Artigo brasileiro sobre treinamento físico para sobreviventes da Covid-19 recebe prêmio internacional

Estudo constatou que pacientes graves de Covid-19 apresentam danos cardiopulmonares durante a prática de exercícios, em comparação as pessoas que não tiveram a doença

Crédito: Geraldo Bubniak/ Agência Estadual de Notícias do Paraná

O artigo Oxygen uptake kinetics and chronotropic responses to exercise are impaired in survivors of severe COVID-19 (A cinética da captação de oxigênio e as respostas cronotrópicas ao exercício estão prejudicadas em sobreviventes de COVID-19 grave, em tradução livre) foi premiado pelo periódico científico American Journal of Physiology – Heart and Circulatory Physiology,

Publicado pelo doutorando Igor Longobardi Amin, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), o estudo avalia os efeitos de um programa de treinamento físico em pacientes que sobreviveram à Covid-19 grave. 

“Observamos que, comparados a pessoas que não tiveram a doença [indivíduos de mesma faixa etária, sexo e nível de atividade física], os sobreviventes da COVID-19 apresentaram prejuízos nas respostas cardiopulmonares ao exercício”, afirmou Hamilton Augusto Roschel da Silva, coordenador de Amin, à Agência Fapesp

Segundo o professor, a pesquisa demonstrou um impacto significativo na cinética do consumo do oxigênio tanto no início do exercício quanto na recuperação, sugerindo uma maior inércia do metabolismo oxidativo nesses pacientes.

“Também verificamos um importante comprometimento cronotrópico [incapacidade de aumentar a frequência cardíaca no esforço] durante o exercício máximo e na recuperação, com 60% dos pacientes apresentando uma recuperação anormal da frequência cardíaca versus 17% dos indivíduos-controle [sem doença]. Resumindo, nossos achados apontam que o comprometimento da aptidão cardiorrespiratória e a intolerância ao esforço comumente observada após a COVID-19 grave estão relacionados tanto a fatores centrais quanto periféricos”, complementa Silva. 

Premiação

Apoiado pela Fapesp, o artigo de Amin venceu o prêmio “AJP-Heart and Circulatory Physiology 2024 Best Rapid Report Award” devido ao total de citações que o artigo recebeu desde a publicação. Os juízes levam em conta também o uso total do trabalho on-line e a repercussão do estudo nas redes sociais e na mídia.

O American Journal of Physiology – Heart and Circulatory Physiology publica estudos originais, revisões e perspectivas sobre a fisiologia do coração, vasculatura e sistema linfático. Esses artigos incluem estudos experimentais e teóricos da função cardiovascular em todos os níveis de organização, desde a função animal e orgânica intacta e integrativa até os níveis celular, subcelular e molecular.

*Com informações da Agência Fapesp.

LEIA TAMBÉM:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador