Déficit da Previdência

Essa história de déficit de R$ 40 bi na Previdência Social é blefe, é impostura, é manipulação. Amanhã tenho um artigo específico sobre isso, a partir das 7 da manhã. Mas não resisti ao ver esse carnaval em cima de uma falsa informação.

Luis Nassif

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De cara eu já percebo que há
    De cara eu já percebo que há algo errado. Fui atrás da notícia e constatei? que , no mínimo, há divergências nas expectativas dentro do governo. O ministro da previdência é ” menos otimista” com relação ao crescimento.

    Seja como for, ansioso por aprender mais sobre este obscuro mundo , estou curioso quanto ao blefe , seus autores e seus motivos.

  2. Jorge, não leu e não gostou?
    Jorge, não leu e não gostou? E eu é que gosto de rocambole, aquele doce que enrola por fora e é marmelada por dentro.

  3. Raimundo, tenho vetado
    Raimundo, tenho vetado comentários seus com acusações frequentes à minha honra. Agora, soube por terceiros que anos atrás você roubou um amigo muito próximo. É verdade? Como se sentiu depois disso?

  4. O primeiro passo é
    O primeiro passo é contabilizar adequadamente as despesas e as renúncias. O Simples é meritório, mas onde você contabiizaria seu custo. É política previdenciária? E as isenções do Prouni, é política previdenciária ou educacional? E para as santas casas, é Previdência ou saúde?

  5. Raimundo, o anonimato permite
    Raimundo, o anonimato permite essa mudança de personalidade, essa purgação dos pecados. Parece que vira um personagem novo, sem passado, sem mácula. Com isso pode se converter em Catão, lançar leviandades, porque o personagem Raimundo acabou de nascer, e não tem culpa nenhuma dos escorregões do autor que o criou.

  6. Coisa nenhuma, meu caro.
    Coisa nenhuma, meu caro. Quando os Giambiagis “esquecem-se” das notas explicativas e jogam tudo no camburão da Previdência, quem é que paga a conta? A conta não é do orçamento, é do contribuinte da Previdência.

  7. Caro Nassif,
    Temos que usar o
    Caro Nassif,
    Temos que usar o poder da comunicação para desmistificar esta onda que a Previdencia Social é deficitária. Até acredito em parte, pelos desvios de quadrilhas especialistas e sonegadores (ex: clubes de futebol) e a pesada administração. No entanto deve-se colocar também para o povo e para o Congresso Nacional, que a política do governo em contabilizar na conta da previdencia despesas que não lhe pertencem, está completamente errada. Porque o governo insiste em fazer esta contabilização errada há tantos anos? Assim é muito simples eu faço e despesa e voce paga a conta?

  8. Marcelo, o primeiro passo
    Marcelo, o primeiro passo para uma discussão correta do déficit público é identificar claramente a natureza de cada conta. É princípio básico de qualquer diagnóstico. Qual o seu receio? Está com medo do quê?

  9. Nassif,
    Sua análise está mais
    Nassif,
    Sua análise está mais que correta!
    Não dá para jogar nas costas da Previdência Social, com o intuito de desqualificá-la (talvez até chegar à sua privatização…) os custos de programas sociais de transferência de renda, como é a aposentadoria rural, de incentivo ao empreendedorismo e atividades econômicas, caso do Simples, e outras coisas mais.
    Existe estudo do IPEA, feito por Guilherme Delgado na década passada, que faz excelente análise da previdência rural, o maior programa mundial de transferência de renda.
    E ninguém conta o desvio do patrimônio da Previdência feito pelo goveno Federal ao longo de décadas, começando com o financiamento da contrução de Brasília, que nunca retornou, terminando por deixar de contribuir com sua parte.
    Não tenho dúvida que é preciso reestruturar a Previdência, incentivar a formalização dos vínculos empregatícios para aumentar a base de contribuintes, combater com grande intensidade a sonegação e cobrar efetivamente dos sonegadores, ajustar prazos mínimos de contribuição para aposentadoria, etc. Mas sem essa histeria e sem falcatruas como essas que nos querem impingir.
    Aguardo seu artigo

  10. Não é questão de má gestão
    Não é questão de má gestão (embora ela exista). A questão é que o governo criou sucessivos benefícios fiscais, que nada tinham a ver com a Previdência, mas jogou a conta nas costas do INSS. Amanhã publico aqui mais detalhes.

  11. É rapaz, como a diz Salette,
    É rapaz, como a diz Salette, uma coisa tão absurda com esta mostra bem que em 1889 o movimento foi só uma tentativa de inventar uma forma de governo . Quer saber Nassif: se não for com muita ênfase a divulgação não passa´rá de palavras ao vento. Já tive muita~s discussões sobre isto e sempre colocando como referência seus dados. E quer saber? gente que se diz “entendido” fazia era debochar dizendo que só um louco pode dizer que nossa previdência não tem um rombo astronômico.

    Abraço/ fortaleza

  12. NASSIF, me diga se é justo,
    NASSIF, me diga se é justo, trabalho desde os 10 anos, com carteira, desde os 17,no começo com 20 salários-lembra?a vida inteira contribuí com o máximo sem parar, conto com 55 anos.Aposentei com 5 salários e hoje com 13 mêses de aposentado já estou achatado em 4 salários “beneficio” QUE SACANAS ÊLES SÃO, sou beneficiário… O FATOR PREVIDÊNCIÁRIO DO seu amigo fhc precisa ser revisto com urgência.Sds.

  13. Nassif, realmente você é um
    Nassif, realmente você é um fuçador, e muita gente por aí deve achar você um pé no saco. Mas, acompanho vários sites sobre economia e eles compram e vendem a idéia deste défict e que a previdência necessita de reforma. Como mudar isto..? Porque outros economistas não se interessam em desmistificar este assunto..? Ficou claro para mim, que cada um pague a conta que lhe é devida, ou seja, se não é da previdência, não tem porque tirar dos aposentados.

  14. OI Nassif
    “A Falsa Crise da
    OI Nassif
    “A Falsa Crise da Seguridade Social no País”, tese da professora do Instituto de Economia da UFRJ Denise Gentil defende que a previdência pública é auto-sustentável e o sistema de seguridade social é superavitário.
    Aconselho.
    ( )s Paulo

  15. Na reforma ministerial depois
    Na reforma ministerial depois do carnaval a diretoria do BC vai cantar “que coisinha tão bonitinha do pai” em MARTE.. Pode apostar.

  16. Não percebeu ainda, Marcelo?
    Não percebeu ainda, Marcelo? Se se considera todo o déficit como sendo Previdência, quem irá pagar? O futuro aposentado da área urbana, o que mais paga e menos recebe. Se se considera como um déficit geral, o custo é repartido por todos. Vai ter que se discutir as isenções à luz dos recursos orçamentários. Ou seja, não é uma mera questão contábil, mas uma questão política das mais relevantes.

  17. Nassif,
    Vi a sua entrevista
    Nassif,
    Vi a sua entrevista no Jornal da Cultura. Ainda não entendi 100%, mas volto aqui, amanhã, para ler e entender melhor.
    Por enquanto, o que sei, é que contribuí para a Previdência durante 15 anos sobre 20 salários, depois mudaram o teto para 10 salários (e ninguém me devolveu o que havia pago a mais), continuei contribuindo por dez anos sobre 10 salários, aposentei-me com menos de 9 salários, e agora, após 8 anos, meu benefício é de pouco mais de 5 salários mínimos!
    Estava desgostoso, mas um tanto conformado, achando que o enorme rombo era causado pelo desequilíbrio entre contribuintes e beneficiários, e que a Previdência estava a caminho da falência.
    Se os seus cálculos confirmarem o que desconfio neste momento, vou ficar furioso com todos os governos, inclusive o do PT. Então lhe envio uma segunda mensagem, falando tudo o que penso sobre os governantes, mesmo sabendo que não vai ser publicada!

  18. Prezado Nassif
    Acredito em
    Prezado Nassif
    Acredito em sua boa índole.
    Espero reciprocidade.
    Se porventura soube deste episódio, sabe muito bem que não foi roubo.
    Quem sabe possa ser até um enrêdo de filme.
    Lembro-me com satisfação desse episódio em uma noite na rua Teodoro Sampaio deserta, onde o medo nos prega peças.
    Dessas lembranças, já que curte canções, ouça:
    http://www.youtube.com/watch?v=8ePVCk8HxPA&eurl=

    Um negro aproxima-se.
    E agora, José?

  19. NASSIF

    A quem interessa esse
    NASSIF

    A quem interessa esse “blefe”? Aos cassinos de Las Vegas é que não é. Tudo não passa de “conversa para boi dormir”, juntamente com os tolos.
    Engana-me que eu gosto!

  20. E o seu amigo, sob o pretexto
    E o seu amigo, sob o pretexto de que a maior parte do esforço foi seu. Depois ficou surdo à sua revolta, criando para si o álibi de que, se ele pudesse, teria feito o mesmo com você.

  21. Marcelo, o papel dos
    Marcelo, o papel dos analistas, economistas e especialistas, é apresentar os números como eles são. A partir dos números corretos, que a sociedade discuta e decida o que for melhor ou menos pior para todos. Quando o especialista esconde os números (como faz o Giambiagi), a manipulação visa tirar da sociedade o livre arbítrio de escolha.

  22. Por trás do “Déficit da
    Por trás do “Déficit da Previdência” se ocultam intenções não declaradas: a) do governo, de economizar, violando direitos dos segurados; b) do tal do “mercado”, que quer faturar com a Previdência Privada. E os jornalões fazem de conta que isso não existe.

  23. Os comentários sobre a
    Os comentários sobre a irrelevância de se classificar determinadas despesas numa conta ou em outra são inacreditáveis.

    As contribuições previdenciárias são tributos contraprestacionais, ou seja, sua existência só faz sentido porque há um retorno específico para o contribuinte, vinculado ao valor que se paga. Não é imposto.

    Se a correta classificação das contas da previdência não resulta em déficit, não se pode falar em déficit da previdência, isso é tão simples! Fica até constrangedor ter que explicar.

    E faz muita diferença classificar corretamente, pois se a União tem déficit orçamentário, o primeiro passo para tentar avaliar a situação e tomar medidas é saber com clareza aonde cada atividade ou gasto contribui para esse déficit.

    Se não há déficit real nas contas da previdência, alardear que a previdência é o problema é uma opção política que tem, sim, consequencias práticas, e que serve a determinados interesses.

    Pode-se fazer a pergunta: vamos fazer uma nova reforma da previdência para cortar gastos ou vamos diminuir o peso do serviço da dívida? Aí se diz: espera aí! Previdência não é Assistência Social! Se está dando prejuízo tem que cortar, tem que reformar! Faça-me o favor.

    Se pegarem 20% dos gastos com despesas de custeio e colocarem na conta de investimentos, vocês vão dizer que a União está investindo pesado em infra-estrutura?

    Dentro do nosso sistema de seguridade social, é até aceitável que um eventual superávit das contas da previdência seja utilizado em ações de saúde e assistência social, já que a função das contribuições sociais em geral é a de sustentar esse sistema.

    Colocar outros gastos nas costas da previdência é supor que essas contribuições foram feitas para financiar outras atividades e que, não cumprindo bem essa função (verdadeiramente heróica), a previdência seria um “problema”, não cumpriria seu papel.

    No projeto da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2007, nosso orçamento fiscal é de aproximadamente 1 trilhão e 200 bilhões. Desse montante, mais ou menos 730 bilhões são para amortização da dívida, e 165 bilhões para juros e encargos dessa dívida. 165 bilhões. 165 bilhões.

  24. Nassif, você tem mais uma
    Nassif, você tem mais uma fã.
    Minha mulher viu seu comentário sobre a Previdência na Cultura e prometeu que nunca mais vai assistir ao jornal do William Homer.

  25. Até que enfim uma rede de TV
    Até que enfim uma rede de TV com um jornalismo sério e independente mostrou a realidade da Previdência, coisa que o governo tentava mascarar e colocar a culpa nos trabalhadores. Parabéns Luiz Nassif pela iniciativa.

  26. Caro Nassif, li atentamente
    Caro Nassif, li atentamente todos os comentários dos participantes e, quando você julgou cabível, suas réplicas. Embora nunca tenha entendido muito bem porque é que me tungaram as contribuições que fiz sobre 20 salários, mas isso agora já nem vem mais ao caso, acho que você , sempre tão sereno e firme em suas colocações, extrapola quando fala em livre arbítrio. Desde quando no Brasil nós, contribuintes, temos livre arbítrio sobre as cobranças que emanam do governo? Se eu pudesse jamais teria posto meu dinheiro no INPS, INSS ou o nome que vier a ter, idem para FGTS, teria tido uma administração privada, certamente mais eficiente e onde, em caso de má gestão ou dúvida contratual, teria a justiça para recorrer, que ainda que seja lenta, seria melhor do que brigar contra o governo, o que é possível mas na prática uma aventura inglória. Então ficamos assim: aloca-se corretamente se for esse ocaso, não deixa de ser meio semântico, como já foi comentado, e continuamos a pagar a conta das “benesses” do governo para com os desvalidos da nação com o nosso dinheiro. Será que os poderosos do governo (qualquer governo) dão a contribuição deles aos desvalidos???? Alguém pergunta ao contribuinte se ele está de acordo com isso? Se tivesse podido optar, como disse acima, minha aposentadoria hoje seria o dobro do que recebo (me dei ao trabalho de pedir a uma empresa de previdência para fazer esse cálculo para mim, como forma de alertar aos meus filhos para fugirem desse engodo de INSS – foi a do BB, para não dizerem que era banco privado), mas nesse nosso Brasil, fazer o quê? Sentar e chorar é o que nos resta….

  27. O que acontece com a
    O que acontece com a Previdência não é rombo, é roubo. O governo a utiliza para saldar a gigantesca divida pública, ou seja, pagar fornecedores, industriais, empresários e toda espécie de favores políticos. Por isso que ele resiste em aumentar o salário de aposentados e pensionistas, pois precisa acertar a conta com quem fora fiel no balcão de negociatas. Como os velhinhos pararam de gerar ‘mais-valia’ para o Capital, eles podem muito bem esperar pelo aumento, e de preferência, calados.

  28. Isso pra não falar nas
    Isso pra não falar nas giorginas e bilaus, bem como as empresas que não pagam o que devem, por falar nisso como esta o ranking das grandes empresas devedoras?

  29. Sou seu admirador e gostaria
    Sou seu admirador e gostaria de sua atenção para o texto abaixo, sobre a reforma da Previdência que estão fazendo terrorismo, pra variar com os aposentados que contribuiram com com 35 anos ou mais, com os que estão quase se aposentando por tempo de serviço.

    A proposta do IPEA e de alguns “economistas e técnicos”, de aumentar a idade mínima para 60 anos, é ridícula, se olharmos o outro lado, em que pensam em reduzir a contribuição dos informais/autonomos de 20 para 11% , trabalhando mínimo de 15 anos, sem contar os milhões de RURAIS que se aposentaram sem contribuir sequer.
    QUANDO SE FALA QUE A IDADE MÉDIA DE VIDA DO BRASILEIRO, AUMENTOU, ISSO PARECE AQUELE ALGORÍTIMO, CRIADO PELA PREVIDENCIA, PARA DIMINUIR O VALOR DA APOSENTADORIA.
    CLARO QUE A IDADE AUMENTOU NOS GRANDES CENTROS URBANOS, NA CLASSE MÉDIA, PORQUE NA CLASSE BAIXA, O TRABALHADOR A PARTIR DOS 60 ANOS, JÁ ESTÁ CHEIO DE PROBLEMAS, NORMALMENTE DESEMPREGADO, DEPRIMIDO (pois sabe que não vai se recolocar no mercado), PERCORRENDO HOSPITAIS EM BUSCA DE ATENDIMENTO (consultas de 6 em 6 meses).
    Ora quer dizer que só contribui e vai PAGAR A CONTA DO PROBLEMA, o coitado do trabalhador que desconta e contribui com a previência, é que vai pagar o pato.
    Não tem aumento igual do salário mínimo.
    QUEM É QUE VAI PAGAR AS CONTAS DAS ENTIDADES FILANTRÓPICAS, QUEM VAI PAGAR O QUE OS CLUBES DE FUTEBOL NÃO RECOLHEM, QUEM VAI PAGAR AS CONTAS DOS INFORMAIS QUE SE APOSENTAREM APÓS 15 ANOS RECOLHENDO SOMENTE 11% DO SALÁRIO, PARA SE APOSENTAR COM 1 SALÁRIO , QUEM VAI RESSARCIR AUQLE QUE ESTÁ PAGANDO 20% DO SALÁRIO , PARA RECEBER SOMENTE 1 SALÁRIO.

    Senhor , os gênios que estão sugerindo essas modificações na Previdência, querem copiar coisas de paises de primeiro mundo, mas esquecem que lá o velho tem qualidade de vida, a taxa de desemprego é menos da metado, existe controle da natalidade e planejamento familiar eficientes e aqui o programa do primeiro emprego nem decolou, o contingente de desempregados jovenes é enorme, imagina uma pessoa sendo demitida com 50 anos, vai se empregar onde, se nem Supermercados adimitem para empacotador de compras.
    Outra coisa, essa pessoa com 50 anos, demitida, vai contribuir como autônoma ? como se não tem emprego e a mulhes não trabalha.
    Ele vai se aposentar como e com que idade ??
    Sem contar que estão demitindo até trocadores de Ônibus no Rio de Janeiro, com a implantação dos micrões, onde o motorista tem que dirigir , dar troco etc..
    Ora , vamos exgir uma auditoria severa na Previdência, criar um projeto de modo que não possa haver desvio de verba para outros órgão e setores, cobrar de quem deve (sem aquele refinanciamento da dívida de 20 em 20 anos), penhorar jogadors de clubes que devem, vende-los e agregar ao INSS, penhorar bens, um verdadeiro choque de gestão.
    ESSAS SUGESTÕES DO IPEA SÃO PRIMÁRIAS, POIS DAQUI A ALGUNS ANOS, O DEFICIT, VAI CONTINUAR.
    NÃO FOI O TRABALHADOR QUE DESCONTA INSS, QUE CRIOU :
    —– O LOAS
    —- OS APOSENTADOS RURAIS
    —- OS INADIMPLENTES (QUE NA SUA GRANDE MAIORIA, QUALQUER CRIANÇA SABE, SÃO EMPRESAS E CLUBES DE FUTEBOL, POR ESSE BRASIL AFORA)
    —– ENTIDADES FILANTÓPICAS QUE NÃO PAGAM INSS
    —- IGREJAS QUE NÃO PAGAM
    —– MILHARES DE ONG’S QUE NÃO PAGAM E AINDA RECEBEM VERBAS DO GOVERNO FEDERAL, SEM PRESTAR CONTAS
    — PROGRAMAS SOCIAIS QUE SÃO DEBITADOS DA PREVIDÊNCIA ETC.. ETC…
    ISSO NOS TRÁS DE VOLTA AQUELA TERRÍVEL SOLUÇÃO DOS FAMOSOS ECONOMISTAS E DO GOVERNO:
    DÉFICIT ?? ———- AUMENTA OU CRIA IMPOSTO
    O PIOR é que nesse meio eles sabem que o problema vai se repetir daqui a alguns anos, uma vez que não existe GESTÃO EFICIENTE na MÁQUINA.
    É FUNDAMENTAL A UNIÃO FORMAR AUDITORES DO INSS, COLOCÁ-LOS NA RUA PARA FISCALIZAR E AUTUAR EMPRESAS QUE NÃO RECLHEM, CONTRATAR MAIS FSICAIS E REDIMENSIONAR POR ESTADO.

    CHEGA DE HIPOCRISIA.
    OS JOVES QUE SAEM DA FACULDADE NÃO CONSEGUEM EMPREGO (ONDE FOI PARAR O PRIMEIRO EMPREGO ??) , QUE FARÁ OS MAIS VELHOS QUANDO FOREM DEMITIDOS.
    NÃO CONSEGUEM MAIS VOLTAR, ACABAM NO SUB-EMPREGO .

  30. Antonio A. M . dos

    Isso é
    Antonio A. M . dos

    Isso é que me apavora, cada vez que estamos perto de ter o direito a aposentadoria, lá vem eles mexerem nas regras do jogo e nos empurrarem pra mais 5 anos de espera, vamos nos aposentar já no leito de morte…

  31. Nassif,

    Eu não entendo uma
    Nassif,

    Eu não entendo uma coisa: todo começo de ano os clubes cariocas, estou falando cariocas porque moro aqui no Rio. Eles gastam uma verdadeira fortuna renovando seu elenco, contratando novos reforços.
    Aí eu te pergunto: os quatro grandes clubes carioca devem uma verdadeira fortuna de emprestimos na caixa, a receita, e ao INSS.
    Te pergunto uma coisa, porque não saldam as dividas primeiro pra depois contrair outras? Eu só queria entender. Segundo jornais que a gente lê por aí as dividas desses clubes com a previdência social é de varios milhões de reais.
    Já pensou se na minha casa eu ao inves de pagar minhas dividas, eu contraisse mais dividas?
    Pra mim isso é o caos.
    Teria que haver um jeito de punir esses clubes, enquanto não pagar suas dividas não pode contrair outras, só assim eles tomariam jeito.

  32. Voces se lembram que Luisa
    Voces se lembram que Luisa Erundina, foi Ministra da area!!
    Ateh foi convidada a mudar de partido
    por ter assumido o Ministerio!!
    Disse a Ministra curto e grosso:
    A Previdencia nao tem deficit e
    sim poupudo superavit!!!
    Jarbas Passarinho disse o mesmo
    por outras palavras , tambem foi Ministro da area!!!
    Estah tudo na “”imprensa”” da
    epoca, eh soh conferir!!
    Observem a posicao POLITICA
    de cada Ministro !!!
    Todas estas ‘””reformas “””soh
    tem O objetivo de :::

    ALIENAR(TRAPACEAR DADOS QUE NOS SAO DE OBTENCAO INVIABILIZADOS), PARA A
    DOMICAO E
    ESPOLIACAO !!!

  33. Segundo um amigo o déficit
    Segundo um amigo o déficit realmente não existe, não sei o quanto há de verdade nisso, mas a explicação dada é a seguinte: Um trabalhador da iniciativa privada contribui e a empresa também contribui com uma contrapartida. No caso do governo não há essa contrapartida pela contribuição dos servidores públicos. Assim, no longo prazo acaba se formando um déficit artificial, já que o pagamento das pensões dos servidores públicos aposentados corrói a poupança formada pelas contribuições dos trabalhadores mais a contrapartida SOMENTE das empresas privadas. Desse modo o governo estaria apenas pagando pela sua contrapartida e o déficit seria apenas uma fraude contábil para reduzir direitos dos aposentados.

  34. Não percamos tempo com este
    Não percamos tempo com este tipo de assunto. Afinal … Este País gigante…com seus caipiras…pra que saber sobre isso? Deixa este tipo de informação pra mídia internacional, por que , aqui no Brasil, o povo nasceu pra se ferrar mesmo…E dai?

  35. para refletir… há interesse
    para refletir… há interesse em que a previdencia apresente déficit? analisa essa pergunta talvez vc encontre sua resposta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador