Lair Guerra, referência em combate ao HIV, morre aos 80 anos

Indicada ao Prêmio Nobel da Paz, médica de 80 anos faleceu não resistiu a um quadro de pneumonia

Crédito: Agência Governo/ EBC

Reconhecida pela idealização do Programa Nacional de Combate às DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)/Aids, que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2004, a médica Lair Guerra de Macedo Rodrigues morreu na última quarta-feira (13). Ela estava internada desde janeiro, enfrentando um quadro grave de pneumonia. 

“Lair Guerra foi pioneira na construção de políticas públicas no Brasil para o enfrentamento da Aids, tendo sido nomeada para coordenar o programa do país para controle da doença na década de 1980”, informa nota do Ministério da Saúde.

Natural de Parnaguá, hoje Curimatá, no interior do Piauí, Lair atuou como biomédica e fez pós-graduação no Centro de Controle de Doenças (CDC) em Atlanta, nos Estados Unidos, foi professora de Microbiologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também lecionou na Universidade de Brasília (UnB).

Além de coordenar o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, em 1986, auge da epidemia de HIV/AIDS, a biomédica também liderou campanhas de combate ao HIV e de esclarecimento sobre o uso de preservativos.

Convivia com sequelas de um acidente de carro que sofreu em 1996, quando estava a caminho de Recife, Pernambuco, para ministrar uma palestra sobre Aids. 

Repercussão

No X, o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, ressaltou o legado da médica. 

A vereadora Monica Benicio (PSOL-RJ) também prestou condolências nas redes sociais. 

Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) exaltou o trabalho de Lair como “exemplo de luta pelos direitos da pessoa com HIV”.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador