Brasil tem mais de 715 mil detentos

Do CNJ

CNJ divulga dados sobre nova população carcerária brasileira
 
 
A nova população carcerária brasileira é de 715.655 presos. Os números apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a representantes dos tribunais de Justiça brasileiros, nesta quarta-feira (4/6), levam em conta as 147.937 pessoas em prisão domiciliar. Para realizar o levantamento inédito, o CNJ consultou os juízes responsáveis pelo monitoramento do sistema carcerário dos 26 estados e do Distrito Federal. De acordo com os dados anteriores do CNJ, que não contabilizavam prisões domiciliares, em maio deste ano a população carcerária era de 567.655.

“Até hoje, a questão carcerária era discutida em referenciais estatísticos que precisavam ser revistos. Temos de considerar o número de pessoas em prisão domiciliar no cálculo da população carcerária”, afirmou o supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF/CNJ), conselheiro Guilherme Calmon. 
 
A prisão domiciliar pode ser concedida pela Justiça a presos de qualquer um dos regimes de prisão – fechado, semiaberto e aberto. Para requerer o direito, a pessoa pode estar cumprindo sentença ou aguardando julgamento, em prisão provisória. Em geral, a prisão domiciliar é concedida a presos com problemas de saúde que não podem ser tratados na prisão ou quando não há unidade prisional própria para o cumprimento de determinado regime, como o semiaberto, por exemplo.  
Provisórios – Além de alterar a população prisional total, a inclusão das prisões domiciliares no total da população carcerária também derruba o percentual de presos provisórios (aguardando julgamento) no país, que passa de 41% para 32%. Em Santa Catarina, a porcentagem cai de 30% para 16%, enquanto em Sergipe, passa de 76% para 43%.  
 
“A porcentagem de presos provisórios em alguns estados causava uma visão distorcida sobre o trabalho dos juízos criminais e de execução penal. Quando magistrados de postura garantista concediam prisões domiciliares no intuito de preservar direitos humanos, o percentual de presos provisórios aumentava no estado”, disse o coordenador do DMF/CNJ, juiz Douglas Martins.
 
Ranking – Com as novas estatísticas, o Brasil passa a ter a terceira maior população carcerária do mundo, segundo dados do ICPS, sigla em inglês para Centro Internacional de Estudos Prisionais, do King’s College, de Londres. As prisões domiciliares fizeram o Brasil ultrapassar a Rússia, que tem 676.400 presos. 
 
Déficit – O novo número também muda o déficit atual de vagas no sistema, que é de 210 mil, segundo os dados mais recentes do CNJ. “Considerando as prisões domiciliares, o déficit passa para 358 mil vagas. Se contarmos o número de mandados de prisão em aberto, de acordo com o Banco Nacional de Mandados de Prisão (373.991), a nossa população prisional saltaria para 1,089 milhão de pessoas”, afirmou o conselheiro Guilherme Calmon.

Veja a íntegra do Novo Diagnóstico de Pessoas Presas no Brasil 

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esses dados colocam o Brasil

    Esses dados colocam o Brasil entre a terceira ou quarta maior população carcerária do planta.

    E ainda dizem que ninguém no Brasil é preso.

    No estudo anterior anteriores que mostrava 574 mil pessoas presas já indicavam que a população carcerária do Brasil tinha aumentado mais de 400% em 20 anos.

    E ainda dizem que o PT quer manter criminosos soltos por ser contra a diminuição da maioridade penal.

    Dados em:

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-03/populacao-carceraria-aumentou-mais-de-400-nos-ultimos-20-anos-no-brasil

    1. País da impunidade

      Exato a imprensa gosta de publicar que somos o País da impunidade ,mesmo com uma população carcerária desse tamanho !

  2. Conversa fiada prá sempre

    Nassif,

    Esta excrescência tem espaço garantido no patropi.

    Qual é o motivo prá existir tanta gente atrá das grades, para o país ser terceirinho em população carcerária no planeta ? Esta resposta merece toda a sorte d teorias que, juntas, não caberão em mil páginas.

    Quantos % de 3 P? Quantos % de classe média ? Quantos já cumpriram a pena e aguardam a liberação pela Justicia indolente prá xuxu ? Quanto custa $$$ um apenado mensalmente ? Quem avalia, e como avalia os gastos $$$ mensais estratosféricos, alguém se recorda de alguma auditoria  a respeito da montanha de $$$ ? Noves fora as duas primeiras, as outras serão respondidas no dia em que o sargento garcia pegar o zorro.

    A colaborar  com isto tudo a sociedade brasileira, sempre pronta para exigir a prisão até mesmo das árvores, desde que não seja o seu parente, sempre apoiando mais presídios, desde que não fiquem na sua vizinhança.

    Pedem pela prisão de um juz com mais de 85 anos, que botou milhões $$$ no bolso, mas sequer imaginam em pegar todos os bens $$$ do acusado- a $$$ do apartamento em Miami foi obra do FBI, é o cúmulo do pouco caso por parte das autoridades brasileiras, que, por acaso e por corpo mole, não consegue repatriar a $$$ de quase ninguém, haja vista o caso de Paulo Maluf, uma verdadeira ópera bufa que deixa evidente o elevado padrão de irresponsabilidade da Justicia tupiniquim. 

  3. Os comentaristas da Folha/UOL discordam

    Se você ler os comentários da Folha e do UOL em cada notícia sobre um crime, verá que o pensamento dos comentaristas de lá é único: o criminoso será defendido pelos “direitos humanos” (embora nunca ninguém dos direitos humanos se manifeste) e estará solto no dia seguinte…

    Em suma: há um fortíssimo dogma na cabeça do homem médio brasileiro de que ninguém fica preso, e que direitos humanos são direitos pra bandidos, pra garantir ao criminoso o direito de delinquir.

    1. Tanto bate…

      Alan.

      Isto é ensaiado – escrevam e falem o tempo todo, pois ao não existir contraponto, todos os homer simpsons terminam por assimilar. O método termina por ser eficaz e eficiente.

  4. estatísticas.

    Bem, nada como uma olhada em estatísticas: nós somos o quinto maior país em população. Se formos olhar apenas a equivalência, deveríamos ficar felizes se fôssemos o quinto em população carcerária?É sentar bunda e analisar trocentos fatores, históricos, sociais, econômicos, jurídicos, escambau a quatro. Como foi postado, como contar mentiras falando apenas verdades.

  5. Deveria ser o TRIPLO, o

    Deveria ser o TRIPLO, o QUADRUPLO disso.

    Estamos falando de um país-piada que só esclarece 8% dos seus homicidios (50MIL /ano).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador