Os desmontes de campanha: A pane no metrô

Apesar de Soninha Francine ter dito no twitter que poderia ser sabotagem com motivação política, temos a confirmação de que foi superlotação conforme os chamados “blogs sujos” haviam indicado.

Link: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/11/03/pane-no-metro-de-sp-em-setembro-foi-provocada-por-falha-tecnica-e-nao-por-blusa-diz-jornal.jhtm

Pane no metrô de SP em setembro foi provocada por superlotação, e não por blusa, diz jornal.

Resultado da perícia realizada pelo IC (Instituto de Criminalística) aponta que a pane que paralisou por mais de duas horas 18 estações da Linha 3-Vermelha do metrô em 21 de setembro, em São Paulo, foi causada por um problema técnico em um equipamento que fica localizado acima das portas dos trens.

Por causa de superlotação na hora do rush, passageiros acabaram pressionando a porta do trem, que emitiu falso alerta de abertura para o condutor, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo.

O incidente chegou a levantar suspeitas de sabotagem com cunho político, por ter acontecido em época de campanha eleitoral. A direção do Metrô, inclusive, chegou a afirmar que uma blusa havia impedido o fechamento das portas.

Técnicos do Metrô ainda estudam uma solução para o problema que, em tese, pode voltar a se repetir com a superlotação das composições.

Histórico

O jornal aponta que, de acordo com o laudo, a superlotação de uma das composições próximo da Estação Sé fez um equipamento – denominado micro switch – emitir o sinal de porta aberta, para impedir o condutor de movimentar o trem. Esse aparelho deve impedir que a composição saia de portas abertas, mas também pode ser ativado se as folhas da porta forem pressionadas pelos corpos dos passageiros. Como o trem estava superlotado, a porta foi realmente pressionada, o que acionou o sinal.

A mesma superlotação pode ter feito o corpo de algum passageiro encostar no botão de emergência (mais conhecido como botão soco), que permite a abertura das portas enquanto o trem está parado. Em seguida, os passageiros começaram a descer para a linha, o que provocou o desligamento da energia elétrica para proteção dos usuários.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador