Caso de cubano em clínica de Uberlândia está sob investigação

Enviado por Braga-BH
 
Clínicas teria negado exame a paciente de cubano
 
De René Moreira, de O Estado de S.Paulo
 
 
 
Clínicas e até farmácias são investigadas em Minas Gerais por rejeitar pedidos e receitas de médicos cubanos. O caso mais recente aconteceu em Uberlândia, onde uma mulher grávida procurou a polícia nesta semana após ser impedida de realizar uma ultrassonografia em uma clínica particular conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) porque o pedido veio de um profissional estrangeiro ligado ao Mais Médicos. Doze cubanos atendem em Uberlândia desde abril.
 
No fim do ano passado, na região metropolitana de Belo Horizonte situação parecida foi registrada nas farmácias, que se negavam a aceitar as receitas dos cubanos. O Ministério da Saúde apura as denúncias e diz que esse tipo de ação é passível de descredenciamento do SUS.
O coordenador nacional do Programa Mais Médicos, Felipe Proenço, atribuiu esse tipo de ocorrência ao desconhecimento do programa e dos próprios cubanos que, segundo ele, reúnem todas as condições para solicitar os procedimentos necessários. Ele alegou que “o caso já está sendo apurado, assim como outros denunciados”.
 
“Foram situações eventuais. Os pacientes também foram orientados sobre os seus direitos e o desfecho foi favorável”, disse Proenço, sobre as demais denúncias. No caso de Uberlândia, ele contou que o Ministério da Saúde está apoiando a paciente grávida. A clínica não quis se manifestar.
 
Farmácias
 
No fim do ano passado, pacientes de Santa Luzia, também em Minas Gerais, denunciaram que estavam tendo dificuldades para adquirir remédios gratuitos fornecidos pelo programa Farmácia Popular, ligado ao governo federal. E o motivo seriam as receitas emitidas pelos cinco médicos cubanos em atividade no município.
 
A alegação seria a inexistência do número do registro do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM). A prefeitura teve de acionar o Ministério da Saúde.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É importante apurar os fatos.

    É importante apurar os fatos. Se confirmado, no entanto, não vai me surpreender; infelizmente. É nesses setores que se encontram os antipetistas mais fanáticos; os mais vulneráveis à campanha de ódio movida pela imprensa; que acham chique imitar as opiniões dos ricos e muito ricos; que têm profundas neuroses de guerra fria.

  2. Vindo de onde vem não me

    Vindo de onde vem não me causa estranheza. Cidade moderna com mentalidade de gente de interiorzão.

    Tem uma elite egosista. Profissional que autorizou uma barbaridade destas deveria ser afastado da área médica.

    1. Você tem toda razão.
      Vamos

      Você tem toda razão.

      Vamos dizer apenas, que eu tenho 100% de legitimidade para corroborar sua afirmação.

      1. Para evitar interpretações

        Para evitar interpretações outras, esclareço que essa legitimidade nem de longe significa que eu pertenço a esse grupo. Muito pelo contrário, faço parte da minúscula trincheira de idéias local da resistência.

  3. Anteontem, voltando para casa

    Para se ter uma visão do pensamento arcaico dos médicos do País, forma geral, anteontem, no fim da tarde, voltando para casa liguei o rádio do carroe e fui ouvindo a metralhadora giratória da Neli  Pereira , na BandNews.  Ela entrevistava um médico que presumo ser um cardiologista, e ele falava sobre o colesterol e seus efeitos no ser humano, como ela faz ao longo de todo o seu programa diário com seus convidados. No bloco de entrevista que peguei, o final dele, o médico saca uma observação sobre a necessidade de reformar-se o sistema médico do País, e como dizem os gringos, “out of the blues” o sujeito lasca esta pérola: … os médicos cubanos não, pois estes são escravos trabalhando aqui no País…

    Pensei com meus botões, no mínimo, 5 anos de graduação numa boa escola de medicina, residência hospitalar, uns dois anos especialização, doutorado, pós-doutorado, seminário e congressos, nacionais e internacionais, e nos brinda com uma observação destes sobre colegas seus de profissão. Haja ética profissional!

  4. E, a cada dia que passa mais

    E, a cada dia que passa mais e mais o meu sentimento contra os CRMs, CFM e médicos em geral, cresce. A classe está perdendo todo o respeito que devia merecer. Aqueles que trabalham para Planos de Saúde então, funcionam como robôs e não pessoas que pensam e possuem algum sentimento de afeição ao próximo. Muito triste !

     

    1. Muitos e muitos, lenita, são

      Muitos e muitos, lenita, são verdadeiros coruptos; sim, corruptos.

      Pedem exames e mais exames desnecessários só pra faturarem um a mais pro vinho e pra viajem.

      Já mencionei aqui: minha mulher sentiu dores nos quadris e só o terceiro médico é que falou que ela estava grávida. Os outros pediram exames e mais exames e não souberam dizer nem o que ela tinha nem o que ela não tinha.

      Ou seja, nessa vida de acordar cedo e durmir, digo, dormir tarde, e morar em apartamento, não aconteceu de uma vizinha perguntar: “é pra quando?”

      Mas os “doutores” não sabem nem quando uma mulher está “prenha”!

      E ainda falam mal dos médicos cubanos…

      Quem foi que disse que eles sao uns gênios, o papaizinho e a mamãezinha deles?

  5. Sendo em estado de tucano com

    Sendo em estado de tucano com heliportos, duvido que tenha mpe vá fazer alguma coisa sobre isso. Num lugar onde houvesse justiça, estariam presos os donos dessas clínicas imbecilizadas pelo capitalismo.

  6. “O Ministério da Saúde apura

    “O Ministério da Saúde apura as denúncias e diz que esse tipo de ação é passível de descredenciamento do SUS”:

    Quando?  Daqui a 3 anos?

    O descredenciamento nao tinha que ser mais perto de “imediatamente” nao?

  7. Olha, perseguição ao programa

    Olha, perseguição ao programa Mais Médicos à parte, também deve entrar aí uma boa parcela de culpa da burocracia aqui na terrinha. A cada bendita marcação de exame que preciso fazer, a atendente pergunta se consta no pedido o carimbo com o CRM do médico. Sem isso, nada feito.

    Não sei o que poderia ser feito no caso, mas laboratórios e farmácias devem estar presos a essa exigência ..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador