Denúncias contra Bolsonaro mobilizam Tribunal de Haia 

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Corte internacional afirmou que “existe interesse" sobre as denúncias, que não devem ser arquivadas

Jair Bolsonaro em 2021 – Foto: Marcos Corrêa/PR

As denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, na Holanda, têm mobilizado investigadores da instituição que pretendem avançar com o processo. As informações são da coluna de Jamil Chade, no Uol, publicada nesta terça-feira (25). 

De acordo com interlocutores da Corte, que pediram para manter o anonimato, o caso está mobilizando os funcionários da procuradoria do tribunal, “existe interesse e há uma perspectiva de que não será simplesmente arquivado”, diz a coluna. 

“Desde 2020, Bolsonaro é alvo de diferentes denúncias no TPI por crimes contra a humanidade e genocídio, seja no contexto do desmonte das políticas de proteção aos povos indígenas, destruição ambiental ou por conta de sua gestão da pandemia diante de minorias”, lembrou o jornalista. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

De acordo com essas fontes da Corte, cinco casos sobre Bolsonaro estão em avaliação preliminar de jurisdição. Um deles já foi descartado. “Mas uma das tendências é de que a procuradoria opte por unificar todas as informações submetidas por diferentes grupos brasileiros e estrangeiros para avaliar se existe uma base razoável para abrir uma investigação”, explicou Chade. 

Além disso, em maio, uma nova denúncia feita pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) sobre a crise do povo Yanomami deve chegar à Corte, em Haia. 

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador