Proteína pode ser capaz de recuperar folículos capilares

Jornal GGN – Um novo estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados UNidos, mostrou, em testes feitos com ratos, que uma proteína encontrada em baixas quantidades na pele humana e no couro cabeludo pode ser capaz de recuperar ou regenerar folículos capilares. A descoberta é uma esperança para pessoas que tiveram perda dos folículos durante a cicatrização do couro cabeludo após acidentes ou mesmo para homens que perderam fios por conta da calvície.

Até o estudo envolvendo a proteína FGF9, que está relacionada ao crescimento dos fios ao longo da vida, os cientistas acreditavam que não era possível recuperar folículos perdidos em cicatrização de feridas. Mas, nos testes, a proteína foi aplicada em ratos com problemas parecidos, e o resultado foi o aumento de cerca de três vezes no número de novos folículos capilares produzidos nos roedores. De acordo com o estudo, a quantidade de proteína aplicada aos animais foi proporcional à quantidade de novos pelos produzidos.

Quando uma pessoa fere a pele do couro cabeludo, o crescimento do folículo é bloqueado e se inicia o processo de cicatrização. No caso dos ratos, ao contrário dos humanos, o folículo se regenera enquanto a cicatrização ocorre. A diferença, no caso dos humanos, é a baixa quantidade de células T gd – de onde vem a proteína – na pele em comparação com ratos. Isso pode explicar por que a pele dos seres humanos se cicatriza, mas não regenera os folículos pilosos.

Os pesquisadores acreditam que, no futuro, poderá ser possível usar a proteína FGF9 para fins terapêuticos em pacientes com doenças no couro cabeludo. A expectativa é criar novos tratamentos que compensem a falta da proteína FGF9 em carecas, calvos ou pessoas com problemas de pele no sentido de aumentar a eficácia do nascimento de novos fios de cabelo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador