MBL pedirá a cassação do deputado federal Glauber Braga após confusão

Dolores Guerra
Dolores Guerra é formada em Letras pela USP, foi professora de idiomas e tradutora-intérprete entre Brasil e México por 10 anos, e atualmente transita de carreira, estudando Jornalismo em São Paulo. Colabora com veículos especializados em geopolítica, e é estagiária do Jornal GGN desde março de 2014.
[email protected]

Deputado expulsou Gabriel Costenaro da Câmara; influencer é processado por violência doméstica e já ameaçou mãe de militante do PSOL

Glauber Braga, deputado federal (PSOL – RJ). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado e membro do MBL, Kim Kataguiri (União-SP), deu uma coletiva de imprensa logo após o episódio em que Glauber Braga (PSOL-RJ) expulsou o influencer e integrante do MBL, Gabriel Costenaro, da Câmara de Deputados durante a tarde desta terça-feira (16/04).

O representante do MBL na Câmara anunciou que darão início a um processo judicial e no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para que o mandato de Glauber Braga seja cassado.

Em entrevista coletiva, Kataguiri declarou que havia chegado à Delegacia de Polícia Legislativa (DEPOL), para onde Glauber Braga e Gabriel Costenaro haviam sido levados, quando o deputado carioca haveria avançado sobre ele, chamando-o de nazista.

Kataguiri diz que o deputado carioca tentou agredi-lo, sendo interrompido pelos policiais da DEPOL. 

Segundo a transmissão ao vivo do MBL, o coordenador-geral do grupo, Renan Santos, afirmou que Costenaro estaria na Câmara para fazer conteúdo sobre a lei de direitos trabalhistas para motoristas de aplicativos.

Em vídeo divulgado pelo jornalista Guga Noblat, o deputado do PSOL discute com o influenciador antes de empurrá-lo para fora da Câmara de Deputados.

Durante o embate, o deputado carioca menciona o processo de Violência Doméstica contra a Mulher e a ordem de restrição contra o influenciador referente ao processo nº 005XXXX-80.2022.8.19.0038, que corre em segredo de justiça devido a assunto sensível no TJRJ de Nova Iguaçu. 

Nas imagens, Glauber Braga dispara contra o influenciador que repete “Difamação”, a tudo que o deputado fala. “Difamação de quem? Da sua ex-companheira? Ah! É isso? Violência doméstica da sua parte”, diz o parlamentar.

“Difamação, você não leu o processo!” repete Gabriel Costenaro, alegando ter ganhado o processo contra por difamação. “E a sua mamãe? Sua mamãe é corrupta!”, emenda o integrante do MBL. 

Em resposta, Glauber Braga postou em seu Twitter um vídeo explicando que Costenaro tinha um processo de violência contra a mulher e havia ameaçado por 4 vezes a mãe de um militante do PSOL.

“Já existe boletim de ocorrência sobre isso! Não me arrependo de nada do que fiz! Não vou recuar pra fascista!”, conclui o parlamentar. 


Procurado pela reportagem, o MBL não se manifestou sobre o acontecido. 

Fake news contra a mãe de Glauber

Glauber Braga é filho de Maria da Saudade Braga (PSB), ex-vereadora e prefeita de Nova Friburgo, que foi alvo de notícias falsas sobre ter sido condenada em caso de corrupção.

De acordo com a Agência Lupa, Saudade Braga foi absolvida em segunda instância pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por unanimidade e o processo foi arquivado. 

A então prefeita de Nova Friburgo foi acusada de desviar dinheiro público em favor do Clube de Xadrez para a terceira idade. O imóvel em que as atividades aconteciam seria leiloado por decisão judicial devido a dívidas fiscais, portanto a prefeitura adiantou parcelas do aluguel, para que a entidade pudesse quitar os débitos e evitar o leilão. 

“Uma mulher honrada que não tem como se defender, mas eu estou aqui para fazer sua defesa, tá certo?”, rebateu Braga, minutos antes de empurrar o membro do MBL para fora das instalações da Câmara.

Saudade Braga está com Alzheimer avançado, segundo a assessoria de imprensa do parlamentar do PSOL. Glauber fala sobre o tema em suas redes sociais.

Dolores Guerra

Dolores Guerra é formada em Letras pela USP, foi professora de idiomas e tradutora-intérprete entre Brasil e México por 10 anos, e atualmente transita de carreira, estudando Jornalismo em São Paulo. Colabora com veículos especializados em geopolítica, e é estagiária do Jornal GGN desde março de 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem vota nesses moleques do MBL, uma das heranças malditas das Cagadas de Junho e das micaretas golpistas dos patos amarelos, defeca na urna com força. Um bando de provocadores desqualificados, difusores de fake news, energúmenos com iniciativa em busca de audiência de hienas iguais a eles; exatamente como Mamãe Peidei, Fernandinho Feriado à Beira Mar, Kinta Katiguria. Está certo o deputado Glauber, um dos mais combativos do parlamento, pois ninguém é obrigado a ter sangue de barata, e já deu essa historinha idiota de que quem reage perde a razão; quem provoca merece uma resposta dura sim, é legítima defesa e ponto final. Basta de tolerância com intolerantes. Muita audácia um influenciador picareta e espalhador de fake news ir à Câmara ofender um representante eleito. Chute na bunda ficou barato, esse tipo de gente em regra só entende nariz quebrado.

  2. Muito bom para o processo político brasileiro este campeonato de quem mija mais longe.

    Parabéns !

    Sou mais macho que vocês !!

    Mas tudo bem vamos tentar entender a reação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador