Um banho de dobrados

Olha, que maravilha, um site de dobrados, para deitar e rolar, dica enviada pelo leitor Júlio Neves.

Amigos, sentem direito, posição de respeito, que a furiosa vai começar:

“Capitão Cassulo”, a maravilha de Teófilo de Magalhães, hino da infantaria, o dobrado que me emociona, ao lado do “Cisne Branco”.

“Batista de Mello”, de Manoel Alves

“Hino do Quarto Centenário”, de Garoto e Chiquinho do Acordeon, um clássico que o pessoal confunde com o “São Paulo Quatrocentão”, do Mário Zan

“Dois Corações”, o clássico imortal de Pedro Salgado.

“Ouro Negro”, de Joaquim Naegele, lindo, lindo.

“Abolição”, por Radamés Gnatalli, uma preciosidade mostrando que os maiores sempre curtiram o dobaro.

“Saudades da Minha Terra”, do maior autor de dobrados, A.M. do Espírito Santo

“Quinze de Outubro”, Moisés dos Santos, de arrepiar.

E o clássico de todos os dobrados, “Canção do Marinheiro”, ou “Cisne Branco”, de A.M. Espírito Santo.

A “Canção do Expedicionário”, do Guilherme de Almeida e do Spártaco Rossi, que minha mãe adorava.

Luis Nassif

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hoje pela manhã a Bandeirante
    Hoje pela manhã a Bandeirante reprisou um programa produzido nos anos 79 em conjunto com o Projeto Minerva, esse programa foi dedicado às bandas marciais e civis, dando um panorama histórico da expressão.

  2. “o passarinho do relógio está
    “o passarinho do relógio está maluco”? Quanto ao “São Paulo Quatrocentão”, havia uma paródia em cima da música do Mário Zan: “São Paulo, quatrocentão / baixou as calças, fez cocô no chão”. Lembra?

  3. Nassif, tenho que admitir seu
    Nassif, tenho que admitir seu blog é MUITO interessante de notícias políticas a ‘ dobrados’. Amei!!!
    há muito não ouvia o ‘ Cisne Branco’ , hino lindo que embalou muitas ‘ horas cívicas’ de minha infância.

  4. Lembro não, amigo. Fui várias
    Lembro não, amigo. Fui várias vezes á Sampa mas não p´ra captar estas sutilezas.. (rs) Mas o dobrado do Garoto não daria p´ra ser letrado não. Muita fuza e semifuza..

  5. Ah, Nasif!

    Te peço, visto
    Ah, Nasif!

    Te peço, visto que tentei mas não consegui enviar e-mail direto para ela, que diga à Salete Lemos, aquela simpatia e cometência do Jornal da Cultura, TVE, que sou seu admirador. Ela, e não o programa da concorrente é FANTÁSTICA.

    É de mais apresentadores e apresentadoras assim que as nossas televisões precisam. E a TVE, por incrível que possa parecer, até por ser estatal, é o mehor canal televisivo que temos e a que tem a melhor grade de programação.
    Não há um movimento sistêmico e uníssono de alienação.
    Parabéns a todos vocês da TVE / TV Cultura!

  6. Beleza ,Nassif.As bandas de
    Beleza ,Nassif.As bandas de musica eram as formadoras dos musicos no Brasil.E ai tinhamos essa quantidade de talentos que puderam se desenvolver,tambem havia ensino de musica nas escolas.Sera que nunca ninguem vai dar importancia pra educação musical nas escolas?A total indigencia musical atual é fruto da falta de estimulo e oportunidades das crianças e jovens aprenderem musica.Eu sei que pelo Brasil afora existem bandas de musica em colegios mas precisamos de muito mais.Parabens ,Nassif,voce é um dos que ,ainda ,acreditam que o Brasil tem jeito.Quem sabe musica e educação musical possam ter a importancia que merecem.Abraço

  7. Navegante, o Choro número 1
    Navegante, o Choro número 1 do Villa, se não me engano, foi baseado em um choro do Levino. Quanto ao João Pernambuco, era louco de pedra. Peguei uma vez um longo depoimento do Maestro Piló, que passava suas músicas para partitura. O Villa não podia fazer nada.

  8. Paulo,

    Tenho uma boa coleção
    Paulo,

    Tenho uma boa coleção de dobrados (em 33 rpm) mas não tenho o Janjão.
    É dos mais bonitos e sei que está escrito como “dobrado sinfônico” e é de autoria do Joaquim antonio Naegele (o mesmo do Ouro Negro).

    Abraços,

  9. Luis

    Meu Deus! Tanto tempo
    Luis

    Meu Deus! Tanto tempo se passou e ao ouvir o dobrado Dois Corações voltei aos tempos de menino, em Passa Quatro, quando a Corporação Santa Cecília tocava no coreto da praça, ou saia às ruas. Muitas vêzes ,eu ainda muito pequeno, ia seguindo e dançando todas essas músicas maravilhosas.
    Como pude deixar tudo isso de lado durante tanto tempo? Quantos nomes marcantes de minha infância pude esquecer?
    Muito obrigado pelo resgate.

  10. Tem razão, até vacilei na
    Tem razão, até vacilei na hora de escrever. Também, foi em 1979 que conversei com ele. A comparação com Garrincha é perfeita.

  11. Sr carlos.
    Após a resposta do
    Sr carlos.
    Após a resposta do Nassif eu procurei por “janjão” no google e so consegui em vídeo , muito pesado 30 Mb. Irei instalar um programa de compartilhamento de arquivos e ver se consigo em mp3.
    O link para o vídeo e esse abaixo.

    http://www.bandasetedesetembro
    .com.br/videos.html

  12. Um site que funciona
    Um site que funciona semelhante ao YOUTUBE mas, no caso, apresenta músicas. Creio que seja um ótimo canal para divulgação de músicas principalmente as que antigas e que estão em domínio público.

  13. Foi meu amigo de
    Foi meu amigo de adolescência. Acompanhei a dor do seu Walter Danza quando ele morreu. Tenho uma crônica feita para ele, sobre sonhos de adolescência, de compor dobrados para a Banda do Maestro Azevedo. Depois, perdi contato mas soube que compôs dobrados. Sabe onde encontro?

  14. Nassif: só queria agradecer
    Nassif: só queria agradecer pela sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos com a gente. Eu e meu pai nos emocionamos muito ouvindo essas músicas, ele lembrando da infância, dos concursos de bandas na Av. São João, em SP, e nós dois nos lembrando do pai dele, que era da Força Pública.
    Grande abraço!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador