Recife: Como João Campos se estabeleceu como um dos mais bem votados prefeitos reeleitos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O atual prefeito de Recife, João Campos (PSB), foi reeleito na capital pernambucana, com 78% dos votos. Leia no GGN

Instagram João Campos

O atual prefeito de Recife, João Campos (PSB), foi reeleito na capital pernambucana, com 78% dos votos, consagrando-o um dos candidatos mais bem votados e avaliados das capitais brasileiras.

Segundo os pesquisadores Priscila Lapa e Sandro Prado, do Observatório das Eleições no Jornal GGN, o resultado que já era esperado é fruto da “cena política local, além de atributos ligados à personalidade do prefeito”, com destaque para sua habilidade na comunicação política de rua e digital, além do legado deixado na cidade do histórico político de seu pai, Eduardo Campos, e bisavô, Miguel Arraes.

“A narrativa de continuidade do legado político de seu pai, Eduardo Campos, e de seu avô, Miguel Arraes, foi habilmente utilizada para gerar uma conexão emocional com os eleitores mais antigos. Ao mesmo tempo, sua postura moderna e dinâmica atraiu novos segmentos de eleitores”, pontuaram, em artigo do início de setembro.

Além disso, a falta de uma “liderança coesa” de oposição resultaram no enfraquecimento de um possível contraponto a João Campos em Recife. O concorrente e segundo colocado nas urnas, Gilson Machado (PSL), ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro, somava uma ampla rejeição, de 43%, segundo as pesquisas.

Neste cenário, ainda, de acordo com os especialistas Priscila e Sandro, uma recente punição imposta pela Justiça Eleitoral a Machado, por veicular propagandas consideradas “acusações sem provas” relacionadas a um programa de João Campos, deu ao atual prefeito mais 38 minutos de tempo de televisão e direitos de respostas, somando quase 70% do tempo de guia eleitoral.

“Esse quadro reflete, em grande medida, o enfraquecimento da direita bolsonarista na capital pernambucana, que, embora tenha obtido bons resultados em 2022, parece incapaz de reproduzir o mesmo nível de competitividade nas eleições municipais de 2024”, afirmaram os pesquisadores.

Leia mais:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostaria muito de saber o que foi que JOÃO CAMPOS fez pela cidade do Recife durante o seu mandato. Pesquisa pra nós NASSIF, por que o que sei é que ele NADA FEZ.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador