O PEC e o PAC

De um técnico com participação direta no PAC (Programa de Aceleração de Crescimento):

Do ponto de vista do governo, é meio adicional do PIB nos investimentos, nos próximos quatro anos. É pouco. Mas para um Estado que ficou sem investir tanto tempo, é um início de processo. Houve enorme esforço de reuniões, avaliações, desde aspectos financeiros até avaliação e seleção de projetos e avaliação de gargalos. Foi um esforço importante.

Existe uma política monetária e cambial em curso, que provavelmente não irão mudar. Mas se se destrava um pouco o investimento público, mais a queda de juros e algumas isenções. Dará para alimentar bem o setor privado, desengargalando um pouco a economia.

Se se fizer alguma desoneração em investimento, haverá um barateamento adicional, ao qual se soma uma TJLP (a taxa de juros básica do BNDES) baixa.

Com a sinalização, toda a economia ou aumento de receita que vier, será direcionado para investimento.

A PEC da Previdência é a medida que mais entra e sai do pacote. Por ela, seria estabelecido um teto para o funcionalismo público, que passaria a contribuir para fundos de previdência para complementar o salário. A última informação (quinta 18 horas) é que não entraria mais.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para mim este programa de
    Para mim este programa de aceleração econômica é como colocar um turbo numa lesma e colocá-la numa corrida com tigres e coelhos. Se não mudar a dinâmica do Estado, continuaremos (como se diz aqui no interior), na “rabeira” do crescimento mundial.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador