CPI Cachoeira adia votação de requerimentos

Por foo

Do Terra

CPI do Cachoeira adia votação de requerimentos e ruma para o fim

Luciana Cobucci

A pedido do relator, o deputado Odair Cunha (PT-MG), a comissão parlamentar mista de inquérito (CPI) que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com autoridades e empresas adiou, em reunião na manhã desta quarta-feira, a votação de 533 requerimentos constantes em pauta – que pedem, inclusive, a convocação de autoridades, acareação e quebra de sigilos dos envolvidos. Com isso, os trabalhos da comissão, que estavam parados desde agosto, caminham para o fim. “É só marcar a missa de 7º dia”, alfinetou o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).

Os parlamentares ainda discutem o tempo de prorrogação dos trabalhos. O governo quer que a CPI acabe junto com a presente legislatura (em 22 de dezembro, último dia de trabalho antes do recesso), mas a oposição pede mais 180 dias de investigação. Há pressa porque os trabalhos terminam oficialmente no dia 4 de novembro, próximo domingo. Amanhã é o último dia útil de funcionamento parlamentar, já que sexta-feira é feriado (Dia de Finados).

Parlamentares que defendem a prorrogação por 180 dias alegam que não há sentido adiar os trabalhos, principalmente por tempo menor, sem a aprovação de requerimentos que pedem a quebra de sigilos das empresas laranja operadas pela Delta.

O deputado Onyz Lorenzoni (DEM-RS) criticou a decisão de adiar a votação dos requerimentos. “A derrota deixa clara a farsa que se instalou hoje, não se quer investigar as relações dos corruptores. A Delta não virou maior empreiteira do governo de graça, ela pagou por isso. Farsa que foi montada porque se interrompeu a CPI em agosto com argumento de eleições municipais, e isso é inaceitável”, disse.

Dois requerimentos – um pedindo a prorrogação por 48 dias e outro, por 180 – ainda dependem das assinaturas de 27 senadores e 171 deputados. Ainda não se sabe qual dos requerimentos vai valer: a Mesa Diretora do Congresso Nacional foi acionada pelo presidente da comissão, Vital do Rêgo (PMDB-PB), a pedido do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), para decidir a questão. Na prática, se o requerimento que pede prorrogação por 48 dias prevalecer, os trabalhos da CPI serão infrutíferos, já que não há tempo hábil para novas investigações.

“Não há como fazer encenação, a CPI está terminando hoje. Com prorrogação de 48 dias, decretamos o encerramento da CPI. Cabe dizer que mais uma vez não nos corrigimos, não aproveitamos as oportunidades para recuperar a credibilidade do Congresso”, afirmou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), líder da oposição no Senado.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador