Governo quer compra rápida de vacina russa para ter “a vacina de Bolsonaro”

O imunizante, no entanto, ainda não tem dados suficientes para que seja aprovado pela Anvisa

Jornal GGN – Após barrar a vacina russa contra Covid-19, a Sputnik V, do Plano Nacional de Imunização (PNI), o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) agora tenta avançar na compra do imunizante, desenvolvido pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, que deve ser produzido no Brasil pela União Química. Segundo aliados do mandatário, a intenção é torná-la a “vacina de Bolsonaro”, informou o jornal Estado de S. Paulo. 

De acordo com a reportagem, Bolsonaro se reuniu na última quarta-feira, 27, com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, para tratar sobre a aprovação do uso da Sputnik V. 

O Instituto Gamaleya já divulgou que a taxa de eficácia da vacina é de 91,4% contra a Covid-19, mas ainda não publicou em artigo científico com os detalhes do ensaio clínico. Por isso, o imunizante ainda enfrenta falta de dados para que seja aprovado pela Anvisa, inclusive as pesquisas de fase 3 do produto no Brasil.

A reportagem ainda destaca que a discussão em torno da Sputnik V ocorreu no momento em que o governo de São Paulo e o Ministério da Saúde travam novo duelo pela Coronavac, a vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. O imunizante já foi chamado no passado por Bolsonaro de a “vacina de João Doria”, seu adversário político.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador