Ex-funcionário da Presidência confirma participação direta de Bolsonaro na tentativa de recuperar joias sauditas

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Segundo depoimento colhido pela PF, Bolsonaro participou de telefonema em uma última tentativa de recuperar conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões

Antes de deixar a presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) teria participado de um telefonema para tratar sobre um ofício, que seria usado para resgatar o conjunto de joias sauditas de R$ 16,5 milhões apreendido pela Receita Federal no final de 2021. 

O relato foi dado pelo ex-chefe do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência da República,  Marcelo da Silva Vieira, à Polícia Federal. 

Segundo apuração do Blog da Andreia Sadi, no G1, Vieira afirmou em depoimento que, em dezembro de 2022, o ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, pediu para ele assinar um ofício que seria enviado à Receita para solicitar incorporação dos bens apreendidos. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Cid enviou ofício para Vieira em 27 de dezembro, às vésperas de Bolsonaro deixar o governo. Contudo, Vieira se negou a assinar o documento. 

Em meio a negativa, Vieira e Cid se falaram por meio de ligação telefônica para tratar sobre o assunto. O ex-chefe de gabinete, no entanto, disse à PF não se lembrar quem fez a ligação.

Durante o contato, “Mauro Cid colocou a ligação no modo viva-voz e pediu ao declarante para que explicasse ao Presidente da República essa situação e por que não poderia assinar [o ofício].”

Vieira afirmou, então, que deu explicações técnicas sobre a impossibilidade e que Bolsonaro disse “ok, obrigado”. 

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador