Trupe Baião de 2 apresenta “Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos”

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Fotos: Ariane Artioli

Jornal GGN – Na sexta-feira, 14 de outubro, a Trupe Baião de Dois chega ao Pátio da Feira, em Itaquaquecetuba, para duas apresentações gratuitas do espetáculo “Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos”, às 15h e às 18h30. A montagem, feita especialmente para praças e ruas, reúne elementos da cultura popular e ritmos tipicamente nordestinos como Maracatu, Coco, Frevo e Forró interpretados por Guilherme Awazu e Rachel Monteiro, que transformam a dança em performances circenses. O projeto, que circula por meio do edital ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, também passará por Mogi das Cruzes, dia 21 de outubro, com apresentações às 10h e às 14h. Os shows em São Paulo contarão com interprete de libras.

Em “Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos” um casal de nordestinos acaba de chega a uma nova terra, que logo chamarão de lar. Entre a alegria, o cansaço e a esperança de construir uma nova casa, memórias são resgatas com a organização de objetos repletos de afetos e significados. O público é atraído pelo clima de festa ao som do maracatu, seguido de um número de perna-de-pau realizado como uma grande brincadeira acrobática no ritmo do Coco. A história, repleta de elementos da cultura nordestina, apresenta a montagem de um lar e a reafirmação de um vínculo de amor e companheirismo.

“O conceito de retirante pensado nesta criação é diferente dos retirantes retratados por Portinari, por exemplo, que evidenciou a ideia de sofrimento. Esta montagem trata de um casal sonhador e romântico, que busca sua felicidade em terras mais abastadas que as suas, sem nunca perder a alegria e nem deixar de sonhar”, comentou Cleuber Gonçalves, que assina o figurino.

“Para tratar de um tema tão íntimo e tão presente ao nordestino, tomamos muito cuidado, já que nossa intenção não era mostrar a dificuldade, nem o lado triste por ter de abandonar a terra querida. Mas sim a esperança, que dá forças a tantas famílias para migrarem em direção a uma nova vida. É uma homenagem aos nordestinos! Passaremos por municípios que possuem grande número de migrantes e acreditamos que desta forma, o circo adquire um papel importante de interação social, em um campo que pretende valorizar a cultura nordestina e discutir o preconceito”, disse Rachel Monteiro, cofundadora da trupe.

A montagem ainda conta com números como a Percha de equilíbrio, modalidade de risco, pouco praticada no mundo, com uma técnica de origem familiar, passada de geração para geração e aprimorada no circo tradicional. Acrobacia em dupla, perna de pau e malabares completam a apresentação.

Com direção artística de Ronaldo Aguiar, artista da cena circense atual e diretor artístico dos Doutores da Alegria, a cenografia foi inserida no contexto da memória, com objetos afetivos que formam um ambiente de conforto e segurança, como se aquelas pessoas os utilizassem para recriar o antigo lar. O figurino traz referências de festejos e da cultura retirante.

“Toda essa presença do Nordeste em São Paulo e a nossa própria história, foi o que norteou a pesquisa desta obra. Desde os ritmos escolhidos, danças, até objetos e sua relação com o cotidiano tradicional nordestino”, conta Guilherme Ribeiro Awazu, cofundador da Trupe, acrobalance, perna de pau e malabarismos. E ele ainda complementa: “Se ressaltarmos a realidade da capital paulista, região para a qual vieram milhares de migrantes nordestinos, torna-se ainda mais relevante a necessidade deste tipo de valorização cultural, principalmente misturando-se à arte circense, que também possui essa mesma tônica de resgate de memória e nostalgia”.

Ficha técnica

Artistas Circenses (elenco): Guilherme Awazu e Rachel Monteiro| Figurinista: Cleuber Gonçalves| Técnico Som: Clóvis Vilela| Direção artística: Ronaldo Aguiar| Produção Executiva: Álvaro Rovares| Direção de Produção e Elaboração: Marcia Vilela/Arena Projetos| Concepção: Trupe Baião de 2

Serviço

“Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos”

Onde e quando:

Dia 14 de outubro, às 15h e às 18h, no Pátio da Feira – Itaquaquecetuba –  Estrada de Santa Isabel, n° 3.500

Dia 21 de outubro, às 10h e às 14h, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, n° 360 – Mogi das Cruzes

Classificação indicativa: livre

Duração: 45 minutos

Entrada gratuita

Acessibilidade: Libras

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador