No CE, comunidade aguarda 3 anos por posto de saúde

Do G1

Moradores ‘comemoram’ com bolo 3 anos de espera por posto no Ceará

Comunidade do Parque Santa Maria aguarda conclusão de posto de saúde.
Obra começou em setembro de 2008 e nunca foi concluída

A comunidade do Parque Santa Maria, em Fortaleza, se reuniu na manhã desta segunda-feira (19) para marcar com música e bolo os três anos de espera pela construção de um posto de saúde. De acordo com os moradores, a construção do posto na localidade começou em 2008 e teria o prazo de nove meses para ser concluído. A Prefeitura de Fortaleza informa que não recebeu repasses federais necessários para continuar a execução da obra.

No local reservado para construção do posto no Parque Santa Maria, os moradores informaram que foram colocadas placas com o nome da obra e o prazo que já foram retiradas da frente do terreno. “Fizeram a gente de ‘besta’. No dia 19 de setembro de 2008, vieram aqui e anunciaram a obra. Depois de um mês, sumiram”, relata o líder comunitário do bairro, Teixeira Lima.

Quando estão doentes, a diarista Terezinha Pereira diz que os moradores do Parque Santa Maria tentam conseguir atendimento em outro bairro. “Às vezes, a gente vai para o posto em Messejana, mas eles dizem que não podemos ser atendidos lá”, conta. A dificuldade ainda é maior para a artesã Ivoneide Almeida que teve paralisia infantil e se locomove em um triciclo improvisado. Ela conta que, para ir ao posto mais próximo, corre o risco ao atravessar uma rodovia federal e ainda não tem a garantia de ser atendida porque a unidade pode estar fechada.

De acordo com o secretário da Secretaria Executiva Regional 6, Cícero Cavalcante, responsável pela área, as ações de saúde dependem diretamente do orçamento do Ministério da Saúde e a construção do posto no Parque Santa Maria foi condicionada a disponibilidade de verbas do programa federal de construção e manuntenção de unidades de saúde. Ele complementa que, com a perda orçamentária de cerca de R$ 40 bilhões que o Ministério da Saúde sofreu em 2008, a Prefeitura de Fortaleza ainda busca recurso federal para dar continuidade à execução da obra.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador