A banda larga e as eleições australianas

Por foo

No Brasil, o Plano Nacional de Banda Larga é extremamente criticado pela Miriam Leitão e os “especialistas” da mídia. Na Austrália, o plano de oferecer banda larga determinou o resultado das eleições.

Fibra óptica e banda larga decidem as eleições na Austrália

O plano da Austrália para executar cabo de fibra óptica a 93 por cento dos lares do país e fornecer velocidades mínimo 100 Mbps (o resto do país vai ter 12Mbps, emitido pelo wireless e por satélite de última geração) sempre foi ambicioso, mas mesmo os seus apoiantes nunca mais entusiastas não esperavam que o plano nacional de banda larga poderia determinar próximo Primeiro Ministro do país. Mas foi exatamente isso que aconteceu.

A Austrália quebrou um impasse de duas semanas e meia resultantes da suas eleições nacionais. Nenhum partido obteve uma maioria absoluta, e a formação de um governo de coalizão mostrou-se complicada. Inúmeras questões estavam sobre a mesa, mas um dos principais diferenciais entre as partes era o futuro da empresa NBN apoiada pelo governo, a entidade que supervisiona a construção e operação da rede nacional de banda larga.

O Partido Trabalhista e os Verdes ambos viram fibra óptica de banda larga, especialmente em banda larga, como a chave para o futuro do país, e ambos se comprometeram a apoiar o projeto de AU$ 43 bilhões e uma década. O Partido Liberal de centro-direita queria acabar com todo o projeto, oferecendo algum dinheiro para fazer DSL disponível para mais pessoas. Com o parlamento pendurado resultantes da eleição da Austrália, ficou claro que a coligação vencedora iria determinar o futuro da rede de banda larga do país.

O impasse foi finalmente quebrado por três independentes. Um partiu para os liberais. Outra exercer o seu voto com o trabalho. O terceiro, Tony Windsor, é um MP rural que acredita que banda larga é a questão-chave na eleição.

Artigo original em inglês:

http://arstechnica.com/tech-policy/news/2010/09/fiber-lives-on-how-broadband-decided-australias-election.ars

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador