Joaquim Barbosa esnoba cotas raciais

Do Estadão

Não estou nem aí’, diz Barbosa cotas para negros na magistratura
 
MARIÂNGELA GALLUCCI 
 
Apenas 1,4% dos magistrados são afrodescendentes, segundo Censo divulgado nesta terça pelo Conselho Nacional de Justiça
 
Ao comentar se o resultado do Censo do Judiciário poderia abrir um debate no órgão sobre a adoção de cotas para ingresso na magistratura, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa, disse que não estava “nem aí”.
 
“Não sei, não sei, não sei. Estou de saída (ele vai se aposentar neste mês). ”Es ist mir ganz egal” (expressão em alemão que, em português, significa ”para mim, tanto faz”). Não estou nem aí”, disse.
 
Publicado nesta segunda-feira, o Censo mostrou que a maioria dos juízes brasileiros é formada por homens brancos. De acordo com o levantamento, 64% dos juízes são do sexo masculino. Os que se declararam brancos somam 84,5%. Somente 14% se consideram pardos, 1,4%, negros e 0,1%, indígenas. 

 

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse é o herói da classe média

    E dos comentaristas de direita do blog..

    A que ponto chegamos, louvar-se a truculência e a palavra cáustica desse sujeito como heroismo!

  2. Es ist mir ganz egal…

     Chique nos “urtimo”. Ele gosta de se mostrar falando deutsch…

    Complexo de inferioridade em recalcados sempre provoca exibicionismos e necessidade de “auto afirmação “.

    Os menos favorecidos que se lixem, pois já garanti o meu e to vazando deste país… né não ?

     

  3. As cotas e o oportunismo maroto

    São imbécis e/ou arrivistas todos aqueles que apoiam o “modelo de cotas”. Desconhecem a história. A conformação sócio-histórica brasileira é de todo distinta da trajetória histórica dos EUA. As “cotas” são concessões e tática para atrair e coptar pequenas frações de pretensas minorias (negros/pardos) que na ralidade são maioria da população brasileira. São recursos financeiros norte-americanos que “financiam” a política de cotas “defendias” por sindicatos, ONGS e “faculdade” voltadas para negros…. As gestões lulopetistas estão comprometido até o pescoço com interesses da tal “minoria branca” que maladramente o Lula-capacho, para ludibrir os “de baixo”, de quando em quando vem a público “denunciá-la” de “elite preconceituosa”, entretanto, o sujeito não excusa em participar das reuniões no grand saloon das Kaspital. Quando um negro que veio de baixo assume a presidência do STF – antro de convescotes entre assessores de advogados – é vituperado tanto pela direita truculenta e crimonosa e também por “esquerdistas” que aprenderam a roubar e fazer tráfico de influência para os grandes “empresários” que sempre mamam nas tetas do Erário. Doze anos se passaram o País sob a égide lulopetistas está imerso numa regressão política, não se instaurou nem colnsolidou nenhuma instituição que desse substância à democracia social. O grande feito lulopetista: meio por cento ao Orçamento da União para o Bolsa Família, dez por cento para os rentistas “credores” da Dívida Pública.

  4. E o movimento negro?

    Quero ver a cara das lideranças dos movimentos pela igualdade racial, que tanto defenderam Joaquim Barbosa como sendo “uma conquista” dos negros (mesmo depois das arbitrariedades da AP 470, mesmo com todas as manifestação de desprezo do Ministro  pela democracia) depois dessa declaração.

    1. Fizeram-lhe fosquilhas

      Visitaram-no, tiraram fotos, publicaram em blogs, o convidaram para coqueteis.

      Sinto uma IMENSA satisfação quando isso acontece: o alvo do puxa-saquismo dá uma tremenda banana para os puxa-saquistas!

  5. Com a palavra o movimento

    Com a palavra o movimento negro que apoiou a nomeação do espacandor de mulheres, ignorando o BO do JB por encher a mulher dele de porrada.

  6. uma história a ser esquecida

    Da mesma série “Esqueçam o que eu escrevi” de fhc agora o maior beneficiado pelo sistemas de cotas da história brasileira : “não tô nem aí”.  Este homem cobre de lama o judiciário e a nobre raça negra brasileira. Fora barbosa.

    1. Pode ter havido critério racial na escolha de Lula, mas

      ISSO NAO CARACTERIZA “SISTEMA DE COTAS” que é algo sistemático, com previsao legal, etc. Deixe de misturar alhos com bugalhos. 

  7. Os juizes são admitidos à

    Os juizes são admitidos à carreira por conurso publico considerados dos mais dificeis e que exigem grande preparação.

    Os concursos estão abertos a qualquer um, homem ou mulher, negro, japonês, indio ou branco.

    Não cabe essa avaliação de que entram poucos afro-descendentes, qual é a conclusão? Instituir cotas para juizes negros?

    O tema não tem absolutamente nada a ver com o que disse ou deixou de dizer o Ministro Joaquim Barbosa.

    1. Me responda então

      Qual a probabilidade estatística de um negro no Brasil chegar a fazer um curso superior de elite, em universidade pública federal ou estadual? Qual a estatítica de um negro formar em direito nestas universidades? Qual a probabilidade de um negro concorrer em igualdades de condições com um branco em concursos publicos desta natureza? Tá dada a resposta ou quer que desenhe?

      1. Nada a ver. Concursos de

        Nada a ver. Concursos de mérito exigem mérito,  a estatistica pode demonstrar o que ocorre mas não é base para justificar a abolição do mérito como politica para favorecer afro-descendentes.

        Estatisticamente tem mais pilotos de avião brancos do que negros e nem porisso justifica colocar nos aviões pilotos

         pela cor, sem que tenham qualificação pra pilotar avião.

        1. Má-fé pouca é bobagem, né, AA?

          Quem disse que nas cotas nao há qualquer qualificaçao para o exercício do cargo? Há apenas um percentual de vagas, ENTRE OS APROVADOS, para afrodescendentes. 

      2. A possibilidade é alta

        A possibilidade é alta já que o negro entra nesses cursos por meio de cotas.

        Essas cotas universitárias tem que ser para negros e pobres, pois tem relatos de negros bem de vida que estão utilizando essas cotas, isso é errado, pois estão tirando a vaga de negros pobres que são os que mais precisam.

        Sou a favor de cotas para negros pobres, porém, sou contra cotas para negros para concursos, ainda mais para vagas de nível superior, pois se todas as pessoas precisam ter nível superior para uma determinada vaga, qual motivo o negro tem para estar em desvantagem?

  8. César Rocha e o Oportunismo Maroto

    César Rocha, Não viste que é unanimidade por aqui é ser “de esquerda”, ser a favor de cotas ditas raciais? Dá uma olhada nos últimos capítulos de Raízes do Brasil, de S. B. de Holanda e verás como os intelectuais e pretendentes importam modelos de fora acriticamente, sendo de bom tom… Menos mal que nem todos os movimentos negros no Brasil apóiam tal política (como enganosamente, ardilosamente, ou ignorantemente… “argumenta” outra pessoa por aqui sob esse Post). Eu só entrei por tentação… já que Nassif e equipe, por seus silêncios,  me querem por aqui…  (veja o histórico de meus comentários, os repetidos eu deletei): Não é só fazer login ou não fazer login e não entrar, é que o cadastrado acessa recursos que o não cadastrado não pode. Já pedi mil vezes, inclusive publicamente, mas nada… Claro que tem uma ou duas – talvez mais) pessoas que apreciam o contraditório de modo civilizado, mas nem sempre é assim visto, é-se xingado, tido como coxinha, de direita (desfigurando o blog que é independente, claro com linha de centro esquerda), como reles troll e por aí vai. O Blog e seu dono que assim deixou vai já há algum tempo de ladeira abaixo, e não dão o braço a torcer, é como um blog da VEJA ou do Reinaldo Azevedo só com sinal contrário, e os contrários se encontram e espantam quem deles se aproximar, sem falar os que já caíram fora há tempo. Eu é que por bobeira e ilusão entrei num momento inoportuno, pois impera o pensamento único, o que é um risco até para a esquerda que pretende enriquecer-se, crescer, autocriticar-se, amadurecer. Voce vai ver muita infantilidade por aqui (fora as minhas que infelizmente entrei em querelas com quem nem devia dar bola). Claro , há boas argumentações tanto a favor, quanto contra as cotas. Mas as contrárias são ignoradas, tidas coo “atrasadas”. Nesse contexto, ignore as estrelinhas. Boa sorte.

  9. Uma figura nefasta que embriagou-se pelo poder

    Mas tal como o Rei Midas, terá um fim de pessoal mortal: Desmoralizado e sem amigos por perto, ou será que ele pensa que os Lucianos Hucks e Anglicas da vida serão seus amigos de verdade ou seiram se ele(Barbosa) não tivesse prestados os serviços que prestou à Casa Grande

  10. A reação do Joaquim Barbosa

    A reação do Joaquim Barbosa em realção às cotas é normal.

    Acreditem, negros bem sucedidos não gostam das cotas raciais.

    E muitos negros são mais radicais contra as cotas que muitos brancos.

    Por aqui nos temos exemplo disso.

    O motivo é simples, vão perder o protagonismos, deixarão de serem referência da raça.

    Em relação aos 15% de preto e pardos, podem somar mais ou menos 10%.

    A maioria de filhos de mulatos(putz! só existe essa “raça/cor’ no Brasil), com brancos(a), não se auto intitulam negros, e sim brancos.

    Filhos de casais inter-raciais, quando nascem com tom de pele claro, se dizem brancos.

    Por baixo acredito que pelo menos uns 25/30% do magistrados tem o pé na cozinha.

    Eles não admitem, mas tem.

    ————————

    Agora com vocês os exegetas da interpretação racias do blog para definirem o que é ou não preto ou negro.

     

    1. o elementar do elementar não lido e não gostado.

      se vc (ou outros) achar pseudoeruditismo, então vc não leu o essencial elementar do elementar sobre nosso Brasil e a formação dos brasileiros. Repito: o elementar do elementar. Por essas e outras que o Blog tem o nível que tem.

  11. O Capitão do Mato tem seu

    O Capitão do Mato tem seu status, se mais afrodescendentes ascender a magistratura, ele perde seu status.  Simples assim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador