Para especialistas, Cabral vive crise por falta de diálogo

Sugerido por Gilson AS

Do Jornal GGN

Cabral detonou as pontes de diálogo com a sociedade civil, diz cientista política

Fernanda Faustino

O descontentamento popular que eclodiu na capital carioca nas últimas semanas ganhou projeção mundial, não só pelo clamor popular, mas também pelo fato de a cidade ter sido palco de grandes eventos, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, esta última responsável pela primeira viagem do papa à América Latina – megaeventos que atraíram os olhos do mundo para cá. É o que afirma Silvia Ramos, cientista social e coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

Silvia explica que a gota d’água para o descontentamento popular foi a forma como o estado vem sendo governado. “O governador Sérgio Cabral detonou as pontes de diálogo com a sociedade civil desde seu primeiro governo”, aponta. A cientista social conta que o governador criou programas de muita visibilidade, como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) – que prestam serviços de atendimento à população da Cidade de Deus, do Complexo do Alemão e da Rocinha, durante 24 horas –, e as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) – que instituem polícias comunitárias para desarticular quadrilhas, principalmente na capital do estado. Cabral também se beneficiou de obras do PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento) em três grandes favelas.

Depois de reeleito, Cabral não aceitou mais canais de interlocução e de participação da sociedade civil. “O governador nunca ouviu”, afirma Silvia. “Ele usou o esquema conservador do PMDB, afirmando que sabia o que fazia”. Para exemplificar a atitude de Cabral, Silvia relembra uma das declarações do governador: “Fomos eleitos e não precisamos ouvir ninguém, muito menos os críticos”.

Continua aqui>>>

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador