O que está por trás da indicação do novo comandante da PF, por Luis Nassif

Assim como a nova Procuradora Geral da República (PGR) Raquel Dodge, o novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, parece mais vítima da falta de traquejo com a mídia, do que de seus atos concretos.

Ele está submetido a três tipos de tiroteio.

O primeiro, em torno da nomeação dos diretores das PFs estaduais, das quais a mais relevante é São Paulo. Até a decisão haverá fogo de dentro e de fora.

O segundo tiroteio é a herança da disputa com o Ministério Público Federal (MPF), especialmente em torno do instituto da delação premiada. A PF tem certeza absoluta de que os procuradores não dispõem de experiência em investigação e acabam desperdiçando o poder que ganharam sobre os delatores.

O terceiro, é a disputa com a elite engravatada da Lava Jato, que viciou em holofotes da mídia e em trocar todo o aparato investigativo pela comodidade das delações premiadas – levantadas por procuradores.

Nos últimos meses houve uma disputa renhida entre grupos que pretendiam a divisão da Polícia Federal em várias PFs temáticas, a fim de consolidar feudos em suas áreas de atuação. Grande parte desse grupo estava entre os bacharéis, os delegados advogados que, a exemplo dos procuradores da Lava Jato, pretendiam o protagonismo da corporação, atritando com investigadores e quadros técnicos.

Segóvia conseguiu o apoio de cerca de 80% da categoria, unificando os quadros mais experientes – que tinham sido jogados para segundo plano pelo padrão de investigação Google dos delegados -, e os quadros técnicos.

Foi bastante explorada ontem sua declaração, de que “talvez uma única mala não desse toda a materialidade para apontar se houve crime, e quais os partícipes”. Houve quem interpretasse como defesa de Temer.

Fontes ligadas a ele sustentam que foi crítica óbvia às investigações do ex-PGR Rodrigo Janot que, com sua pressa, transformou uma bala de canhão em um tiroteio confuso, do qual se prevaleceu Michel Temer.

A pressa fez com que não se periciassem inicialmente as gravações. Com mais profissionalismo, se poderia ter ido até o fim do trajeto da mala de dinheiro carregada por Rocha Loures. E não se teria cometido o erro de centrar toda a repercussão em um trecho do diálogo entre Joesley Batista e Michel Temer que não permitia cem por cento de certeza sobre o tal cala-boca em Eduardo Cunha.

Tanto as críticas se referiam ao passado, que Segovia passou três horas em conversas com a PGR Raquel Dodge, visando aprimorar a parceria MPF-PF.

Essa mesma opinião, sobre os erros do PGR com a delação da JBS, foi externada por Segóvia em entrevistas a repórteres do Globo, Folha, Estadão e revistas, com quem conversou nos últimos dias. Vai ter que ganhar mais experiência até descobrir que nenhuma publicação resiste a uma frase de efeito, mesmo tirada do contexto,

De certo modo, Segóvia vocalizou a maior crítica dos quadros internos da PF contra o estrelismo da Lava Jato. Não é por outro motivo que a resposta petulante veio do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima.

Há uma área técnica bem montada na PF, trabalhando com sistemas de computação, com perícia, exames mais aprofundados. Tudo isso foi jogado para segundo plano pelos próprios delegados da Lava Jato, indo a reboque de delações que servem apenas para os procuradores fazerem valer suas teses – independentemente da existência ou não de provas. 

Se conseguir, ao mesmo tempo, trazer a PF de volta ao seu status de órgão do Estado, e não a serviço de egos, e, ao mesmo tempo, dar um enfoque profissional nas investigações, terá cumprido sua missão.

Luis Nassif

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. lava jato transformou a delação…

    de meio em fim

    prova é que o prêmio estava sendo aferido conforme o sucesso – político? – da delação

    e não da investigação……………………………………

    de indícios só pulamos para as provas concretas com a investigação, raramente com a delação continuada

    ou adaptada

    1. Acompanhado dos deputados

      Acompanhado dos deputados federais Paulo Teixeira, Valmir Prascidelli e Nilto Tatto, o deputado estadual Alencar Santana (PT) esteve na Procuradoria-Geral da República nesta terça-feira (21) e descobriu que o órgão ainda não agiu quanto aos processos envolvendo o governador Geraldo Alckmin do PSDB e supostos pagamentos de propina pela Odebrecht; a PGR alega não ter recebido do STF as delações envolvendo Alckmin do PSDB e, dessa forma, não conseguiriam investigar o caso.

      Precisa desenhar?

  2. É um tremendo erro

    É um tremendo erro ficar com essa “criatividade” na hora de interpretar coisas óbvias. Nâo há dúvidas de que se trata de “estancar essa porra”. Isso está na boca de todo mundo na praça dos tres poderes, e não só na voz gravada de Jucá e Aécio.

    É claro que as querelas internas também estão presentes nas falas dos charadeiros da PF. Mas uma coisa não exclui a outra. Pelo contario: tratá-las como excludentes é jogar a criança fora junto com a água do banho; e ficar só com a bacia na mão.

    O Nassif também acha que está lidando com “estadistas franceses” em vez de valentões de butiquim.

    Vale a pena ler o que diz o Fernando Brito, do Tijolaço.

    Janot parte para o “barraco institucional” com diretor da PF.

     

    janotmorcego

    Já houve mais respeito nos estatutos da nossa gafieira judicial.

    Agora, vale “umbigada”.

    Rodrigo Janot, recém-apeado do cargo de Procurador Geral da República, partiu para a agressão debochada contra o recém-implantado chefe da Polícia Federal.

    “Esse moço [Fernando Segóvia]  se acha acima de todas as instituições, e ele é só diretor da Polícia Federal, uma instituição respeitadíssima, mas vinculada hierarquicamente ao ministro da Justiça e ao presidente da República, que, aliás, estava na posse dele. Nunca vi um presidente da República ir à posse de um diretor-geral”.

    Não satisfeito, manda que o diretor da PF vá tomar aulas de direito penal: “”O doutor Segóvia precisa estudar um pouquinho direito processual penal. Nós tínhamos réus presos. Em havendo réu preso –se ele não sabe disso é preciso dar uma estudadinha–, o inquérito tem que ser encerrado num prazo curto, e a denúncia, oferecida, senão o réu será solto”.

    E  fala o que é inaceitável que se diga do chefe da Polícia Federal: “”A pergunta que não quer calar é: ele se inteirou disso ou ele está falando por ordem de alguém?”

    Há, porém, outra pergunta que não quer calar. Por que Rodrigo Janot colaborou, por ação e omissão, com a derrubada de um governo que deu a mais ampla liberdade de atuação que a Polícia Federal já teve em sua história? Por que Rodrigo Janot não deteve Eduardo Cunha, por que não deteve o golpismo de Temer? Porque não deteve a farsa das “pedaladas fiscais”? Porque só deteve, de forma abjeta, a nomeação de Lula para Casa Civil, última esperança para contra o golpe de estado que levaria “esse moço” ao comando da PF?

    Recomenda-se ao Dr. Janot que se cuide. Age sobre ele a máquina que ele mandou agir contra outros, e que vai arrancar, para usar o bordão de um personagem do Chico Anysio, os segredos até de tudo que ele fazia “quando era menino lá em Barbacena”.

    Vai virar picadinho do Estado Policial que ajudou a criar.

     

    1. Companheira Lucinei,há uma
      Companheira Lucinei,há uma erro grosseiro e imperdoável nessa charge do Janot.Cadê a garrafa?Nem pensar em água mineral,com ou sem gás.

  3. CARAMBA,NÂO PERCEBE QUE TANTO

    CARAMBA,NÂO PERCEBE QUE TANTO UMA QUANTO O OUTRO FORAM ESCOLHIDOS SOB DEDOS CRITERIOSOS?

    NASSIF ANDA BONZINHO DEMAIS,É GUERRA, NÃO ENTENDE AS PEÇAS NO TABULEIRO?

    1. Acompanhado dos deputados

      Acompanhado dos deputados federais Paulo Teixeira, Valmir Prascidelli e Nilto Tatto, o deputado estadual Alencar Santana (PT) esteve na Procuradoria-Geral da República nesta terça-feira (21) e descobriu que o órgão ainda não agiu quanto aos processos envolvendo o governador Geraldo Alckmin do PSDB e supostos pagamentos de propina pela Odebrecht; a PGR alega não ter recebido do STF as delações envolvendo Alckmin do PSDB e, dessa forma, não conseguiriam investigar o caso.

      Precisa desenhar?

  4. Eu também queria….

    Eu também queria que o que está por trás é essa luta entre o bem e o mal que Nassif imagina.

    Há coisas muito mais profundas por trás do Temer e, pelo visto, os cargos meritocráticos se curvam a este poder.

  5. “Com mais profissionalismo,
    “Com mais profissionalismo, se poderia ter ido até o fim do trajeto da mala de dinheiro carregada por Rocha Loures.”
    Por que ninguém associa o vazamento da investigação e aquele “furo de reportagem” da Globo com a precipitação da denúncia da PGR? Lembrem-se que a investigação estava sendo efetivamente realizada pela PF (filmagens, rastreamento de dinheiro nas malas etc). A investigação teria chegado mais perto de Temer e Aecio se não houvesse o megafuro da Globo naquela noite de maio? A resposta creio ser obvia. Talvez nao seja correto apontar o dedo pra PGR, talvez tenham feito o que foi possível fazer com o que tinham em mãos.

  6. Contragolpe-GOVERNO PARALELO-LANÇAMENTO do ANO ELEITORAL 2018

    Contragolpe – GOVERNO PARALELO

    ISSO não adianta mais !!
    VAMOS ao que INTERESSA daqui pra frente !

    HANDS ON – (à PRÁTICA, sem LERO-LERO)

    LANÇAMENTO do ANO ELEITORAL – 2018
    GOVERNO PARALELO – Desobediência Civil e Boicotes Massivos:

    1o.ATO => NINGUÉM “deve pagar” o IPVA-2018 (vamos começar quebrando os governos Estaduais pra aniquilar as Bases) – o Rio já está quebrando.. Vamos instalar a ANARQUIA como forma de governo;

    2o.ATO => BOICOTE TOTAL-MASSIVO à SHELL (ninguém deve utilizar mais nada da SHELL+COSAN que é carrapato da SHELL)

    3o. ATO => (boicote aos bancos) FECHAR contas no ITAÚ+BRADESCO+SANTANDER – BANCOS GOLPISTAS !!

    4o. ATO => (boicote à mídia corporativa-PIG) CANCELAR TODAS ASSINATURAS de TVs por assinaturas da GLOBO, Band, etc, Revistas (veja, istoé, época, etc.) e jornais (Folha, estadão, UOL, etc.) – MÍDIA GOLPISTA – temos que quebra-los .. a maioria já está FALIDA !!

    5o. ATO => … E ASSIM POR DIANTE…o POVO todo tem que participar e encontrar outras formas de BOICOTES massivos … como por EXEMPLO: por um(1) mês NINGUÉM COMPRAR CARNES da JBS-FRIBOI ..!

    TEMOS que MEXER no BOLSO dos GOLPISTAS e MATA-LOS financeiramente.
    Só assim o GOLPE acaba rapidinho e sem armas..!

     

    1. Perfeito. Só mude a ordem das Batalhas.
      Perfeito, mas acho que é preciso priorizar cada campanha de boicote para ter sucesso. Comecemos pelas mais fáceis de serem executadas e mais efetivas: 1o. ATO => É a mãe de todas as batalhas. É o ataque ao Poder Central do Golpe: Boicote total aos bancos privados. FECHAR contas no ITAÚ+BRADESCO+SANTANDER. É importante fechar o ano já com contas nos bancos públicos Caixa ou BB, Banco do Nordeste (ou cooperativas de crédito). Renove seguros de 2018 já nos bancos públicos.  2o.ATO (simultâneo) => BOICOTE TOTAL-MASSIVO à SHELL (ninguém deve utilizar mais nada da SHELL+COSAN que é carrapato da SHELL). Melhor abastecer só em postos BR. Se apenas o 1o. ato for bem sucedido – imagine mais de 1 milhão de correntistas saindo do Itaú em curto tempo – o susto já provocará mudanças. Os bancos ficarão assustados. O povo se sentirá com poder de conquistar transformações e isso fortalecerá outros boicotes. 3o. ATO (sem desmobilizar o 1o. e o 2o.): Não pagar o IPVA-2018 apenas nos estados governados por partidos golpistas. 4o. ATO (sem desmobilizar o 1o. e o 2o.): Cancelar assinaturas de TV QUE TENHAM OS CANAIS GLOBOSAT. Esse é o boicote mais difícil de conseguir adesões, justamente porque a TV por assinatura é alternativa à TV aberta. É a válvula de escape para boicotar a Globo. Mas podemos fazer campanha para as operadoras ofereçam pacotes mais baratos sem os canais Globosat (O Grupo Globo ganha uma boa grana de casa mensalidade por causa desses canais). E também disseminar as alternativas Netflix e Amazon Prime, inclusive mais econômicas. Assinaturas de jornais e revistas, alguém que não seja coxinha ainda assina? 5o. ATO: Esse é o mais difícil, porque sai do espeto e cai na brasa. Boicotar JBS-friboi-seara-rezende e comprar Sadia-Perdigão (BRFoods), não adianta. A BRFoods é controlada pela Tarpon, também golpista, cujo sócio Eduardo Mufarej aliou-se a Luciano Huck no fundo para eleger 100 deputados neoliberais. Enquanto não houver uma estratégia de resultado bem definido, melhor concentrar sobretudo no Boicote total a Itaú-Bradesco-Santander-Shell.

        1. Tá valendo. Mas tem que mudar conta para banco público.

          Se fechar conta no Itau e transferir para Bradesco ou Santander não adianta. Tem que ser para bancos públicos ou cooperativas de crédito. De qualquer forma o que importa é disseminar nas redes de forma clara que se o povo mantiver contas nos bancos privados estará financiando sua própria desgraça, a perda de empregos, de renda, de aposentadoria, de direitos, de saúde, educação e segurança, etc. O jeito do povo enquadrar os poderes e os próprios políticos (inclua-se aí os de toga) é boicotando quem manda neles: os bancos privados.

      1. Então acertei no alvo, hà

        Então acertei no alvo, hà vinte anos não compro tais jornais, não vejo tais televisões, não compro tais carnes, etc, etc. Mas não tenho coragem de não pagar o IPTU por causa das  multas, etc. E aínda por cima faço a maior propaganda contra essas instituições acima discriminadas. É guerra MESMO.

         

  7. Ou seja, Temer, apesar de ser

    Ou seja, Temer, apesar de ser um péssimo Presidente é muito superior para indicar do que Lula e Dilma, bom, essa nem se fala, é uma anta completa.

    Mas enfim, volto a repetir, se Lula não demonstrar que mudou com relação as indicações para corporações, se não demonstrar transito no judiciário, no mp, na pf, nas forças armadas, ele não vai conseguir governar, mesmo que ganhe no voto.

    Isso é crucial e não adianta a esquerda se omitir.

  8. E lá no Maranhão?
    Nassif, e o debut da nova PF lá no Maranhão, fomentando a perseguição midiática do Flávio Dino bem ao estilo da demonização rasteira das esquerdas e suas políticas públicas?

  9. Pronto  ..eis que o “cavalo”

    Pronto  ..eis que o “cavalo” é dominado novamente pelo espírito de Poliana  ..aquele do “brasileiro bonzinho”

    Entendam srs  ..não lhes dê ouvidos, isso é tentação ..é a síndrome de Estocolmo na sua mais pujante demonstração

    ..fato – todo ato vindo deste governo de GOLPISTAS não presta ..ainda mais se em órgãos que lhe deviam controle, investigação e julgamento  

    ..desconfie, desconfie, e desconfie 

    ..e comece a pensar o que poderemos fazer com eles depois que este pesadelo passar  ..cadeia ? anistia ? banimento da vida pública ou o que ?  ..impunes é que não poderão ficar sob risco de outros aventureiros daqui a pouco tentarem do mesmo ou de coisa pior

    sinceramente  ..pra mim, só o dourtor Luiz Inacio LULA da Silva tem capacidade de nos livrar deste enrosco

     

     

     

  10. Resumindo: Estamos na “bosta”
    Resumindo: Estamos na “bosta” com esse governo desgraçado. Se o povo não acordar logo,e ser um jeito de agir, o buraco estará mais perto do que se imagina!

  11. Santa ingenuidade, Batman

    Quando Pedro Parente, Ilan Godfajn e H. Meirelles foram indicados, o GGN fez um contorcionismo analítico para tentar extrair das ações em curso do golpe algo que pudesse reluzir alguma esperança, ainda que pálida e apagada,no fim do túnel escuro para o futuro. Os mesmos contorcionismo analíticos são replicados agora para tentar encontrar algo republicano em atos da escória golpista que se apoderou e vem se encastelando no aparelho do Estado Nacional. Não Batman, não!

    1. Acompanhado dos deputados

      Acompanhado dos deputados federais Paulo Teixeira, Valmir Prascidelli e Nilto Tatto, o deputado estadual Alencar Santana (PT) esteve na Procuradoria-Geral da República nesta terça-feira (21) e descobriu que o órgão ainda não agiu quanto aos processos envolvendo o governador Geraldo Alckmin do PSDB e supostos pagamentos de propina pela Odebrecht; a PGR alega não ter recebido do STF as delações envolvendo Alckmin do PSDB e, dessa forma, não conseguiriam investigar o caso.

      Precisa desenhar?

  12. Está corretissimo Nassif,

    Está corretissimo Nassif, mesmo com a visivel falta de traqueijo midiatico do Diretor Segóvia,é por aí.Não sei de quem foi a culpa.Se do ex Diretor Daiello,de seus agentes trapalhões 0800,na cola daquela mala andante.Quanto falta de preparo,   impericia,impaciência,pressa,incompentência,ansiedade,cochilo por noites mal dormidas,a ponto de um ingenuo como eu chegar ao cumulo de imaginar que a perda dos radares dos agentes 0800 da mala andante e do seu puxador,o Deputado Rocha Loures,não foi acompanhada até seu destinario final,por que a bateria do carro pifou.

  13. Quando foi que aboliram o “se” e o “me” na lingua????

    Nassif, na frase  “O terceiro, é a disputa com a elite engravatada da Lava Jato, que viciou em holofotes da mídia”. Viciou quem, cara?  Acho que voce estava querendo dizer: O terceiro, é a disputa com a elite engravatada da Lava Jato, que  SE viciou em holofotes da mídia. 

      1. Se o se não está colocado
        Se o se não está colocado como símbolo de indeterminação do sujeito,em que função ele está empregado?Seria de uma partícula apassivadora?Não creio.Estaria colocado como uma partícula provocadora.Cabeça fria nessa hora Nassif,você é o maior jornalista brasileiro contemporâneo.Não cabe em você esse tipo de resposta,porque você está mordendo o anzol.Lamentável sobre todos os aspectos.

    1. Quem diria,Greta Garbo acabou

      Quem diria,Greta Garbo acabou no Irajá.Depois que sugeri que excluissem o R de Buzarco,o Moreno mais vivo do que nunca utilizou o SE como simbolo de inderteminação  do sujeito.Só quem teve o privelegio de ter o Papai como Professor de Lingua Portuguesa,sabe do que se trata. O Moreno Vivo,não teve,mas sabe direitinho do que estou falando.

      1. Acompanhado dos deputados

        Acompanhado dos deputados federais Paulo Teixeira, Valmir Prascidelli e Nilto Tatto, o deputado estadual Alencar Santana (PT) esteve na Procuradoria-Geral da República nesta terça-feira (21) e descobriu que o órgão ainda não agiu quanto aos processos envolvendo o governador Geraldo Alckmin do PSDB e supostos pagamentos de propina pela Odebrecht; a PGR alega não ter recebido do STF as delações envolvendo Alckmin do PSDB e, dessa forma, não conseguiriam investigar o caso.

        Precisa desenhar?

  14. Gato por lebre …

    “Fontes ligadas a ele sustentam que foi crítica óbvia às investigações do ex-PGR Rodrigo Janot que, com sua pressa, transformou uma bala de canhão em um tiroteio confuso, do qual se prevaleceu Michel Temer”.

    Nassif. Cuidado com suas fontes. Estão querendo vender um peixe podre. Gato por lebre. Se o diretor da PF queria criticar a PGR, que o fizesse diretamente. Apontando os erros. Apresentando uma proposta de correção de rumos.  E não viesse com esse discursinho safado de que mala de dinheiro não prova nada. Pela amor de deus … 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador