Acordo comercial entre países emergentes está parado no Planalto

 

Um acordo comercial que daria margem de preferência de 20% nas exportações entre o Brasil e outros 10 países emergentes, está parado desde agosto na Casa Civil da Presidência da República. O tratado, que deixa de fora setores sensíveis, cobre 70% do comércio entre os países signatários (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Índia, Indonésia, Coréia do Sul, Malásia, Egito, Marrocos e Cuba) e está aguardando a assinatura da presidente Dilma Rousseff. Veja a matéria do jornal Valor Econômico:
 

Acordo Sul-Sul está parado na Casa Civil

Assis Moreira

Um acordo comercial Sul-Sul, liderado pelo Brasil e que reúne outros dez países emergentes, está engavetado na Casa Civil da Presidência da República aguardando, desde agosto, a assinatura da presidente Dilma Rousseff. O acordo, concluído em dezembro de 2010, dará margem de preferência de 20% em boa parte das exportações entre o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela), Índia, Indonésia, Coreia do Sul, Malásia, Egito, Marrocos e Cuba.

Isso significa que, quando o acordo entrar em vigor, se a tarifa de importação de um produto na Índia for de 10% para os Estados Unidos, cairá a 8% para o Brasil, dando vantagem ao produto brasileiro. O Brasil dará a mesma preferência aos produtos que entrarem em seu mercado, vindos dos participantes do compromisso. O acordo cobre 70% do comércio entre os países signatários, com setores sensíveis fora da liberalização.

O entendimento foi assinado em Foz de Iguaçu (PR), depois de negociações iniciadas em 2004 em São Paulo sob a cobertura do Sistema Geral de Preferências Comerciais (SGPC), da Unctad, que define negociações entre países em desenvolvimento.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador