O delegado que ousou prender um PM por práticas de tortura

Os PMs foram até a casa do Afonso de Carvalho Oliveira Trudes, suspeito de ter roubado uma bicicleta. Mesmo sem mandado, detiveram-no, levaram-no a uma quebrada e o entregaram a uma Delegacia de Polícia de Itaquera, São Paulo, quatro horas depois, todo machucado.

Informado sobre o ocorrido, com a confirmação dos laudos médicos, o delegado Raphael Zanon, da 13a DP. ordenou a prisão do sargento Charles Otaga, por prática de tortura.

Imediatamente a delegacia foi cercada por PMs, ameaçando ir atrás do delegado em sua casa ou de sua namorada.

O delegado solicitou apoio do GOE (Grupo de Operações Especiais). PMs garantiam que o preso tinha se machucado ao cair da bicicleta. Os PMs bradavam que o delegado “estava mostrando as garras” e atualizavam a todo momento pelas redes sociais  o que estava ocorrendo na delegacia. Segundo a reportagem, um dos PMs disse aos colegas de farda “é hora da gente se unir e defender os nossos”, segundo reportagem da Folha.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou agressão com objeto de choque no pênis, bolsa escrotal, percoço e perna, machucados nas costelas e múltiplas lesões na parte esquerda da coxa e das nádegas, tudo devidamente documentado.

É um episódio pouco usual, menos pelas torturas, mais pela coragem de um delegado de polícia de fazer cumprir a lei.

O delegado Zanon sabia bem que, ao cumprir a lei, estaria expostos à represália de uma força que abriga, entre os seus, esquadrões da morte.

De seu lado, provavelmente o Secretário de Segurança Alexandre Moraes não vai se pronunciar. Marqueteiro, como seu colega Ministro da Justiça, Moraes veio a público se manifestar sobre a motorista de 28 anos que, embriagada, matou dois trabalhadores que pintavam faixas de ciclovias. Mas foge dos temas sérios. Virou assunto muito mais pela beleza da motorista do que por solidariedade às vítimas.

A exemplo do Ministro José Eduardo Cardozo com a Polícia Federal, Moraes não possui a menor ascendência sobre a PM. Se a imprensa insistir, anunciará a abertura de um procedimento qualquer que se perderá no tempo, quando a memória seletiva da mídia deixar de cobrar resultados.

 

Luis Nassif

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Exatamente isso! Um delegado

    Exatamente isso! Um delegado que ao cumprir a lei agora vai sofrer represálias, ou coisa pior. São as práticas nocivas que se perpetuam neste país em parte por não ter punido seus torturadores.

  2. Lembram do meu mantra?
    Onde foi mesmo que um PM preso por tortura saiu aplaudido e um delegado que prendeu um torturador saiu do escolta PARA NÃO SER LINCHADO?

    Onde foi que aconteceu isso tudo?
    Porque….no meu estado pode até haver tortura, mas preso por tortura não sai sob aplausos do Povo. E delegado que cumpre lei não sai sob proteção policial.
    Isso NO MEU ESTADO.

    Há um Estado em que insistentemente digo, por aqui, não haver solução.
    Vamos pela solução que FUNCIONA: dividir para conquistar.

    Dívida em 3 e não se fala mais nisso. E de bônus, nunca mais haverá tentativa de golpes de estado neste país.

    E que vá conduzir a puta que te pariu! !!

  3. O dp correto é 103.
    Na
    O dp correto é 103.

    Na delegacia muitos tentaram dissuadir o delegado., desde Telhada a Conte Lopes. O Dr. Segundo informações tem 3 pós e da aulas, começou na polícia como papiloscopista.

  4. “A exemplo do Ministro José

    “A exemplo do Ministro José Eduardo Cardozo com a Polícia Federal, Moraes não possui a menor ascendência sobre a PM”:

    Eh isso mesmo que a PF precisa!

    Mais uma Branca de Neve.

  5. quanto a  PM é o governador

    quanto a  PM é o governador do  estado que  deve  ser pronunciar  e defender  seu  delegado, esses abusos  devem  ser eliminadol, e nomolmento que a  PM  for  desmilitarizada  isso  vai  se  acabar  porque  as PM  tem se tornado  um monstro  sem  cointrole do  estado. 

    lwembro-me  que  os pms  em  SP  tiveram a coragem de eliminar  um oficial que  investigava  ol  grupo de  exterminio  dentro da corporaçao.  

    1. “nomolmento que a  PM  for

      “nomolmento que a  PM  for  desmilitarizada  isso  vai  se  acabar  porque  as PM  tem se tornado  um monstro  sem  cointrole do  estado”:

      Essa sucia escangalha TODA ESQUINA de BH.  Ja fui agredido 3 vezes por eles, todas 3 sem a menor sombra de razao, todas 3 em BH, e a terceira delas logo na minha primeira visita (horripilante) ao Brasil em 13 anos.

      O Brasil NUNCA vai chegar a ser o que pode ser se nao se livrar de suas PM’s.  Eles NAO sao “policias” e NAO sao “militares”.  Eles apodrecem tudo em que encostam, igual fizeram com BH.

      Tao pensando que eh somente no Brasil?  Nope.  Eh no mundo inteiro.  Aonde tem PM, tem podridao.  SOMENTE pra populacao pobre, NUNCA pra rica.  E eles sao treinados pra isso mesmo, e nada mais.

      Filhos da puta, isso sim.

  6. Tortura em SP, em pleno século XXI ?

    Tortura em SP, em pleno século XXI ? Afinal esse não é o estado “mais desenvolvido” da nação? De gente culta? Onde o governador Dr. Geraldo Alckmin postula a cadeira presidencial em 2.018? Acho que cabe um pronunciamento o mais rápido possível do Secretário da Justiça. 

    1. De um delegado que pode estar

      De um delegado que pode estar correndo risco de vida por fazer cumprir a lei, e do Ministério da Justiça que Dilma teima em manter no comando um traste inútil.

    2. Oi Renato, parece que você tem razão,

      Fazer comparações entre este secretário e o nosso ministro é sem cabimento. Se não me falha a memória, o nosso ministro rapidamente enquadrou os  pfs que faziam treinamento de tiro sobre a figura  da presidente. Ele também rapidamente agiu para estancar os vazamentos dos processos judiciais sob segredo de justiça.  Quanto ao grampo na sala do Youssef ele parece que já conseguiu o afastamento dos pfs implicados, que estáo sob inquérito e correm o risco de serem expulsos da PF. O noso ministro é muito atuante, não é mesmo?  Dependendo do ponto de vista, ele é sem dúvida o melhor ministro da justiça que já tivemos.

      1. De fato nunca vi um chefe da

        De fato nunca vi um chefe da polícia federal que não age como a polícia em geral. Esse negócio de respeito às leis, republicanismo é para os fracos. O negócio é prender e arrebentar, não é?

        Ademais o sistema tem trabalhado tão bem desde a fundação da república, mudá-lo prá que?

        Mas falando sério agora, José, há as instituições e há as práticas. Institucionalmente Cardozo manda. Mas se tentar mandar na prática, com certeza vai paralizar a PF na melhor das hipóteses. (Na pior, acorda com a boca cheia de formiga.) Vai ter que enfrentar greves – ainda que “brancas”, sabotagens e toda sorte de resistência. Os ministros que vieram antes de Cardozo só se mantiveram no cargo porque foram coniventes com as práticas nefastas e ilegais da PF. Por exemplo, você acredita que a apreensão do helicóptero dos Perrela foi feita e veio a público porque a PF trabalha com lisura? Se sim, porque é que o traficante ainda não foi preso? Do meu ponto de vista há uma enorme possibilidade que Perrela tenha desagradado a alguém da PF… Polícia é fogo, não deve ser fácil o que Cardozo ou qualquer outro administrador de polícia que não seja corporativista enfrenta.

        O que Cardozo especificamente e o governo Dilma em geral fazem é oferecer a possibilidade inédita de sermos republicanos, corretos. E acredite, há brasileiros que se sentem aliviados e que aderem. Fazer as coisas direito pode ser uma alternativa bacana. Bem… fazer errado não tem dado certo desde a fundação da República, né?

        Mas o que me chamou a atenção foi forçar o “gancho” com a história do delegado para tentar depreciar Cardozo.

  7. O que mais espanta é a

    O que mais espanta é a cultura “Charles Bronson” da polícia e da classe média paulistana. As forças policiais são um reflexo da sociedade que elas servem. Se alguém é identificado como criminoso tem de ser surrado, linchado, morto. A lei que se exploda. Não acho que bandido deve ser tratado como igual, ele preferiu ser desigual, e deve ser tratado com dureza sim, mas o ato de tortura é covarde e criminoso.

    Por outro lado, não se deve tratar a polícia com desprezo e como se fosse um grupo criminoso. Isso é um desserviço a sociedade. Os policiais, de uma forma geral, são mal pagos, enfrentam condições péssimas de trabalho e arriscam a vida todos os dias. O que é fundamental para termos forças policiais que não ajam como criminosos, é prepará-los para agirem com respeito à lei.

    1. Gostei do seu equilíbrio

      Gostei do seu equilíbrio Samuel. 

      Mas a polícia dificilmente (ou nunca) erra. Os policiais são mal pagos, enfrentam condições péssimas de trabalho, porém, todas as ações de violência e tortura têm como vítimas os pobres.

    2. Uma coisa não justifica a outra.

      ” Os policiais, de uma forma geral, são mal pagos, enfrentam condições péssimas de trabalho e arriscam a vida todos os dias. ” : Não é motivo para cometer crimes.

  8. Da missa o Nassif parece não conhecer um terço.

    “O deputado estadual coronel Adriano Telhada (PSDB) também esteve na delegacia durante o tumulto. Para o parlamentar, que é policial militar reformado, o delegado autuou injustamente o sargento envolvido na ocorrência. “Sargento Otaga foi indevidamente autuado em flagrante por tortura e agressão contra um bandido preso por roubo, baseando-se o delegado apenas nas palavras do ladrão”, ressaltou em nota postada em sua página no Facebook.

    De acordo com Telhada, o delegado desconsiderou informações importantes, como os registros do localizador por satélite da viatura. “Infelizmente delegados mal preparados como esse denigrem a imagem da Polícia Civil perante a sociedade e principalmente perante a Polícia Militar”, reclamou.”

    1. Credibilidade

      Parei em Telhada.

      Policia corrupta e suja, faz carinho em filhos de elite e torturam pobres de periferia quer seja inocente ou não, policial sujo tem que ser exoneado e ficar a margem da sociedade.

    2. COMO ASSIM????
      O laudo do

      COMO ASSIM????

      O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou agressão com objeto de choque no pênis, bolsa escrotal, percoço e perna, machucados nas costelas e múltiplas lesões na parte esquerda da coxa e das nádegas, tudo devidamente documentado. É um episódio pouco usual, menos pelas torturas, mais pela coragem de um delegado de polícia de fazer cumprir a lei.

  9. O delegado que ousou prender um PM por práticas de tortura.

    Provavelmente os POLÍCIAIS MILITARES se sente no DIREITO de TORTURAR seus PRESOS de TANTO VER na MÍDIA brasileira JUÍZES TORTURANDO seus INVESTIGADOS, com prisões TEMPORÁRIAS e PREVENTIVAS excessivas além do que PERMITE a LEI, com o OBJETIVO de FORÇÁ-LOS as DELAÇÕES PREMIADAS.

     

    Qualquer LEIGO em DIREITO pensaria: Se o JUIZ o FAZ é LEGAL.

  10. PM paulista vai se mostrando

    PM paulista vai se mostrando um verdadeiro monstro com vida e dinâmica própria, totalmente insubordinada.

    Que lástima.

    Pior, os coxinhas paulistas ainda crêem que este é um estado sério.

  11. Soldados!

    Não temos guardas, temos soldados!

    Em todo Brasil é assim. A cultura da violência espalhou-se. A sociedade brasileira foi acostumada com a violência, como constatamos no livro “Casa Grande e Senzala”.

    Posso relatar uma passagem familiar que expõe essa naturalização. Lembro que meus filhos de 11e 9 anos pediram para comprar um jogo chamado (em português)  “Briga de Rua” ou ” Combate Mortal. Fui a loja, mas desisti ao constatar que eram muito violentos. Ano,1997. Quantos pais compraram? Milhões!  Não sabiam que esses inocentes joguinhos derivam de “jogos”  para dessensibilizar soldados do exército americano. É esse brinquedinho inocente (mil vezes mais violentos que os filmes que desumanizaram os próprios índios americanos) que milhões de criancinhas ganharam de seus bondosos e boçais papais planeta a fora. 

    O que dá mais dinheiro, um ambiente de segurança pública ou a insegurança? Francamente, o “Capetalista”  não tá nem aí! 

  12. A decisão do delegado é

    A decisão do delegado foi correta e ele tem autoridade para fazer o que fez.

    Os policiais militares rebelados devem responder na forma da Lei. 

    É preciso deixar bem claro duas coisas:

    a) PM que comete crime não é PM e sim criminoso;

    b) policial militar não é autoridade, tampouco está acima da Lei para praticar torturas e ficar impune. 

     

  13. os pms estão na sua

    os pms estão na sua lógica.

    Se eduardo cunha tem contas na suiça com dinheiro guentado é presidente e defendido pela direitalha, não se pode prender bandido torturador fantasiado de pm.

  14. Parabéns

    O Delegado agiu corretamente!

    Na audiência de custódia o Juiz decretou a prisão preventiva do sargento torturados, enaltecendo a conduta do delegado e contrariando, pasmem, a posição do MP que, sabe-se lá por qual motivo, não se convencera na plenitude que o caso era de tortura.

    Parabéns ao Delegado! E parabéns ao Magistrado que decretou a preventiva!

    Chega de ditadura militar velada.

    Por qual motivo será que o Coronel Telhada e os demais milicos não foram em peso ao Fórum para pressionar o Juiz? Será que se o advogado do torturador impetrar um HC vão fazer o mesmo que fizeram na Delegacia lá no TJ?

    Chega de PM…

  15. Pau que dá me Chico Tem que dar em Francisco

    Que gesto nobre, que delegado corajoso. Interessante saber que o delegado que ousou prender um policial militar, suposto torturador, é visto no dia seguinte em vídeo circulando na internet desferindo diversos tapas em homem algemado. Ôpa, aí não é suposição, é prova cabal de tortura. Quero a prisão do delegado já. Video no site da tvfolha.

  16. Esse delegado estará sozinho

    O que ocorreu em São Paulo/SP, acontece quase que todos os dias no estado inteiro mas até hoje não vi ninguém ser penalizado por isso, visto que o Exmo Sr. Governador GERALDO ALCKIMIN é o maior defensor da Polícia Militar, pois todas as vezes em que houveram greves de professores, servidores da saúde e de outros setores públicos, quem segura o seu cargo é a PM, mas isso tem um preço, ou seja, troca de favores. Provavelmente este será mais um caso que cairá no esquecimento da mídia e população, retornando tudo ao que era antes. E falando em mídia, a nossa é a mais sem vergonha que existe no planeta, pois é totalmente tendenciosa e age de forma a defender os seus próprios interesses. Por exemplo: O maior cliente da Rede Globo hoje, é o governo do PSDB de são paulo/SP, o qual vincula propagandas milionárias em horários comerciais nobres da referida emissora. Em contrapartida, fazem matérias tendenciosas e tentam desclassificar assuntos de extrema importância a favor do governo, não mostrando insenção ou imparcialidade. Resumindo, o sistema está implantado, e não há como reverte-lo. Tenho pena desse delegado de polícia que cumpriu com o seu dever, pois com certeza estará sozinho no decorrer dessa história, abandonado pela própria administração policial civil que, por medo de perder os seus cargos de confiança (cadeiras), não o apoiará. Se isso está ocorrendo hoje, sem o ciclo completo de polícia tão almejado pela PM, imagine o que irá acontecer quando conseguirem isso……. Só Deus para nos ajudar.

  17. PCs estão com medinho

    PCs estão com medinho mimimi… pois sabem que se o Ciclo completo chegar vão ter um desprezo da sociedade. Se a PM erra mais é porque trabalha mais, a PC é silenciosa em quase tudo. Mesmo assim tem um vídeo na rede qua supostamente esse delegado está fazendo uma tortura. Vamos esperar para ver quem é quem.

  18. Império da Lei
    Parabéns ao doutor Zanon e ao Juiz que ratificou e converteu a prisão!
    Isso precisa mudar. O CNJ, Defensoria Pública e entidades de D. Humanos se solidarizaram com o doutor Zanon, autoridade valente.
    Bom ressaltar que o TJ concedeu HC ao PM, porém enalteceu a conduta do Delegado e submeteu o Sargento ao comparecimento obrigatório nos atos de Inquérito Policial e possível futura ação penal sob pena de revogação da medida.

    Mesmo assim li posts na internet de comentários de PM como:” é tudo nosso” ” agora tem que dar um pau no delegadinho” , “justiça foi feita agora queremos o ciclo completo MILITAR”.

    Lamentável!!!!

    1. Briga com eles

      Delegado teve seus quinze minutos de fama. Vejamos se terá essa mesma desenvoltura para prender chefes do tráfico dessa cidade. Em geral, esse tipo de atitude é protagonizada por pessoas raivosas que utilizam de seu cargo para sustentar vaidades pessoais. Isso em nada contribuirá para segurança pública.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador