José Padilha também foi acusado de deturpar a história em “Narcos”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Netflix
 
Jornal GGN – A série O Mecanismo não foi a primeira que rendeu a José Padilha críticas por ter distorcido fatos reais. Em 2015, Sebastián Marroquín, filho de Pablo Escobar, também acusou o direitor brasileiro de manipular a história do traficante com “interesses políticos”.
 
Em entrevista ao Estadão, Marroquín disse que a série Narcos, também da Netflix, foi deliberadamente parcial ao retratar a história de Escobar do ponto de vista da DEA, a agência antidrogas dos Estados Unidos.
 
O filho de Escobar afirmou que a obra dirigida por Padilha ignorou, por exemplo, evidências de que a DEA cobrava “impostos para permitir que a cocaína entrasse nos EUA através do Aeroporto Internacional de Miami.”
 
A série O Mecanismo vem sendo criticada por ter misturado fatos que ocorreram na Lava Jato com invenções dos roteriristas. Entre os erros está a abordagem do caso Banestado como se fosse um problema do início do governo Lula, e a atribuição de uma frase de Romero Jucá sobre “estancar a sangria” ao ex-presidente petista.
 
Dilma Rousseff emitiu nota afirmando que a produção dirigida por Padilha serve ao assassinato de reputações. O direitor, por sua vez, defendeu a liberdade dos roteirias e disse que Dilma não sabe ler, pois se soubesse, não estaria criticando uma obra que foi “dramatizada”.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Me lembro de um texto

    que li aqui no nassif. 

    que descrevia que o padilha distorceu a participação do pinochett no combate ao tráfico.

    podiam re-reproduzir.

    boicotei essa série tb, esse padilha é muito fascista (mlk anti politícos).

    1. Cancele o Netflix

      Não basta boicotar a série.

      Cancele o Netflix. 

      Fiz isso ontem (26/03).

      Se todos fizerem isso, talvez o Netflix nos de atenção.

      1. Não basta ser idiota

        Não basta ser idiota.

        Tem que se comportar como uma escória com grave deficiência intelectual, que é a bosta do povo brasileiro.

        Parabéns por ser mais um merda deste lixo de país, que se acha um “democrata”, mas é só mais um fascistinha imbecilizado, de um povo que será eternamente tratado como lixo por seus pares.

        BRASILEIRO TEM QUE SE FODER MESMO, PARA DEIXAR DE SER ESCÓRIA.

  2. entretenimento
    A anos que não assisto esse cinema vagabundo, vagabundo não por ser mentiroso, mas por ser ruim mesmo, o incrível são as pessoas acharem que filmes e séries que são puramente comerciais serem obrigados a dizer verdade em ficção ou mesmo nesses docs que são feitos por essas tvs vagandas do cabo, quer conhecer fatos, vão ler livros de história e geografia.
    Dica : os dois Escobars ( sobre o Pablo).
    Dica : Disface ( como os eua financiava ditaduras na América Latina, ficção).

  3. Salvar a cara dos americanos corruptos mostra bem a quem serve

    Salvar a cara dos americanos corruptos mostra bem a quem serve Padilha. Ou alguém duvida que o favorecimento à entrada de drogas nos EUA pela agência anti-drogas não um trunfo dramático de primeira grandeza?

  4. Não sabe ler.
    O sabido disse que Dilma não sabe ler! Alguém tem que dizer pra esse gênio que quando se diz “fatos reais” as pessoas aqui no Brasil e no resto do mundo tendem a acreditar que se trata de algo baseado em fatos reais. Fez uma obra de ficção então diga baseado na minha opinião. Tirando a boa educação é um 171 nada mais. Pego na mentira faz biquinho. O bolso cheio e sem nenhum caráter.

  5. Na verdade, esse rapaz faz

    Na verdade, esse rapaz faz filme publicitário. E nisso não pretendo desmerecer os filmetes publicitários de senhor ninguém. O diabo, é quando você apresenta um negócio desses como se fosse: obra cinematográfica, obra de ficção, cinema etc.

    Como temos muitas bestas pra consumir qualquer porcaria que se ponha no balcão, Sirvam-se. Se quiserem se previnir de algum desconforto gastrointestinal leve consigo algumas pastilhas de Magnesia Bisurada, é bom.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador