Aos 76 anos, morre Marco Aurélio Garcia, ex-assessor da Presidência

marcoaureliogarcia_eduardo_maretti_rba.jpg
 
Foto: Eduardo Maretti/RBA
 
Jornal GGN – Nesta quinta-feira (20), Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência para República para Assuntos Internacionais, morreu aos 76 anos de idade, vitimado por um infarto fulminante.
 
Filiado ao Partido dos Trabalhadores, Garcia foi vice-presidente do partido de 2005 a 2010 e era considerado um dos melhores analistas da cena geopolítica. Junto com Celso Amorim e Samuel Pinheiro Guimarães, foi responsável por determinar a política externa no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. 
 
Professor aposentado do Departamento de História da Unicamp, ele também foi um dos idealizadores dos Brics e pelo fortalecimento das relações Sul-Sul.

 
Em entrevista concedida em março deste ano para o Brasil 247, ele criticou a política externa adotada pelo governo de Michel Temer. “Estamos indo para a terceira divisão ou para a quarta divisão do campeonato mundial. Nos marginalizamos”, afirmou. 
 
“Antes, éramos acusados de fazer política ideológica, mas nós fazíamos política com os governos da região. Agora, tanto o ministro [José] Serra quanto o Aloysio Nunes procuraram, sim, fazer uma política ideológica, mas uma política ideológica de direita, se associando com setores de oposição na maioria dos países, na Venezuela em particular, e com isso, perdendo a oportunidade de exercer uma função mediadora”, analisou o ex-assessor. 
 
No vídeo abaixo, Garcia fala sobre a influência da Globo e da família Marinho na política brasileira:

Abaixo, o vídeo do Arquivo Projeto “Brasil Nunca Mais”, em Marco Aurélio Garcia conduz o resgate da memória da ditadura no país.

Assine

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  Caro Nassif, o Dr. Marco

     Caro Nassif, o Dr. Marco Aurélio Garcia, um grande brasileiro. Meus respeitos e pêsames.aos familiares e amigos.

  2. Triste

    Muito triste. O Brasil perde um grande intelectual e um político muito pró-ativo.

    Vai fazer muita falta.

    Para a esquerda, especialmente, a sucessão de más notícias parece interminável nos dois últimos anos.

  3. Pela raiva que a direitona

    Pela raiva que a direitona sempre teve dele e das suas ideias (postas em prática), fará muita falta a este, agora, país de merrecas. 

  4. Uma década de esforço dele
    Uma década de esforço dele foi destruída em alguns meses.

    Ele deve ter morrido muito triste.

    Espero que Michel Temer tenha uma morte ainda mais terrível.

  5. Morre um grande brasileiro,

    Morre um grande brasileiro, mas permanecem entre nós Jose Sarney, Michel Temer, João Doria, Marina Silva, Geraldo Alckmin, Cristovam Buarque, Jose Serra e tantos outros. Marco Aurelio Garcia, vivo eternamente!

  6. aos….

    Junto com Amorim e Guimarães sim. Mas não no mesmo nível. Estes dois poderiam ter feito uma nova Escola de Diplomacia no Brasil. É triste ver como perdemos tantas oportunidades. E mais lamentável vê-los sendo substituídos por Serra e Aloisio. O Brasil dá um passo a frente e dez para trás.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador