Estes eternos bois de piranha estão dispostos, a custa de bom salário, levarem ponta-pé no traseiro, mão decepada ou mesmo e mais raro, cabeças rolam. E as coisas se perpetuam visto que tais figuras parecem gerar herdeiros-clone para seus feudos maquiados de modernidades democráticas. Pura fantasia esta tal democracia.A seletividade é instrumento da hermenêutica ou, a hermenêutica a serviço da seletividade. Tanto faz, desde que não desagradem ao acordado entre “padrinhos”. Será o que parece? Causas julgadas assim e logo ali adiante julgada assado.
    Tem jeito isto? De quantos Sepúlveda precisaríamos para que acabe o malabarismo do “jeitinho”?
    É triste ver cidadãos que em tese já seriam maduros e cultos o suficiente para abrirem mão de “fazer o nome” com interesses politiqueiros; prestando-se ao papel de lugar tenente de alguém encaminhando a justiça à imoralidade do “porque esta ou não esta escrita na lei”, e cuja lacuna beneficia beltrano e não sicrano que não é do feudo, ou aspirante a ele. É difícil não generalizar. Padrinhos e afiliados formam uma grande e feliz família a final de contas.Tudo isto não é novidade para ninguém; nesta ciranda cirandinha gira o mundo, não só o Brasil, e assim continuará sendo. É o que desespera a quem desabafa depois de ler aqui “O Cerco a De Sanctis”, “Ativismo Seletivo de Celso Melo” e “A Morte de Sergio Naya”;que dia, que seqüência! E como o magro do Bonfa na ex-escolinha do Chico, diria “não me faça pegar nojo”.

  6. Ele passou bem. Esse hotel em
    Ele passou bem. Esse hotel em que ele estava hospedado eu conheço e é um espetáculo. Também já me hospedei nele.
    Eu gostaria é que o espólio indenizasse as vítimas do Palace, mas inventário demooooooooooooora!

  7. Por falar em morte, os atores
    Por falar em morte, os atores Paulo José e Mariana Ximenes quase morreram afogados na praia de Itapuã, hoje, aqui em Salvador. Graças a Deus estão bem e fora de perigo, mas foi preciso os guardas-vidas retirá-los do mar.

  8. Nassif,

    Esperemos que no
    Nassif,

    Esperemos que no “andar de cima” o encontro com aqueles que perderam suas vidas seja brando. Não creio.

    Não posso dizer que ele descansará em paz… A turba que o aguarda é grande. Mas um dia, com certeza.

    Planta-se trigo, colhe-se trigo.

    Soledad

  9. Bem vindo ao mundo real,
    Bem vindo ao mundo real, agora ele se iguala aos pobres, mesmo com caixão feito em madeira de lei.
    Nada levará alem de sua ambição.
    Uma das maiores vergonha da justiça, quase 11 anos e as vitimas ainda não receberam suas indenizações.
    Isso agora se agravará, graças ao Gilmar Mendes, acontecerá também com o DD e tantos outros que não vale a pena nomear,também faltaria espaço no Blog.
    Como o Naya, eles também estarão em breve na horizontal, digo em breve porque esta vida é muito curta e se igualarão aos pobres.
    Que ardam no mármore do inferno.

  10. O sujeito poderia ser de
    O sujeito poderia ser de terceira, mas o prédio caiu por erro de cálculo estrutural, o que nao tem nada a ver com a qualidade da construção.

    Aliás, por pior que seja o empresario, NINGUÉM que seja minimamente inteligente constrói um edifício e economiza ao ponto de colocar em risco a estabilidade do mesmo.

    Ainda, todo o processo que leva a construcao de um edifício é bem complexo, e envolve diversos riscos – desde a sondagem do solo, calculo ds fundacoes, calculo estrutural, aquisicao e controle da qualidade dos materiais da estrutura (areia, cimento, brita, aco), procedimentos e controles de formas, de escoramento, de colocacao da armadura, ancoragens, producao e controle da resistencia do concreto, cura do concreto, etc.
    As boas tecnicas e a boa engenharia levam a minimizar os riscos. De qualquer forma, estatisticamente é possivel que uma obra que siga as boas normas venha a ruir, e uma que nao siga se mantenha estavel.

  11. Poxa, esta do paulo José e a
    Poxa, esta do paulo José e a ximenes… é preciso se cuidar no mar, putz! moro perto do mar há muitos anos, não se brinca com a força daquelas águas.
    E qto ao Naya, não lamento, não sou hipócrita- era um cínico e safado.

  12. O grande problema do
    O grande problema do empresário brasileiro é que via de regra o seu pé está chafurdado na lama da política baixa e rasteira, aquela das trocas generosas, informações privilegiadas, financiamentos camaradas, olhos fiscais que fingem não ver e tudo o que é de nocivo para o povo que afinal é quem sustenta essa camarilha.
    Concordo contigo Nassif no tocante ao prédio, ninguém faz aquilo para desabar, a minha família é toda ligada a construção civil e você está redondamente certo quando afirma que o erro foi de calculo, aonde o construtor economiza e solapa a grana é no acabamento que é a parte mais cara da obra e acabamento ruim não faz prédio desabar, seria uma lógica burra e o Naya era tudo menos burro.
    Qunato a morte em sí alguns se sentirão vingados outros nem tanto, entre os quais me incluo até mesmo porque acho honestamente que o Naya já estava morto desde o momento em que perdeu o poder e o prestígio que ele achava que possuía, que fique de lição para os Vedoin ladrões da saúde e o Geraldo Coan ladrão de merenda e do futuro das crianças pobres do país que caixão não tem gavetas e a vida e trajetória de todoo ser humano é diferente mas o fim é o mesmo, inexoravelmente, a vida me ensinou que a melhor forma de viver é não ter rancor nem mágoas de ninguém só fazem mal a nós mesmos. Que descanse em paz.

  13. Se sempre visou ao maior
    Se sempre visou ao maior lucro possível e procurou protelar as indenizações, foi desumano. Não demonstrou sensibilidade para com os que morreram e para com os que ainda estão sofrendo com a nossa justiça lerda. Não que advogue a lei do olho por olho, mas a lei de causa e efeito que rege todas as consciências, neste momento está agindo. Ninguém dela pode fugir.

  14. Será simples conhecidencia ou
    Será simples conhecidencia ou mistério de uma força transcedente?.
    Choro e muita tristeza entre pesoas que precisavam de moradia,
    Anos depois da mesma época (CARNAVAL) morre quem provocou a tragédia …

  15. O Naya ao que parece era um
    O Naya ao que parece era um descuidado , um “cuca fresca” ; há cerca de
    6 anos cruzei com ele no Aeroporto de São José do Rio Preto , onde foi
    dar depoimento à Justiça , em função de problema de obra na cidade.
    Andava leve livre e solto , embora já com muitos desafetos !
    Deus o tenha

  16. Material inferior ? …. erro
    Material inferior ? …. erro de cálculo ? …. arrogância ?….. calote nas indenizações ? empurrou a justiça dos homens com a barriga ?…

    Isso não é nada ! …. o verdadeiro julgamento está começando agora !

    Quanto ao veredicto, … bom, acho melhor o ex-deputado e ex-vivo, não ficar muito otimista.

  17. MEU CARO AMIGO SO TENHO A TE
    MEU CARO AMIGO SO TENHO A TE DIZER AQUI NA TERRA O QUE SE FAZ SE PAGA , TUDO CHEGA A SUA HORA POIS SE PLANTAMOS O BEM AOS OUTROS SO RECEBEMOS O MELHOR SENAO , SERA FEITO A VONTADE DE DEUS.

  18. Engraçado… já li tanta
    Engraçado… já li tanta coisa sobre os métodos duvidosos, as estranhas lógicas entre outras coisas dos nossos ministros do stf, e vem você e se pega numa filigrana jurídica para transformar o Naya em vítima? Ainda que em vítima só pela metade. Fosse ele coisa boa, tentava logo fazer um acordo com as vítimas, indenizava todo mundo e punha um ponto final no assunto. E daquele ponto em diante, passaria a tomar mais cuidado na hora de contratar seus calculistas. Não sei se você que leem o blog agora se lembram… mas, na época, foram divulgadas imagens do ex-deputado sendo informado por assessores dos materiais inadequados que teriam utilizados em suas obras e ele simplesmente ria e debochava da sorte de seus crédulos clientes. Chega a ser desrespeitoso com as vítimas… familiares das vítimas, por quem o senhor Naya nunca esbolou a mínima solidariedade humana. Realmente, abrir um comentário para enfiar nele este conteúdo, me parece um pouco de mais, ou de menos pra se fazer. Quando não tiver algo nobre para postar, lave uma louça, pegue uns panos pra lavar ou leia um romance, como dizia a letra do velho e saudoso Wally Salomão…
    Abs.

  19. Aqui no planalto de
    Aqui no planalto de Piratininga, os índios Guaranis, Kaingangs e Krenaks, sobreviventes da catequese Anchiêtica, concordam com e aplaudem os Índios Tupis do Alto Xingu.

    Mas, bondosos que são, já encomendaram seu espíríto errante aos bispos da Renascer, Hernandez e Sônia, cujo Urso defensor acaba de lhes conseguir “free pass” para prosseguir as obras demolidoras de Canaya.

  20. É bem provável que ele tenha
    É bem provável que ele tenha sido assassinado. Não por uma das vítimas do desabamento ou qualquer outro credor. Seria burrice. Talvez ele tenha sido assassinado pelos parentes dele mesmo.

    Stanley, seu nível de informação ou de intuição é uma dos mistérios desse blog. Incrível!

  21. Mais uma que eu não sabia. A
    Mais uma que eu não sabia. A história da areia foi armação midiática??? Vou ter que começar a rever todos os grandes acontecimentos que marcaram minha juventude. Eu acredito em uma coisa (divulgada pelo JN e outros veículos) no final acabo descobrindo que é o oposto!!

    O JN ontem, ao dar a nota de falecimento, lembrou que o ex-deputado foi acusado de construir o Palace II com areia da praia.

  22. Do G1

    Corpo de Naya foi
    Do G1

    Corpo de Naya foi retirado do hotel sem autorização da polícia, diz delegada

    O corpo do empresário e ex-deputado federal Sérgio Naya foi retirado do hotel sem autorização da Polícia Civil, segundo informou a delegada Adriana Taternostro, da Delegacia de Proteção ao Turista, que investigará o caso.(…)

    “O perito tirou o corpo sem ter autorização. A autoridade policial não foi comunicada. Quem dá autorização para tirar corpo é a Delegacia de Proteção ao Turista, que comunica, em seguida, o Departamento de Polícia Técnica”, disse Adriana.

    Segundo ela, um médico amigo de Naya chamado para fazer o atendimento teria chamado o legista e levado o corpo na funerária. (…)

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1012021-5601,00-CORPO+DE+NAYA+FOI+RETIRADO+DO+HOTEL+SEM+AUTORIZACAO+DA+POLICIA+DIZ+DELEGADA.html

  23. Cara Soledad Larraz,lamento
    Cara Soledad Larraz,lamento contradize-la porem a frase feita que melhor traduz o que esperamos aconteça com a outra vida do Sérgio Naia,é a seguinte: “Quem planta ventos colhe tempestades”.
    Espero(e confio)que no encontro para prestação de contas que este ex-empresário e ex-deputado terá com quem cobra as nossas realizações na terra,seja diferente do que aconteceu com a justiça dos homens.
    Lembro-me muito bem dele festejando com champagne francês,em seu belo apto de Miami,uma véspera de Natal,e rindo das pessoas que tiveram seus aptos destruidos pela sua falta de visão empresarial e responsabilidade.

  24. Nassif,

    Apenas sinto pelas
    Nassif,

    Apenas sinto pelas pessoas que morreram.
    Assisti a um vídeo na época em que o cidadão que se foi ,debochava dos menos favorecidos.
    Não me recordo exatamente do conteúdo,mas lembro-me que fiquei perplexa.

    Talvez alguém possa resgatar este episódio.

  25. “Stanley, seu nível de
    “Stanley, seu nível de informação ou de intuição é uma dos mistérios desse blog. Incrível!”

    Nassif, você tá falando sério ou está me gozando pela minha mania de conspiração? rsrsrsrs.

    Que nada. Você é craque.

  26. Stanley Burburinho:

    Esse
    Stanley Burburinho:

    Esse tipo de pessoa, por conta de suas inumeras falcatruas esconde dinheiro espalhando-o pelo mundo.
    Chega uma hora que acaba dependendo de familiares ou amigos para ter acesso a esta grana, Aí começa a inveja e a ganacia
    O PC que o diga!!!
    O DD que se cuide!!!

  27. Interpretar e tirar
    Interpretar e tirar conclusões a respeito das notícias , está se tornando
    cada dia mais dificil.
    A brasileira disse que foi agredida por neo nazistas e quase todos acreditaram ; a moça no Paraná disse que foi estuprada e agora o
    Delegado afirma que ela foi molestada , bolinada.
    Agora a morte do Naya vai suscitar as mais disparatadas conclusões !

  28. “(…) Terceiro dos nove
    “(…) Terceiro dos nove filhos de uma família de classe média de uma pequena cidade de Minas Gerais, ele chegou à capital logo depois de se formar em Juiz de Fora, no final dos anos 60.(…)”

    “(…) A rede de emissoras, porém, é uma ínfima parte da imensa fortuna de Naya. Ele é dono de milhares de imóveis no Brasil, nos Estados Unidos e na Espanha, uma dezena de carros de luxo, três jatinhos, empresas de mineração e de turismo.(…)”

    “(…) Aos 55 anos de idade, Naya continua solteiro e gosta de circular ao lado de belas mulheres. Hipocondríaco, é um workaholic que só dorme cinco horas por dia e faz o tipo truculento.(…)”

    http://www.terra.com.br/istoe/politica/148330a.htm

    “(…) Paulo Naya, irmão do empresário e ex-deputado Sergio Naya, 66 anos, que morreu na madrugada de sexta-feira (20), chegou na manhã deste sábado a Ilhéus, no sul da Bahia, para buscar o corpo do irmão. Naya foi encontrado morto em um quarto do hotel Jardim Atlântico, onde estava hospedado, havia dez dias com seu motorista para tratar de negócios na cidade.(…)”

    “(…)Amigo de Naya e de sua família, o ex-deputado federal e médico Jorge Viana (PMDB-BA), o primeiro a chegar ao hotel acompanhando o médico legista, lembrou que o empresário possuía um histórico de problemas cardíacos e já havia enfrentado dois acidentes vasculares cerebrais.(…)”

    http://noticias.uol.com.br/politica/2009/02/21/ult5773u677.jhtm

    20/02/2009 – 21p9

    Corpo de Naya foi retirado ilegalmente, diz delegada

    Salvador – A titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) de Ilhéus, município a 459 quilômetros ao sul de Salvador, Adriana Paternostro, afirma que as investigações sobre a morte do empresário e ex-deputado Sérgio Naya podem ter sido atrapalhadas pela remoção ilegal do corpo do hotel Jardim Atlântico. “Não fomos comunicados sobre a morte nem autorizamos a retirada do corpo”, disse. “Essa autorização é dada pela delegacia, que depois comunica o Departamento de Polícia Técnica, que providencia a remoção para o Instituto Médico Legal.”

    O corpo de Naya, encontrado morto na tarde de hoje em seu quarto no hotel, já passou por perícia no Instituto Médico Legal (IML). A causa da morte deve ser oficialmente conhecida em até 30 dias, mas suspeita-se que o empresário tenha sofrido um enfarte fulminante

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2009/02/20/ult4469u37677.jhtm

    Comentário meu(Stanley): Minhas perguntas:

    1 – Por qual motivo alguém resolveu ir, sem ser chamado e de madrugada, até o apartamento do Sergio Naya e descobriu o corpo?

    2 – Quem avisou ao ex-deputado federal Jorge Viana que o Naya havia morrido durante a madrugada?

    3 – Por que removeram o corpo sem autorização da polícia? Será que o legista que acompanhou o ex-deputado não sabia que é ilegal?

    Comentário meu(Stanley): Acredito que pessoas próximas do Naya que teriam interesse em preservar o patrimônio dele, estavam inquietas em ver muita grana se esvaindo através de honorários advocatícios para adiar uma causa perdida e sabendo que com uma pequena parte da fortuna do Naya se livrariam das vítimas do desabamento, não mais seria necessário gastar milhões com advogados e ainda sobraria muito para ser repartido.

  29. “Que nada. Você é craque.”
    “Que nada. Você é craque.” rsrsrsrs. Valeu. Por falar em craque. disseram que a Vera Fischer se internou para desintoxicação de drogas na mesma clínica que o Maradona já estava internado. Quando os dois se encontraram pela primeira vez nos corredores da clínica o Maradona olhou para a Vera e disse: ” — Minha heroína!!!!” e ela respondeu: ” — Meu crack!!!”.

  30. Raí,

    Mas é isso mesmo que eu
    Raí,

    Mas é isso mesmo que eu quis dizer.

    Ninguém recebe nada diferente do que dá ao próximo.

    O “quem planta trigo, colhe trigo…” é justamente isso.

    Ou: Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Pueril né?

    Lei do retorno, causa e efeito, enfim, recebemos o que damos. Aqui e lá.

    Você pode burlar as leis aqui, pois temos o livre arbítrio, mas retornando à casa paterna…

    Existe a Justiça Divina. Dela ninguém escapa. Podem até pensar que não exista.
    Lêdo engano. Opinião pessoal, pois sou espírita.

    Um abraço,
    Soledad (sem o Larraz)

  31. Quanto não tiver o que
    Quanto não tiver o que postar, lave uma louça ou pano, ou melhor ainda leia os posts. Estão ótimos.

    Agora quanto à morte do Naya, quem investigará? A valorosa polícia civil de Ilhéus? Vai haver investigação? Ou será tratada como morte por causas naturais?

  32. Acho interessante a forma
    Acho interessante a forma como as pessoas julgam às outras. Sabemos que o Naya cometeu muitos erros, mas quem somos nós para julgarmos? Quem é que tem o passado tão limpo a ponto de condenar o erro alheio? Longe de mim defender às sujeiras de quem quer que seja, mas daí a apedrejar as pessoas é ridículo. Será que somos todos tão santos assim? Vamos fazer a tradicional retrospectiva pelo nosso passado, garanto que cada um encontrará lá uma falta cometida, seja de maior ou menor gravidade. Todo mundo mente, todo mundo trai, todo mundo tem seu momento de cinismo e hipocrisia, nem que seja uma única vez nessa vida. Vamos deixar que a Justiça seja feita por quem é de direito. E agora Deus cuida disso. Li muitos comentários tais como: “Espero que sua morte tenha sido lenta e dolorosa…” Será que essa pessoa tem um bom coração? Não pode ser grande coisa alguém que deseja isso para outro ser humano qualquer. Espero que compreendam meu ponto de vista. Resumindo: Quem somos nós para julgar? E ainda: “Atire a primeira pedra, aquele que nunca tiver pecado”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador