A lista de spam

Aceitam-se posições homogêneas em relação a questões ideológicas, princípios econômicos, dogmas religiosos. Já fica difícil aceitar em relação a ações de governo: considerar tudo o que um governo faz é bom ou ruim.

Agora, tem algo errado quando a unanimidade se dá em torno de uma maneira errada da contabilizar as contas da Previdência.

Com todo respeito pelos amigos comentaristas da CBN, Globo, TV Globo, não dá. Todos a favor de um erro contábil, repetindo os mesmos argumentos, não se tratando de matéria de fé nem ideológica, é demais.

Um passa, dois vá lá. Mas todos? Parece lista de spam. Tem um primeiro que cria e os demais vão repassando sem conferir.

Luis Nassif

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Está ficando cada vez mais
    Está ficando cada vez mais desproporcional a distância entre a cobertura política e econômica realizada pela mídia impressa e televisiva e a realizada pelos blogs e cia. Para ficar nos últimos grandes temas – PAC, Contabilidade da Previdência, e Eleição na Câmara – sinceramente, parecem dois planetas distintos. Não apenas com o que se discute no seu blog, mas lendo também o Kupfer, Paulo Henrique Amorim, Cesar Maia, Reinaldo Rodrigues, Roberto Jefferson, Zé Dirceu, Alon, Noblat, enfim, são tantas personalidades e visões distintas, mas com muito mais convergências entre si do que com qualquer figura proeminente da grande mídia. O PAC foi defendido e atacado com muito mais qualidade, compromisso e rigor nos blogs, – o que me me permitiu uma visão muito mais crítica – no bom sentido -do que na grande mídia. Uma estranha escalada de insensatez. Nossa ou deles?

    Por outro lado, interessante notar que os Editoriais do Valor (ontem) e da Folha de SP (hoje) mudaram um pouco o discurso. Ou foi impressão minha?

  2. É realmente interessante a
    É realmente interessante a tal jurisprudência jornalística. E o senhor, Sr. Nassif, é dos poucos a reunir cacife (rimou) para alterar o curso da jurisprudência em tempo real. Acredito que as posições monolíticas do mainstream midiático estão ficando claras a um público crescente. Basta um ou três Nassifs peitarem a doce plumagem tucana de planilhar no vácuo, que a vaca começa a tomar tangente do brejo. A propósito, alguém poderia abaixar o volume do ex-cineasta (por que parou?) hoje comentarista lulófobo?

  3. Infelizmente o nível dos
    Infelizmente o nível dos comentaristas da rede Globo está muito baixo, veja por exemplo uma Mirian Leitão comentado econômia e politica externa – não dá uma dentro. Mas o poder da Globo é tão grande que somos obrigados a comentar as idéias dessas pessoas, afinal de contas a Globo fez da Xuxa uma “atris” e “cantora”.

  4. O jornalismo brasileiro vive
    O jornalismo brasileiro vive de difundir opiniões, como se verdades fossem. Com poucas exceções, vejo que os jornalistas não pesquisam nem investigam. Assim, é natural que erros tornem-se unanimidades: ninguém tem a iniciativa de analisar os números (exceto o Nassif 🙂 para conferir o que está realmente acontecendo. Numa mesma semana, Carta Capital publicou que a Venezuela é um sucesso, e Veja publicou que é um desastre. Eis o resultado: desta maneira o debate nunca evolui, porque estando duas facções (como é evidente no meu estado, RS) calçadas apenas em ideologias, nunca é possível definir o que está dando certo e o que não está.

  5. Horas de estudo para eles
    Horas de estudo para eles Nassif. Tem um livro muito bom, de um grupo de professores da USP, chamado “Contabilidade Introdutória”.
    Que tal esse pessoal estudar um pouquinho a respeito de partidas dobradas, razonete, contas entre outros.
    Parece-me claro que a Previdência tem um déricit inferior a 10% do que foi anteriormente veiculado, os tais R$ 40 bilhões. Técnicas de gestão adequdas podem reduzir ainda mais os 3,8 bilhões de déficit, como diz o próprio ministro Nelson Machado.
    Voltar atrás para reconhecer o erro são, antes de mais nada, atos de coragem e nobreza intelectual.

    Ziliotti

  6. Esta jurisprudência
    Esta jurisprudência jornalística parece muito com a jurisprudência “economística” de consultores que estimam taxas de inflação e outras.
    No fundo todos eles têm medo de errar isoladamente, pois errar em conjunto parece ser mais desculpável; aliás, nem sentem ser necessário pedir desculpas.

  7. Uma coisa que o Sardenberg
    Uma coisa que o Sardenberg fez ontem no Jornal da Globo, e que já tinha sido feito pelo jornal O Globo, e que eu não gostei nem um pouco foi a comparação dos gastos previdenciários com a porcentagem de beneficiados do Brasil com demais países. O que esses analistas precisam entender é que cada país tem um perfil diferente. O Brasil por exemplo pratica políticas sociais, como o LOAS, através da Previdência, o que não é seguido por outros países. Sardenberg citou que a Argentina embora tenha uma população idosa semelhante à do Brasil, possui um gasto previdenciário muito menor. Entretanto ele esqueceu de dizer que parte da Previdência pública da Argentina foi privatizada no governo Carlos Menem e que com isso parte da população acabou ficando de fora do sistema, até por isso o governo Kirchner está propondo mudanças, uma espécie de reestatização. Enfim, podemos discutir se o custo no Brasil é elevado ou não, mas não é correto comparar países sem entender as diferenças de cada um.

  8. Estou contigo Nassif, todo
    Estou contigo Nassif, todo dia o jornal Nacional repete o “rombo da previdência”, isto já está virando novela.
    O próprio presidente ontem deu uma entrevista falando que o deficit da previdência é pequeno, o que onera a previdência são gastos de cunho social, como exemplo ele citou o pessoal rural que recebe da previdência sem nunca ter contribuido.
    Mas a ladainha continua, o rombo da previdência tem que ser contido, tralalalalalalala, tralalalô e tralalala.

  9. Arrocho previdenciário e
    Arrocho previdenciário e privatizações tiveram e têm por objetivo garantir recursos para o pagamento dos juros da dívida pública, calculados pela maior taxa real do mundo, como é do conhecimento de todos. Essa gente que se prepare para acertar as contas com o capeta.

  10. É isso aí, Nassif. Agora, o
    É isso aí, Nassif. Agora, o jornalismo da TV oficial do Governador também não é nada plural. Vc é a exceção. O resto parece um povo que está à espera de nova oportunidade em outro lugar (Assessoria de imprensa de político, talvez).
    CBN? Não ouço mais. Esse negócio de rádio que só toca notícia indignada desde a madrugada, te faz ter um dia de cão. Tô fora.
    O blog está ótimo. Mais Baden, por favor.

  11. A Globo e relativo jornal
    A Globo e relativo jornal fazem jurisprudencia de distorcao e manipulacao de informacao.
    Achando q todos som idiotas.
    Provavelmente o BBB e as novelas som mais verosimiles q os noticiarios.
    Os noticiarios som arteficios de propaganda nem verosimil. O obietivo é mesmo a distorcao.
    Mas o troque oije, com a internet, nao vai dar muito certo. So perdem de credibilidade. Viram assuntos de piadas e humorismo.
    Os grandes jornais e a Globo tem em comum a pervicaz e miope defesa dos interesses de uma pequena turminha no poder.
    Mas deveriam ser mais sofisticados, e nao ir contra a evidencia. E tb escolher comentadores inteligentes e nao burros e burras.
    E

  12. Os dois últimos já saturaram
    Os dois últimos já saturaram há tempos… mas a CBN é realmente uma pena. Cresci ouvindo esta rádio, posso dizer que foi a partir dela e tv cultura que me dei conta da prática da cidadania; mas uma emissora que mantém em seu quadro pessoas como LÚCIA HIPÓLITO? …eu sinto muito, perderam uma pequena parte do seu patrimônio, a minha confiança. E digo isso sabendo que estarei sendo injusto com muitos dalí, me dói no coração; o patrimônio que perdí foi infinitamente maior que o deles, não existe remédio para frustração. O fantasma da hipocrisia parece rondar por todos os castelos, antes mesmo de se desfazerem em ruinas.

    de um comum cidadão.

  13. O Franklin Martins, que era o
    O Franklin Martins, que era o melhor analista da conjuntura política. Mas esse enquadramento começou com o macartismo dos dois últimos anos.

  14. Na Globo não há lista de
    Na Globo não há lista de spam; é vírus mesmo. Não acho que todos sejam a favor de um erro contábil, mas o patrao manda assim. Lógico, há sempre os “pelegos”….
    Acho que nada presta na Globo, nenhum programa, absolutamente nada. Tudo é editorializado. Torna-se massante assistir qualquer jornal. O Jornal da Globo – talvez o pior – não pode ser assistido com o controle remoto na mao, pois ao aparecer o Sardenberg e suas teorias, dá vontade de atirar o aparelhinho na TV.
    Unico jornal que se salva é o SPTV. Pensando bem, nem o jornal, só o Chico Pinheiro mesmo, que ao menos é divertido. Sem falar na loirinha da previsao do tempo (por motivos obvios…hehe)

    Mas, cá entre nós, a Cultura foi bem “aparelhada” pelos tucanos nos ultimos anos. Uma das poucas vozes que é possível ouvir é a sua, Nassif.

  15. Uma estratégia usual de
    Uma estratégia usual de ‘certa mídia’ que quer pautar o debate politico e criar manchetes para futuros debates eleitorais é essa: escolher um tema específico e martelar até que o mesmo se esgote (tem até um termo: ‘suitar’ ou seja, dar seguimento ao assunto enquanto puder render ‘notícias’). Outro termo é ‘linkar’, ou seja, relacionar um tema a outros que possam ter relação com ele. Lógico que vai aí uma enorme dose ideológica. A repetição exaustiva de determinados termos (caos, rombo, etc.), técnica comum de marketing, tem por finalidade criar uma imagem negativa do governo que não puderam derrotar no pleito eleitoral, ao que parece. É triste … mas é assim. Abraços

  16. Apolônio, grilo falante do
    Apolônio, grilo falante do Blog, quando critico as idéias de uma pessoa, e nomino a pessoa, continuo criticando as idéias. Quando provoco uma pessoa, sem desqualificá-la, estou questionando suas idéias. Quando coloco um PS para impedir ataques pessoais, e saliento que a disputa é por idéias, estou discutindo idéias.

  17. O colunista faz a sua própria
    O colunista faz a sua própria pauta. Mas ele é avaliado pelo que diz. A saída do Franklin da Globo foi um mal tremendo para a pluralidade interna, porque deixou todo mundo inseguro
    com a mudança de regras do jogo.

  18. Ricardo, tenho a mesma
    Ricardo, tenho a mesma opinião sobre a CBN. Realmente fico com pena ao ver a situação em que se encontra essa emissora. Carlos Alberto Sardenberg, Merval Pereira, Miriam Leitão, Lúcia Hipólito, Arnaldo Jabor são de chorar. A rádio caiu ainda mais no meu conceito quando demitiu o Franklin Martins. Por enquanto ainda nos restam o Heródoto Barbeiro, o Juca Kfouri (não sei até quando, visto que esse é feroz crítico da turma da CBF tão idolatrada pelas organizações Globo) entre outros.

  19. Sabe o que faço pra não ter
    Sabe o que faço pra não ter raiva dos jornais e jornalistas?… Simplesmente acesso a net e leio as notícias de blogueiros antenados como esse!

  20. Apenas como uma informação,
    Apenas como uma informação, para ajudar a entender melhor os mecanismos de funcionamento interno da Rede Globo:
    Para um funcionário da casa dar um telefonema ou acessar a internet ele precisa, antes, digitar uma senha pessoal que desbloqueia a linha telefônica ou a rede, debitando em uma conta pessoal a ligação ou acesso a net. Até ai tudo bem, apenas uma medida para controlar os excessos. Porém a empresa mantém os registros de todos os telefonemas e acessos a net de seus funcionários. Sabem quando, por quanto tempo e para quem cada um telefonou. Só não sei se registram o conteúdo dos telefonemas. Registram também cada site visitado. Deve ser muito incômodo usar os telefones da casa sabendo que está sendo monitorado constantemente.

  21. Caro Nassif,

    Depois que a “
    Caro Nassif,

    Depois que a ” luz”(separação do que é gasto com previdência e o que é assistência social, renuncia fiscal, etc) chegou a todos, ainda tem Mailson na globo cego, ou …… .

  22. Nassif

    Infelizmente, grande
    Nassif

    Infelizmente, grande parte de nossa midia manipula informaçoes principalmente quando os interesses economicos estão acima da etica profissional para esclarecer a verdade. Como desconstruir uma grande mentira com tanto poder como por exemplo, uma Globo, manipula e desinforma milhoes de brasileiros ? Estou contando o tempo para que a morte da TV aberta seja anunciada oficialmente e que a internet encontre o seu verdadeiro papel nos diversos tipos de midias, como por exemplo este blog que cumpre o verdadeiro papel no debate e informação inteligente, mesmo que ainda a um grupo restrito de internautas.

  23. Nassif, não é só na
    Nassif, não é só na economia.
    Ouvi, agora pouco na CBN e já tinha ouvido ontem noite na Globo, que a vitoria de Arlindo na Camara dificulta a posição de Lula ja que o PT vai crescer em cima dele.
    Mas, me consta, que o PT e PMDB fizeram um acordo sobre esse cargo e acho que não deve ter ficado só nisso, acredito que o acordo foi mais amplo que o divulgado, digo envolvendo o pacote ministerial,logo não havera problema nenhum para o governo. O que voce acha?

    vasco

  24. Nassif, a impressão que dá é
    Nassif, a impressão que dá é que a turma da Globo vive de “informações” de política econômicas advindas da turma da Casa das Garças ou da PUC-Rio, o que, de maneira geral, dá quase no mesmo. Além disso, eles tem que ser contra o governo. Sempre. É perceptível o acesso que eles dão aos discursos da turma da oposição. Há falas do Alkimin e do FHC que possuem fácil acesso pelo site globo.com. Há abertura ampla para a opinião dessa gente e a coisa é tão séria, que eventualmente orações ditas pelo FHC ou algum de seus tecnocratas são literalmente incluídas em meio aos artigos de jornalistas da Globo como se a fosse de autoria do repórter. Chega a ser engraçado caso não se tratasse de opinião re-publicada.

  25. Excelente comentário. Aliás,
    Excelente comentário. Aliás, deve ser do conhecimento de todos que os comentaristas das Organizações Globo praticamente trabalham em um regime de economia de escala, qual seja:

    – Miriam Leitão fala na CBN de manhã e no almoço, aparece no Bom Dia Brasil, faz o site à tarde, aparece na Globonews à noite e escreve tudo o que resmungou durante o dia na coluna do jornal.

    – Sardenberg fala de manhã na CBN, tem um programa no almoço, faz site à tarde, está no Jornal da Globo à noite e escreve no jornal uma vez por semana.

    Como é sabido, as Organizações Globo têm uma participação importante na divulgação de informações. Só isso já daria um certo monopólio das opiniões, que, como bem observa Nassif, vai além porque TODOS eles só falam a mesma coisa. E se essa coisa é besteira, então só propagam as besteiras.

    Mas, mais do que isso, o que me espanta é que esses comentaristas parecem não se esforçar nenhum pouco para tentar aprender alguma coisa, para estudar o tema antes de fazer os seus comentários. É de doer.

    (PS. Não vou gastar o meu tempo para falar de outros dois da CBN, Lucia Hippólito e Arnaldo Jabor. Não merecem nem sequer a crítica.)

  26. Cadê o comentário que eu
    Cadê o comentário que eu postei aqui ontem? Gostei tanto dele!. Olha, sou professor, mas não é de exatas e não sou da Unicamp (desempregado no momento – se bem que o momento tem sido longo).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador