Resultado falso de HIV

Por Marcia

LN, essa notícia é ´muito interessante, e, infelizmente também passei pelo drama há 12 anos, quando me deram um exame positivo de HIV. Na época só faltei enlouquecer, e fiquei com depressão pós traumática.

Depois de uma batalha jurídica onde advogados do laboratório sumiram com o processo e praticaram atos para tumultuar os atos processuais, tentaram me agredir moralmente, etc, fizeram um acordo comigo há de 2 anos.

Da Folha

Laboratório em MS é condenado a indenizar cliente por falso resultado positivo para HIV

da Reportagem Local

RODRIGO VARGAS
da Agência Folha, em Cuiabá

O TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul condenou um laboratório de análises clínicas a pagar R$ 15,3 mil de indenização por danos morais a uma cliente que, após se submeter a uma série de exames de rotina, recebeu um falso resultado positivo para o vírus HIV.

“É sabido que o diagnóstico equivocado apontando a presença do vírus HIV no organismo de alguém, por si só, mostra-se capaz de desestruturar a vida de toda uma família, sobretudo a vida conjugal de um casal, quando a fidelidade mútua é colocada à prova”, declarou o desembargador Sérgio Fernandes Martins, relator do caso.

A indenização havia sido negada em primeira instância. Em recurso ao TJ, a cliente afirmou que o erro a levou a sofrer com crises de depressão. “Ela teve inúmeros dissabores, inclusive uma crise séria em seu casamento”, disse o advogado Orcílio Pereira da Costa, autor da apelação.

Os exames, a cargo da Hormonal Laboratório de Análise e Citopatologia, foram realizados no dia 20 de julho de 2006. No dia 2 de agosto, o médico que pediu os exames disse à paciente que tanto o primeiro exame quanto a contraprova haviam confirmado que ela tinha o vírus.

Inconformada, ela procurou outra clínica e repetiu os testes, que desta vez deram resultado negativo. O marido dela também se submeteu ao exame, sem que o vírus fosse detectado.

Em sua defesa, o laboratório disse que seus resultados sempre trazem impressa a informação que exames complementares podem eventualmente ser necessários para a confirmação de uma doença. Para o tribunal, porém, a ressalva “não tira a responsabilidade no diagnóstico emitido”.

“No caso concreto, o que se verifica é o resultado de um exame que provoca um efeito efetivamente terrível para qualquer pessoa. Por isso, não se pode admitir o questionado proceder do laboratório. Feito o exame, apresentado o resultado com a conclusão errada, segue-se o efeito devastador para a pessoa até que se demonstre o contrário”, afirmou o desembargador.

O advogado do laboratório Hormonal, Sebastião Pereira da Costa, afirmou que irá recorrer da decisão, pois, segundo ele, “não havia motivos para revogar a decisão de primeira instância, que havia sido tomada com o amparo de provas e documentos”.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. teste rapido hiv positivo
    Ola amigos, eu fiz um hemograma e me ligaram do posto medico para refazer o de hiv pois havia dado “indeterminado” bom nao entendi direito e fui la. Bom a bomba veio depois. Pois fiz o tal teste rapido com um furo no dedo e o resultado foi positivo e eles pra confirmar fez novamente em um outro aparelinho parecido com o primeiro e novamente Positivo. Quase morri… tem 2 meses isso eu nunca tive nenhuma reaçao que pudesse relativisar com o hiv. Nunca tive febre, diarreia e etc… mais depois que soube do teste comesei a ter crise de panico ansiedade e manchas vermelhas na pele que vao e vem.. brotoejas. Nao tomei o remedio Azt E nenhum ate agora. Pois li antes de receber o resultado que isso poderia matar pois segundo uma medica estrangeira isso é uma farça da medicina.. bom confio muito em Deus e em minhas oraçoes ele sempre me confirma a nao tomar os remedios. To vivendo pela fé e em breve vou em outro lugar fazer o exame. Deus nos abençoe.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador