STF vê isolamento e Bolsonaro diz que indulto a Daniel Silveira é constitucional

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

STF foi pego de surpresa e analisa que precisa atuar com mão firme, mas abrindo diálogo com os outros Poderes

Daniel Silveira. | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados – via Agência Câmara de Notícias

Jair Bolsonaro mostrou que não abrirá mão da graça ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte, por sua vez, foi pega de surpresa e analisa que precisa atuar com mão firme, mas sem gerar maior isolamento e, possivelmente, abrindo diálogo com Bolsonaro.

Membros do STF (Supremo Tribunal Federal) afirmaram à colunista Monica Bergamo que o indulto de Bolsonaro “pegou o tribunal totalmente de surpresa” e que uma das razões para isso é a falta de comunicação dos ministros com o Palácio do Planalto.

O STF, por outro lado, atuará com defesa da posição do julgamento na última semana, ao mesmo tempo que avalia que precisa abrir diálogo com os outros Poderes.

Além do Planalto, o apoio dos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, no Senado, e Arthur Lira, na Câmara, à decisão de Bolsonaro foi mais do que um aviso para a Corte sentir o isolamento.

Nesta segunda (25), durante evento em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Bolsonaro voltou a defender a medida, afirmando que o indulto “é constitucional e será cumprido”.

“Vou dizer a vocês, como há alguma especulação por aí. Não vou entrar em detalhes. O decreto da graça e do indulto é constitucional e será cumprido. No passado, soltavam bandidos e ninguém falava nada. Hoje eu solto inocentes”, disse.

Assim como o mandatário, Pacheco afirmou que o indulto é constitucional e deve ser cumprido. E Lira defendeu que a decisão de cassar o mandato do deputado era da Câmara e não do STF.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador