Funasa responde a Serra

Da Funasa

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre entrevista de José Serra ao programa Roda Vida na TV Cultura

Brasília, terça 22 de junho de 2010

A Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, manifesta, em nome da Instituição e de seus servidores, repúdio às declarações feitas pelo ex-ministro da Saúde José Serra sobre a Funasa, durante entrevista gravada no último sábado (19) para o programa Roda Viva, da TV Cultura, e transmitida nesta segunda-feira (21).

Serra afirmou que o governo Lula loteou os órgãos federais para os partidos, sem considerar a competência dos nomeados e permitindo a corrupção. O ex-ministro criticou, especificamente, os Correios e a Fundação Nacional de Saúde.

Mas, ao contrário do que pensa José Serra, para ser dirigente da Funasa não basta ser indicado; é imprescindível ter competência e notório conhecimento técnico. Os cargos de direção e de coordenação são ocupados por profissionais de comprovada experiência nas áreas de saúde, engenharia e administrativa, e as indicações são sempre condicionadas à aprovação da Casa Civil.

Durante o programa, José Serra também declarou que, na época em que foi ministro da Saúde, não indicou o presidente da Funasa, o que não é verdade. O Sr. Mauro Ricardo Machado Costa, atualmente secretário de Estado de Fazenda de São Paulo, foi nomeado por ele como presidente da Instituição (26/04/1999 a 14/01/2003).

A Funasa ressalta ainda que a valorização e o fortalecimento da Instituição tem sido uma das marcas da gestão anterior e da atual. Das seis diretorias que compõem a estrutura da Instituição, cinco são ocupadas por servidores da Funasa ou de carreira da administração pública federal.

Outro exemplo do fortalecimento da Funasa foram os concursos públicos promovidos em 2008 e 2009, pela primeira na história da Funasa, para reforçar o quadro de profissionais da Fundação. Nos últimos dois anos, foram realizados dois processos seletivos para o PAC e um concurso público, com 419 vagas. No total, foram criadas e preenchidas 573 vagas. Outro processo seletivo, também já autorizado, está em fase de contratação. Serão mais 802 vagas para atender a Saúde Indígena.

Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde – Ascom

Fundação Nacional de Saúde – Funasa 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador