Trump declara apoio a Bolsonaro, por Marco Piva

Donald Trump vê “avanços na economia brasileira” ao defender a reeleição de Bolsonaro.

Trump declara apoio a Bolsonaro

por Marco Piva

Da poltrona de seu avião particular, o ex-presidente norte-americano Donald Trump gravou um depoimento de apoio a Jair Bolsonaro. Segundo ele, o mandatário brasileiro “tem o respeito de todo o mundo” e merece continuar governando o país por um bom tempo. “É um líder fantástico, o melhor presidente que um país poderia ter”, afirma.

Donald Trump vê “avanços na economia brasileira” ao defender a reeleição de Bolsonaro. Mas, na reportagem sobre as eleições brasileiras, divulgada no programa “The Mehdi Hasan Show”, da rede MSNBC, são apresentados vários problemas ocorridos no Brasil sob a gestão Bolsonaro como as queimadas na Amazônia, o atraso na compra das vacinas, as declarações misóginas e homofóbicas e a pobreza crescente.

Na reportagem, o apresentador Mehdi Hasan também entrevista o brasilianista James Green, que vê pouco impacto no apoio de Trump. A invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, foi um ato muito lembrado durante a campanha eleitoral brasileira pelo receio em ver no país a repetição desse tipo de ação terrorista ocorrida em Washington e que colocou em xeque a democracia nos Estados Unidos. Por isso, segundo Green, a defesa das instituições e do estado democrático de direito tem mobilizado amplos setores da sociedade civil e favorece a candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

O depoimento de Trump parece não ter repercutido no país. Nem mesmo o canal Fox News, alinhado aos republicanos, fez menção ao fato. Segundo a jornalista brasileira Marcia Cruz-Redding, que vive há 20 anos nos Estados Unidos, “o apoio de Trump obedece a um interesse próprio e não faz a menor diferença para os seus eleitores, que normalmente são alheios a questões internacionais, o que inclui o Brasil”. Marcia lembra que a parte democrata da população norte-americana não costuma citar sequer o nome de Trump, preferindo a expressão “#45”, uma referência ao número de presidentes eleitos na história do país.

Marco Piva é jornalista, apresentador do programa Brasil Latino na Rádio USP e diretor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador