Vasectomia: perguntas e respostas para entender a questão, por Cesar Câmara

por Cesar Camara

São tantas as dúvidas e questionamentos a respeito da famosa Vasectomia que resolvi preparar um texto com perguntas e respostas. Aqui estão as grandes questões e creio que quase tudo que uma pessoa gostaria de saber sobre o procedimento.

Vamos lá:

1) A vasectomia interfere na potência sexual masculina?

Definitivamente NÃO, pois não há razão orgânica para isto. O procedimento da vasectomia consiste na interrupção de um canal (“Canal” ou “Vaso Deferente”) na bolsa testicular. Esse canal não apresenta qualquer relação, do ponto de vista anatômico, com os nervos e artérias que provocam as ereções. E não existe possibilidade de ocorrer qualquer tipo de acidente.

O pênis e os testículos não estão envolvidos no procedimento.

Pela mesma razão, não há interferência no prazer sexual (orgasmo). Alguns pacientes, ao contrário, apontam alguma melhora do prazer sexual pela eliminação do medo de uma gravidez indesejada.

2) Se eu fizer a vasectomia, vou parar de ejacular?

Não, porque quando se faz a vasectomia apenas o trânsito de esperma pelo canal deferente, imediatamente após os testículos, é interrompido. Os espermatozoides, por sua vez, correspondem a apenas 1 a 2% do volume total do esperma.

Dessa forma, o líquido seminal (98%) – agora livre dos espermatozoides – continua sendo expelido normalmente.

3) Cortando o canal deferente (responsável pelo transporte dos espermatozoides), não haverá também a parada de produção do hormônio masculino?

Não. A testosterona, hormônio produzido no testículo, entra na circulação sangüínea (para ser distribuído a todo o organismo) através das veias dos testículos que não são manipuladas no procedimento de vasectomia.

4) O procedimento é doloroso? Vou sentir dor quando passar o efeito da anestesia?

A anestesia na maioria dos casos é local, o que significa a introdução de um anestésico líquido sob a pele utilizando uma agulha muito delicada, bem menor que a agulha utilizada para as conhecidas injeções musculares.

Invariavelmente, contudo, é relatado pelos pacientes apenas uma pequena ardência no local. Durante o procedimento e após a realização da anestesia, o paciente consegue sentir alguma manipulação no local, mas não há qualquer de dor.

Após o procedimento, quando existe algum incomodo, alnagésicos simples por um curto período são suficientes.

5) Em quantos dias posso ter relações sexuais?

As relações estão liberadas em torno de 5-7 dias, lembrando-se sempre de usar algum método que evite a gravidez (“camisinha”, pílula ou outros) até que o exame de esperma para confirmar que não há mais espermatozoides no ejaculado seja realizado.

6) Por quanto tempo preciso usar camisinha (ou a parceira usar pílula para evitar a gravidez)?

Até a realização do Espermograma, confirmando ausência de espermatozoides no líquido seminal.

7) A vasectomia é reversível?

A resposta mais correta é dizer que não é. Tecnicamente, é possível recuperar-se a patência do Ducto  Deferente com o uso do microscópio e de instrumentos delicados até 12 anos após o procedimento.

Porém, mesmo com o retorno dos espermatozóides ao líquido seminal pode não ser possível a concepção. Portanto, o procedimento é um excelente método anticoncepcional, mas somente para aqueles casais convictos de que nunca mais irão querer filhos. Se não existe tal convicção, é melhor optar por outros métodos anticoncepcionais.

8) A vasectomia é um método anticoncepcional seguro? Como ela é feita?

É um método seguro e cômodo porque independe de participação ativa dos parceiros para evitar a gravidez, como por exemplo, lembrar-se de tomar anticoncepcional praticamente todos os dias; 

precisar “vestir” o preservativo ou diafragma; ou tomar os cuidados que o DIU exige com reavaliações periódicas. 

No procedimento, utilizam-se 3 manobras clássicas para definitivamente interromper o canal sem o risco de haver uma recanalização espontânea:

I. corte do canal; 
II. Ligadura com fio inabsorvível, ou seja, “amarra-se” os cotos do vaso com um fio; 
III. Sepultamento da extremidade do Ducto Deferente que vem do testículo. Este fica totalmente envolvido na membrana que o circunda, isolando-o dos tecidos vizinhos.

Ainda assim, a recanalização dos ductos pode ocorrer, mas em frequência inferior a 1%. A segurança do método é sempre confirmada com a realização do espermograma após 60 dias.

Não há qualquer relação da vasectomia com o desenvolvimento de doenças oncológicas.

 

9) O que é o método chinês de vasectomia?

A diferença deste método para o clássico é o local e o modo de abordagem do Ducto Deferente (ao invés de duas pequenas incisões laterais no escroto, faz-se uma abordagem central com punção e alargamento da pele ao invés das incisões). Internamente o procedimento é idêntico.

Em geral, é possível realizar apenas uma pequena incisão no centro da bolsa testicular. As duas incisões ficam reservadas apenas para casos com bolsa pouco elástica ou pequena.

 

10) O que acontece com os espermatozóides após a vasectomia?

Os espermatozóides já formados serão paulatinamente destruídos e absorvidos pelo organismo. As células germinativas, aquelas que produzem novos espermatozóides, acabam por diminuir ou até mesmo parar de produzir novos espermatozóides quando se aumenta a pressão dentro do ducto obstruído pela vasectomia.

 

11) Quais as complicações possíveis da cirurgia?

 São poucas e de pequena repercussão: pequeno hematoma no local (0,3%), infecção tratada domiciliarmente (0,7%), epididimite congestiva (4,8%). Não ocorrem casos de infecções de maior gravidade. A epididimite congestiva é tratada com antiinflamatório e aplicação de gelo local.

 

12) Em quanto tempo se pode voltar a trabalhar e a praticar esportes?

 Para atividades que não utilizem força física, o retorno pode ser em 48 horas. Para se praticar esportes, o ideal é aguardar 5 dias e retornar aos poucos, sentido seguranca e conforto.

 

13) Quando devo retirar os pontos?

Não é necessário retirar os pontos.

 

14) Preciso tomar antibióticos?

Não é necessário o uso de antibióticos.

 

15) Como fica o banho?

No dia seguinte já se pode tomar banho de chuveiro molhando o local.

 

 

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. EU FIZ…

    Há 18 anos, fiz vasectomia. Posso dizer que a minha vida sexual permaneceu inalterada. A virildade permaneceu, porém o orgasmo e o prazer da ejaculação diminuiu um pouco. A testosterona está mantida dentro do normal nesses anos todos. E a patroa agradece, pois nunca mais precisou tomar aquelas drogas anticoncepcionais. Vasectomia é uma boa idéia. 

  2. Cirurgia fácil e bastante

    Cirurgia fácil e bastante lucrativa. Desconfiem. Melhor usar a camisinha. O leitor aí encontrou perda de prazer sexual. O mesmo acontece com a postectomia [quando é religiosa se chama circuncisão], que retira todo o prepúcio e também o frênulo, uma das áreas mais erógenas do corpo masculino. Alguns médicos, irresponsavelmente, recomendam para pequenos problemas com candidíase. Vários pacientes foram nessa e se deram mal. Por isso, sigam meu conselho com base em experiência clínica: CIRURGIA É CIRURGIA E SEMPRE MUDA MAIS COISAS DO QUE NOS DIZEM.

  3. Doi apenas a anestesia…

    doi apenas na hora da anestesia, igual ‘a anestesia de dentista. o pos-operatorio e’ tranquilo. potencia e desejo ssexual nao mudam. e diminui as bombas hormonais que as  esposas precisam ingerir…

  4. O que dizer, fiz a vasectomia

    O que dizer, fiz a vasectomia há mais de 5 anos, constatado a ausencia de esperma, vida sexual normal. acho que seria bom um post sobre outro tabu para os homens a cirugia de hemorroidas. A qual posso dizer que resolve o problema para todo o sempre 🙂

  5. Cirurgias de controle de

    Cirurgias de controle de natalidade são excelentes, sobretudo para pessoas de baixa renda. Tenho conhecidos que viviam em comunidades carentes, no Sertão do Nordeste, e que optaram voluntariamente pela laqueadura de trompas (cirurgia na mulher); tiveram apenas dois filhos e a mulher operou. Pediram aos poders públicos a cirurgia e conseguiram.

    Hoje, uma das filhas do casal está se formando professora e a outra também está bem empregada graças aos estudos que os pais puderam custear. Com menos filhos o casal pode dar condições de estudo aos filhos e melhorar o futuro deles, o que seria impensável se tivessem vários filhos, ganhando tão pouco.

    Ao invés de seus filhos precisarem vir para o Sudeste trabalhar sem estudos, puderam conseguir empregos melhores, sofrer muito menos e até conseguir emprego por lá mesmo.

    Assim que os vizinhos viram o sucesso da cirurgia, muitos no povoado pediram para fazer uma cirurgia igual.

    Aqueles que recomendam preservativos, ao invés da cirurgia, nada conhecem da realidade dos mais pobres do país, em lugares onde quem ganha um salário minimo é rico. Pessoas ganhando meio salário mínimo, vivendo de bolsas do governo, ou de doações de parentes que vieram para São Paulo.

    Uma das estratégias do capitalismo, é que as pessoas proletárias tenham o maior número de filhos o possível, para que na lei da oferta e procura, o valor do salário caia a níveis baixíssimos, para servir ao enriquecimento ilícito da elite burguesa. Isto gera miséria, incha as favelas, destroi o meio ambiente, cria um trabalho semi escravo, e gera um deficit social imenso. Desumano e egoista como o capitalismo selvagem.

    As cirurgias de controle de natalidade quebram este circulo vicioso.

     

  6. complicações da vasectomia

    ola, meu marido fez a vasectomia a aproximadamente quatro anos atras e nos mês passado saiu pelo orificio da cirurgia dois pontos que estavam na parte interna da cirurgia. estes seriam os pontos que amarravam o canal deferente? sendo assim, é possivem esta vasectomia ter revertido por rejeição natural do organismo dele?

    1. Não, no minimo vcs tem que esperar 90 dias (3 meses) após a cirurgia fazendo o exame de espermograma e o seu medico confirmando a infertilidade ai sim podem fazer sexo tranquilos

  7. urologia

    Fiz vasectomia e posso dizer que a minha vida sexual permaneceu inalterada. A virildade permaneceu, porém o orgasmo e o prazer da ejaculação diminuiu um pouco. A testosterona está mantida dentro do normal nesses anos todos. E a patroa agradece, pois nunca mais precisou tomar aquelas drogas anticoncepcionais. Vasectomia é uma boa idéia. 

  8. vasectomia

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se é 100% garantido a não recanalização dos ductos interrompidos durante a cirurgia e se é necessário fazer periodicamente o espermograma.

    Obrigado e aguardo.

    Carlos.

  9. vasectomia
    Olá, gostaria de saber meu marido fez vasectomia em Dezembro de 2015.. E eu comecei a tomar injeção dia 18 de Janeiro de 2016.. Sera que posso engravidar
    Obs: tomei injeção dia 18 e tive relação sexual dia 20, não usamos nada pra previnir.. E ele tbm não fez o espermograma, vai fazer em Fevereiro..

  10. vasectomia
    Meu marido fez vasectomia no dia 11 de agosto do ano passado, e fez o espermograma no dia 23 de outubro do ano passado, ele foi no médico ver o resultado do exame no mês de janeiro e o resultado deu azoospermia e paramos de se prevenir em fevereiro corro o risco de engravidar?

  11. vasectomia duvidas

    bom dia meu nome e jucelio moura eu fiz a vasectomia a 12 anos e agora depois deste tempo todo descobri que vou se pai nao fis o espermograma  e antes disso fazia as relacoes normalmente ate mesmo em tempos ferteis gostaria de sabe se apos 12 anos de operado as chances ainda existe de eu ser pai novamente.

    1. Eu posso fazer essa cirurgia,
      Eu posso fazer essa cirurgia, mas eu ainda quero engravidar uma mulher, isso é, eu quero meus espermas continuem saindo é possível?

    2. Vasectomia, Sim Vai Ser Papai e Uma Dadiva de Deus.

      A Vasectomia Náo e 100%  Segura.

      Eu Ja Presenciei 2 casos, Um Conhecido Meu de 15 anos ter Feito a Vasectomia e ter Filho,

      Ele Chegou ate pensar que a sua esposa tinha pulado a cerca, quase ouve  rejeição ao bebe.

      Outro Fato foi o meu Irmão que fez a vasectomia a trez anos atraz  e nao fez o hespermograma,

      e Chegou a 4 meses uma Linda Princesa.

      Agora e Minha Vez de Fazer a Vasectomia  e Torce quw Funcione, Ja Temos 4 no Agregado.

    3. Vasectomia, Sim Vai Ser Papai e Uma Dadiva de Deus.

      A Vasectomia Náo e 100%  Segura.

      Eu Ja Presenciei 2 casos, Um Conhecido Meu de 15 anos ter Feito a Vasectomia e ter Filho,

      Ele Chegou ate pensar que a sua esposa tinha pulado a cerca, quase ouve  rejeição ao bebe.

      Outro Fato foi o meu Irmão que fez a vasectomia a trez anos atraz  e nao fez o hespermograma,

      e Chegou a 4 meses uma Linda Princesa.

      Agora e Minha Vez de Fazer a Vasectomia  e Torce quw Funcione, Ja Temos 4 no Agregado.

  12. Vasectomia
    Fazer vasectomia é facio dificio e cuidar da depreção que ataca depois da vasectomia.eles faz vasectomia gratis mais e a reversão.você tem que pagar mais com essa depresão como arumar dinheiro meu Deus me ajuda

  13. Vasectomia
    Queria tira uma dúvida eu fez uma cirurgia vasectomia já fazer 1 ano agora está aparecendo uma bolinha e linha do ponto está saindo dentro pra fora queria saber isso é normal

  14. Boa tarde o meu esposo fez vasectomia em novembro quando foi do ano passado e fez o espermograma e deu zeradoo ai eu parei de tomar remédio sera q ainda corro orisco de ficar grávida

  15. Olá meu esposo fez vasectomia em novembro de 2018 já ontem fez 7meses e ainda não consseguiu fazer o espermograma, mesmo nesse tempo ha chances de ainda ter expermas?

  16. Meu esposo fez vasectomia faz uns anos mais fica reclamando de dores, qnd faz relacao sexual e normal sentir essas dores. Pode se que se desfez vasectomia

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador