Papa fala que 2% dos padres são pedólifos, mas Vaticano desmente

Jornal GGN – O papa Francisco afirmou que 2% dos clérigos são pedófilos, em entrevista publica ontem no jornal italiano “La Reppublica”. Mais tarde, o Vaticano disse que as falas do pontífice não foram reproduzidas com exatidão e desmentiu o trecho em que ele confirmava o envolvimento de padres em crimes sexuais.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, acusou o jornal de tentar “manipular leitores ingênuos” e disse que nem todas as afirmações podem ser atribuídas “com certeza” ao papa. Francisco foi entrevistado por Eugenio Scalfari, fundador do La Reppublica, ateu e um dos mais conhecidos jornalistas da Itália. O comunicado do Vaticano dizia que Scalfari tem o costume de fazer entrevistas sem gravar ou anotar nada.

Da Folha

Papa estima em 2% total de clérigos pedófilos
 
Francisco deu número a jornalista italiano e comparou casos a ‘lepra’
 
Santa Sé afirma que falas do pontífice não foram retratadas com exatidão, porém nega apenas ação de cardeais
 
Em entrevista publicada neste domingo (13) pelo jornal italiano “La Repubblica”, o papa Francisco disse que “dados confiáveis” dão conta de que 2% dos clérigos católicos são pedófilos.
 
Entretanto, o Vaticano afirmou que as declarações do pontífice não foram reproduzidas com exatidão e desmentiu, em especial, um trecho em que ele confirmava o envolvimento de cardeais em casos de crimes sexuais.

 
O artigo é a transcrição de uma conversa de cerca de uma hora mantida entre o pontífice e o fundador da publicação, o jornalista Eugenio Scalfari, um ateu que já teve alguns encontros com o pontífice. Scalfari, 90, é um dos jornalistas mais conhecidos da Itália.
 
“Muitos dos que lutam comigo [contra os abusos] me asseguram com estatísticas confiáveis de que o nível de pedofilia na Igreja é de cerca de 2%”, afirma Francisco, na entrevista.
 
Também é atribuída ao pontífice uma declaração de que, enquanto muitos dos casos de pedofilia ocorrem dentro de dinâmicas familiares, “até nós temos essa lepra dentro de casa”.
 
Segundo dados divulgados em 2012 pela Santa Sé, existem cerca de 414 mil padres católicos em todo o mundo.
 
RESPOSTA
 
O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, afirmou que “nem todas” as frases que constam da reportagem podem ser atribuídas “com certeza” ao pontífice. Ele ainda acusou o “Repubblica” de tentar “manipular leitores ingênuos”, mas não apontou quais teriam sido as verdadeiras declarações de Francisco.
 
O comunicado ainda aponta que Scalfari tem o hábito de fazer longas entrevistas com pessoas públicas sem anotar nada ou gravá-las e depois reconstruí-las de cabeça. O texto publicado neste domingo é o terceiro de uma série realizada pelo fundador do jornal.
 
Na semana passada, Francisco teve seu primeiro encontro com vítimas de abuso sexual praticado por padres e disse aos presentes que a Igreja deveria “chorar e reparar” os crimes que, segundo ele, teriam a proporção de “um sacrilégio”.
Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. So 2%! Acho que o argentino foi bonzinho!

    Me lembro que chegando no internato católico, acho que em português é salesiano (?) fundado por um tal La Salle, os “velhos” (eu tinha 10 anos) nos falaram logo que quando a luz apagava nos dormitórios (com 30 a 40 moleques) era para dormir ou fazer de conta mas nunca ir no banheiro, por era arriscado…

    Não se preocupam por mim, sempre fui feiinho e esperto, eu hein…

  2. Santíssimo, perguntamos:
    1)

    Santíssimo, perguntamos:

    1) desses 414.000 é possível que uns 400.000 estejam no Brasil?

    2) se esses 2% foi resultado de pesquisa do datafolha, a margem de erro é de 2% prá mais ou prá menos, e, como por aqui a grande maioria dum otimismo católico, é 2% prá menos! que dá 0 (zero)!!… então? foi o datafolha ou não?

  3. 20% dos professores são

    20% dos professores são pedófilos.

    30% dos politicos homens são pedófilos, o menino do MAP esta ai para comprovar.

    40% dos homoxesuais são pederastas.

    Tudo inventado mas nem tanto.

     

     

  4. Pedofilia da igreja, a

    Pedofilia da igreja, a direita aceita. Faz parte da “cultura”. Molestar crianças, é detalhe que nem mesmo os direitos humanos tem culhões para o enfrentamento desses bandidos de batina. Escândalo. Realmente, os “valores” humanos dos cínicos, dos moralistas de fachada, são podres. .

  5. Pode-se depreender dessa

    Pode-se depreender dessa notícia que 2% dos padres são pedófilos , e/ou o papa é mentiroso , e/ou o Vaticano mente …

  6. 2% talvez seria um número

    2% talvez seria um número natural.

    Porém, devido ao ambiente a que estão submetidos, provavelmente o número seja maior.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador