A agressão sofrida pelo músico Kal Dos Santos na Itália

Nasssif e colegas,

Recebi este texto de Neném Ribeiro –  músico brasileiro que vive em Milano há muitos anos e é membro do Portal – sobre a agressão covarde e preconceituosa de que foi alvo o artista baiano também residente na Itália, Kal Dos Santos. Motivo do espancamento? Racismo puro e simples. Vergonhoso!

Força, Kal! Receba a solidariedade do planeta música e de seus compatriotas também.

“Kal Dos Santos – meu amigo de fé, meu irmão, camarada – quarta-feira passada, 19 de junho, às 19 hs, portanto ainda claro no verão europeu, sofreu um linchamento em plena via pública. Confundido por um rapaz como possível agressor não se sabe bem de que coisa, foi agredido pelos pais do rapaz e, em seguida, por vários passantes e habitantes da zona (nas imediações de via Venini).

Kal, um baluarte da cultura afrobrasileira na Itália, fundador do Mitokasamba, pai, avô, homem da paz e do bem, professor de percussão em várias escolas da Lombardia, músico sensível e inspirado, organizador capaz de eventos e pessoas, tentou argumentar e se livrar dos golpes e da violência gratuita, mas foi barbaramente linchado. Foi salvo pela polícia. Seus covardes agressores fugiram, esconderam-se. Kal passou a noite no hospital ensanguentado, inchado, machucado, ferido. Mas é homem forte e já está tocando, cantando, divertindo e alegrando as pessoas, sem distinção de raça ou cor. Como dizia sua mãe, Dona Vavá: “Deus é Pai!” e Kal vai dar e já está dando a volta por cima.

Nós amigos e admiradores de Kal temos que nos unir e denunciar com força cívica esse ato de barbárie. Falei com Kal e prometi-lhe colocar o problema junto ao Fórum Città Mondo e prefeitura de Milão (Koffi Michel Fadonougbo, Silvano Aberrasc, Silvia Dumitrache, Irma Dioli, Riccardo Tamburini, Maryan Ismail, Modou Gueye). Uma cidade democrática não pode permitir que cidadãos enfurecidos linchem um cidadão, um ser humano.

Kal me disse que possivelmente sexta-feira próxima se está organizando uma manifestação. Kal foi linchado porque é preto e “pretos e pobres são todos iguais (Veloso)”. Não podemos conviver com a barbárie. Força, KAL!”

A foto é do Kal e as músicas são de seu CD “Yabás – As meninas  dos meus olhos”:

As meninas dos meus olhos (Kal Dos Santos)# Kal dos Santos

Oxum (trad. Do camdomblé) # Kal Dos Santos

Nega Rosa (Neném Ribeiro) # Neném e Kal

Quase anônima sorri (Kal Dos Santos)

 

 

Re: Fora de Pauta

 
 
 
 
 




Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador