Dengue na América do Sul salta quase 300% em relação ao ano passado, que já havia sido recorde

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O ano de 2023 foi recorde da infecção. Mas 2024 está superando e OPAS faz alerta. O GGN analisa os dados.

Trabalho de prevenção da dengue na América Latina – Foto: OPAS/OMS

O Brasil lidera os casos de dengue no continente americano, mas a Argentina e o Paraguai são os países que tiveram o maior surto da doença, em comparação a 2023 – que já havia sido considerado um ano recorde da infecção. Ao todo, os países da América do Sul tiveram um aumento de 297% dos casos em comparação às primeiras semanas do ano passado e um salto de 379% em comparação à média dos últimos 5 anos.

A informação foi divulgada em relatório epidemiológico da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

O aumento da dengue no continente

Nas primeiras 7 semanas do ano (entre janeiro e a metade de fevereiro), foram 1,424 milhões de casos suspeitos de dengue no continente americano, o que equivale a 156 pessoas infectadas a cada 100 mil habitantes.

A quantidade é 226% maior do que o mesmo período de 2023 e 316% maior do a média dos últimos 5 anos, conforme mostra o gráfico:

Reprodução OPAS

(Em vermelho, o número de contagiados por dengue nas primeiras 7 semanas de 2024; em azul, os casos de 2023 e em amarelo os casos da média dos últimos 5 anos)

Neste período, também foram registrados 285 mortes por dengue na região.

Paraguai e Argentina saltam nos casos

Na lista de países que forneceram os dados à OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), o Brasil liderou a última semana registrada com 186,927 mil casos de dengue, seguido do Paraguai, com 15,266 mil casos, e Argentina com 12,186 mil casos.

A Colômbia também apresentou altos índices, com 6,636 mil casos na metade de fevereiro, o Peru com 5,781 mil casos, o México com 3,582 mil casos e o Equador com 1,054 mil casos.

Reprodução OPAS

Apesar de o Brasil liderar o número total de casos, a Argentina surpreendeu: enquanto o Brasil obteve um aumento de 1,5% nos contágios em comparação ao ano passado, a Argentina aumento 159%.

Reprodução OPAS

A tendência é de aumento

A organização alertou no relatório que as tendências na região era de aumento no número de contágios de dengue nas próximas semanas.

Reprodução OPAS

Alerta da OPAS

Diante do cenário, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) fez um chamado aos países do continente americano a intensificar os esforços e ações para controlar o mosquito Aedes aegypti.

No alerta, a OPAS pede o aumento da vigilância, do diagnóstico precoce e do tratamento dos casos de dengue, com a mobilização de redes de atenção à saúde para evitar complicações e mortes.

Em documento emitido na segunda semana de fevereiro, a organização afirma:

Leia mais:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador