O plano de banda larga dos EUA

Por foo

Como está andando o Plano Nacional de Banda Larga brasileiro?

De O Globo

EUA devem apresentar nesta semana seu Plano Nacional de Banda Larga

WASHINGTON – Autoridades reguladoras dos EUA vão apresentar uma nova política nacional de internet nesta semana com o objetivo de revolucionar a forma como os americanos se comunicam, propondo um grande aumento na velocidade da banda larga que permitirá o download de filmes de alta-definição em segundos e não mais em horas.

O Plano Nacional de Banda Larga do Federal Communications Commission (FCC, a Anatel deles) pretende aumentar a velocidade da internet no país em até 25 vezes a média atual. O projeto não tomará partido de tecnologias ou aplicativos específicos. A ideia é que a banda larga ultra rápida incentive a inovação e a geração de empregos.

O FCC também quer que grandes instituições como prédios governamentais, escolas, bibiliotecas e hospitais tenham velocidades de 1 gigabit por segundo em 2020.

Responsáveis pela agência reguladora farão uma série de recomendações ao Congresso para garantir que a indústria da comunicação se mantenha atual e ofereça serviços online mais rápidos aos americanos, que cada vez mais utilizam a internet para conversar, pagar contas, acessar serviços médicos, planejar viagens, consumir músicas e filmes e muito mais.

– Esse é um evento único – disse Paul Gallant, analista da Concept Capital – O FCC nunca desenhou um marco regulatório como esse. A banda larga é importante e difícil, pois ameaça todos os setores estabelecidos de comunicação.

Alguns detalhes do plano vem sendo revelados nas últimas semanas. Entre eles, a forma como os EUA encontrarão espectro para a antecipada explosão no uso de aparelhos móveis com capacidade de tocar músicas, filmes e acessar a internet.

Algumas operadoras, como a AT&T e a Qwest, se irritaram quando o diretor da agência, Julius Genachowski, anunciou que o FCC iria propor que 100 milhões de lares americanos tivessem uma velocidade de acesso de 100 Mbps em 10 anos. A média atual está abaixo de 4 Mbps. Num sinal de tensão, a Qwest chamou a proposta de um “sonho” e e AT&T reagiu afirmando que a agência deveria resistir a “formas extremas de regulação”.

Desde o início das discussões, a Cisco já anunciou um roteador que consegue lidar com velocidades até 12 vezes maiores que a de produtos rivais. O Google também entrou na onda e planeja montar uma rede super rápida em uma cidade pequena nos EUA. O FCC elogiou as duas iniciativas.

Mas o plano também gera tensões com canais de televisão, que deverão ceder parte do espectro utilizado na transmissão de seus sinais para operadoras sem-fio que precisam de mais espaço para aparelhos móveis, como iPhone e Blackberry. A proposta do FCC é que os lucros de leilões de reestruturação e redistribuição do espectro sejam compartilhados.

– Desenvolvemos um plano em que todos saem ganhando – disse Genachowski – Já ouvimos de vários canais que essa é uma iniciativa promissora.

O plano completo será apresentado nesta terça-feira e alguns pontos devem exigir aprovação do Congresso. Segundo a instituição, o documento deverá inspirar formas de garantir que na próxima década os 93 milhões de americans sem banda larga estejam conectados. O governo Obama vê na iniciativa a possibilidade de criação de empregos e uso mais eficiente de energia.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador