Serra e o Banco Central

A entrevista de José Serra à Mirian Leitão, no “Globo” de hoje, mostra que finalmente o governador paulista começa a limpar a área e a marcar posição firme contra as arbitrariedades do Banco Central.

Vai-se cumprindo o que prognostiquei aqui antes do final das eleições. O PSDB do fernandismo vai desaparecendo na indefinição que marcava seu líder, e o serrismo vai crescendo, marcando fortemente posição, e sem receio de ferir suscetibilidades na “jurisprudência” jornalística e nas hostes neoliberais tucanas.

Luis Nassif

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Serra deixa a nu uma
    Serra deixa a nu uma diretoria do BC incompativel com a importância do Brasil no mundo. Alan Greenspan e Ben Bernanke sustentaram e sustentam com sua experiencia e seus curriculos uma politica monetária pouco contestada pelos mercados financeiros e pela economia produtiva nos EUA. Naquele país seria inaudito um Fed insensível aos reclamos da economia real por tantos anos. A politica monetária tem que ser, grosso modo, aceita por todos, não pode ser tão comabtida e continuar estática, imóvel, imune ao contraditório. No Banco Central Europeu a autoridade de Jean Claude Trichet, desde 71 alto funcionário do Estado francês no grau de Inspetor de Finanças é aceita com respeito e pouca critica. Todo o Conselho de Governança do BCE é constituido por funcionários de Estado e professores, ninguem teve ou tem ligação com o mercado financeiro. Os currículos são de primeirìssima, de todos. Ficando na América do Sul, o Presidente do Banco Central do Chile, Victorio Corbo tem longa biografia a serviço do Banco Mundial e como professor, nada com bancos privados. O nosso BC tem uma ligãção direta com o mercado financeiro que è quase impossível se encontrar em qualquer País. Há um conflito de interesses absoluto entre um operador do mercado financeiro e o BC. Nos criamos aqui uma relação incestuosa com uma promiscuidade acintosa. O Presidente do nosso BC não teve anteriormente na vida dele qualquer experiencia de Governo, Banco Central, Tesouro ou finanças de Estado. Procure-se em qualquer País importante, desenvolvido ou emergente semelhante situação e não se encontrára. A relação entre um bancário que trabalhou toda vida em um só banco e um BC é a mesma entre um enfermeiro de clínica veterinária e um cardiologista do INCOR. Ambos lidam com sangue, gaze, esparadrapo e antibiotico mas nada tem a ver o que um faz com o que o outro faz. Serra colocou o dedo na ferida frontalmente, é uma das críticas mais diretas já feitas à incompetência do BC, não se trata de erro de estratégia, trata-se aqui de incompetência mesmo. Serra abriu o jogo e marcou gol no primeiro minuto.

  2. Caro Nassif

    Será que Tu não
    Caro Nassif

    Será que Tu não esta se esquecendo que o momento é de se praticar o Toma-la da Cá entre o Federal e o Estadual ( Inclua o Aécio também ) nestes acordos ( Como falava aquela Senadora, agora Professora, Verdadeiro balcão de negócios sujos, com data de validade ( 2009 Previas Presidencias).
    Más o seu texto me tras um alento, que a era FHC morra e seja esquecida para sempre, ou lembrada para que nunca se repita.

    Abraços.

  3. É essa a minha raiva toda,
    É essa a minha raiva toda, Nassif.

    A eleição de Lulla é o retrato perfeito da máxima que diz:

    “É preciso mudar para que tudo permaneça como está.”

    Em 2002 estávamos a um passo de nos livrarmos da herança fernadista-financeirista.

    Mas tivemos a eleição do Lulla que só serviu para que o mercado financeiro continuasse a mandar no país, através do seu feitor, o SUPERMINISTRO MEIRELLES, que nem o Lulla ousa contrariar.

    Ele até esboçou uma contrariedade em 2005, ao declarar, quanta ousadia, que ficou decepcionado com algumas decisões do COPOM de aumentar os juros.

    Mas o mercado tratou logo de enquadrar o Lulla e hoje ele nem ousa mais criticar qualquer decisão do COPOM, podem reparar. O chicote estalou bonito nas costas do presidente da república.

    À Lulla foi concedido o poder de fazer o que quiser na senzala. Já na Casa Grande Lulla jamais ousou por os pés, tal é o seu pânico em contrariar o mercado.

    E lá se vão 8 anos pro esgoto. . . . .

  4. Nassif, tudo que o Serra
    Nassif, tudo que o Serra disse lá, não é novidade pra ninguém, só pra Míriam Leitão, que ainda está deslumbrada com a diretoria do Banco Central. Está na hora dela parar de ouvir economistas (deuses? )de harvard, puc-rio e abrir o leque para os pobres mortais.

  5. São movimentos reflexos da
    São movimentos reflexos da enorme vitória do Presidente Lula nas eleições de 2006, que já teve os dois principais candidatos a Presidente da Camara aliados do Presidente Lula onde o vencedor foi o candidato do partido do Presidente Lula e ainda fez o primeiro vice-presidente do Senado com Tião Viana(PT-AC), numa casa dominada pelo PMDB e PFL, que em função do mandato de 8 anos demora muito para refletir as mudanças no cenário político. .

    Se os juros da taxas selic cairem abaixo dos 10%nominais, junto as políticas Socias provavelmente teremos o Ministro Guido Mantega como o Principal candidato a Presidente em 2010.
    É bom lembrar que´desde dos tempos de consultor econômico do Presidente Lula, Guido Mantega já dizia que: “não ha gastos com o Social, ha investimentos no Social.”

  6. É muito bom para o Brasil,
    É muito bom para o Brasil, que a principal figura da oposição, declare de forma tão contundente, sua desaprovação a política econômica irresponsável do BC.
    É uma crítica duríssima a esta elite criminosa que arrasta o Brasil rumo ao subdesenvolvimento.

    E o presidente Lula? Não vê que está na hora de mudar? Pode acabar tão desmoralizado quanto FHC.

  7. Ele pode até dançar, fazer
    Ele pode até dançar, fazer piruetas, mas a mim, não convence. Todos sabem que é unha e carne com fh. Agora fica dando uma de mudar de posição, dizer que votou no PT para Presidente da Câmara para ficar contra fh; mentira! Politicagem! Continua sendo insosso, sanguessuga, dissimulado; meu voto jamais terá.

  8. Nassif, na minha humilde
    Nassif, na minha humilde opinião, acho prematuro afirmar que o serrismo vai crescendo. A mudança da noite pro dia é privilégio dos planetas, não dos políticos profissionais. Há bem pouco tempo, o serrismo estava imiscuído nas hostes neoliberais tucanas. A jurisprudência jornalística, conforme afirmou o Jornalista Rodrigo Vianna, produzia cuidadosamente a postura do atual governador diante do Big Brother Brasil Eleitoral. Memória curta tem limite, a palavra dada ao vento: Não deixaria a prefeitura em nenhuma hipótese. Será que o político venerado pela mídia se rebelou? Aposto todas as minhas fichas! E até não me importaria de perder. Atores e dançarinos dançam conforme a música. Os planetas giram em torno de seus respectivos eixos.

  9. Caro Nassif,

    Embora fale
    Caro Nassif,

    Embora fale muito pouco de política (a partidária), acho que faz análises muito pertinentes, muito melhor do que a maioria dos analistas políticos tem feito e com mais equilíbrio! Você deveria tratar mais do tema, deveria abrir uma aba para a política!

    Abraços

  10. Andre Araujo

    Com todo o
    Andre Araujo

    Com todo o respeito, na minha opinião, o BC está nu faz muito, muito tempo! A novidade é que agora o Serra percebeu isso, ou então resolveu só agora falar sobre isso.

  11. A Agência Carta Maior
    A Agência Carta Maior noticiou que serão três os diretores do Banco Central substituídos quando a reforma ministerial acontecer. Vamos ver se essa boa notícia se confirma.

  12. No programa PAINEL da
    No programa PAINEL da GLOBONEWS de ontem, três debatedores, um da Tendências Consultoria, outra de MB Associados Consultoria, outro do IBMEC. O participante da Tendências finalizou com o surrado bordão de que a economia brasileira é ainda uma das mais fechadas do mundo, porisso não cresce. Nada mais falso. A India cresceu tres Vezes a taxa do Brasil em 2006 e não aceita agência de banco estrangeiro em seu território. A importânção é sujeita a licença prévia, remessa de divisas para o exterior, tal qual na China e na Russia, só com aprovação do Governo, que não facilita nada. Aqui a importação está acabando com a industria, remete-se para fora bilhões de dólares sem necessidade de qualquer aprovação e esses papagaios ainda repetem que a economia é das mais fechadas do mundo.
    Como seria se fosse aberta?

  13. Serra melhorou o PAC;
    Serra
    Serra melhorou o PAC;
    Serra elegeu Chinaglia;
    Serra enquadra Banco Central;
    Serra isso…
    Serra aquilo…
    E quando é que o “Desgovernador” vai parar para administrar São Paulo?

  14. Meus amigos, Nassif tem
    Meus amigos, Nassif tem razão. Para mim o jogo está claro. Qual a postura do governo Lula em relação à rigidez da posição do Banco Central na questão dos juros? Todos vimos, né. Serra sabe que enquanto o governo Lula se comportar assim, mais favorável será o ambiente para seu crescimento. Só acho que Aécio é politicamente mais habilidoso que Serra. Até quando Serra e Aécio vão agir como se fosse irmãos que se recém encontraram? Tudo é só amizade entre eles? Parece que não. Por enquanto a briga é interna no PSDB, mas Serra constrói seu discurso nacional e Aécio vai consolidando liderança política. Enquanto isso, Meirelles recebe afagos de Lula, esboça aquele sorriso de gato de Alice e diz para o presidente: “para quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve”. Lula vinge que não é com ele e continua a ir, crendo saber-se nalgum caminho. Acorda, Lula!

  15. Nassif,

    O Serra
    Nassif,

    O Serra está para a política neoliral tucana, assim como o Meirelles está para a política social do PT, ou seja, nem ai. Ocorre que Serra, já demonstrou que tem coragem e faz o enfrentamento. Por isso é temido no próprio partido, pelo simples fato de ser mais da esquerda, que todas as esquerdas juntas.Com ele, os tucanos que hoje
    transitam com desenvoltura entre o bem e o mal, se é que dá para distinguir, não tem vez. O presidente nacional de seu partido, Tasso Jereissati é uma delas e, a atual diretoria do BC,com ele, não seria nomeada nem para banco de jogo do bicho.

    Abs.

    Edmar Melo

  16. Talvez tenha me expressado
    Talvez tenha me expressado mal. O que quis dizer é que a barafunda do PSDB juntou em um mesmo ambiente pensamentos totalmente distintos, o mercadismo desvairado dos Tassos e FHCs, e o desenvolvimentismo derrotado dos Bresser. A grande mídia (um dos eleitores do PSDB) sempre se comportou totalmente afinada com o financismo malaniano. Ao dar sua entrevista, Serra coloca politicamente a divisão, inclusive abrindo mão de aliados pessoais, como Bacha e companhia, e o próprio FHC.

  17. Hahahahahaha…. A conversão
    Hahahahahaha…. A conversão dos ímpios vai ser divertida. Na mudança do câmbio em 1999 ocorreu o mesmo. Até uma semana antes, quem era a favor da mudança fazia parte do arco do atraso. Uma semana depois, quem era contra a mudança era do arco do atraso.

  18. Todo mundo lembra as
    Todo mundo lembra as trombadas que o Serra e a equipe economica tinham na época de FHC. Era notório. A unica reunião publica de Serra e Malan só ocorreu às vesperas da campanha eleitoral de 2002. Agora, têm razão os que dizem que ele precisa mostrar serviço por aqui. Tem muito, muito trabalho mesmo por fazer. Mas, se ele fica enfiado no Palacio dos Bandeirantes e pensar em campanha só em 2009, vai acontecer igual ao Alckmin no ano passado. O Lulla não para de fazer campanha um dia sequer. ¬¬
    Uso discarado da maquina…

  19. Caro Nassif,
    È lógico que a
    Caro Nassif,
    È lógico que a entrevista era sobre o BC… meu comentário é que sobre os assuntos polêmicos que ELE é o ADMINSTRADOR — NADA. Somente notas, notas.. e mais notas… Cadê a posição clara do ESTADISTA…

    Veja os comentários do parceiro Paulo Henrique Amorim ((( Serra elegue Kennedy !!! bingo !!!

    Um grande abraço e parabéns pelo blog.

  20. Balanço das quatro primeiras
    Balanço das quatro primeiras semanas do governo Serra: desmoronamento no metrô (sem sua responsabilidade direta), fim da autonomia universitária, aumentos de alíquotas de ICMS e generosidade com as agências publicitárias amigas do governo.

  21. Fugindo do assunto. Vce.
    Fugindo do assunto. Vce. comentou q/foi convidado p/trab. num veic. de comunicação e não aceitou por que tinha um projeto proprio na TV gazeta. Correto? N/foi por causa do s/talento e sim para vce. calar-se. Já vimos este filme antes. Nassif, vce. deve incomodar. Ganharas popularidade e perderas prestígio. Co

  22. Ainda bem…

    É uma boa
    Ainda bem…

    É uma boa substituição. Fhc seria bem substituido até por uma ameba, mas sendo pelo Serra, foi uma substituição excelente, além do esperado.

    Tomara que ele ganhe a força necessária para evitar que o PSDB se torne o PFL dos anos 90, num estilo mais elegante…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador