Lula se encontra com futuro chanceler da Alemanha

Ex-presidente e Olaf Scholz se reuniram por mais de uma hora; Amazônia e mudanças climáticas fizeram parte da pauta

O ex-presidente Lula e Olaf Scholz, vencedor das últimas eleições alemãs. Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Olaf Scholz, vencedor das eleições e futuro chanceler da Alemanha, tiveram uma reunião que durou mais de uma hora neste sábado (13/11).

Em meio ao acordo costurado pela Cúpula do Clima em Glasgow, temas como a situação da Amazônia, mudanças climáticas e como conciliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e cooperação internacional fizeram parte da pauta da reunião.

Na ocasião, Lula apontou a importância de os países desenvolvidos assumirem compromissos proporcionais entre a poluição gerada por eles e a preservação ambiental.

Um exemplo citado pelo ex-presidente brasileiro é o Fundo Amazônia, criado pelos governos do PT com gestão brasileira e recursos da Noruega e da Alemanha – e que o presidente Jair Bolsonaro rompeu logo nas primeiras semanas de mandato.

Durante o encontro, o brasileiro também falou da importância de que os países desenvolvidos, que poluem mais hoje e poluem há mais tempo, assumam compromissos proporcionais na preservação ambiental.

Como destaca o jornalista Jamil Chade em artigo no portal UOL, Scholz foi ignorado por Bolsonaro no último encontro do G20, quando o brasileiro participou de uma conversa com outros líderes.

Logo depois, Scholz virou as costas para o presidente brasileiro e puxou conversa com outros líderes, como Narendra Modi, Boris Johnson e Justin Trudeau.

Enquanto isso, Lula chegou a ser convidado por diversas entidades para estar presente na COP26.

Leia Também

COP26: Após ataques, Txai Suruí teme pela segurança no Brasil

Ministro do Meio Ambiente não viu recorde de desmatamento

Aposta na COP26, lítio e carros elétricos podem ser falsa solução climática

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador