Malba Tahan em Poços

Malba Tahan era pseudônimo de um escritor que encantou minha infância e adolescência com seus livros sobre matemática. Meu pai comentava que ele era frequentador de Poços de Caldas.

Agora, mergulhando na biografia que estou escrevendo, reencontro um depoimento de uma velha moradora de Poços — que confirmei agora na Internet — de que o verdadeiro nome de Malba Tahan era Júlio César de Mello e Souza, parente do professor Antônio Cândido.

Luis Nassif

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif, se não me engano
    Caro Nassif, se não me engano o nome verdadeiro de Malba Tahan já era citado na edição de O Homem que Calculava feita pelo Círculo do Livro em meados da década de 80 (não tenho o livro aqui para conferir, foi-se quando furtaram minha mochila de meu carro, uns anos atrás… até hoje procuro aquela edição em capa dura pelos sebos de São Paulo, com excelentes notas para os problemas matemáticos…há edições novas, mas aquela era de coleção lá da casa de meus pais em Pira…)
    Dizia-se que era um querido ( e excelente, acho eu!) professor de matemática do colégio Pedro II, no Rio. Escreveu também Maktub e acho que adaptou As mil e uma noites para coleções infanto-juvenis. Em sua introdução em O Homem que calculava, dá uma antológica aula de tolerância religiosa. Era profundo conhecedor da cultura árabe e entusiasta da leitura como forma de incentivar a cultura dos povos e a ciência para as crianças, sobretudo no Brasil. Saudosa leitura!

  2. Salvo engano de informação,
    Salvo engano de informação, Malba Taham (O Homem que Calculava) é pai do jornalista CLAUDIO MELLO E SOUZA, que foi meu chefe de reportagem na Revista Fatos e Fotos nos anos 60 e acho que com a falencia da Bloch foi para a Globo. Vanio.

  3. Realmente, o nome dele está
    Realmente, o nome dele está escrito no livro O homem que calculava, livro este que tenho sempre por perto, pois apresenta problemas interessantes e, que levam as crianças a fazer inferências, antecipações, para descobrir as respostas.

  4. Caro Nassif, um abraço.
    Somos
    Caro Nassif, um abraço.
    Somos mineiros de uma mesma geração, e provavelmente por isto, tenhamos lido na adolecencia os mesmos livros. Mas tenho um adendo a fazer sobre Malba Tahan, que escreveu muito mais sobre os povos do oriente médio e india do que de matemática. Ainda lembro de Lendas do Povo de Deus, Lendas do Sem Fim, etc, etc, e, é lógico do O HOMEM QUE CALCULAVA, que deveria ser recomendado sempre. E para terminar o Sr. Mello e Souza era um fantástico CONTADOR de histórias. Marcio

  5. Há um livro “Meninos de
    Há um livro “Meninos de Queluz”, escrito pelo irmão dele, Julio César, que conta a infância deles naquela cidade. Li esse livro há muitos anos. E essa história das cidades subterrâneas de Minas é fascinante. Poços, S.Tomé das Letras, Baependi, S.Lourenço, Aiuruoca……

  6. Sr Marco.
    Tenho uma coleção
    Sr Marco.
    Tenho uma coleção que consta ainda o ótimo “sob o olhar de Deus” e “a sombra do Arco-Íris” 3 volumes, da editora Conquista-Rj.1964..
    O link abaixo tem algumas informações sobre Malba Tahan.
    http://www.geocities.com
    /g10ap/matematicos/mat27.htm

  7. Partilho consigo desta
    Partilho consigo desta admiração por “MalbaTahan”. Oxalá tivessemos outras cabeças que tivessem tanta criatividade para ensinar como ele. Maktub.

  8. Nacif primeiro dizer que o
    Nacif primeiro dizer que o acompanho desde o tempo de sua coluna em jornal aqui de |Fortaleza.Tenho a edição 11° de 1948, do O HOMEM QUE CALCULAVA e só agora soube que Julio Cesar de Melo e Sousa é o Malba Tahan.Anotei.Grato.

  9. É que você era super-dotado,
    É que você era super-dotado, Paulo. Como fui criança no início dos anos 60, não alcancei a sabedoria posterior.

  10. Basta ver na wikipedia (link
    Basta ver na wikipedia (link http://pt.wikipedia.org/wiki/Malba_tahan) para saber o nome verdadeiro do Malba Tahan, e várias outras informações interessantes.

    Nassif, de onde você tirou a informação de que o Malba Tahan era parente do Antonio Candido? Os dois tem o mesmo sobrenome, mas daí concluir que são parentes são outros quinhentos.

    Mas o Antonio Candido me contar são outros setecentos

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador