CPI do MEC já tem assinaturas suficientes para ser protocolada no Senado

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

A base do governo, no entanto, deve tentar barrar a investigação, sob o argumento que existem outras apurações na fila

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou no começo da tarde desta quinta-feira (23) que conseguiu coletar 28 assinaturas para protocolar o pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar corrupção no Ministério da Educação (MEC) durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). 

Os dois últimos senadores a assinarem o requerimento para abertura da CPI foram Alexandre Giordano (MDB-SP) e Izalci Lucas (PSDB-DF).

Randolfe espera chegar a 30 assinaturas, numa estratégia para evitar recuo caso algum senador desista de última hora. O presidente da Comissão de Educação, senador Marcelo Castro (MDB-PI), que se comprometeu a assinar quando faltasse apenas um nome, ainda não assinou. 

A ação acontece em meio às investigações da Polícia Federal sobre o envolvimento do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pastores evangélicos próximos de Bolsonaro, que teriam cobrado propina de prefeitos para facilitar a liberação de recursos do FNDE. Ribeiro e dois pastores chegaram a ser presos na terça-feira (22), mas um desembargador do Distrito Federal mandou soltá-los hoje

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Ribeiro seria o responsável por articular junto a pastores a liberação de recursos da pasta, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE) a prefeituras de todo o país. 

De acordo com interlocutores, no entanto, a base do governo deve tentar barrar a investigação, sob o argumento que existem outras apurações na fila.

Leia também:

Prisão de Milton Ribeiro é lembrete a Bolsonaro: se perder nas urnas, poderá ser o próximo

Bolsonaro lava as mãos para prisão de ex-ministro

Advogado de Michelle Bolsonaro assume defesa de ex-ministro Milton Ribeiro

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba como apoiar

Jornal GGN abre inscrições para curso sobre Desinformação, Letramento Midiático e Democracia

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador