O tímido que assusta

A “jurisprudência” jornalística está conseguindo montar a seguinte avaliação sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento):

1. Segundo a “Folha”, é tímido, no que se propõe.

2. Segundo o “Estadão”, está preocupando o mercado. O jornal não informa em que dia, hora e local conseguiu entrevistar o mercado.

Se preocupa, é porque o mercado não acha que é tímido. Se é tímido, o mercado não deve achar que preocupa.

Luis Nassif

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Creio que o fundamental para
    Creio que o fundamental para garantir o aumento na taxa de crescimento do PIB é manter a queda da taxa de juros da Selic até ficar abaixo dos 10% nominal ao ano, possibilitando uma redução da relação dívida pública/PIB e maior competitividade no retorno dos investimentos na produção em relação as aplicações em títulos públicos e privados.

    O PAC deve contribuir ainda mais com o cenário favorável ao crescimento do PIB, que mesmo sem o PAC deve ser maior que o crescimento de 2006 em função do atual patamar dos juros da Selic, da expansão do crédito, da recuperação salarial, e da estabilidade cambial.

  2. Ao que eu saiba, isto é, pelo
    Ao que eu saiba, isto é, pelo que dizem esses mesmos jornais, o PAC ainda está por finalizar hoje à tarde, mas eles ainda não leram e já não gostaram. Previsível.

  3. Nassif, você sempre pegando
    Nassif, você sempre pegando “na veia”. É realmente muito bom haver sites como o seu para que possamos voltar a ter o prazer de ler comentários isentos e inteligentes, sem tentativas de manipulação de espécie alguma.

    Parabéns e muito obrigado

    Plínio

  4. Nassif, seria interessante
    Nassif, seria interessante relembrar o que essas cassandras falavam quando saiu o Plano de Metas e o II PND. Aposto que não é muito diferente, com algumas modificações semânticas, do que dizem hoje

  5. NASSIF

    Temos que acabar com
    NASSIF

    Temos que acabar com a “timidez do mercado”. Como pode um moço garboso desse, falado e decantado pela mídia nacional e mundial, assunto na boca de 8 em cada 10 economistas, fazer esse papel? Parece até participante do bbb, no primeiro dia de programa. Sugiro que você, que tem mais intimidade com o sujeito, dê-lhe uns bons conselhos, para que saia desse acanhamento, uma vez que já anda na boca de gregos e troianos, e caia na gandaia. O coitado precisa criar coragem, sair de sua debilidade, não dando bolas para esse sujeito chamado PAC que anda a espioná-lo. Não adianta se deixar levar pela cantilena da oposição, pois
    “O PESSIMISTA É AQUELE QUE, ENTRE DOIS MALES, ESCOLHE OS DOIS”.

  6. hehehehe!
    Gosto destas tuas
    hehehehe!
    Gosto destas tuas tiradas…Genial..
    Apesar de ver um certo ar de “propaganda” subliminar..
    Mas gostei…
    PS:Sempre achei que eu era muito tímido…Vou rever esta visão.
    :o)

  7. Era o Jornal Do Brasil.

    No
    Era o Jornal Do Brasil.

    No meu entendimento, para o país crescer de forma satisfatória teria que reduzir a tributação para aumentar a competitividade da industria brasileira.

    No entanto, sabemos que isso não é possível devido principalmente a alta dívida que o país contraiu, lembrando também que essa dívida explodiu no governo FHC subindo em torno de 400%.

    A taxa selic (tão criticada por muitos) é a menor de toda a história e mesmo que continue caindo não resolverá todo o problema de crescimento.

    Parabéns pelo texto Nassif !

  8. Complementando,
    Hoje a
    Complementando,
    Hoje a relação dívida x PIB tem caído a cada ano do governo Lula, a inflação está controlada, o juros e o risco país são os mais baixos da história, e o governo tem como proposta manter esses indicadores e ainda crescer acima bem acima dos últimos anos.
    A PAC é aquilo que dá pra se fazer, o crescimento tem que ser um crescimento sustentado e não artificial.

  9. Nassif,
    Alem de ex-leitor
    Nassif,
    Alem de ex-leitor assiduo da FSP, já fui também assinante da Veja e do Estadão mas, agora, o que eu quero mais é distancia desse pessoal e da sua musa inspiradora, a Rede Globo com seus lixos BBBs juntos!
    Hoje, se o individuo tiver um pouquinho de massa cinzenta pensante ele não vai deixar de se valorizar com a internet e blogs como o seu, Nassif, para gastar o tempo, dinheiro e, ao final, emburrecer-se com essa mídia desinformadora do caráter e da opinião de quem se dedica a ela

  10. O que chama a atenção é que
    O que chama a atenção é que os jornais falam como se a Teoria Econômica fosse um corpo fechado com sugestões o avaliações definitivas sobre todos os grandes assuntos econômicos, quando, para que a estudou de maneira desapaixonada, o que acontece é exatamente o contrário, o que nos faz duvidar, inclusive, da existência de uma ciência econômica.

  11. Os jornalões cumprem seu
    Os jornalões cumprem seu papel… nos sanitários químicos. em qualquer praça pública do Brasil. Nessa hora é sempre bom recorrer a um. Se houvesse ali (nos jornalões Folha, Estadão e Vejão) alguém bem pensante perceberia que agindo assim dão razão a Lula, justamente o que não querem. Tanto é que o brasileiro médio já dispensa-os. Melhor é ler blog e raciocinar. O PAC pode não ser o que se pensa, mas é melhor pensar que algo será feito de agora em diante. O mérito de Lula é acreditar que depois dele será mais fácil. Estou pessimista: queria que fosse urgente. Mas como não existem mais partidos, Lula já será o grande fiador das eleições de 2010, com PAC ou sem PAC.

  12. Por um lado eu realmente não
    Por um lado eu realmente não sei se todas as campanhas politicas ou os movimentos politicos do Brasil foram como estes dois ultimos anos que tentaram derrubar o Lula (Como fizeram com Collor).Porém sempre me indignou muito é a forma matreira, mentirosa , distorcida e covarde de segmentos de nossa sociedade que deturpam e mentem descaradamente numa agressão sem fim e sem medo.Repleta de ódio! Este panfleto que dizem ser de autoria do Nassif é um exemplo classico desta nefasta parcela da sociedade. E eles insistem na mentira , e insistem, e insistem acreditando que uma mentira repetida tantas e tantas vezes pode vir a ser acreditada.
    Revolta-me isto.Eu.Que sou expectador desta baixaria.Imagino o sentimento do Nassif.
    Imagino o sentimento de tantos e tantos outros atingidos por este tipo de torpez sem fim.
    Fede…não fede?

  13. Daniel e Nassif,
    o texto
    Daniel e Nassif,
    o texto publicado no blog do tal Reinaldo é, ainda, o famoso “Elite privilegiada” …
    Nada de novo…

  14. Isto é reflexo condicionado
    Isto é reflexo condicionado da mídia. Afinal, são mais de 12 anos da mais completa pasmaceira neoliberal…
    Você já viu as últimas do Maílson e da M Leitão? Acho que eles nem pensam mais antes de falar/escrever. As asneiras fluem naturalmente.
    Nem a oposição de fato (aquela que teve votos), agüenta esta cantinela estúpida, dos que esperam que o mercado resolva tudo.

  15. O presidente da Venezuela
    O presidente da Venezuela Hugo Chaves pode ser tachado de populista, comunista, socialista, golpista e o que mais a mídia tupiniquim quizer. Mas de uma coisa podem ter certeza: burro e/ou idiota ele não é. Ao ser homenageado no Rio de Janeiro discursava com uma edição do Jornal “O globo” em uma das mãos, criticando o citado jornal, quando seus ouvintes, a maioria absolulta da “esquerda”, pediram para que “rasgasse o jornal”, ao que “o caudilho” retrucou: “RASGAR O JORNAL PARA QUE? O PAPEL NÃO TEM CULPA DE NADA”. Os jornalões a cada dia que passa perdem mais e mais leitores e se aproximam perigosamente do brejo.

  16. Sábio,como não poderia deixar
    Sábio,como não poderia deixar de ser,o seu comentário sobre as contraditórias opiniões dos citados jornais,sobre o PAC.Ninguem definiria melhor o episódio,do que o seu segundo tópico.

  17. Nassif, seus posicionamentos
    Nassif, seus posicionamentos são sempr éticos e ponderados, quesitos que não encontramos em outras mídias e também em outros sites, com relaçõa ao PAC , vamos aguardar o comentário da (unânime) controladora geral da república (Miriam leitão) do Bom dia brasil, creio que ela deve ficar entre a timidez da “Folha” e a preocupação do “Estadão”.

  18. O mais impressionante no caso
    O mais impressionante no caso do tal “Elite Privilegiada” nos comentários no blog do Reinaldo Azevedo é ver que as pessoas aprovam o que está escrito nesse texto falsamente atribuído ao Nassif. Também o que poderíamos esperar de leitores da Veja e do Reinaldo Azevedo. Nada surpreendente.

  19. Adauto, o primeiro governo
    Adauto, o primeiro governo não prometia nada. Só lá para o meio começou a pegar embocadura em alguns pontos. O segundo promete mais.

  20. Essa visão pré-concebida da
    Essa visão pré-concebida da grande mídia, mais precisamente da folha, Veja, Globo etc, sobre os projetos do governo Lula, já se tornaram fato sistêmico desde o início do governo em 1º de janeiro de 2003. Na verdade, essa postura preconceituosa da mídia(salve as exceções) golpista alá Carlos Lacerda se deve ao fato de um ex-operário ter chegado ao poder, o que ocorre é que eles não admitem a realidade, Lula o sindicalista é o presidente: e essa visão preconceituosa da mídia em relação a Lula, acabam sendo transferidas ao analisarem os projetos, tais como o PAC, assim como foi com a Ancinav, Bolsa Família, Transposição do Rio São Francisco e por aí vai. Nem discuto a eficiência e a validade dos projetos, mas as opiniões a priori da imprensa e a postura defensiva da mesma em relação aos projetos do governo. Acredito que a mída deveria de deixar as paixões partidárias e ideológicas de lado e independente de concordar, acreditar um pouco mais nos projetos e no governo, para o Brasil ganhar confiança e crescer!

  21. A “jurisprudência” a que você
    A “jurisprudência” a que você se refere , é a mesma que tem uma tiragem de (juntas) 500 mil exemplares/dia , talvez pouco mais ou um pouco menos, fica difícil acreditar que um país com 190 milhões de habitantes, a “jurisprudência” ainda tem a pretensão de ser formadora de opinião. Viva a net e os conceitos difusos.

  22. Agora mesmo na folha
    Agora mesmo na folha on-line:
    Lu Aiko Otta

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia amanhã o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que divide a equipe de governo e provoca desconfiança no mercado em relação a seu principal objetivo, que é “destravar” o crescimento da economia…

    Eta ferro !

    E assim caminha a insanidade…

  23. Acatando sua sugestão, reli
    Acatando sua sugestão, reli tudo disponível na aba Economia, e NÃO HÁ ALI SUA CLARA, RANSPARENTE posição sobre o PAC. Repito a pergunta muito simples, que pretendo comparar com a realidade, ao final do mandato presidencial : VAI FUNCIONAR OU NÃO ?

  24. Nassif

    Para quem se habituou
    Nassif

    Para quem se habituou a criticar sem muito critério, quando pega um assunto mais complexo, mete os pés pelas mãos. Mas o sub-texto é claro: do governo – e pelos próximos quatro anos -, nada presta. É tudo insuficiente, precário, inadequado. Jornalismo vagabundinho dá nisso.

    cid cancer
    mogi das cruzes -sp

  25. Justo,

    O Alcmin desapareceu
    Justo,

    O Alcmin desapareceu naqueles buracos de gestão que o Serra apontou semanas atrás. Na medida em que o Serra consiga tapá-los, o Alckmin estará sendo enterrado junto.

    Tenha certeza, o buraco do metrô é mais embaixo!

  26. Douglas, você é um agente
    Douglas, você é um agente petista infiltrado para desmoralizar a crítica ao Lula. Quem te lê acha que a crítica a Lula se limita a pequenas provocações. Honre o avião que inspirou seu nome, e equeça a biruta do aeroporto.

  27. Nassif,
    As notícias que li
    Nassif,
    As notícias que li hoje sobre o PAC são a clara mostra de como ninguém quer discutir nada de maneira séria neste país. Para uma parte ele é tímido; logo devemos concluir que seria melhor não fazer nada a lançar um plano tímido. Se nos últimos 12 anos um único plano de desenvolvimento tivesse sido concebido e implementado corretamente, mesmo que tímido, creio que hoje teríamos bem menos problemas para solucionar . O segundo ponto diz respeito às palavras do governador Aécio, como ele poderia amarrar as dotações orçamentárias ao plano antecipadamente ? Os orçamentos para esse exercício fiscal já estão aprovados e votados, qualquer medida visando esse fim tem de ser feita por ele esse ano para o orçamento do ano que vem, estou errado ?

  28. Eles – Estadão e Folha –
    Eles – Estadão e Folha – também têm o direito de parecer diferente. Afinal de contas, acabam de passar quase dois anos, um repetindo a manchete e conteúdo do outro quase que na íntegra (em alguns casos a manchete foi a mesma). Ora, assim o consumidor/leitor vai começar a desconfiar de que fazem parte de um complô contra Lula e o PT, né?

  29. Achei genial a manchete de O
    Achei genial a manchete de O Globo de hoje(22/01/2007): “Globo: Lula admite que fez o pacote que era possível”. Oras, se fosse impossível ele não teria feito! É uma manchete t %!@$&@#de quem não tem assunto, ou sou eu que não consigo enchergar as entrelinhas??

  30. Os jornalões atendem a uma
    Os jornalões atendem a uma pequena parcela da sociedade. Elas precisam ler isto para ter assunto… Como dizia o saudoso Nelson Rodrigues” O bom jornal não é publicado, publicado é apenas secos e molhados.

  31. Bom dia, Nassif.
    Um bom
    Bom dia, Nassif.
    Um bom jornalismo deve mostrar todos os lados de determinado assunto, indicar o que é informação e o que é opinião, e deixar os cidadãos chegarem às suas próprias conclusões, certo?
    PARA A MÍRIAM LEITÃO NÃO !!
    Hoje às 7:30 da manhã, no Jornal da Glogo, ela decretou: “Não se impressionem com os valores indicados para investimento no PAC, já estava tudo no orçamento… “.
    Desclassificação prévia das medidas, antes de serem oficialmente anunciadas… é dose, né?

  32. A “jurisprudência” quer é
    A “jurisprudência” quer é detonar o governo. O PAC já virou “PACOTE”. Míriam Leitoa já deu bomba, Alexandre Gracinha tb. Não sabem o que vem, mas já não gostaram. É duro.

  33. Folha, Estadão, Veja e
    Folha, Estadão, Veja e Globo… Estes veículos já perderam a credibilidade há muito tempo. A sociedade brasileira precisa discutir o papel e a responsabilidade dos veículos de Comunicação Social, principalmente da mídia eletrônica.

  34. Nassif,

    Ontem, no Estadão,
    Nassif,

    Ontem, no Estadão, havia um artigo do presidente da ABDIB (Industria de Base) – Paulo Godoy – elogiando o Plano.

    Abraços,

  35. Nassif,

    Ontem, no Estadão,
    Nassif,

    Ontem, no Estadão, havia um artigo do presidente da ABDIB (Industria de Base) – Paulo Godoy – elogiando o Plano.

    Abraços,

  36. Pedro, quem morre de véspera
    Pedro, quem morre de véspera é o peru. Depois que comprovar que não deu certo, nada demais informar que não deu certo. Mas antes?

  37. Segunda-feira vou saber desse
    Segunda-feira vou saber desse PAC, só aí faço juízo pessoal sobre o assunto. Por enquanto só vejo futurologia nos noticiários, mais parece uma “deixa” prá que a oposição possa se organizar nas críticas, como bem demonstrou as declarações de Artur Virgílio.

  38. Guardada as devidas
    Guardada as devidas proporções,sinto-me como vc, apareço como petista ou lulista ferrenho, quando apenas tento entender o que acontece a nossa volta. O descaramento da midia no episódio do 2 turno, a discordancia do modelo neo liberal dos tucanos, nos remete a governistas fervorosos, quando tentamos apenas ser isentos. Um abraço

  39. Nassif
    Esses nossos
    Nassif
    Esses nossos jornalistas com suas profundas “análises” não se cansam de nos surpreender. São incríveis os exercícios diários de criatividade para nos passar as intenções escusas e as opiniões de seus patrões disfarçadas de noticiário. Uma graça, realmente.

    Agora, o que acho mesmo muito legal é quando um post tão pequeno gera uma quantidade tão grande de comentários. SInal de que todos os leitores do seu blog estão muito ligados no movimento. Tive até o desprazer de, motivado por alguns comentários abaixo, e confesso tb. por uma certa morbidez, chafurdar um pouco pelo fétido blog daquele admirado comentarista, que agora posa de arremedo de Santos Dumont depenado, com seus leitores marrons vomitando seu preconceito e seu ódio. Dá náusea. Uma lástima – inclusive você está muito “bem cotado” por lá… – o que é um bom sinal.
    abraços

  40. Grande Nassif,

    Desde que o
    Grande Nassif,

    Desde que o Lulla assumiu o seu primeiro mandato, eu ví que trocaram a biruta (presidente) mas mantiveram a torre de controle (o Banco Central).

    Sempre achei hilário ver os elogios ao Ministro Palloffi, como se ele fizesse alguma política econômica neste país, quando até meu cachorrinho de estimação sabe que quem faz a política econômica é o Banco Central.

    Mas me permita, Nassif, ser cético, e até cínico com essa situação toda.

    Esse PAC é uma palhaçada, é só circo. Se o Lulla quisesse acelerar o crescimento do país faria um faxina no Banco Central.

    Lulla faz o que bem entende na senzala, mas na casa grande ele ainda não ousou entrar…

  41. Nassif, até parece que o Sr.
    Nassif, até parece que o Sr. nao aprendeu. “Lula é um inepto. Seria impossivel acertar em alguma coisa”. Nao é assim que pensam os jornaloes?

    A pergunta agora mudou de tom: “Onde está o Alckmin”? Já imaginaram a imprensa repetindo isso o dia inteiro da mesma forma sobre a grana do dossie??

    Resposta para aqueles que procuram o Alckmin. Ele foi para o EUA estudar “Administracao Pública”.

    Cá entre nós? Voces ainda veem a Mirian Leitao a Pururuca pela manha, antes de ir trabalhar??Piada por piada, %!@$&@#Pau é muito melhor…..

    Abraço

  42. Me parece que os jornais
    Me parece que os jornais acertaram em cheio. O programa é tímido porque não faz o necessário, mas o pouco que faz assusta por que é na direção da irresponsabilidade fiscal.

  43. Segunda impressão do
    Segunda impressão do PAC

    “Parece que não há dinheiro novo nos R$ 503 bilhões de investimentos anunciados pelo governo para os próximos quatro anos.

    O governo recolheu todos os projetos em andamento ou apenas previstos, relacionou-os como prioritários e garantiu que não faltarão recursos para eles.

    Dos 503 bilhões previstos, R$ 274 bilhões estão na área de energia. E disso, cerca de R$ 170 bilhões ficam por conta da Petrobrás – dinheiro já previsto nos planos normais da estatal. Ou seja, quase 35% de todo o programa vem de planos já em andamento da Petrobrás.

    Ainda na área de energia, o governo incluiu diversas usinas hidrelétricas cujos projetos estão parados por questões ambientais e disputas na justiça. Qual a garantia de que serão liberados? Qual a garantia de que o governo conseguirá mudar as regras ambientais e a lei de licitação?

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo poderá reduzir o superávit primário de 4,25% do PIB para 3,75%. Esse superávit é a economia nas contas do governo de modo a sobrar dinheiro para pagar juros. O ministro está dizendo que o governo vai pagar menos juros e investir mais.

    Tudo bem, se os juros de fato caírem na velocidade esperada pelo governo; se o país de fato crescer os 5% esperados pelo governo; e se não houver turbulências internacionais. Além disso, esse 0,5% do PIB representa, hoje, R$ 10 bilhões ao ano, o que é pouco dinheiro.

    Outro problema é que o governo parece tomar a meta – crescer 5% – como garantida. E aí faz todas contas com essa meta. Por exemplo: disse que o déficit da Previdência vai ficar estável em 8% do PIB. Mas isso só vai acontecer se a economia como um todo crescer os 5%. Que não cresceu até aqui.

    Outro ponto: os R$ 503 bilhões em quatro anos equivalem a R$ 126 bilhões/ano. Isso equivale a, na média, 5% do PIB ao ano. Para o país crescer 5% são necessários 25% do PIB de investimento ao ano. Até aqui, tem sido de 20%. Como os 503 bilhões não são dinheiro novo, não se vê onde estão os recursos adicionais para turbinar o PIB.”

    Bem didático. Isto está na mídia….consegue saber de que veículo é…? Abraço.(Aposto que pensou que era de minha autoria)(Mas já disse a minha opinião sobre o Mantega, hoje)(Aliás, tbém não era minha)

  44. Ivan, essa história de
    Ivan, essa história de “patrão” você tirou de onde? Tem alguma prova? Está disposto a manter essa acusação em juízo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador