Santos Cruz irá investigar crime de guerra na Ucrânia, decide ONU

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Caberá ao general brasileiro apurar os acontecimentos e apontar quem seria o autor dos ataques que matou dezenas de prisioneiros

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil – Fotospublicas.com

A cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou o general brasileiro Santos Cruz para encabeçar uma missão para apuração os fatos da explosão no centro de detenção de Olenivka, na região de Donetsk, na Ucrânia. As informações são do colunista Jamil Chade, no portal Uol. 

Caberá ao brasileiro apurar os acontecimentos e apontar quem seria o autor dos ataques no dia 29 de julho. De acordo com relatos, pelo menos 50 prisioneiros podem ter sido mortos.

Tanto a Rússia quanto a Ucrânia falam que o acidente foi um crime de guerra.

O colunista relata que “uma das versões seria de que o local, com prisioneiros no regimento Azov, poderia ter sido atacado pelos próprios ucranianos para impedir que os prisioneiros dessem informações sobre suas atividades”

Já Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, chamou o ataque de “um crime de guerra deliberado por parte dos russos”.

Santos Cruz foi escolhido “por sua experiência em outras ações da ONU, como no Haiti e na República Democrática do Congo, e por não fazer parte neste momento do governo brasileiro”, escreveu Chade.

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que esse nobre militar com cara de réu tem as credenciais que o qualificariam para uma missão tão importante ? O que um militar formado por um exército de mentalidade ianque pode dar de palpite isento num conflito russo?

  2. Que ele não sofra o destino do saudoso Sergio Vieira de Mello, especialmente se as apurações começarem a não agradar Washington.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador