Dietas ricas em frutas e vegetais cortam risco de morte pela metade

Jornal GGN – Um novo estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health confirma o que muitos já suspeitavam: uma alimentação diária baseada em massa fresca (preferencialmente orgânicos), frutas e vegetais reduz significativamente o risco de morte em qualquer idade. Quanto mais porções de frutas e legumes frescos você consome, menos provável que você possa possa morrer pro problemas de saúde.

O estudo analisou os hábitos alimentares de mais de 65 mil pessoas na Inglaterra entre 2001 e 2013 e constatou que aqueles que comiam sete ou mais porções de frutas e vegetais por dia apresentaram uma redução de 42% no risco de morte. “O risco de morte foi reduzido em 36% com 5 a 7 porções, 29% de três a cinco porções, e 14% com uma a três porções”, diz trecho do estudo.

Outro dado constatado pelos pesquisadores é que os vegetais são um pouco mais saudáveis do que as frutas. Consumir várias porções por dia diminui o risco de mortalidade total em 16%, em comparação com 13% por porção de salada e 4% por porção de frutas frescas. Os resultados sugerem que a ingestão de sete ou mais porções de frutas e vegetais por dia reduzem o risco de doenças cardíacas em 31%, e o risco de morte por câncer em 25%.

“Nós todos sabemos que a ingestão de frutas e legumes é saudável, mas o tamanho do efeito é impressionante”, disse o autor do estudo, Oyinlola Oyebode, que fez a pesquisa com o departamento de epidemiologia e saúde pública da Universidade de Londres. “Os vegetais têm um efeito maior do que frutas, mas fruto ainda faz uma diferença real. Você pode estar feliz em fazer um lanche com cenouras ou outros legumes, o que é uma ótima opção, mas se você gosta de algo mais doce, a banana ou qualquer fruta também vai fazer bem”.

A pesquisa, por outro lado, não encontrou nenhum benefício significativo para a saúde associado ao suco de frutas – já que, muitas vezes, o suco contém cargas de açúcar adicionais processados e xaropes açucarados, ao invés de sabores de frutas naturais. Além disso, consumir frutas e vegetais orgânicos, ao invés de convencionais, irá fornecer-lhe as vitaminas e minerais necessários, mas sem os pesticidas. E as frutas e vegetais também fornecem ao corpo fibra muito necessárias, um recurso que ajuda você a se sentir completo e mantém seu sistema digestivo em bom funcionamento.

Os pesquisadores alertam que manter o seu intestino saudável é fundamental, especialmente à medida em que mais e mais americanos estão sendo diagnosticadas com problemas de saúde mental, incluindo ansiedade e depressão. Enquanto alguns especialistas argumentam que a ansiedade começa dentro da mente e, posteriormente, apresenta sintomas no aparelho digestivo, outros acreditam que é o contrário: os problemas digestivos causam ansiedade emocional.

De acordo com reportagem da ABC News, “os cientistas pensam que pode haver uma ligação entre o que está no seu intestino e o que está em sua cabeça, o que sugere que uma bactéria pode desempenhar um papel em distúrbios como ansiedade, esquizofrenia e autismo”. James Greenbalt, psiquiatra em Boston, reconhece o poder de bactérias intestinais saudáveis e as complicações de saúde mental que podem ocorrer quando os níveis de bactérias tornam-se desequilibrados.

“As bactérias do intestino falam com o cérebro de várias maneiras, quer através do sistema imunológico ou o sistema nervoso entérico”, diz Jane Foster, professora de neurociência e ciência comportamental da Universidade McMaster e do Instituto do Cérebro-Corpo. No geral, segundo os pesquisadores, quanto mais você incorporar alimentos frescos inteiros em sua dieta, é menos provável que você vá sofrer de problemas de saúde física e mental.

Com informações do NaturalNews.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se formos parar para pensar,

    Se formos parar para pensar, isso não deveria espantar, surpreeender ninguém. Que fazem bem, verduras e frutas, de preferência frescos, não tenho dúvida. Desde que sejam ORGÂNICOS, né?! Afinal, aqui no Brasil temos a grata colaboração da querida bancada ruralista e empresas de agrotóxicos a nos brindar com o veneno nosso de cada dia….

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador