As verdades inconvenientes de Torquato Jardim

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Foto: Adalberto Carvalho/ASCOM CGU 
 
Jornal GGN – As declarações em entrevista do ministro da Justiça, Torquato Jardim, à imprensa, nesta segunda-feira (30), de que o comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro está associado ao crime organizado, geraram grande polêmica, sobretudo pela insistência do ministro, que voltou a reafirmar suas declarações, gerando atrito entre o governo federal, do qual o ministro responde, e o estadual.
 
Torquato já havia afirmado que comandantes da Polícia Militar são sócios do crime organizado e que a organização é indepentende e que o governo do Rio não consegue controlá-la. As declarações ocorreram durante uma cerimônia de assinatura de um protocolo de intenções do governo federal para o combate ao crime organizado. 
 
Durante o discurso, na posição de representante do governo Temer, o ministro afirmou que o comando da PM no Rio faz acerto com deputado estadual e o crime e que os comandantes de batalhão são sócios das ilegalidades. A informação foi primeiramente divulgada pelo blog do Josias de Souza, do Uol.
 
Mas na própria fala, o ministro tentou corrigir outros inconvenientes anteriores. Nesta segunda-feira (30), Torquato Jardim já havia dirigido duras críticas ao governo estadual e à Secretaria de Segurança do Rio. Horas depois, no evento, tentou amenizar as críticas, ressaltando que seria necessário um entendimento e parcerias para combater a violência no estado.
 
Na entrevista, o ministro havia afirmado que a milícia tomou conta do narcotráfico e que o governardo Luiz Fernando Pezão e o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, não controlavam a PM. 
 
Mas, feito isso, não poupou novas críticas e polêmicas no tema, ao criticar diretamente a Polícia Militar. A manifestação chocou não apenas interlocutores do próprio governo federal, como também parlamentares, uma vez que Torquato não só fez a acusação da organização, como indicou que deputados estaduais estariam envolvidos.
 
Um dos primeiros a se manifestar foi o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Disse à imprensa ter ficado “perplexo” com as afirmações do ministro e que esperava “provas” dos apontamentos. Apesar de ser parlamentar da Câmara, e não ter sido alvo das acusações, Maia tomou as dores dos deputados estaduais do estado natal.
 
E atirou: “Ou duas coisas: uma empolgação juvenil – que não cabe pela experiência, idade dele – ou uma vontade não proposital inclusive de ajudar os bandidos – que foi o que basicamente ele fez dando informações do governo”, disse ao G1.
 
As críticas às falas inconvenientes de Torquato vieram de todas as partes. “Quando se generaliza uma acusação como essa, numa instituição que tem 47 mil policiais, é uma acusação muito grave, que coloca sob todos eles essa suspeita. E a gente repudia esse tipo de acusação”, afirmou o secretário Roberto Sá.
 
“Foi uma fala irresponsável, que não se espera de um ministro de Estado. Eu comando uma legião de heróis que diariamente tingem o solo desse estado com seu sangue”, disse o comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Wolney Dias.
 
As consequências das manifestações do ministro, que também afirmou que a organização é que teria que prestar provas contra as acusações, foram além. O subprocurador-geral de Justiça do Rio, Alexandre Araripe, enviou ao Ministério da Justiça um ofício pedindo esclarecimentos e que Torquato nominasse qual deputado estadual teria acerto com o crime organizado, além de provas e indícios que comprovassem as acusações.
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As favas com as

    As favas com as intenções.Tanto o Mister Colby Covington quanto o Doutor Torquanto Jardim falaram verdades inconfessaveis.Não sei por que tanto espanto.Haja hipocrisia.

  2. Alguém que não acredita em

    Alguém que não acredita em papai noel e coelhinho da páscoa se permitiu ficar surpreso com alguma coisa dos segredos de Polichinelo divulgados pelo ministo?

  3. #

    O filme Tropa de Elite 2 mostrou com detalhes tudo isso que o ministro disse…

    Só que agora quem está dizendo não é um cineasta é um ministro da Justiça.

     

     

    1. #

      O Minsitro falou o que até as pedras sabem. Falou do ABISMO E ABERRAÇÃO entre a Sociedade Civil e o Poder. Da absoluta falta de controle da Sociedade sobre o Estado. Da farsa, fraude, engodo, golpe que vivemos fingindo crer ser Democracia sob uma Constituição. É uma ConstituiçãoEscárnioCaricaturaCidadã. Enquanto isto sobem em favelas nos morros atrás de Traficantes, matando gente inocente. Culpando Turista por andar em lugar que só deveriam estar “FAVELADOS”. Estes podem morrer como animais, tomando tiro na porta de casa. Trabalhadores, idosos, estudantes, crianças… Não é lugar para Turista Estrangeiro. Culpem os Guias. O “Dono” do Tráfico e seu Dinheiro, todos sabem,  passa por cima disto tudo de Helicóptero. O CRIME é um grande negócio, protegido pelo Poder. Não é mesmo TORCIDAS ORGANIZADAS? E grande negócio é o Estado Brasileiro. Cidadania, Segurança, Responsabilidade, Democracia? Algum inocente ainda crê nesta balela?  Roubo a Carros-Fortes, Caixas Eletrônicos, Bancos, Empresa de Valores…E os Bandidos saem passeando pelo estado de SP, sem nunca serem incomodados. E alguém acredita que a Polícia não está dando cobertura? Fala aí, Torquato. Por que a Imprensa finge não saber. Ou não quer falar? Até que enfim, alguém com alguma Representatividade falou.  

      1. Vc disse tudo. Não tenho

        Vc disse tudo. Não tenho nenhuma simpatia por esse Torquato, afinal é ministro indicado por um governo golpista composto por ladrões, mas, quando fala o que é certo tem que ser apoiado.

        Disse o que todos já sabiam mas, como você disse ele tem representatividade e, mais, disse o que só o cineasta havia dito, pois nossas autoridades, como sempre, se acovardam.

        Na verdade ele foi a primeira autoridade a meter o dedo nessa ferida arruinada.

      2. “O “Dono” do Tráfico e seu

        “O “Dono” do Tráfico e seu Dinheiro, todos sabem,  passa por cima disto tudo de Helicóptero”:

        De HELIPOPTERO!

        Ah, eh.  Sim.

        Passa mesmo!

  4. E daí?

    Como ministro, ele deveria ter acionado a polícia federal para obter informações e provas confiáveis, não ficar fazendo afirmações mal fundamentadas, mesmo que verdadeiras. Pàrece o nada saudoso último ministro da “justiça” do governo PT.

    Aproveito para parabenizar o morito pelos biscoitos que os donos dão aos cachorrinhos que fazem seu dever, agora pela reacionária Un. Notre Dame.

  5. Por que “verdade”?
    Bem
    Por que “verdade”?
    Bem provável que haja envolvimento de alguns comandantes da pm com o crime mas duvido que sejam todos ou a maioria. A declaração pública desse senhor, simulacro de ministro da justica(?), só serve para fazer mais espuma no meio da tormenta, atrapalhando o equilibrio do barco. Se ele tem informações reais para sustentar essas afirmações deveria se reunir com o próprio governador e de forma sigilosa informa-lo.
    Se não confia no Pezao deveria conversar com seu chefe em Brasília, esse sim é um cara confiável acima de suspeitas, e que entende tudo quando o assunto é quadrilha.

  6. Pode até ser “verdades

    Podem até ser “verdades inconvenientes”, mas será que cabe a um ministro de Estado da Justiça atropelar as normas – escritas ou não – de convivência harmônica entre os entes da Federação, máxime num contexto tão conturbado como o atual?

    Por que antes de lançar suspeitas generalizadas via imprensa sobre uma instituição centenária, formada por milhares de homens e mulheres que arriscam diuturnamente suas vidas, não agiu de ofício através dos canais regulares? 

    O que o falastrão arranjou foi mais uma crise num país já atolado até pescoço em problemas agudos.

    Não seria nenhuma “verdade inconveniente” imaginar que tenha agido sob as bençãos do seu chefe, o presidente da República, com o intuito de gerar factóides diversionistas para desviar o foco de um governo por todos os ângulos desastrado.  

     

    1. “Pode até ser “verdades

      “Pode até ser “verdades inconvenientes”, mas será que cabe a um ministro de Estado da Justiça atropelar as normas – escritas ou não – de convivência harmônica entre os entes da Federação, máxime num contexto tão conturbado como o atual?”:

      Pintada de ouro e com colar de melancia no pescoco a resposta nao me interessaria, Costa!

      Ou o cara tava sendo tecnico ou nao estava!

      Infelizmente pra “policia militar do Rio de Janeiro”, onde grupos de assassinos em serie andam soltos, em bandos, e de farda -exatamente como em Sao Paulo- ele somente estaria confirmando rumores de pelo menos QUATRO decadas…

      E Minas Gerais nao esta atraz disso em muito…

      E aquela Goiania mesmo?  E Goias Inteiro??

      E aquele outro estado dos riots mesmo?  (lembrei, Espirito Santo!)

      E a Bahia?  A Bahia pode afirmar que nao ha link amoroso nenhum entre policias militares e bandidos?

      Francamente, a resposta nao me interessa:  HA LINK SIM.

      Eh tudo de novo aquela conversaque eu abordei poucos dias atraz:  sim ,tem militar bom, tem macon de merda bom, tem politico bom, tem juiz de merda bom ate mesmo no supremo de merda do Brasil, tem procurador bom, etc etc etc.

      Mas quando eh hora de falar, a putaiada “boa” inteira fica calada.

      Que a “reputacao” deles va pros quintos dos infernos.

      E em caso eu nao disse hoje:  macons de merda, militares de merda, procuradores de merda, juizes de merda, policias federais de merda, senadores de merda, deputados de merda, vao pra unica puta que os pariu, ok?

      1. Meu caro Ivan,
        Não entrei no

        Meu caro Ivan,

        Não entrei no mérito das declarações do ministro, e sim na forma destabanada e irresponsável que tratou um tema tão crítico. 

  7. Isso é dito em blogs de policiais desde 2005

    Um blog escrito por um coronel da reserva da PM/RJ já denunciava esses fatos em 2005. Comandos de batalhões da PM e titularidade de delegacias são de nomeação de deputados estaduais. Até o Chefe dos Detetives das DPs é escolha de político.

    Está tudo no Google. É só pesquisar.

  8. As verdades inconvenientes de Torquato Jardim.

     

     

    Não se pode ESPERAR MUITA COISA e um jurista como TORQUATO LORENA JARDIM, que aceita trabalhar para uma QUADRILHA de MALFEITORES e VEDEM-PÁTRIA, que se instalou na PRESIDÊNCIA da REPUBLICA FEDERATIVA do BRASIL através de um GOLPE PARLAMENTAR e JURÍDICO.

    Em um PAÍS que agente assiste quase que mensalmente JUÍZES PASSANDO por CIMA das LEIS na tentativa de INCRIMINAR ADVERSÁRIOS POLÍTICOS para poder CONDENA-LOS sem uma PROVA SEQUER, é exigir demais de um VENDILHÃO da PÁTRIA.

     

  9. Eu sempre pensei assim…

    Tudo o que progride demais , tem gente graúda permitindo, e levando muito … Exatamente o que disse o Ministro, embora ache que não deveria ter falado o que falou, diretamente com a imprensa.

    Quem permitiu que os grandes bandidos narcotraficantes fossem distribuídos em prisões por todos os estados do país ?  para que de lá , comandassem o tráfico no estado e consequentemente em todo o país, como é atualmente ? Eu até imagino quem foi, mas o melhor é ficar de bico fechado ou alguma bala perdida pode me atingir.

  10. Ora, ora, ora, esse ministro foi nomeado por quem, por acaso?

    Ora, ora, ora, esse ministro foi nomeado por quem, por acaso?

    Segundo a PGR, o ministro Torquato Jardim foi nomeado pelo chefe de uma organização criminosa federal, o corrupto Michel Temer. Por que o ministro vem agora reclamar de uma das organizações criminosas estaduais correspondentes à do seu chefe, o corrupto Michel Temer? E como assina convênio para dar mais dinheiro federal (nosso) para que a organização criminosa estadual correligionária do RJ distribua entre os comandantes policiais associados a organizações de traficantes do Rio, entre outros tipos de bandidos? Não parece isso apenas cortina de fumaça do senhor Torquato, para retirar do noticiário a quadrilha do seu chefe maior, o corrupto Michel Temer denunciado pela PGR?

  11. Será que ele falou alguma

    Será que ele falou alguma mentira? Esse episódio me lembra Cid Gomes quando chamou o congresso de achacadores e Dilma o demitiu. Que mentira Cid Gomes falou?

  12. Ir às últimas consequências

    Para mim o maior equívoco do ministro está em não ir às últimas consequências em relação à sua própria fala. Se tudo que ele diz é verdade, então o governo federal deveria intervir no estado do RJ. Se o que ele diz é mentira, deveria ser demitido no ato.

    Simples assim.

    Ficar criticando de fora como se fosse um comentarista e não um ministro de Estado é de uma irresponsabilidade institucional patente – claro que esperada, dentro de um país que vive um regime de exceção.

  13. Brasília, Rio, São Paulo

    Um agregado da gangue do mi$$$hel, com sede em Brasília, falando em crime organizado.

    Os trouxinhas somos nós.

    Rio e São Paulo há muito tempo são dominadas pelas quadrilhas, as do morro e as das periferias são as formiguinhas do varejo.

    No Rio, a PM, as milícias, os deputados, os vereadores e os donos das bocas comandam e dominam o pedaço.

    Sem esquecer o poder judiciário a atuar nas duas.

    Em Sampa, a quadrilha tucana associada ao PCC, essa sim, uma poderosa e articulada organização, que há 11 anos mostrou quem manda de fato na terra da garoa, controlam a Pauliceia.

    No intermédio os pastores carreando a massa, extorquindo os miseráveis e purificando la plata.

     

    Cada qual ocupando o seu espaço demarcado na estrutura dessa hierarquia.

  14. Corrupção Policial

    Deve acontecer mediante corrupção política, que é quem manda na policia. Por tanto não é nova nem apenas localizada no RJ. Ainda, com ramificações no judiciário.

    Queria saber do Torquato sobre Minas Gerais e o helicóptero do Perrella, dentre outras anomalias “policiais” e da justiça em MG.

    Queria saber do Torquato sobre São Paulo. Sobre tantas irregularidades. Por acaso, o mesmo “helicoca”, antes de chegar a Minas Gerais, passou por um hotel fazenda chique em SP e descarregou 50 Kg de pasta de coca. Ninguém perguntou nada nem investigou. Um coronel reformado da PM de SP tem sido indicado como “sócio” do Temer na recepção de propinas.

    Aquele Torquato sabe mais e deveria ser “convidado” para falar

  15. Que absurdo !

    Essas declarações do Ministro em relação ao crime organizado no RJ equivalem a dizer , em solo paulista , que o governador Alckimin negocia com a cupula do PPC , ou ainda quando em solo mineiro , dizer que uma certa grande família que controla a politica local e tem até um senador da república entre seus membros ,  também pratica trafico de drogas . 

    E todo mundo sabe que tudo isso é mentira. 

    P.S. : a primeira coisa a fazer quando não se quer resolver um problema é não reconhecê-lo . 

  16. Ainda sobre corrupção policial

    A corrupção policial nasce (e se nutre com 2º salário) exatamente nas fissuras ou interfaces onde convivem ações ilícitas com usuário aparentemente inocente (ou “inocentado” pela justiça). O jogo do bicho existe há mais de 100 anos, mas, parece que é proibido. Então, como é que ainda funciona? E os bingos? E o dólar paralelo? E nos tempos recentes, que acontece com as drogas, quando um playboy pode se drogar enquanto o seu fornecedor é rotulado de traficante e deverá pagar comissão para exercer esse trabalho, ou ir preso.

    O traficante Colombiano, Abadia, definiu bem quando perguntado sobre como acabar com o tráfico no RJ: É só fechar um determinado batalhão da PM! São conhecidos os casos do tipo: três assaltantes roubam alguma quantia, mas dois são presos ou mortos pela policia e o outro fugiu com o dinheiro (?). Em Minas Gerais um policial civil falou mais do que o Torquato, contra o Aécio, e apareceu “suicidado” na sua casa, assim como aconteceu com a “modelo” Cristiane, que apareceu morta num quarto de Apart Hotel em região nobre de BH.

    E aquele caso horroroso do coronel “Motosserrando” (Hildebrando) Paschoal?

    A mulher do Carlinhos Cachoeira ameaçou pessoalmente um Juiz e ficou tudo por isso mesmo.

    Ficamos todos admirados com o que o Torquato falou, mas são dezenas de fatos que todos os dias ficamos sabendo, nos nossos bairros, nas nossas cidades. É tão obvio que justamente por isso ninguém mais fala nada, pois parece lenda urbana.

    Até quando?

    Chame o ladrão, chame o ladrão! (“Acorda Amor”, de Chico Buarque)

    1. A fala do Ministro

      É, no mínimo, atitude estúpida a dele. Ele é o ministroe, pela lógica deveria estar no comando. Então ele não tem que falar. Tem que agir. Faz declarações generalizados e acusações mais generalisadas ainda. E aonde estão os atos para fazer o combate aos crimes?

  17. As Verdades Doem !!

    O ministro Torquato não foi irresponsável , ele foi sincero em sua opinião ! A Constituição assegura a todos o direito de se expressar ART 5º .

    Se o que ele disse corresponde ao fatos ou nâo , isso é outra estória .

    Interpretar o que se ouve e o que se lê  é o maior desafio do povo Brasileiro. 

    Eu entendo que ele se refere à uma parte da Corporação e nâo ao todo e isso foi explícito em sua fala , pois eu o ouví  falando com Datena, e ele menciona ainda que há muitos bons policiais

    Então dramatizar agora é um caminho comum para muitos .

    Não há segredos , todos sabem que sim , grande parte das Corporações SÂO CORRUPTAS ! O que está doendo então na fala do Ministro? Talvez por ser ele ,uma voz de autoridade nesta área que reforça uma verdade escondida,porém sabida.?

    É… AS VERDADES DOEM !!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador