Bolsa Família é programa social mais importante da história do país, conclui estudo

Trabalho que fez retrospectiva das políticas de combate à desigualdade no Brasil foi apresentado em Congresso no México
 
 
Jornal GGN – O Bolsa Família é considerado o programa social mais importante da história do país, segundo levantamento produzido por professor da FGV que fez uma retrospectiva histórica de todos os programas de combate a desigualdade de renda e pobreza já implantados no país. 
 
Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho, docente de Direito Trabalhista da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (EAESP), apresentou o trabalho “Prestaciones de Garantía de Subsistencia en Brasil” no evento Jornadas de Estudio sobre Rentas Básicas, que ocorreu no Centro de Estudios en Seguridad Social, na Cidade do México, nos dias 31 de agosto e 01º de setembro.
 
A pesquisa recebeu financiamento do Ministerio da Economía y Competitividad da Espanha e Foi coordenada pelos professores Santiago Gonzales Ortega e Esther Carrizo, da Universidad Pablo de Olavid, de Sevilha.
 
Segundo Cavalcanti, a grande evolução das práticas assistenciais no Brasil aconteceu após a Constituição de 1988.
 
“Em princípio, eram iniciativas difusas e não coordenadas, normalmente municipais. O esforço para unificar esses programas em um só, com coordenação do Governo Federal e execução das prefeituras, resultou no Bolsa Família, o mais importante programa social do Brasil. Contudo, assim como seus antecessores, é um programa de transferência condicionada, que também requer contraparte de seus beneficiários em geral a participar das ações em seu próprio benefício e de suas famílias”, explica o professor, no resumo do trabalho.
 
*Informações da FGV Notícias
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. bolsa…

    Bolsa Familia, financiamentos estudantis, inserção universitária abrangente e democrática,  Médicos para todos, SAMU, dentistas em postos de saúde (ao invés de fazer como outro presidente que se gabava do aumento do uso de dentaduras). A esquerda não soube aproveitar das suas excepcionais conquistas e evoluir. Ficou em grande parte atrelada a velhas lutas com o passado. 

  2. Quantas vezes tive que argumentar com gente da classe média que o Bolsa Familia era uma excelente forma de transferência de renda para os mais pobres do Brasil. Cheguei inclusive de dizer se eles preferiam as crianças dos pobres na escola ou tornando-de marginais, que um dia os roubaria? Se não é por uma questão minima de humanidade e divida social (nada é gratis, como sabemos), pelo menos que sejam inteligentes…. Mas qual o quê. Jessé de Souza esta certissimo quando lembra que temos uma elita de rapina e uma classe média extremamente egoista.

    1. de acordo!

      Uso os  mesmos argumentos lá se vão muitos anos.

      Não tem jeito. Não entra na cabeça deles. 

      Já desisti!

      Como diz meu pai, so pedindo que Deus os mate e o diabo os carregue!

  3. Sem dizer…

    O quanto favoreceu tb aos pequenos comerciantes, que aumentaram sua renda e, consequentemente mais impostos foram gerados. Mas os “inimigos” nem querem saber, não vem ao caso!.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador